Olá, gujeiros
Já havia colocado esse sistema em alfa, há 2 semanas. Fizemos vários testes e ele entra agora em beta. Eis a explicação.
Dado o interesse de muitos e também a necessidade de um sistema mais simples e auto sustentável, criamos um novo sistema de mensagens, como o quora e stackoverflow. É a primeira versão e ainda está em testes iniciais, o GUJ-Respostas:
http://www.guj.com.br/perguntas
Depois de pesquisarmos ferramentas open source e pagas, optamos por criar nossa própria. Repare que a proposta é outra da qual o forum do GUJ possui: diferente de gerenciar discussões, um sistema de question-and-answer é mais impessoal, focado em resolver problemas específicos, sem muita abertura para um debate. É mais colaborativo, onde todos podem editar a pergunta/resposta de todos, como num wiki. Também é possível votar e marcar as questões e respostas. Para tudo isso há um preço, você precisa atingir determinadas pontuações, que ainda estão sendo estudadas e melhoradas, para ganhar o direito de tal tipo de moderação e colaboração. Leia mais no próprio site.
A intenção é de que os dois espaços do GUJ coexistam: o que for discussão será feito nesse fórum, o que for bem técnico e que tem uma resposta precisa ficará no GUJ-Respostas.
Exemplos? “Como posso melhorar o rendimento da minha equipe?” “O que é melhor, Fortran ou Ada?” ficarão neste fórum. Já “Como posso converter um int em Object em c#” e “Como faço para devolver um JSON com Spring MVC?” ficarão no GUJ-Respostas, sempre detalhando o máximo possível.
Há uma série de melhorias a serem feitas, em especial permitir criação de tags, sugestão nas buscas, melhor editor de texto/código, sistemas para linkar perguntas duplicadas e tantos mais. Nesse momento estamos buscando bugs, erros, problemas graves de layout, etc. Deixe seu comentário aqui caso encontre algo estranho, verifique antes se alguém já não reportou. Nesse começo, é possível que você encontre o servidor caído, sendo restartado, erro 502 do nginx, etc, mas já está mais estável que anteriormente.
Mais uma vez agradeço a todos os que participaram dos testes, e em especial aos desenvolvedores.