[quote=fredferrao]Como esta o funcionamento do downvote? Sinceramente eu não sinto motivação alguma em dar um downvote, mesmo que a pergunta seja totalmente sem sentido, bom la diz:: Menos 2 pontos para o autor e menos 2 pontos para vc.
Ok, ai vamos no help e la diz: “quando você votar negativamente em uma pergunta ou resposta. Caso o tópico seja realmente considerado não pertinente, esses pontos serão devolvidos a você.”
blz, mas olha este exemplo: http://www.guj.com.br/1462-valor-inteiro-para-um-vetor, no meu profile diz que recebi -2 pontos porque dei downvote ali, bom, o tópico sequer existe mais, ou seja, provou-se que era realmente inutil, mas eu continuo com meus menos 2.
Acho que deveriam rever este esquema, esta muito manual pelo visto, outro exemplo, cara me coloca um titulo totalmente sem sentido, algo do tipo: “Eae galera blz, to com um problema aqui, sera que alguem sabe?” Ou mesmo o corpo da pergunta esteja totalmente non-sense, ai tu da um downvote, depois chega alguem com alta pontuação e edita a pergunta, bom agora teu downvote nao faz mais sentido, mas antes fazia, como fica? Tenho que ficar vigiando pra ver se alteraram a pergunta pra entao retirar o downvote? Novamente algo manual. Sem falar que nao consigo retirar o downvote sem dar um upvote, nao cai pra 0. ou é +1 ou -1.
Teria que rever esta questão do “topico realmente nao pertinente”, como é isto? Manual? Sei la, recebeu -5 automaticamente ja é impertinente entao devolva meus -2 tirados, e mesmo que não ganhe -5(pq somente eu tive coragem de dar downvote), mas seja impertinente, fico com menos 2?? Bom na dúvida é melhor eu nao dar downvote nao concordam?
O segundo problema é quando o titulo/corpo é impertinente, mas depois vai outro usuario e edita depois que vc deu downvote.
Eu entendo a questão dos -2 no downvote, mas se estes -2 nunca voltam, ou a pergunta é alterada e eles nao fazem mais sentido, eu estou sendo desmotivado a dar downvote, logo vou evita-lo, e ao meu ver o downvote é a maneira de se educar os usuarios, criar uma cultura de perguntas boas, pertinentes e com qualidade.[/quote]
De fato, o sistema de downvote é desestimulante. Você é “eternamente” penalizado por usá-lo, mesmo ele sendo um meio de expressar, tão ou mais claramente do que com um comentário, que não concorda com uma determinada ideia ou pergunta.
Abraço.