Nova Certificação - Java Programmer Plus

[quote=nofan]
Acho que voce não entendeu… me referi aos comentarios sobre o java não sobre a certifcação…[/quote]
arguemento

[quote]
Sabe o que aconteceu? Desencanei. Larguei aplicações Java. Entrei numa clínica de reabilitação e hoje estou curado mexendo com outra tecnologia (SOA) e ganhando mais. Hoje java só classes isoladas, sem pressão por ficar aprendendo framework’s que lançam a cada 15 minutos e todo mundo diz que é “tendência”[/quote]
Java no mercado é pura especulação, ao efeito da reclamação acima a fazer critica só reforcei, e no que me referir sobre certificação e até em destaque pra essa agora “Java Programmer Plus”.
Claro que não é culpa do consultor é culpa desse mercado de fabrica de ilusões.

[quote=luidhi]4 anos sem entrar nessa bagaça e volto para responder.
[/quote]
Você está registrado apenas há três anos. :twisted:

[quote] [quote]nofan wrote:
Acho que voce não entendeu… me referi aos comentarios sobre o java não sobre a certifcação…
[/quote]

arguemento

Java no mercado é pura especulação, ao efeito da reclamação acima a fazer critica só reforcei, e no que me referir sobre certificação e até em destaque pra essa agora “Java Programmer Plus”.
Claro que não é culpa do consultor é culpa desse mercado de fabrica de ilusões. [/quote]

Reitero, deve ser um frustrado com a tecnologia, e voce não reforçou argumento algum dele quanto a java naquele post apenas citou a certificação o que não vinha ao caso e quanto ao java ser pura especulação voce devia entrar com dados e fatos.

Acho que o mais interessante da certificação não é o papel que vc ganha, mas sim, o que vc estudou pra fazer a prova. Te obriga a estudar assuntos que vc não estudaria até que precisasse. Então, o meu gosto por elas é muito mais pessoal do que profissional. Nao sei qual é a dessa SCJPP… Não sei como mercado vai reagir a ela… Mas tb não to ligando muito. Se achar que fazer a prova pode ser um desafio interessante, vou fazer. Se achar que não, não faço…

Lembrem… a diversão de escalar uma montanha não é chegar ao cume, e sim, o desafio da subida.

Ah… e quando ao tal luihi… Do NOT feed the trolls…

O mais importante é ter habilidade de resolver problemas, saber pensar num ambiente macro, numa arquitetura bem desenhada, e a partir daí utilizar a tecnologia que for mais conveniente e não partir sempre pra uma solução com a mesma tecnologia independente do probleama e ficar abitolado.

Hoje um profissional, mesmo um programador que cada vez mais ganha responsabilidade (compare papel do programador em waterfall e num XP da vida), passando de um mero codificador apertador de parafusos para um papel mais participativo e colaborativo, não apenas reativo, analisando-o, um profissional deste pra mim não basta apenas saber desenvolver, tem que entender como funciona o sistema operacional, como funciona redes, os servidores etc…

Um certa vez, até recente, conversando com um programador da empresa que não trabalha exatamente na minha equipe, ele disse: “sou programador, não preciso entender de redes, redes é para o suporte”… coitado… ele não conhece, e o pior, sequer conseguiu entender a dimensão da coisa…

Pessoas como esta acima, tem que enxergar, mas como ver né?! se tem um viseira tampando, fazendo-o olhar só para frente, apenas complementando, um >= programador bom, que não conhece redes, pra mim é igual um advogado que não conhece a constituição. Se você ainda discorda desse parágrafo…

Hoje cada vez mais, vejo pessoas se abitolando numa tecnologia, como se fosse a bala de prata, aí surge uma notícia “Java vai acabar”, e este já fica com o estômago embrulhado, pensando o que vai ser do futuro dele, da sua família, de suas contas… pessoal é preciso tirar a viseira…

Java é bom, e utilizo como plataforma principal, mas é preciso ter conscirência que um sistema java (ex: web) precisa de um app server, se comunica por uma rede, roda em cima de um SO, passa por protocolos, utiliza um tipo de arquitetura… Java é apenas uma ponta… infelizmente cada vez menos pessoas se preocupam com isso… e aí temos sistemas com qualidade proporcional…

Se você é do tipo que realmente é fascinado por certificações, ótimo, mas diversifique, faça de java, faça do SO de sua preferência (M$, Linux…) uma certificação de uma arquitetura, de um app server… ou então apenas estude… mas busque conhecimento…

[]'s Hewerton Crisóstomo

Justamente por haver muito legado intransferivel que o soa vem ganhando destaque.

[quote=nofan]
Reitero, deve ser um frustrado com a tecnologia, e voce não reforçou argumento algum dele quanto a java naquele post apenas citou a certificação o que não vinha ao caso e quanto ao java ser pura especulação voce devia entrar com dados e fatos.[/quote]
Mais simples ainda uma verdadeira bolsa de valores, onde não se apresentam os processos e chegam ao algum entendimento em caso de uso ou projetos ou cases de sucesso, simplesmente temos aqui rios de perguntas um monte de codigo que cai que nem caichoeira de incertezas de duvidas e mais duvidas.O fato é o GUJ, mas não que não devemos ter foruns ou embate de um assunto ou outro, mas se existe alguma frustração e saber que tecnologia para muitos vira uma verdadeira tocaia, para outros o apadrinhamentos em projetos e tecnologias frameworks não divulgados ou até então que nunca se falou em mercado ou mesmo tecnologia guardada pela propria corporação de solução proprietária.A tecnologia é o entendimento do negócio se isso é vetado ao consultor ele nunca vai se desembaraçar em projetos, seja JAVA seja o que for.

[quote=nofan]
Justamente por haver muito legado intransferivel que o soa vem ganhando destaque.[/quote]
SOA já virou sigla de partido politico, não existe tal tecnologia sem investimentos em arquitetura e processos continuos.

[quote=andreban]Acho que o mais interessante da certificação não é o papel que vc ganha, mas sim, o que vc estudou pra fazer a prova. Te obriga a estudar assuntos que vc não estudaria até que precisasse. Então, o meu gosto por elas é muito mais pessoal do que profissional. Nao sei qual é a dessa SCJPP… Não sei como mercado vai reagir a ela… Mas tb não to ligando muito. Se achar que fazer a prova pode ser um desafio interessante, vou fazer. Se achar que não, não faço…

Lembrem… a diversão de escalar uma montanha não é chegar ao cume, e sim, o desafio da subida.

[/quote]

Falou pouco mas falou tudo. Chega de tantos tópicos falando asneira. Bora trabalhar!

[quote]

[quote] nofan wrote:
Justamente por haver muito legado intransferivel que o soa vem ganhando destaque.[/quote]

Marcio Duran
SOA já virou sigla de partido politico, não existe tal tecnologia sem investimentos em arquitetura e processos continuos. [/quote]

E com isso SOA resolve o problema do legado gerando mais legado, graças as infinas soluções ESB que estão no mercado.

[quote=nofan]
E com isso SOA resolve o problema do legado gerando mais legado, graças as infinas soluções ESB que estão no mercado.[/quote]
Existem muitas incertezas ainda sobre quando se fala em SOA ou melhor dizendo até em dizer sobre até onde tenho SOA baseado em componente ou em serviço.

[quote=Marcio Duran][quote=nofan]
Reitero, deve ser um frustrado com a tecnologia, e voce não reforçou argumento algum dele quanto a java naquele post apenas citou a certificação o que não vinha ao caso e quanto ao java ser pura especulação voce devia entrar com dados e fatos.[/quote]
Mais simples ainda uma verdadeira bolsa de valores, onde não se apresentam os processos e chegam ao algum entendimento em caso de uso ou projetos ou cases de sucesso, simplesmente temos aqui rios de perguntas um monte de codigo que cai que nem caichoeira de incertezas de duvidas e mais duvidas.O fato é o GUJ, mas não que não devemos ter foruns ou embate de um assunto ou outro, mas se existe alguma frustração e saber que tecnologia para muitos vira uma verdadeira tocaia, para outros o apadrinhamentos em projetos e tecnologias frameworks não divulgados ou até então que nunca se falou em mercado ou mesmo tecnologia guardada pela propria corporação de solução proprietária.A tecnologia é o entendimento do negócio se isso é vetado ao consultor ele nunca vai se desembaraçar em projetos, seja JAVA seja o que for.[/quote]

É comum para linguagens com mais bagagem e que passaram por grandes reestruturação existirem mais duvidas, principalmente linguagens como java e c que abrangem um grande escopo de aplicações.

Bem, lendo alguns vejo que algumas pessoas viagam, ‘Java ta morrendo’, e que ‘certificação não compensa’, olha vendo o site Apinfo, hoje vi diversas oportunidades para Java… Acho que certificação é bom ter sim, mas algumas são desnecessarias, por exemplo a do Netbeans, algum tempo atras a Sun criou mais essa, pra ganhar $$$$… Essa nova certificação, ate que é interessante, mas a SCJP é ainda a mais importante…

[quote=nofan]
É comum para linguagens com mais bagagem e que passaram por grandes reestruturação existirem mais duvidas, principalmente linguagens como java e c que abrangem um grande escopo de aplicações.[/quote]
Quando uma empresa que nem a Oracle absorve uma outra empresa e essa exatamente a Sun Microsystems já se percebe que a extensão ou avanço mesmo da tecnologia Java perdeu-se sua originalidade, assim a ter sua especificação com a estratégia da mesma que a comprou, não que velha a ser monopolio , simplesmente já não é a mesma tecnologia ou o sentindo de ser ou o que já demandou.

Bem, o objetivo da prova (em especial a SCJPP) é testar se você conhece e sabe usar a linguagem. E para obter este tipo de conhecimento é preciso algum tipo de treinamento, seja com cursos, com pesquisa no google ou com prática de vez em quando nos fins de semana. Logo o que você disse aqui não faz sentido.

Comedia, mas sempre tem os frustrados que acham que encontraram o caminho certo e que todos os outros estão errados porque ele ta frustrado com o que fazia…
Boa sorte pra voce,[/quote]

Já ouvi dizer que empresas vendem certificações originais e ainda pontuam score no site da prometric.[/quote]
Já ouvi dizer que existem fadas, duendes e papai noel também.

É comum para linguagens com mais bagagem e que passaram por grandes reestruturação existirem mais duvidas, principalmente linguagens como java e c que abrangem um grande escopo de aplicações.[/quote]
Quando uma empresa que nem a Oracle absorve uma outra empresa e essa exatamente a Sun Microsystems já se percebe que a extensão ou avanço mesmo da tecnologia Java perdeu-se sua originalidade, assim a ter sua especificação com a estratégia da mesma que a comprou, não que velha a ser monopolio , simplesmente já não é a mesma tecnologia ou o sentindo de ser ou o que já demandou.[/quote]
Você fala isso porque a Oracle comprou a Sun. Gostaria de saber o que você falaria se a IBM tivesse comprado.

Você já ouviu falar de REST?

[quote=victorwss]
Bem, o objetivo da prova (em especial a SCJPP) é testar se você conhece e sabe usar a linguagem. E para obter este tipo de conhecimento é preciso algum tipo de treinamento, seja com cursos, com pesquisa no google ou com prática de vez em quando nos fins de semana. Logo o que você disse aqui não faz sentido.[/quote]
Trabalhar é melhor.

[quote=victorwss]
Você fala isso porque a Oracle comprou a Sun. Gostaria de saber o que você falaria se a IBM tivesse comprado.[/quote]
Seria melhor, eu duvido que a IBM iria fazer esse rediculo agora de SCJPP.

[quote=nofan]E com isso SOA resolve o problema do legado gerando mais legado, graças as infinas soluções ESB que estão no mercado
Você já ouviu falar de REST?[/quote]
Quando é, que vão colocar REST como materia de prova da Sun Microsystems ,“eu respondo nunca”.

[quote=Marcio Duran]

Ao meu ver esse novo modelo de certificação é muito mais valido do que a decoreba da SCJP. O que vc prefere para trabalhar com você: Alguém que nunca trabalhou com java, decorou o livro da Katy Sierra e tirou a certificação. Ou alguém que nunca trabalhou com java e tirou um certificação de desenvolvimento de programado, escrevendo código?

Não importa IBM ou Oracle. O que importa é que a Oracle comprou e fim de papo, vamos ficar chorando por que o google não quis comprar a Sun também?

[quote=Felagund]
Ao meu ver esse novo modelo de certificação é muito mais valido do que a decoreba da SCJP. [/quote]

• Modelo de Certificação ? mas atestar o que ? - eu não sei até hoje, é incrivel como o Marketing devora as pessoas.

[quote]
O que vc prefere para trabalhar com você: Alguém que nunca trabalhou com java, decorou o livro da Katy Sierra e tirou a certificação. Ou alguém que nunca trabalhou com java e tirou um certificação de desenvolvimento de programado, escrevendo código?[/quote]
Um bom curso de UML e lógica já é o mais que suficiente.

[quote]
Não importa IBM ou Oracle. O que importa é que a Oracle comprou e fim de papo, vamos ficar chorando por que o google não quis comprar a Sun também?[/quote]
Claro, que teria minha preferencia mas não é o assunto aqui, então eu encerro tambem.

Pééééééééé…[Onomatopéia para barulho de campainha de programa de auditório tocando].
Resposta Errada.

http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-230.xml

O que eu gosto das certificações é o que ela me obriga a estudar, que se não fossem por elas, com toda certeza eu não estudaria.

Ola a todos do GUJ…
Eu nao vou falar nada sobre SOA e etc, só estou falando que vou continuar a estudar para a minha prova de certificacao SCJP normal.
Outra coisa…
Seria muito interessante se alguem aqui do GUJ fosse uma das 200 pessoas que vão fazer a prova.
Espero que alguem aqui do grupo consiga esse fator.
Vou ficando por aqui e até a proxima.

abraaaaço