Nokia continua com desenvolvimento do qt

Para quem acha que o qt é uma tecnologia duvidosa, eis alguns exemplos de aplicações feitas em qt:

• Adobe Photoshop
  • Maya
  • Google Earth
  • VLC Media Player

Vantagens de usa-lo no lugar do Java e C#? Não exige virtual machine. E pode ser portado em muito mais plataformas. Sem falar de ter todo poder de fogo do C++.

O Java e o C# ainda estão longe do mercado de aplicações desktop de caixinha.

Vale lembrar que o qt é mantido por mais de 40 empresas. A nokia é só uma (e a principal) delas.

[quote=countercraft]O Qt já existia há muito tempo antes da Nokia (desde 1992). Do jeito que vocês falam, parece que surgiu quando a Nokia comprou a Trolltech em 2008 e acabou agora. Empresas como Adobe, Pixar, Dreamworks, Skype, Google, Oracle, Industrial Light & Magic usam o Qt. Google Earth, Skype, Autodesk Maya e a interface gráfica do VirtualBox são feitos em Qt, por exemplo. Aqui você pode ver vários casos de uso do Qt: http://qt.nokia.com/qt-in-use/
Além disso, ele vai além de um framework para construção de GUIs, provendo classes de rede, sql, SVG, multimídia, etc, além de possuir bindings para diversas linguagens e ser realmente multiplataforma.

Não sei porque a Nokia não confiou no Qt, mas o framework é muito maior do que isso.[/quote]

Sim e vai continuar existindo com ou sem nokia. Quando eu escrevi essa notícia, o que me espantou é que ela manteve o trabalho no opensource e vendeu a licença comercial para a digia.

Isso mostra que o framework tem importância na empresa.

Imagino que ela aposte na popularidade do nome “windows”.

Não podemos sair falando que o Windows Phone não vai dar certo e muito menos falar que o Qt é uma tecnologia duvidosa, e como o ViniGodoy citou, existem diversos aplicativos de empresa gigantes que utilizam o Qt.

O Windows Phone é um SO que pode dar certo. Eu não gostaria de ver a Nokia adotando o Android. Imagina se todos os aparelhos utilizassem um único sistema operacional? É essas diferenças de SO que ajuda na evolução das plataformas. O Qt é muito mais multi-plataforma do que Java e C#.

Deixando bem claro pros que não se dão ao trabalhar de abrir os links e ler e ficarem falando coisa sem saber do assunto: o desenvolvimento do QT não depende da Nokia, ela pode falir, fechar, o que for, o QT continua como sempre, a diferença é ter uma empresa bancando pesquisa e pessoal dedicado no melhoramento da plataforma/framework.

[]s

[quote=Luiz Aguiar]Deixando bem claro pros que não se dão ao trabalhar de abrir os links e ler e ficarem falando coisa sem saber do assunto: o desenvolvimento do QT não depende da Nokia, ela pode falir, fechar, o que for, o QT continua como sempre, a diferença é ter uma empresa bancando pesquisa e pessoal dedicado no melhoramento da plataforma/framework.

[]s[/quote]
+++++

[quote=Luiz Aguiar]Deixando bem claro pros que não se dão ao trabalhar de abrir os links e ler e ficarem falando coisa sem saber do assunto: o desenvolvimento do QT não depende da Nokia, ela pode falir, fechar, o que for, o QT continua como sempre, a diferença é ter uma empresa bancando pesquisa e pessoal dedicado no melhoramento da plataforma/framework.

[]s[/quote]

Sim, a nokia alavancou a popularidade do qt. Eu uso em projetos a vários anos e nunca vi ser tão citado.

Sem falar que kd4 também se deve as pesquisas bancadas pela nokia no qt nos últimos 3 anos.

O Framework Animation revolucionou a interface do kde.

A verdade é que a Nokia vai reduzir drasticamente a equipe de desenvolvimento do Qt. Já houve até um grande protesto da divisão Maemo por conta do acordo com a Microsoft. Além disso, a Nokia já anunciou que o Qt não será suportado nos dispositivos com Windows Phone, que o Symbian será usado (talvez) para estratégias low-end e que o Maemo virará “plataforma de pesquisa”, o que significa “vamos abandonar aos poucos para não fazer muito alarde”.
O Qt não depende da Nokia, porém ela é(era) sua principal patrocinadora. Nos últimos 2 anos inclusive, Qt ganhou um foco mais mobile por conta desse patrocínio.

É lamentável, mas era uma decisão inevitável da Nokia, pensando em termos de empresa. Vamos torcer para que o Qt continue excelente.

Tem que lembrar também que o Qt não é um framework free. Existem modelos de licenciamento pagos, e são o uso mais comum para aplicações desktop.
Isso significa que existem empresas pagando pela manutenção de um contrato, e compromisso legal. Nada de “AS IS, WITH NO WARRANTY”.

Também vale lembrar que os sistemas desktops estão entre as principais plataformas do Qt. E que a decisão da nokia e MS restringe-se apenas aos SmartPhones, e não aos demais dispositivos móveis.

Não entendi o lance de ter mais mobilidade q o java. O java pode ser usado em geladeiras, microondas, entre outros …
Eu acho q o Qt vai junto com a nokia, se afundar, vai afundar junto, se não, vai continuar crescendo.

[quote=aluisiodsv]Não entendi o lance de ter mais mobilidade q o java. O java pode ser usado em geladeiras, microondas, entre outros …
Eu acho q o Qt vai junto com a nokia, se afundar, vai afundar junto, se não, vai continuar crescendo.[/quote]

Você falou bem, pode ser usado. A diferença é que os fabricantes de hardware, não usam. E a Oracle não provê nenhum tipo de suporte oficial (o único oficial é em Windows e Linux).

Por consequencia, você não acha VMs java para geladeiras e microondas e, a menos que você esteja disposto a escrever sua própria, você não terá uma aplicação java rodando nesses dispositivos.

A lista de plataformas suportadas pelo Qt, por padrão, já é enorme:
http://doc.qt.nokia.com/4.6/supported-platforms.html

Ainda não temos uma definição, por exemplo, de como vai ficar a questão do Java em Mac, desde que a Apple anunciou de que não daria mais suporte a plataforma.

Até tem!
Mas é isso mesmo q vc falou, o fabricante q vai ter q se virar.

Eu acho q a Apple poderia parar de dar suporte a tudo. Assim ninguém mais ia usar e eles iam parar de vender.

[quote=aluisiodsv]Até tem!

Eu acho q a Apple poderia parar de dar suporte a tudo. Assim ninguém mais ia usar e eles iam parar de vender.[/quote]

Não tem definição não, a apple não dá suporte para jvm. Eles descontinuaram a deles, embora estejam investindo no openjdk.
Com as restrições que a oracle impõe no java você nunca verá outra jvm no mercado, por essa razão ninguém vai desenvolver uma própria.

[quote=aluisiodsv]Até tem!

Eu acho q a Apple poderia parar de dar suporte a tudo. Assim ninguém mais ia usar e eles iam parar de vender.[/quote]

que nem google?

Até onde eu sei, a Oracle não impediu em nada no desenvolvimento de JVMs, muito menos na venda destas.

edit: É fácil falar mal da Oracle, mas na minha opinião, ela vai alavancar ainda mais o Java!

Tá ok, vamos voltar a falar de nokia então.

Eu tenho apenas uma palavra que descreve esta atitude da nokia:

Desespero

Ou seria o tal “Plano B” ?

A Oracle não impede que outros desenvolvam JVMs, tanto que IBM tem uma, o kaffe é outra, etc. E tem muitas JVMs pra dispositivos embarcados com suporte, sim. Só que não da Oracle, e ela não impede. Até incentivou no Java One a criação de mais delas.

O que ela não deixa é você usar o código da JVM licenciado CDDL dela, modificar e publicar aí com outra licença dizendo que é sua, como o Google fez.

Voltando ao Qt, é importante lembra que existe uma diferença de aplicações “feitas em Qt” ou que “usam Qt”. O Qt não é um framework completo ainda, nem sei se o objetivo dele é ser. Muitos dos programas citados usam Qt basicamente pra interface gráfica, mas estão longe de se restringirem a ele.

Como a Nokia era a principal patrocinadora, acho meio óbvio que o desenvolvimento do Qt vai ser afetado, mas mesmo assim ainda tem investimento nele e não vai acabar se um dia a Nokia larga de vez.

Também estou no time dos que não gostaram das últimas decisões, tinha apostado no Qt e estava estudando o framework, cheguei até a montar materiais de treinamento. :x
O WP7 com dezenas de aparelhos, vendeu menos da metade do que o Symbian^3, que só rodava no N8 (e no E7 na Europa). Com o tanto de celulares que a Nokia lança, já era pro novo Symbian estar em todos os aparelhos dela, apesar de não chegar perto do Android e iOS, é muito, muito melhor que o Symbian atual.

Outra coisa, há quanto tempo o Meego tá sendo desenvolvido? Já era pra ter aparelhos rodando ele, mesmo que viesse com upgrades depois, com mais recursos. Não entendo o motivo de serem tão lentos…

O pior de tudo é que a RIM está no mesmo caminho: lançou a versão nova do SO deles, mas até hoje só está no BB Torch, e já lançou vários outros modelos com o SO antigo. E não mudam a estratégia, mesmo perdendo mercado…

[quote=marcosalex]A Oracle não impede que outros desenvolvam JVMs, tanto que IBM tem uma, o kaffe é outra, etc. E tem muitas JVMs pra dispositivos embarcados com suporte, sim. Só que não da Oracle, e ela não impede. Até incentivou no Java One a criação de mais delas.

O que ela não deixa é você usar o código da JVM licenciado CDDL dela, modificar e publicar aí com outra licença dizendo que é sua, como o Google fez.

Voltando ao Qt, é importante lembra que existe uma diferença de aplicações “feitas em Qt” ou que “usam Qt”. O Qt não é um framework completo ainda, nem sei se o objetivo dele é ser. Muitos dos programas citados usam Qt basicamente pra interface gráfica, mas estão longe de se restringirem a ele.

Como a Nokia era a principal patrocinadora, acho meio óbvio que o desenvolvimento do Qt vai ser afetado, mas mesmo assim ainda tem investimento nele e não vai acabar se um dia a Nokia larga de vez.

Também estou no time dos que não gostaram das últimas decisões, tinha apostado no Qt e estava estudando o framework, cheguei até a montar materiais de treinamento. :x
O WP7 com dezenas de aparelhos, vendeu menos da metade do que o Symbian^3, que só rodava no N8 (e no E7 na Europa). Com o tanto de celulares que a Nokia lança, já era pro novo Symbian estar em todos os aparelhos dela, apesar de não chegar perto do Android e iOS, é muito, muito melhor que o Symbian atual.

Outra coisa, há quanto tempo o Meego tá sendo desenvolvido? Já era pra ter aparelhos rodando ele, mesmo que viesse com upgrades depois, com mais recursos. Não entendo o motivo de serem tão lentos…

O pior de tudo é que a RIM está no mesmo caminho: lançou a versão nova do SO deles, mas até hoje só está no BB Torch, e já lançou vários outros modelos com o SO antigo. E não mudam a estratégia, mesmo perdendo mercado…

[/quote]

Só uma coisa em questão as jvms para embarcar software. A única que existe é a JME. Qualquer uma fora do escopo infringe patentes da Sun.

O Qt é um framework completo desde a época do kde 3.xx.

Todas essas aplicações que foram citadas, foram completamente desenvolvidas com o qt, como é o caso do virtualbox, e não apenas para interface gráfica. O Qt não engloba apenas widgets para UI, mas possui todo um framework completamente orientado a objetos e MVC. Todos as classes do qt utilizam implicit data sharing( para pesquisa: http://trinity.pearsoncomputing.net/docs/qt4/implicit-sharing.html ), o que dá um ganho de desempenho surreal nas suas bibliotecas.

Entre as bibliotecas do framework:

Phonon Module
QAxContainer Module
QAxServer Module
Qt Declarative Module
Qt3Support Module
QtCore Module
QtDBus module
QtDesigner Module
QtGui Module
QtHelp Module
QtMultimedia Module
QtNetwork Module
QtOpenGL Module
QtOpenVG Module
QtScript Module
QtScriptTools Module
QtSql Module
QtSvg Module
QtTest Module
QtUiTools Module
QtXml Module
QtXmlPatterns Module
WebKit in Qt

Além de ser muito bem documentado. O beta do novo SDK está disponível para download e conta com o novo qtcreator com ferramenta para refatoração de código, autocomplete bem mais robusto, e a inclusão oficial do Quick, ferramenta e framework para criação interfaces ricas( A linguagem é bem parecida com o javafx script) http://qt.nokia.com/qtquick/

Eu realmente penso que a nokia fez uma cagada enorme abrindo mão de tudo isso. Mas só vidente para ter certeza do que acontece de verdade.

[quote=aluisiodsv]
edit: É fácil falar mal da Oracle, mas na minha opinião, ela vai alavancar ainda mais o Java![/quote]

Ninguém falou mal da oracle aqui. Não seja parcial.

O tópico não tem nada haver com Oracle também.

A verdade é que faz mais 8 anos que não uso mais nada da Nokia, os celulares com caracteres rústicos que usava eram os melhores, os antigos, depois parti para um Motorola, coloridinho, bacana, durou comigo uns uns 4 anos, agora só uso Sony Ericson, ainda vou ver um smartphone, mas quero ver realmente se tem vantagem real isso, vou ficar online digitando twits em celular? estou fora, QT? usuário final nem quer saber disso.