Nokia continua com desenvolvimento do qt e Quick já é consagrado oficial no SDK versão 4.7.2
Julio,
isto significa que a parceria com a Microsoft não afetará esta questão? (de manter ou não o desenvolvimento com Qt).
tks
Muito boa notícia.
Nunca fiz nada sério em Qt, mas é uma plataforma que respeito muito.
Segue um link com os detalhes da liberação http://labs.qt.nokia.com/2011/03/01/qt-4-7-2-has-been-released/
abraços
O problema é “até quando”…
²
Excelente Notícia… Gosto muito de utilizar o Qt. Mas é como o fábiocsilva disse: Até Quando…?
A nokia investiu muitos titulos no qt, que faz parte da infraestrutura dela. É improvável que ela pare o investimento nele. Até porque existe um acordo com a kde foundation de que o qt não pode ser “descontinuado”, mesmo que sua licença comercial seja vendida pela nokia.
É muito mais provável o wp7 suportar o qt do que a nokia parar ele.
http://www.kde.org/community/whatiskde/kdefreeqtfoundation.php
Por falar em licença comercial, a nokia a vendeu para a digia - http://www.revolucaodigital.net/2011/03/09/nokia-abdica-gestao-licenca-qt/
Lembrando que essa versão só é usada para empresas que alteram o framework para própria infraestrutura. A LGPL e GPL ainda serão usadas pela nokia.
A nokia investiu muitos titulos no qt, que faz parte da infraestrutura dela. É improvável que ela pare o investimento nele. Até porque existe um acordo com a kde foundation de que o qt não pode ser “descontinuado”, mesmo que sua licença comercial seja vendida pela nokia.
É muito mais provável o wp7 suportar o qt do que a nokia parar ele.
http://www.kde.org/community/whatiskde/kdefreeqtfoundation.php[/quote]
É bom bom isso :). Estou estudando o WP7 e me parecer um SO promissor, ainda mais em conjunto com a Nokia, no qual eu considero um dos melhores fabricantes de dispositivos móveis. Espero que tenha uma excelente integração do Qt com o WP7.
Vejo com excelentes olhos esta parceria Microsoft e Nokia.
AMO Qt. Foi a primeira vez que vi C++ ser realmente produtivo. É uma ferramenta simplesmente maravilhosa, que em mais de uma ocasião quase adotei em alguns projetos.
E o mais legal é que, apesar de não ser tão conhecido quanto Java, C#, etc, tem alguns clientes de peso. Os softwares da Pixar, por exemplo, são escritos em Qt.
O único problema é o preço da licença, que ainda é bem salgado.
Acredito que essa parceria nokia qt, não durará muito já que o desenvolvimento será com Microsoft não teria motivo para se desenvolver essa ferramenta.
Que graça tem essa QT se existe o Java e o .NET? investir em tecnologia duvidosa não dá, nem a própria nokia confiou no seu próprio pessoal e sistema para progredir, agora engulam o Windows Phone.
[quote=otaviojava]Acredito que essa parceria nokia qt, não durará muito já que o desenvolvimento será com Microsoft não teria motivo para se desenvolver essa ferramenta.
[/quote]
Na verdade pode ser bem o contrário. A nokia abriu mão da licença comercial para continuar com o opensource. Provavelmente pode ser o sdk para o wp7. Estou dizendo isso mas é especulação.
Não é duvidosa não. Já tem anos de desenvolvimento.
Se colocarmos alguns pontos aí você vai ver que o qt pode ser até mais produtivo que o java para desktop, além de ser realmente um framework multiplataforma.
A Nokia pra mim tbm era uma boa fabricante. Ao fazer uma parceria para adotar um SO mobile da MS ela caiu no meu conceito.
Na minha opinião ela tinha q usar o Android … sou mt fã!
"agora engulam o Windows Phone"
é isso aí. Se não gostarem, troquem de aparelho. Ou a Nokia vai disparar o WP7, ou o WP7 vai derrubar a Nokia. Claro q o primeiro é mais provável, mas a chance existe e o fim do Qt tmb!
[quote=aluisiodsv]A Nokia pra mim tbm era uma boa fabricante. Ao fazer uma parceria para adotar um SO mobile da MS ela caiu no meu conceito.
Na minha opinião ela tinha q usar o Android … sou mt fã!
"agora engulam o Windows Phone"
é isso aí. Se não gostarem, troquem de aparelho. Ou a Nokia vai disparar o WP7, ou o WP7 vai derrubar a Nokia. Claro q o primeiro é mais provável, mas a chance existe e o fim do Qt tmb![/quote]
Não tem como descontinuar o qt dessa maneira. Existe um fundação por traz disso.
http://www.kde.org/community/whatiskde/kdefreeqtfoundation.php
Se a nokia parar o desenvolvimento ela tem que ceder todo o sdk sob licença BSD. O meego pode até estar na geladeira, mas duvido que a nokia descontinue ele, justamente por causa da chance do wp7 não emplacar.
Não é duvidosa não. Já tem anos de desenvolvimento.
Se colocarmos alguns pontos aí você vai ver que o qt pode ser até mais produtivo que o java para desktop, além de ser realmente um framework multiplataforma.[/quote]
Não na qualidade do produto e sim o seu futuro, a Nokia adotou o Windows e com certeza confia mais no .NET da Microsoft do quem em seus próprios sistemas, então eu devo investir num produto que nem ela confiou? Não estou falando da qualidade.
Não tem nada a ver em confiar ou não. Com crtz eles confiam mais em quem dá mais dinheiro.
[quote=aluisiodsv]Não tem nada a ver em confiar ou não. Com crtz eles confiam mais em quem dá mais dinheiro.[/quote] Mas toda empresa vive de dinheiro oras. Se o wp7 for um bom sistema vai alavancar a nokia, se não a alternativa dela será o projeto meego ou o android.
Eu acredito muito mais no symbian do que no software da microsoft, mas eu nunca usei o segundo. Vai ver é a alternativa correta para a nokia mesmo.
O Qt já existia há muito tempo antes da Nokia (desde 1992). Do jeito que vocês falam, parece que surgiu quando a Nokia comprou a Trolltech em 2008 e acabou agora. Empresas como Adobe, Pixar, Dreamworks, Skype, Google, Oracle, Industrial Light & Magic usam o Qt. Google Earth, Skype, Autodesk Maya e a interface gráfica do VirtualBox são feitos em Qt, por exemplo. Aqui você pode ver vários casos de uso do Qt: http://qt.nokia.com/qt-in-use/
Além disso, ele vai além de um framework para construção de GUIs, provendo classes de rede, sql, SVG, multimídia, etc, além de possuir bindings para diversas linguagens e ser realmente multiplataforma.
Não sei porque a Nokia não confiou no Qt, mas o framework é muito maior do que isso.