Nova Certificação - Java Programmer Plus

apesar do mais alto no-sense nos questionamentos do Duran, a explicação é simples:

Novas tecnologias são no Glassfish primeiro, doravante “cobaia” da Sun. Então, nada mais normal do que se basear nele para qualquer tipo de apresentação. O restante dos AS, vem depois, se quiserem.

Se não tiver o que argumentar, fica nisso mesmo.

[quote]
Novas tecnologias são no Glassfish primeiro, doravante “cobaia” da Sun. Então, nada mais normal do que se basear nele para qualquer tipo de apresentação. O restante dos AS, vem depois, se quiserem.[/quote]

Isso mesmo se basear em algo que nem é aplicável em lugar algum, e ai vem o restante dos AS que nada tem a ver com nada e tudo virou no-sense. :stuck_out_tongue:

rsrs…

Se não tiver o que argumentar, fica nisso mesmo.

[quote]
Novas tecnologias são no Glassfish primeiro, doravante “cobaia” da Sun. Então, nada mais normal do que se basear nele para qualquer tipo de apresentação. O restante dos AS, vem depois, se quiserem.[/quote]

Isso mesmo se basear em algo que nem é aplicável em lugar algum, e ai vem o restante dos AS que nada tem a ver com nada e tudo virou no-sense. :stuck_out_tongue: [/quote]

… se quiserem se adequar as especificações.
E Marcio, você deve saber que no grupo de experts que criam estas especificações, participam membros ligados diretamente (leia-se, gente que põe a mão no código) de todos os grandes servidores de aplicação, incluindo o JBoss, o Websphere e o BEA que você citou lá atrás. A especificação só é publicada quando todos os membros concordam com ela. Então dizer que não é aplicável em lugar algum é non-sense.

Pééééééééé Pééééééé Pééééééééééééééééééééééééééééééééééééééé
E a resposta esta e-e-e-ERRADA!!!

REST não é simplesmente afirmar que algo é acessível via HTTP GET.
REST corresponde a endereçabilidade de recursos na web. Usa-se os verbos HTTP para manipulá-los (GET, POST, HEAD, PUT, DELETE) respeitando o objetivo e propriedades de cada um deles (ex: GET não deve modificar o recurso; fazer o mesmo PUT duas vezes tem o mesmo efeito que só fazer uma, enquanto que o mesmo não vale para o POST). O uso dos códigos de status HTTP apropriados e muitas, muitas, muitas outras coisas que você nem deve sonhar que existem.

Enfim, você não tem a menor ideia do que você está falando (como sempre).

Aproveitando, para a tua comunidade, o livro que recomendo a você é “Web Services para o Mundo Real - RESTful Serviços Web” de Leonard Richardson e Sam Ruby, da editora O’Reilly, traduzido para o português pela Alta Books. ISBN 978-85-7608-171-5.

EDIT: Aos moderadores, se quiserem apagar os posts do Marcio Duran e do Rafael Nunes acerca disso, podem levar os meus junto.

Como chama a nova certificação mesmo? :roll:

http://www.guj.com.br/posts/list/131036.java

"

Esse Duran viaja, todas as vezes.

Não gostei dessa nova certificação. A estrutura das certificações atuais fazem todo sentido para mim. Não acho que elas decidam algo, até pq o que as empresas pedem é experiência e geralmente em frameworks que mudam a cada 15 minutos como o amigo acima tinha dito.
Mas sempre me pareceram coerentes por atestarem que seu conhecimento é no minimo básico para cada parte da plataforma java.
Agora inventar um tal de plus? Sera que vão dar um pen drive na compra do voucher? Ou vai vir escrito no certicado:
"Atestamos o fulano de tal como programador Java…Mas não é só isso…"
Certificação completamente desnecessária. Só para ganhar $$, seja Sun ou seja Oracle.
E tem outra coisa. Conheci um arquiteto com todas as certificações (menos a de arquiteto, acho q estava estudando).
O cara odiava o Hibernate e era completamente contra o JPA. Metade da minha equipe saiu por causa dele.
Se ele tirasse essa certificação tambem, pra mim não ia fazer menor diferença. Não trabalho mais com ele.
Só espero que não sacrifiquem nenhuma certificação existente para obrigar a compra dessa. (estilo Micro$oft)

[quote=luidhi]4 anos sem entrar nessa bagaça e volto para responder.

Tirei minha SCJP há 3 anos e acordei no dia seguinte do mesmo jeito. Com fome, flautulando igual a antes. Até que desisti dessa paranóia de ficar estudando e tirando certificações, com um resultado muito previsível de ter que tomar psicotrópicos e ritalina para continuar são.

Sabe o que aconteceu? Desencanei. Larguei aplicações Java. Entrei numa clínica de reabilitação e hoje estou curado mexendo com outra tecnologia (SOA) e ganhando mais. Hoje java só classes isoladas, sem pressão por ficar aprendendo framework’s que lançam a cada 15 minutos e todo mundo diz que é “tendência”.

Parafraseando Nietzsche eu diria: “O Java está morto”. Não a plataforma Java, essa vai muito longe, até se torna imortal. Mas a linguagem java como conhecemos a 4 ou 5 anos. Fábricas de software, frameworks, processos e e tudo também está indo para o limbo junto. Tudo por fracasso e tentativa de vender o sonho do mundo perfeito. A aplicação “faz tudo” morreu.

O futuro são das linguagens DSL (Domain Specific Languages), coisa que já existe há 50 anos. Cobol é um exemplo de DSL. O JRuby está aí para deixar a linguagem java como conhecemos (com seus frameworks, mentaway, hibernate, struts e toda a turma) esquecida num canto, com empresas pagando rios de dinheiro para achar alguém que se dê o trabalho de fazer manutenção nessas conchas de retalhos.

Escrevi tudo isso para dizer: “Ah, mais uma certificação Java? Legal, mas estou fora”.

[]'s

[/quote]

As minhas certificações são valorizadas… Pelo menos eu consigo ganhar reconhecimento e dinheiro por elas… Cada caso é um caso!!!

[quote=mvargens]Não gostei dessa nova certificação. A estrutura das certificações atuais fazem todo sentido para mim. Não acho que elas decidam algo, até pq o que as empresas pedem é experiência e geralmente em frameworks que mudam a cada 15 minutos como o amigo acima tinha dito.
Mas sempre me pareceram coerentes por atestarem que seu conhecimento é no minimo básico para cada parte da plataforma java.
Agora inventar um tal de plus? Sera que vão dar um pen drive na compra do voucher? Ou vai vir escrito no certicado:
Certificação completamente desnecessária. Só para ganhar $$, seja Sun ou seja Oracle.
E tem outra coisa. Conheci um arquiteto com todas as certificações (menos a de arquiteto, acho q estava estudando).
O cara odiava o Hibernate e era completamente contra o JPA. Metade da minha equipe saiu por causa dele.
Se ele tirasse essa certificação tambem, pra mim não ia fazer menor diferença. Não trabalho mais com ele.
Só espero que não sacrifiquem nenhuma certificação existente para obrigar a compra dessa. (estilo Micro$oft)[/quote]

O nome pode não ter agradado mais creio que essa certificação entre para suprir a SCJD que é muito trabalhosa de se tirar. Apenas isso!!! Em um único exame vai te testar na resolução de problemas que é realmente o que falta na Programmer, sem decorebas… É unir o útil ao agradável!!!

Estou estudando para a certificação SCJP, pretendo fazer a prova no fim do ano. Vale ou não vale à pena continuar?

Sempre vale a pena estudar.

Aliás, eu vejo as certificações somente como uma motivação para estudar aquilo que eu não estudaria caso não tivesse um foco, objetivo.

Essa nova certificação está em fases de teste. E mesmo para tirar ela você vai com certeza precisar dos conhecimentos que precisaria para tirar a SCJP.

EDIT: PRA TODA GALERA AÍ DE CIMA:

Vamos aproveitar essa deixa e voltar o tópico para o assunto original.

[quote=mvargens]Não gostei dessa nova certificação. A estrutura das certificações atuais fazem todo sentido para mim. Não acho que elas decidam algo, até pq o que as empresas pedem é experiência e geralmente em frameworks que mudam a cada 15 minutos como o amigo acima tinha dito.
Só espero que não sacrifiquem nenhuma certificação existente para obrigar a compra dessa. (estilo Micro$oft)[/quote]

Não ficou claro para mim uma coisa: inicialmente deu a entender que você concorda e admira o tal arquiteto, mas depois parece que você quis dizer que discorda completamente dele e dele só quer distância.

Negativo. A página que anuncia ela deixa claro que ela vai substituir a SCJP, que será descontinuada. Nada muda em relação a SCJD.

Não acredito que a Sun (ou Oracle que seja) vá expirar ou extinguir os que já tiverem certificado. Quem tirou a SCJP 1.2 a 10 anos atrás continua com essa certificação. A certificação deles não venceu e nem nunca vencerá mesmo que a versão da prova que eles fizeram tenha vencido a alguns anos. Enfim, as certificações da sun são vitalícias, diferente da microsoft.

[quote=victorwss]
Negativo. A página que anuncia ela deixa claro que ela vai substituir a SCJP, que será descontinuada. Nada muda em relação a SCJD.

Não acredito que a Sun (ou Oracle que seja) vá expirar ou extinguir os que já tiverem certificado. Quem tirou a SCJP 1.2 a 10 anos atrás continua com essa certificação. A certificação deles não venceu e nem nunca vencerá mesmo que a versão da prova que eles fizeram tenha vencido a alguns anos. Enfim, as certificações da sun são vitalícias, diferente da microsoft.[/quote]

Eu não concordo com essa mudança de escopo, são conceitos diferentes… Se o caminho é esse creio que todas as certificações(SCWCD,SCBCD,etc…) devam sofrer adaptação com base neste novo modelo, é um propósito diferente, aff… Se o conceito é diferente como o mercado vai enchergar um profissional que possui Certificação Plus e o velho SCJP por exemplo??? A certificação pode não ter expirado mais o mercado não está ligando, creio que os olhos brilharam para o Plus por motivos óbvios…

É uma viagem mudar o conceito de uma certificação depois de tanto tempo… Não falei que a certificação vai expirar mais o mercado vai enchegar o plus, e da-lhe todo mundo realizar certificação de atualização… Infelizmente… é a realidade!!!

[quote=dders]

Eu não concordo com essa mudança de escopo, são conceitos diferentes… Se o caminho é esse creio que todas as certificações(SCWCD,SCBCD,etc…) devam sofrer adaptação com base neste novo modelo, é um propósito diferente, aff… Se o conceito é diferente como o mercado vai enchergar um profissional que possui Certificação Plus e o velho SCJP por exemplo??? A certificação pode não ter expirado mais o mercado não está ligando, creio que os olhos brilharam para o Plus por motivos óbvios…

É uma viagem mudar o conceito de uma certificação depois de tanto tempo… Não falei que a certificação vai expirar mais o mercado vai enchegar o plus, e da-lhe todo mundo realizar certificação de atualização… Infelizmente… é a realidade!!![/quote]

Otima observação, quer saber “à Cesar o que é de Cesar”, imprimam uma certificação e entregue junto no R.H, se eles lhe pedirem a senha para acessar o seu score diga que você pediu a segunda via da senha e não recebeu ainda.

ahaah!!!, mercado realmente calhorda.

Da onde vc tirou a idéia de que eu admiro o tal arquiteto? Falei que ele tinha todas as certificações Java menos a de arquiteto e mesmo assim ele é uma tremenda tooooppppeiraaaaaaaa.
Pelo amor de Deus o JCP aprova a tecnologia, o mercado aprova a tecnologia, minha equipe toda aprovava a tecnologia, quem é ele para descordar?

[quote=dders]

É uma viagem mudar o conceito de uma certificação depois de tanto tempo… Não falei que a certificação vai expirar mais o mercado vai enchegar o plus, e da-lhe todo mundo realizar certificação de atualização… Infelizmente… é a realidade!!![/quote]
Falo tudo. Além do fato que da a entender que a anterior tinha falhas. O que acaba desqualificando todas elas. Ja pensou, todas as certificações com Plus no final que bacana. O tal do Plus poderia ser outra certificação e não tomar o lugar da SCJP que na minha opnião é perfeita para esse propósito.
Para mim esse Plus é um tiro no pé. Sem o Plus seria bem melhor.

[quote=mvargens]
Da onde vc tirou a idéia de que eu admiro o tal arquiteto? Falei que ele tinha todas as certificações Java menos a de arquiteto e mesmo assim ele é uma tremenda tooooppppeiraaaaaaaa.
Pelo amor de Deus o JCP aprova a tecnologia, o mercado aprova a tecnologia, minha equipe toda aprovava a tecnologia, quem é ele para descordar?[/quote]

Ok, agora ficou claro.

[quote=mvargens][quote=dders]

Falo tudo. Além do fato que da a entender que a anterior tinha falhas. O que acaba desqualificando todas elas. Ja pensou, todas as certificações com Plus no final que bacana. O tal do Plus poderia ser outra certificação e não tomar o lugar da SCJP que na minha opnião é perfeita para esse propósito.
Para mim esse Plus é um tiro no pé. Sem o Plus seria bem melhor.[/quote]

Pensando bem, realmente. Esse “plus” no nome só vai gerar confusão e discórdia. Que chamassem de SCJP versão 7, ao invés de SCJPP (ou SCJP+). Além disso, se você tira uma certificação “plus”, dá a entender que ela é um adicional ou um extra sobre aquelas sem o “plus”.
Só faltou chamarem de SCJP++ :roll:

Galera,
Entra para tirar um certificação, ficamos muito fechado a uma tecnologia. Se a empresa no futuro mudar as ferramenta de desenvolviemnto de java para .Net a certificação não vale mais.
inté.

[quote=luidhi]4 anos sem entrar nessa bagaça e volto para responder.

Tirei minha SCJP há 3 anos e acordei no dia seguinte do mesmo jeito. Com fome, flautulando igual a antes. Até que desisti dessa paranóia de ficar estudando e tirando certificações, com um resultado muito previsível de ter que tomar psicotrópicos e ritalina para continuar são.

Sabe o que aconteceu? Desencanei. Larguei aplicações Java. Entrei numa clínica de reabilitação e hoje estou curado mexendo com outra tecnologia (SOA) e ganhando mais. Hoje java só classes isoladas, sem pressão por ficar aprendendo framework’s que lançam a cada 15 minutos e todo mundo diz que é “tendência”.

Parafraseando Nietzsche eu diria: “O Java está morto”. Não a plataforma Java, essa vai muito longe, até se torna imortal. Mas a linguagem java como conhecemos a 4 ou 5 anos. Fábricas de software, frameworks, processos e e tudo também está indo para o limbo junto. Tudo por fracasso e tentativa de vender o sonho do mundo perfeito. A aplicação “faz tudo” morreu.

O futuro são das linguagens DSL (Domain Specific Languages), coisa que já existe há 50 anos. Cobol é um exemplo de DSL. O JRuby está aí para deixar a linguagem java como conhecemos (com seus frameworks, mentaway, hibernate, struts e toda a turma) esquecida num canto, com empresas pagando rios de dinheiro para achar alguém que se dê o trabalho de fazer manutenção nessas conchas de retalhos.

Escrevi tudo isso para dizer: “Ah, mais uma certificação Java? Legal, mas estou fora”.

[]'s

[/quote]

Isso de fato é uma pena.
Porque eu consigo ganhar dinheiro com Java. E ainda não tomo anti-depressivos!

Boa sorte para voce amigão! Espero que encontre o que procura.

Até