Nfe - Nota Fiscal Eletronica

[quote=leonardoanselmo2007]Might Angel

Passo 1
Crio uma pasta dentro do projeto e coloco todas as wsdl

Passo 2
Click com o botão direito no projeto -> new -> other ->web services -> web service client e dou next

Passo 3
Localizo o wsdl que desejo e observo as configurações que estão: server : tomcat v6.0 server
Web service runtime: Apache axis2
cliente projet: o nome_do_meu_projeto

Passo 4
Finish

gerou minhas classes.

muito obrigado.
[/quote]

Bom dia Pessoal!

Estou perdidão, realizei os passos acima para o NfeStatusServico2.wsdl, deu tudo certo (eu acho), ou seja, não deu nenhum tipo de erro e surgiram dois arquivos .java (NfeStatusServico2CallbackHandler e NfeStatusServico2Stub), porém, qual o próximo passo? Eu tento compilar esses arquivos? Fiz isso mas ocorreram erros, estou fazendo errado?

Obrigado!!!

Carlos.

olá Pessoal…

estou testando a NFe 2.00 no Paraná e estou recebendo o erro 215 Falha no schema XML.

entrei em contato com uma pessoa na SEFAZ/PR e o mesmo me disse que este erro é devido ao lote que estou enviando estar indo sem o namespace xmlns=“http://www.portalfiscal.inf.br/nfe” na tag <NFe>.

eu monto o xml corretamente, com esta namespace, mas eles recebem o xml sem, como se minha aplicação estivesse retirando a tag.

estou usando o axis2 para fazer a comunicação com a receita.

alguém daqui já passou por este erro e conseguiu resolver?

o código que envio o lote é este:

[code]XMLStreamReader dad = XMLInputFactory.newInstance().createXMLStreamReader(
new StringReader(_nfeDadosMsg));

NfeRecepcao2Stub.NfeDadosMsg dadosMsg = NfeRecepcao2Stub.NfeDadosMsg.Factory.parse(dad);
    NfeRecepcao2Stub.NfeCabecMsg cabecMsg = new NfeRecepcao2Stub.NfeCabecMsg();
    cabecMsg.setCUF( COD_UF );
    cabecMsg.setVersaoDados( _versaoDados );

NfeRecepcao2Stub.NfeCabecMsgE cabecMsgE = new NfeRecepcao2Stub.NfeCabecMsgE();
    cabecMsgE.setNfeCabecMsg(cabecMsg);

NfeRecepcao2Stub stub = new NfeRecepcao2Stub();

return stub.nfeRecepcaoLote2(dadosMsg, cabecMsgE).getExtraElement().toString();[/code]

eu já testei a inutilização e a nota foi inutilizada corretamente na SEFAZ, sendo que o método que inutiliza é praticamente o mesmo que envia o lote… só mudam as informações do xml e o webservice.

se alguém puder ajudar, agradeço!

vlw

Alguem está tendo problemas em acessar o servidor de MG.

Pra mim funcionou sem problemas até ontem, hj via um servidor aqui na cidade de SP eu não consigo acessar, nem mesmo colando o endereço do WebService no Browser eu tenho acesso.

Ja através de um outro servidor no interior de SP eu acesso o endereço sem problemas.

Mas alguem está com dificuldades.

[quote=rodrigobraz]olá Pessoal…

estou testando a NFe 2.00 no Paraná e estou recebendo o erro 215 Falha no schema XML.

entrei em contato com uma pessoa na SEFAZ/PR e o mesmo me disse que este erro é devido ao lote que estou enviando estar indo sem o namespace xmlns=“http://www.portalfiscal.inf.br/nfe” na tag <NFe>.

eu monto o xml corretamente, com esta namespace, mas eles recebem o xml sem, como se minha aplicação estivesse retirando a tag.

estou usando o axis2 para fazer a comunicação com a receita.

alguém daqui já passou por este erro e conseguiu resolver?

o código que envio o lote é este:

[code]XMLStreamReader dad = XMLInputFactory.newInstance().createXMLStreamReader(
new StringReader(_nfeDadosMsg));

NfeRecepcao2Stub.NfeDadosMsg dadosMsg = NfeRecepcao2Stub.NfeDadosMsg.Factory.parse(dad);
    NfeRecepcao2Stub.NfeCabecMsg cabecMsg = new NfeRecepcao2Stub.NfeCabecMsg();
    cabecMsg.setCUF( COD_UF );
    cabecMsg.setVersaoDados( _versaoDados );

NfeRecepcao2Stub.NfeCabecMsgE cabecMsgE = new NfeRecepcao2Stub.NfeCabecMsgE();
    cabecMsgE.setNfeCabecMsg(cabecMsg);

NfeRecepcao2Stub stub = new NfeRecepcao2Stub();

return stub.nfeRecepcaoLote2(dadosMsg, cabecMsgE).getExtraElement().toString();[/code]

eu já testei a inutilização e a nota foi inutilizada corretamente na SEFAZ, sendo que o método que inutiliza é praticamente o mesmo que envia o lote… só mudam as informações do xml e o webservice.

se alguém puder ajudar, agradeço!

vlw[/quote]

estou testando aqui agora, e tb estou recebendo esse erro…conseguiu alguma coisa?
faço a mesma coisa com o SVRS e vai certinho e a porcaria do PR sempre da problema…
se eu tiver novidades eu posto aqui…

estava debudando e vi que é nesta linha

no método parse, que o xml fica sem no namespace…
mas ainda não achei como arrumar isso…
se alguém conseguir enviar nota pro PR… da uma ajuda ai…
abraco

Mesmo problema que o meu…
Verifique tambem a tag Signature, que no meu caso, também ficou sem o namespace.

Agora estou empenhado em outro projeto, mas a noite vou tentar resolver utilizando o SOAPHandler e SOAPResolver. É fácil!
Lá voce pode ter acesso a todos os dados do envelope.

Se quiser tentar antes de mim, manda retorno.

update

Detalhes: Isto só está acontecendo na nova geração (2.00) do Web Service para Recepção. Os outros todos funcionam sem problema! E Nenhum problema com a Versão 1.10.

[quote=alves.Felipe][quote=Foxlol]Pessoal, tem como eu obter as NFe’s de determinado fornecedor? O arquivo XML.

Atualmente estou em um projeto em que os fornecedores enviam (através de e-mail) os XML que eles mesmos geraram, porém o cliente não gostaria mais de depender do e-mail.

Eles já tem um sistema que interpreta o arquivo XML e salva no banco de dados (e isso não será alterado).

Há a possibilidade?

Obrigado.

[]'s[/quote]
cara… eu sei que o fornecedor é obrigado a fornecer o arquivo, mas fica a critério do fornecedor de qual vai ser a forma de disponibilizar o xml.
pode ser enviando por email, ou deixando disponível para o cara baixar de algum lugar.
aqui onde eu trabalho, nós “cobramos” os fornecedores para mandarem para um e-mail, e la roda um programinha que joga os anexos num diretório e valida os arquivos…
isso é complicado mesmo… bem que a receita poderia disponibilizar um WS para consultar esses benditos XMLs…

[/quote]

Sobre o armazenamento em bancos de dados, acho que deva haver uma grande preocupação, pois precisa-se garantir a integridade dos dados e como este armazenamento é de longo prazo, possivelmente, possa vir a ter problemas mais a frente. Estou dizendo isto por que estamos enfrentando um problema desse com um cliente, cuja migração de dados esta criando um grande problema. Mas caso tenha certeza de que não terá mudanças no decorrer da expiração da vigencia dos dados, então continue…

Sucesso!

edit

O problema é que o sistema anterior gravava em BD e mesmo o proprio sistema, depois de passados dois anos, não recupera os dados de forma que a assinatura fica inválida… algo ocorreu e não estava previsto… diversas hipoteses foram lançadas e por enquanto uma delas fora constatada e deve haver mais: a nota foi gerada em UTF-8 e armazenada em Latin. Legal né??? E aos criticos de plantão: não venham com essa que foi falha do programador! A falha pode ter sido de Projeto pois ao que parece este modulo foi adicionado depois, mas foi utilizado metodos anteriores para armazenar… Pode ter sido falta de comunicação e controle do desenvolvimento, pois ao que parece, inclusive, foram programadores diferentes, pelos diferentes estilos de codificação e documentação… etc. Culpar o programador num dá nessa hora né!!!

[quote=alves.Felipe]estava debudando e vi que é nesta linha

no método parse, que o xml fica sem no namespace…
mas ainda não achei como arrumar isso…
se alguém conseguir enviar nota pro PR… da uma ajuda ai…
abraco[/quote]

Bom dia Felipe…

No meu caso, o problema era somente a versão do Xalan que ao fazer o parser ficava assim:

<nfeCabecMsg xmlns="{NS_WS_DA_SUA_UF}">
<enviNFe xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="2.00">
<idLote>000001</idLote>
<NFe> //foi removido aqui o xmlns
    <infNFe Id="NFe23110109146962000128550010000001001000001009" versao="2.00">

O que fiz foi apenas adicionar no class path a ultima versao do Xalan para a versao 2.7.1, pois há relatos que existe um BUG na versão que vem com o JDK 1.6. Com ou sem BUG (mas parece que sim) a verdade é que resolveu.

Minha implementação é a seguinte e está tudo 100% na nova geração dos WS da Sefaz.

//local do arquivo de lote de envio (faço assim pois o sistema é independente da construção do xml)
  File file = new File("*-nfe.xml"); 

//fazer a conversao de stream para Document
  DOMResult domResult = new DOMResult(); 
  TransformerFactory transformerFactory = TransformerFactory.newInstance();
  Transformer transformer = transformerFactory.newTransformer();
  transformer.transform(new StreamSource(file), domResult);
  DocumentImpl documentImpl = (DocumentImpl) domResult.getNode();

//adicionar os dados em nfeDadosMsg - neste caso nfeDadosMsg é uma variavel do tipo SOAPBodyElement
  SOAPElement soapElement = SOAPFactory.newInstance().createElement(documentImpl.getDocumentElement()); 
  nfeDadosMsg.addChildElement(soapElement); 

t+

Estou tentando valida meu xml com a classe que foi apresentada aqui.

Estou usando o leiauteNFe_v2.00.xsd para validar um xml da NFe 2.0 mas esta me gerando o seguinte erro:

java.lang.Exception: src-resolve: Cannot resolve the name 'TCodUfIBGE' to a(n) 'type definition' component.
	at negocio.XMLXSDValidate.validate(XMLXSDValidate.java:77)
	at negocio.XMLXSDValidate.main(XMLXSDValidate.java:103)

Na verdade ele esta dando erro sempre que é referenciado um tipo type no arquivo leiauteNFe_v2.00.xsd
Exemplo:

<xs:element name="cUF" type="TCodUfIBGE">
.....

<xs:restriction base="TString">
.......

<xs:element name="mod" type="TMod">

Estou usando o xsd errado?

Obs: testei agora com o enviNFe_v2.00.xsd também não rolou…

[quote=AGAraujo]

Bom dia Felipe…

No meu caso, o problema era somente a versão do Xalan que ao fazer o parser ficava assim:

O que fiz foi apenas adicionar no class path a ultima versao do Xalan para a versao 2.7.1, pois há relatos que existe um BUG na versão que vem com o JDK 1.6. Com ou sem BUG (mas parece que sim) a verdade é que resolveu.

//local do arquivo de lote de envio (faço assim pois o sistema é independente da construção do xml)

//adicionar os dados em nfeDadosMsg - neste caso nfeDadosMsg é uma variavel do tipo SOAPBodyElement
  SOAPElement soapElement = SOAPFactory.newInstance().createElement(documentImpl.getDocumentElement()); 

t+[/quote]

Fala AGAraujo… td certo!?
Então…usei o se exemplo para fazer o meu… mas ficou meio estranho, quando crio o meu elemento (soapElement ) ele não fica com o xml inteiro… fica só com a declaração do infNFe…
segue como fica o meu envelope:

e reparou que ficou com 2 namespace o envNFe…?!
segue meu código para vc dar uma sugestão…

MessageFactory messageFactory = MessageFactory.newInstance();
			  SOAPMessage message = messageFactory.createMessage();

SOAPPart soapPart = message.getSOAPPart();
			  SOAPEnvelope envelope = soapPart.getEnvelope();
			  SOAPBody body = envelope.getBody();
			  SOAPHeader head = envelope.getHeader();

SOAPElement headElement = head.addChildElement(envelope.createName("nfeCabecMsg","ns1","http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NFeRecepcao2"));
			  headElement.addChildElement("cUF", "ns1").addTextNode("41");
			  headElement.addChildElement("versaoDados", "ns1").addTextNode("2.00");

body.addChildElement(soapElement);

message.saveChanges();

valeo pela ajuda…
abraco

[quote=alves.Felipe][quote=AGAraujo]

Bom dia Felipe…

t+[/quote]

Fala AGAraujo… td certo!?
Então…usei o se exemplo para fazer o meu… mas ficou meio estranho, quando crio o meu elemento (soapElement ) ele não fica com o xml inteiro… fica só com a declaração do infNFe…
segue como fica o meu envelope:

e reparou que ficou com 2 namespace o envNFe…?!
segue meu código para vc dar uma sugestão…

MessageFactory messageFactory = MessageFactory.newInstance();
			  SOAPMessage message = messageFactory.createMessage();

SOAPPart soapPart = message.getSOAPPart();
			  SOAPEnvelope envelope = soapPart.getEnvelope();
			  SOAPBody body = envelope.getBody();
			  SOAPHeader head = envelope.getHeader();

SOAPElement headElement = head.addChildElement(envelope.createName("nfeCabecMsg","ns1","http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NFeRecepcao2"));
			  headElement.addChildElement("cUF", "ns1").addTextNode("41");
			  headElement.addChildElement("versaoDados", "ns1").addTextNode("2.00");

body.addChildElement(soapElement);

message.saveChanges();

valeo pela ajuda…
abraco
[/quote]

Aparentemente está tudo ok em termos de implementação… vale lembrar que este exemplo que te passei eu uso JAXB/JWS e pelo que vi vc esta usando DOM/AXIS, estou certo??
Bom, se for isto, eu li algo sobre isto e talvez eu tenha a solução em casa… vou verificar e posto amanhã.
Mesmo assim veja que no me caso eu implementei diferente de você… no seu caso você implementou o body sem criar o nfeDadosMsg. Isto muda muita coisa, pois você estará considerando este elemento manipulável durante a transformação e isto pode ser um problema quando se trata dos níveis do DOM…
Se for agir assim precisa verificar o mapeamento correto, incluindo este como parte dos seu dados a serem enviados. Entendeu??

No meu caso o meu fica assim:

//construindo o nfeDadosMsg
  SOAPBodyElement nfeDadosMsg = body.addBodyElement(new QName(schemaTargetNamespace, "nfeDadosMsg", XMLConstants.DEFAULT_NS_PREFIX));

//fazendo o unmarshaller
  JAXBContext jaxbContext = JAXBContext.newInstance("br.inf.portalfiscal.nfe");
  Unmarshaller unmarshaller = jaxbContext.createUnmarshaller();
  JAXBElement jaxbElement = (JAXBElement) unmarshaller.unmarshal(file);

//convertendo em elemento DOM
  transformer.setOutputProperty(OutputKeys.OMIT_XML_DECLARATION, "yes");
  transformer.transform(new JAXBSource(jaxbContext, jaxbElement), domResult);

//

[quote=Jose111]Na verdade ele esta dando erro sempre que é referenciado um tipo type no arquivo leiauteNFe_v2.00.xsd
Exemplo:

.....

.......

Obs: testei agora com o enviNFe_v2.00.xsd também não rolou…[/quote]

Voce esta importando o restantes dos esquemas???
Ao que parece o erro é pq ele não consegue importar o Type para o schema.

Oi pessoal,

Tem alguém aí que fez Envio de Lote da NF -e 2.0 com jax-ws?

A minha dúvida éo que passar para o método

NfeDadosMsg nfeDadosMsg = new NfeDadosMsg();
nfeDadosMsg.getContent().add(parametro);

Se eu passo uma String dá erro, também não aceita um objeto TNFe…

Obrigada.

[quote=AGAraujo]

Aparentemente está tudo ok em termos de implementação… vale lembrar que este exemplo que te passei eu uso JAXB/JWS e pelo que vi vc esta usando DOM/AXIS, estou certo??
Bom, se for isto, eu li algo sobre isto e talvez eu tenha a solução em casa… vou verificar e posto amanhã.
Mesmo assim veja que no me caso eu implementei diferente de você… no seu caso você implementou o body sem criar o nfeDadosMsg. Isto muda muita coisa, pois você estará considerando este elemento manipulável durante a transformação e isto pode ser um problema quando se trata dos níveis do DOM…
Se for agir assim precisa verificar o mapeamento correto, incluindo este como parte dos seu dados a serem enviados. Entendeu??

No meu caso o meu fica assim:

[code]
//construindo o nfeDadosMsg
SOAPBodyElement nfeDadosMsg = body.addBodyElement(new QName(schemaTargetNamespace, “nfeDadosMsg”, XMLConstants.DEFAULT_NS_PREFIX));

//fazendo o unmarshaller
JAXBContext jaxbContext = JAXBContext.newInstance(“br.inf.portalfiscal.nfe”);
Unmarshaller unmarshaller = jaxbContext.createUnmarshaller();
JAXBElement jaxbElement = (JAXBElement) unmarshaller.unmarshal(file);

//convertendo em elemento DOM
transformer.setOutputProperty(OutputKeys.OMIT_XML_DECLARATION, “yes”);
transformer.transform(new JAXBSource(jaxbContext, jaxbElement), domResult);

//
[/code][/quote]

então… eu não estou usando o JAXB, vou tentar usar hj…
valeo pela força…

[quote=AGAraujo][quote=Jose111]Na verdade ele esta dando erro sempre que é referenciado um tipo type no arquivo leiauteNFe_v2.00.xsd
Exemplo:

.....

.......

Obs: testei agora com o enviNFe_v2.00.xsd também não rolou…[/quote]

Voce esta importando o restantes dos esquemas???
Ao que parece o erro é pq ele não consegue importar o Type para o schema.[/quote]

Entendi, achei o xsd que contem os tipos agora não consigo como setar no exemplo que estou usando.

Pessoal estou tendo problema com Axis2 com netbeans. Nao consigo achar uma solucao. Ja coloquei todos os jars do Axis2 na biblioteca do projeto, ja tentei mudar de versao do Axis2 mas o erro persiste. Alguem ja passou por este problema. Desde já agradeço a todos pelas excelentes dicas postadas neste forum.

Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/axis2/databinding/ADBBean
at java.lang.ClassLoader.defineClass1(Native Method)
at java.lang.ClassLoader.defineClassCond(ClassLoader.java:632)
at java.lang.ClassLoader.defineClass(ClassLoader.java:616)
at java.security.SecureClassLoader.defineClass(SecureClassLoader.java:141)
at java.net.URLClassLoader.defineClass(URLClassLoader.java:283)
at java.net.URLClassLoader.access$000(URLClassLoader.java:58)
at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:197)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:190)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:307)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:301)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:248)
at publico.NF_e.Status_Servico(NF_e.java:147)
at auge.aug351.bstatus_servicoActionPerformed(aug351.java:306)
at auge.aug351.access$200(aug351.java:20)
at auge.aug351$4.actionPerformed(aug351.java:133)
at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(AbstractButton.java:1995)
at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(AbstractButton.java:2318)
at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(DefaultButtonModel.java:387)
at javax.swing.JToggleButton$ToggleButtonModel.setPressed(JToggleButton.java:291)
at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(BasicButtonListener.java:236)
at java.awt.Component.processMouseEvent(Component.java:6267)
at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(JComponent.java:3267)
at java.awt.Component.processEvent(Component.java:6032)
at java.awt.Container.processEvent(Container.java:2041)
at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Component.java:4630)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2099)
at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:4460)
at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Container.java:4577)
at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Container.java:4238)
at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Container.java:4168)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2085)
at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Window.java:2478)
at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:4460)
at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:599)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(EventDispatchThread.java:269)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(EventDispatchThread.java:184)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:174)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:169)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:161)
at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:122)
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.axis2.databinding.ADBBean
at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:202)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:190)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:307)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:301)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:248)
… 41 more

[quote=Lita]Oi pessoal,

Tem alguém aí que fez Envio de Lote da NF -e 2.0 com jax-ws?

A minha dúvida éo que passar para o método

NfeDadosMsg nfeDadosMsg = new NfeDadosMsg();
nfeDadosMsg.getContent().add(parametro);

Se eu passo uma String dá erro, também não aceita um objeto TNFe…

Obrigada. [/quote]

o que pode ser adicionado é somente:

• string, sendo que esta não poderá conter caracteres que identifiquem tags xml, caso o faça sua string será codificada;
  • jaxelement ou rootelement, neste caso o que for adicionado precisa participar do contexto principal, no caso do pacote que está o NfeDadosMsg diretamente ou por referencia @XmlElementRef
  • element, do DOM.

Alguém tá conseguindo consultar a situação das notas (nfeRetRecepcao2) no ambiente de Homologação do Paraná na versão 2.00? Pra mim da falha no schema XML, mas quando mando pra Santa Catarina ou Rio Grande do Sul funciona beleza. Alguém já teve algum problema parecido? Abraço.

vc precisa usar a lib Xalan, e nesse post tem um código de exemplo… http://www.guj.com.br/java/212631-nfe-20/2#1200199