Netbeans (vixe, todo mundo vai sair correndo)

Olá pessoal,

preciso de ajuda com o Netbeans 6.0…

1. Num form sempre que estou colocando os itens (TextField, label etc… ) acontece de ficar mudando os outros de lugar, como se criasse uma tabulação automatica… dai vira a peste…?

2. Como fazer para desabilitar o botao que maximiza a tela… (isso porque sempre que uma tela ta pronto eu maximizar vai movimentar todos os itens desta tela)

3. Sempre que estou renomeando os componentes o Netbeans fica lento… ai tenho que pacientemente fechar e abrir de novo…

Se puder me ajudem … obrigado a todos

1. Num form sempre que estou colocando os itens (TextField, label etc… ) acontece de ficar mudando os outros de lugar, como se criasse uma tabulação automatica… dai vira a peste…?

seta o layout para null
isso resolve o problema 2 tambem dai…

to precisando de ajuda aqui meu povo

ce ta falando em propriedades?

Vamo lá pessoal alguem me ajuda ai …

se vc resolvesse se virar e procurar alguma propriedade que pelo nome vc possa imaginar q seja isso (sim, o nome é bem sujestivo para fazer isso q vc quer, só esta em ingles mais eu q sei quase nada de ingles achei sozinho)… com certeza ja teria achado…

ao inves de ficar dando up ai de 10 em 10 minutos…

o maluco a sua conversa idiota pouco ajudou… se nao pode ajudar fi da peste entao va se fuder ou coisa pior do que isso e nao fica ai querendo da lição de moral… disgraça da peste…

parcon, leia as regras do fórum.

se alguem tem uma resposta que realmente ajude e que nao seja tao idiota quanto a desse otario abandonado…
eu agradaço…

e desde ja peço desculpas a todos…

Favor escrever com português legível !!!

Pergunta 1:
Você deveria dar uma olhada nos vários tipos de layouts, varia muito de aplicação pra aplicação. Eu pessoalmente utilizo muito o GridBag, pois tenho um controle total de posição e tamanho dos componentes.

Pergunta 2,
SEUFRAME.setResizable( false );

Pergunta 3:
Estranho

Observação:
Vamos se respeitar.

obrigado…

a resposta para o problema 2… cria uma codição da tela ficar totalmente maximizada na horizontal

Não, esse método deixa o frame sem a possibilidade de ter seu tamanho modificado pelo usuário.

tem

acabei de refazer o procedimento e é isso
é na primeira vez o netbaens fez uma coisa meio louca aqui

e o problema nº 1 tem alguma resposta?

Já te responderam. Aprenda a usar o GridBagLayout, BorderLayout ou FlowLayout. Conheça o MigLayout.

No Netbeans, também preste atenção em onde vc está ancorando seus componentes. Você tem que olhar o texto na parte de cima, que ele diz isso. Dependendo de onde vc ancore, modificações na tela irão se tornar um inferno.

Via de regra, sempre projete suas telas com os layouts corretos. Isso tem a vantagem de deixa-la multi-plataforma, multi-looknfeel e redimensionável.

Aumenta a memória da máquina…

Olá!

Dê uma estudada em gerenciadores de leiaute. Em Swing, as coisas são um pouco diferentes do VB e do Delphi. :wink:

Pelo que entendi, você está usando o editor de GUIs do Netbeans. Pois bem, nesse caso, basta ir ao painel de propriedades do JFrame, e desmarcar a caixa de seleção ao lado da propriedade resizable. Acabei de testar e fez bem o que você queria amigo! :smiley:

Tente instalar a última versão estável do netbeans. Se você já fez isso, então talvez seja melhor usar o netbeans em um pc parrudo o suficiente pra usá-lo (eu fiz isso e deu certo!).

:arrow: Respeito é algo importantíssimo! :!:

esta resposta é para: ViniGodoy

rapaz se eu quizesse perder um tempão pra aprender o que busco aqui sozinho… nao teria perguntado nada

algumas respostas nao tem nada de obvio… vc falou nomes que nao consigo enxegar aqui na paleta de propriedade do form no Netbeans…

se vc me perguntar como fazer para que colocar um radionbutton na condição de selecionado e te daria a seguente resposta…

vai na propriedade do componente e marca selected…

madaria a imagem se soubesse como heheh

minha maquina tem 2gb ddr2 ore 2 duo 2.xx placa asus
etc…

mais valeu pela dica de leitura

[quote=parcon]esta resposta é para: ViniGodoy
rapaz se eu quizesse perder um tempão pra aprender o que busco aqui sozinho… nao teria perguntado nada
[/quote]

Então, o que você espera? Se você não quer aprender o jeito certo, continue se ferrando com o jeito errado. Simples assim. Aqueles nomes são o que você precisa procurar no google.

Agora, não espere que alguém vá até a sua casa e te explique passo-a-passo como fazer. Nem que ninguém monte um site com tutoriais, figurinhas e uma apostila, só para resolver o seu problema.

Os gerenciadores de layout do Swing não tem nada de óbvio. Não basta clicar numa propriedade e pronto. Agora, depois que você aprende a usa-los são uma grande mão na roda.

Larga mão de ser preguiçoso, começa a estudar e deixa de ser escravo da sua IDE.

Acho que o primeiro passo antes de fazer uma interface gráfica, é aprender como o swing (que você está usando) funciona… Soa até meio óbvio, não acha? Sei lá… antes de usar um carro, costuma-se a aprender a dirigir… e não sair puxando tudo que é alavanca.