Nova versão 12.10 do ubuntu lançada

[quote=juliocbq][quote=Tchello] Realmente a animação das janelas ta bem ruinzinha, chega a incomodar sim.
Achei estranho, pois na 12.04 tava rodando lisinha.
Mas entendo que seja uma versão muito recente (tem nem uma semana) e jaja resolvem, assim como foi com… todas as anteriores.

Continuo usando pra dar o feedback necessário pra canonical ajustar =D

Abraços![/quote]

Como muito recente? Ela passou por 2 betas para ter uma release.
A canonical se perdeu com esse shell. Possui uma loja de software e implementou shopping nas lenses(sendo a da amazon totalmente uma invasão de privacidade). Isso é redundante.

Atualizações importantes como o suporte ao wayland e outras continuam ficando de fora para dar lugares a coisas sem importância como as lenses da amazon…[/quote]

Quanto ao lenses, to nem ai com essa feature (desativei).
Sobre ser recente, bom, só agora está sendo usado “massivamente”, assim por dizer.
É realmente estranho que tenham deixado passar, mas sejamos otimistas afinal a alternativa é não usar, concorda?

[quote=Tchello][quote=juliocbq][quote=Tchello] Realmente a animação das janelas ta bem ruinzinha, chega a incomodar sim.
Achei estranho, pois na 12.04 tava rodando lisinha.
Mas entendo que seja uma versão muito recente (tem nem uma semana) e jaja resolvem, assim como foi com… todas as anteriores.

Continuo usando pra dar o feedback necessário pra canonical ajustar =D

Abraços![/quote]

Como muito recente? Ela passou por 2 betas para ter uma release.
A canonical se perdeu com esse shell. Possui uma loja de software e implementou shopping nas lenses(sendo a da amazon totalmente uma invasão de privacidade). Isso é redundante.

Atualizações importantes como o suporte ao wayland e outras continuam ficando de fora para dar lugares a coisas sem importância como as lenses da amazon…[/quote]

Quanto ao lenses, to nem ai com essa feature (desativei).
Sobre ser recente, bom, só agora está sendo usado “massivamente”, assim por dizer.
É realmente estranho que tenham deixado passar, mas sejamos otimistas afinal a alternativa é não usar, concorda?[/quote]

Concordo, mas a canonical já possui o ecossistema(a coisa mais difícil de se conseguir). A steam já vai vir para linux. Hoje precisa é de infraestrutura(drivers de vídeo, design consistente, etc…). Na minha opinião o foco da canonical que está errado.

depois que o UBUNTU mudo sua interface GNOME pra UNITY perdeu pontos comigo :frowning: achei horrivel. Varios recursos não existem mais como já mencionaram aqui.

[quote=surfzera]depois que o UBUNTU mudo sua interface GNOME pra UNITY perdeu pontos comigo :frowning: achei horrivel. Varios recursos não existem mais como já mencionaram aqui.

[/quote]

o ubuntu só usa um shell diferente que é o unity. Todo ele é feito em cima do gnome 3. É só uma opinião pessoal. Tem gente que usa o unity e gosta.

Quanto ao minimizar, não que ele seja lento, é a configuração dele mesmo:

Setei pra 0 e ficou BALA!

[quote=juliocbq]
Como muito recente? Ela passou por 2 betas para ter uma release.[/quote]
Ué, toda distro linux só é massivamente testada quando sai a versão final e aí surgem as atualizações. Além do mais, na minha máquina de casa e na do serviço não aconteceu esses bugs e lags, então imagino que não seja em todo hardware. Provavelmente no hardware que testaram, funcionou redondo.

Ué, basta desativar. Achei legal sugerir produtos da Amazon. E a Canonical já disse que não envia dados do usuário, fica nos servidores da Canonical e são anônimos. E existe configuração de privacidade que permite a você escolher por quanto tempo deve ficar armazenado. É mais opções que no guj, por exemplo, que não posso excluir um post antigo.

[quote=juliocbq]
O wayland ainda não roda quase nada, está muito incipiente ainda. A Canonical está trabalhando com eles pra tentar o Gnome e KDE, mas nem o gtk+ nem o qt rodam redondo ainda, que dirá os gerenciadores de janelas…É um trabalho pra uns dois anos, pelo menos. E ainda é uma das patrocinadoras, junto com Red Hat.

O pessoal faz mimimi demais, o Linux estagnou há anos no 1% e ainda assim distribuído entre uma centena de distribuições. A Canonical está tentando chegar aos 99% que preferem Windows e Mac. Quem achar que o Linux está muito bem do jeito que está, tem várias opções, como Fedora, Mandriva, Suse, Debian, Mint, CentOS, etc.

[quote=marcosalex][quote=juliocbq]
Como muito recente? Ela passou por 2 betas para ter uma release.[/quote]
Ué, toda distro linux só é massivamente testada quando sai a versão final e aí surgem as atualizações. Além do mais, na minha máquina de casa e na do serviço não aconteceu esses bugs e lags, então imagino que não seja em todo hardware. Provavelmente no hardware que testaram, funcionou redondo.

Ué, basta desativar. Achei legal sugerir produtos da Amazon. E a Canonical já disse que não envia dados do usuário, fica nos servidores da Canonical e são anônimos. E existe configuração de privacidade que permite a você escolher por quanto tempo deve ficar armazenado. É mais opções que no guj, por exemplo, que não posso excluir um post antigo.

[quote=juliocbq]
O wayland ainda não roda quase nada, está muito incipiente ainda. A Canonical está trabalhando com eles pra tentar o Gnome e KDE, mas nem o gtk+ nem o qt rodam redondo ainda, que dirá os gerenciadores de janelas…É um trabalho pra uns dois anos, pelo menos. E ainda é uma das patrocinadoras, junto com Red Hat.

O pessoal faz mimimi demais, o Linux estagnou há anos no 1% e ainda assim distribuído entre uma centena de distribuições. A Canonical está tentando chegar aos 99% que preferem Windows e Mac. Quem achar que o Linux está muito bem do jeito que está, tem várias opções, como Fedora, Mandriva, Suse, Debian, Mint, CentOS, etc.[/quote]

1. Toda distro linux é testada “massivamente” desde o primeiro beta. Por isso uma imagem sempre fica disponível para qualquer pessoa.

2)Desativar não garante que seus dados não vão para a Amazon. Se você colocar o wireshark ali bem provável vai encontrar pelo menos uma requisição nos servidores da Amazon. Até porque o que interessa nesses casos é o seu perfil de consumidor. Mas enfim, vários programas também fazem isso. Achei redudante porque o ubuntu já possui uma loja de software(abra ali e procure o que quer comprar). Essas lenses não são necessárias na minha opinião.

3)Para qt somente na versão 5 mesmo. E teria que portar todas as outras aplicações da opendesktop. É um trabalho enorme(mas será necessário).

1. Não é mimimi demais. Para você poder jogar no linux com qualidade você precisa de drivers eficientes. Não temos drivers de vídeo e áudio eficientes como o windows possui(otimizado para consumir pouca energia, ter a maioria das instruções implementadas, etc…) . Infelizmente para esses proprietários é necessário investimento grande, então daí eu dizer que a canonical não possui foco no que realmente interessa. Quando a steam chegar vai precisar deles.

Sobre a questão de design acaba caindo mais no gosto pessoal. Prefiro o kde a gnome3(shell) ou gnome3(unity).

Sobre os lags, é só comparar o gnome-shell, unity e kde. O unity perde em desempenho de longe de qualquer um dos outros dois.

tb não gosto do unity, troco logo para o cinnamon, é muito bom

Alguma reclamação ?
Tô vendo o feedback antes de colocar em meu pc …

[quote=Matheus Paiva]Alguma reclamação ?
[/quote]

Saíram alguns updates ontem, mas não tive tempo de testar (atualizei e fui dormir).
Chegando em casa (pode não ser cedo) posto aqui alguns links pra customizações/otimizações que podem ser úteis.

No geral, to contente.
A única coisa que me desagrada de verdade é a nvidia… mas por conta do optimus.

Até hoje o único problema que tive com o ubunto foi quanto ao driver de video, pois meu note é uma mer**.

Ao troca-lo irei instalar o ubuntu (ou outra distro).

[quote=Tchello][quote=Matheus Paiva]Alguma reclamação ?
[/quote]

Saíram alguns updates ontem, mas não tive tempo de testar (atualizei e fui dormir).
Chegando em casa (pode não ser cedo) posto aqui alguns links pra customizações/otimizações que podem ser úteis.

No geral, to contente.
A única coisa que me desagrada de verdade é a nvidia… mas por conta do optimus.[/quote]

o catalyst da minha máquina também é uma tristeza. A AMD não atualiza como se deve e demora também para postar atualizações.

[quote=juliocbq][quote=Tchello][quote=Matheus Paiva]Alguma reclamação ?
[/quote]

No geral, to contente.
A única coisa que me desagrada de verdade é a nvidia… mas por conta do optimus.[/quote]

o catalyst da minha máquina também é uma tristeza. A AMD não atualiza como se deve e demora também para postar atualizações.[/quote]
Houve alguns anúncios interessantes e aparentemente promissores a respeito.
A Canonical, supostamente, está trabalhando bem próxima a Nvidia e a AMD pra melhorar o suporte das pvs (ainda mais com a vinda do Steam pra plataforma).
Outra notícia bacana é depois da eterna briga com a nvidia ela finalmente resolveu aderir as especificações e criar drivers pro linux dando suporte a optimus.

[quote=Tchello][quote=juliocbq][quote=Tchello][quote=Matheus Paiva]Alguma reclamação ?
[/quote]

No geral, to contente.

o catalyst da minha máquina também é uma tristeza. A AMD não atualiza como se deve e demora também para postar atualizações.[/quote]
Houve alguns anúncios interessantes e aparentemente promissores a respeito.
A Canonical, supostamente, está trabalhando bem próxima a Nvidia e a AMD pra melhorar o suporte das pvs (ainda mais com a vinda do Steam pra plataforma).
Outra notícia bacana é depois da eterna briga com a nvidia ela finalmente resolveu aderir as especificações e criar drivers pro linux dando suporte a optimus.[/quote]

Se isso acontecer mesmo mudo meu note para outro com uma nvidia.

Tenha certeza que você não esta sozinho, eu tambem gosto do unity.

Pessoal, estou postando um benchmark que mede o desempenho dos desktops mais famosos:

O KDE sem efeitos consegue ser mais rápido que os leves Xfce e LXDE

Unity, KDE, GNOME-SHELL, Xfce, e LXDE

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_1210beta_desktops&num=1

Alguém aqui teve sucesso com placas graficas Hibridas AMD ATI HD 6470??

Tentei de tudo, instalei os drivers adicionais do proprietário e nada!!
Infelizmente só a placa de video ONBOARD funciona, o SO ainda não faz o switch para a DEDICADA .

[quote=robinsonbsilva]Alguém aqui teve sucesso com placas graficas Hibridas AMD ATI HD 6470??

Tentei de tudo, instalei os drivers adicionais do proprietário e nada!!
Infelizmente só a placa de video ONBOARD funciona, o SO ainda não faz o switch para a DEDICADA .[/quote]

O kernel já suporta esse switch, mas ainda depende de drivers do fabricante da placa para tal.
No caso da nvidia (optimus) está em desenvolvimento ainda. Infelizmente fechado.

bora atualizar…

A única coisa que não me faz usar mais ainda o Ubuntu é a impossibilidade (ou dificuldade - se alguém souber como faz, por favor me avise) de ter um touchpad do notebook igual o do Windows.
No windows eu não sinto a mínima falta de usar um mouse, por ter um touchpad legal (Elantech, notebook Asus), mas no Ubuntu só da pra usar no máximo a barra de rolagem com dois dedos… :[