O mais importante é ter habilidade de resolver problemas, saber pensar num ambiente macro, numa arquitetura bem desenhada, e a partir daí utilizar a tecnologia que for mais conveniente e não partir sempre pra uma solução com a mesma tecnologia independente do probleama e ficar abitolado.
Hoje um profissional, mesmo um programador que cada vez mais ganha responsabilidade (compare papel do programador em waterfall e num XP da vida), passando de um mero codificador apertador de parafusos para um papel mais participativo e colaborativo, não apenas reativo, analisando-o, um profissional deste pra mim não basta apenas saber desenvolver, tem que entender como funciona o sistema operacional, como funciona redes, os servidores etc…
Um certa vez, até recente, conversando com um programador da empresa que não trabalha exatamente na minha equipe, ele disse: “sou programador, não preciso entender de redes, redes é para o suporte”… coitado… ele não conhece, e o pior, sequer conseguiu entender a dimensão da coisa…
Pessoas como esta acima, tem que enxergar, mas como ver né?! se tem um viseira tampando, fazendo-o olhar só para frente, apenas complementando, um >= programador bom, que não conhece redes, pra mim é igual um advogado que não conhece a constituição. Se você ainda discorda desse parágrafo…
Hoje cada vez mais, vejo pessoas se abitolando numa tecnologia, como se fosse a bala de prata, aí surge uma notícia “Java vai acabar”, e este já fica com o estômago embrulhado, pensando o que vai ser do futuro dele, da sua família, de suas contas… pessoal é preciso tirar a viseira…
Java é bom, e utilizo como plataforma principal, mas é preciso ter conscirência que um sistema java (ex: web) precisa de um app server, se comunica por uma rede, roda em cima de um SO, passa por protocolos, utiliza um tipo de arquitetura… Java é apenas uma ponta… infelizmente cada vez menos pessoas se preocupam com isso… e aí temos sistemas com qualidade proporcional…
Se você é do tipo que realmente é fascinado por certificações, ótimo, mas diversifique, faça de java, faça do SO de sua preferência (M$, Linux…) uma certificação de uma arquitetura, de um app server… ou então apenas estude… mas busque conhecimento…
[]'s Hewerton Crisóstomo