.net é mais produtivo?

[quote=jprogrammer]Mas vejo pessoas altamente qualificadas que tem posicoes inferiores aos de pessoas “menos qualificadas”.
[/quote]
Mais qualificadas em que? Em tecnologia, em desenvolver, arquiteturar software? Se você sabe um porrada de conceitos e tecnologia, quer dizer que você tem boa memória. Isso não é inteligência.

Discoro. Quem se dá melhor é quem tem bom senso e sensibilidade, saber o que fazer, quando fazer e para quem fazer. Vide Bill Gates, por pior que seja o produto que vende, ele sabe como vender.

Lucy in the Sky with Diamonds(Um alucinógeno)

Ps: Por que será que o Phillip colocou a foto de um monte de menininhas? :smiley:

Isso que o tio bill tem é inteligencia emocional.
O cara tem sensibilidade…

Quando falo revolta quer dizer que eu não vou sair aí gritando e esperniando… :lol:

Mas é verdade todo mundo mete o pau mas o cara é fo…
Mas tem um monte de gente vendendo produto podre.
Quem vende produto bom tem que rebolar muito para chegar quem vende coisa ruim.

O Sun passou por vários apuros financeiros.
A IBM está apelando para os serviços para se manter em pé.
A oracle está bem… ( O produto é bom)
As distribuidoras linux (Suse, Conectiva, Red Hat) eu acho que estão bem também, não sei .

Tem muita coisa boa também que ganha dinheiro…

[quote=Thiago Senna][quote=jprogrammer][quote=‘jprogrammer’]
Enquanto vcs riem da cria dele o mesmo deve estar em dos seus hiates…
[/quote]

É isso que me revolta…
Quem ganha dinheiro não é inteligente é esperto…
[/quote]

Isso… os espertos pegam os inteligentes para pensar pra ele!!! :smiley: :smiley: [/quote]

Pra quem não sabe o Silvio Santos em menos de três meses sendo camelô já tinha 5 caras trabalhando pra ele… :smiley:

obs: iate é sem h… :shock:

É por isso que eu não saio disso…
:oops:
Não estudei virei programador…

[quote=jprogrammer]Depende de como vc desenvolve.
Com se fala em .NET já vem na cabeça:
Arrastar-pra-cá e Arrastar-prá-lá.

O que não é verdade.
Tem HttpModule, HttpHandlers que tem funcionalidades dos Servltes e vc pode muito bem ter um padrão MVC aí sem problemas.

Agora se vc tem uma necessidade rápida e arquitetura é um mero detalhe vc pode usar os WebForms ond vc arrasta componentes e faz tudo.
Pode se criar ainda componentes customizados…

O preço dos programadores varia tb.
Tem prog VB6 que granha 7000 e tem prog java que ganha 1000.
Varia o conhecimento e a competencia.
[/quote]

Ha mais ou menos 8 meses atras eu trabalhava numa empresa que iniciou um projeto em Dot Net. Por forca de decisoes superiores os sistemas novos seriam feito com o VS. Eu sai da empresa um pouco depois de tocarem essa idéia adiante. Acabei conhecendo toda equipe que foi formada para tocar o projeto considerado de grande porte. Estes tempos um deles tava de aniversario e me convidaram pra ir comer uma pizza com todos. No meio do rango o “arquiteto” do projeto puxou um papo sobre o assunto. O papo rolou e eu queria saber como andava o projeto.

Parece brincadeira, mas é a realidade de um projeto de grande porte, equipe com uns 10 desevolvedores e que ja ta a ± um ano de desenvolvimento e ainda vai mais uns 2.
A quantidade de acesso cai crescer de forma exponencial comforme o sistema for entrando no ar.

Se os caras nao sabem nem o que é persistencia imaginem MVC, padroes, etc. E olha que esse cara que eu conversei tem 4 anos de .net

]['s

Esse é o grande problema.
Papo sério.
Nem é tanto a tecnologia, mas sim a cultura cultivada pela comunidade usuária.
O .NET não é a 8 maravilha do mundo, mas .NET tem muito pontencial, mas a comunidade (não que não existam profissionais capazes) não usufrui ou se desenvolve como Java.
O poder do Java são as pessoas que foram moldando a tecnologia.

O Java em 1999 era uma merdinha de fazer applets e veja hoje o seu poder.

[quote=jprogrammer]Esse é o grande problema.
Papo sério.
Nem é tanto a tecnologia, mas sim a cultura cultivada pela comunidade usuária.
O .NET não é a 8 maravilha do mundo, mas .NET tem muito pontencial, mas a comunidade (não que não existam profissionais capazes) não usufrui ou se desenvolve como Java.[/quote]

Sim. Mas isso nao vai mudar. O povo do .net em sua maioria é descendente do VB e legado M$. Eles ja vem com o next next finish na cabeca. Alguem ja encontrou um antigo desenvolvedor C usando .net hoje? Pode até existir, mas é a minoria.

[quote=jprogrammer]O poder do Java são as pessoas que foram moldando a tecnologia.

O Java em 1999 era uma merdinha de fazer applets e veja hoje o seu poder.
[/quote]

Esse é um outro problema o .net depende da vontade da MS, o Java nao ele depende do povo que o rodeia. Falando com o gerente de projetos da empresa da historinha ali em cima eu fiz a seguinte pergunta pra ele. Qual foi a ultima atualizacao do VS. Ele me disse olha até hoje nao recebemos nada. Isso faz mais de ano e olha que eles sao parceiros da MS.

]['s

É verdade !
O problema de ser proprietário é esse.
Vc depende da empresa…
E a M$ não tá nada a fim…

[quote=jprogrammer]É verdade !
O problema de ser proprietário é esse.
Vc depende da empresa…
E a M$ não tá nada a fim…[/quote]
Não acho que esse seja o maior problema nos sistemas proprietários.

Vejo como principal desvantagem a descontinuação dos produtos.

Faz 6 anos que eu conheco java, e a essencia dele continua igual, e nesses 6 anos ele evoluiu muuuuito.

Em 6 anos a Microsoft já criou um monte de produtos, padrões, e descontinuou todas elas para criar novas e principalmente, poder vender as novas. Hoje é .NET, amanha o .NET vai estar completamente ultrapassado e eles vão inventar uma coisa nova com um nome comercial e dizer que isso é o futuro e um monte de gente vai lá comprar.

Com o Java, eu sei que enquanto a SUN, e enquanto seus apoiadores, e a comunidade puder, ele vai durar, ele vai estar moderno.

Com o .NET, pode ter certeza, quando as vendas começarem a cair a MS vai inventar uma coisa nova, com um nome novo, com uma campanha publicitária nova, dizendo que o que passou passou!!

É verdade esse lance de descontinuação:
No início do .NET tinha uma noticia que falava que os programadores VB6 iriam processar a M$ por muda-lo completamente.
:lol:

Não sei já existe ou vão lançar um tal de whidbey.
Pela proposta vc não coloca uma linha de código.
Como se todo mundo fizesse o mesmo sistema… :lol:

A questão de custo x produtividade x qualidade é complicada, ainda mais no Brasil, onde é dificil achar gerentes que saibam o significado de ROI e por que ele é mais importante que o custo da ferramenta.

O preço de um software tem que ser calculado em cima do custo total dele, isso inclui software, hardware, mão-de-obra e fatores de custo não-palpaveis como prejuizo por atraso ou perda de vendas devido a bugs/deficiências.

Se você verificar quanto custa o software, linux + web sphere custa por cpu quase a mesma coisa que .net + windows 2003. As IDEs na maioria tem preços muito parecidos.

Então isso significa que não tem diferença de preço entre java e .net? Para a plataforma, é muito pequeno o custo por MIPS (ou TPS se preferir).

O custo maior vem na hora de produzir o software. Lembre que a 10mil/mes por posto de trabalho, um atraso de 3 meses com uma equipe de 10 pessoas vai custar 300mil, suficiente para comprar muitas licensas do seu SO/AS predileto.

Para projetos grandes, com necessidade de alta performance/escalabidade, .net vai custar muito mais caro, já que mão-de-obra qualificada é muito mais escassa. Conheço muita gente boa com java capaz de produzir sistemas de alta performance e escalabilidade. Com vb/.net, a maioria que eu conheço vai fazer o projeto afundar quando começarem os testes de carga.

E tem o custo da manutenção, todos estão carecas de saber que ferramentas RAD são um desastre para manutenção, e bons profissionais não-RAD para .net são mosca brancas.

Esqueci de comentar sobre o fato que por java ser uma tecnologia mais madura, ela permite que estimativas de custos, tempo e risco sejam muito mais precisas que com .net.

produtividade não é linguagem, e sim ferramentas.
vc pode não saber nada de assembly, tendo uma ideizinha boa, vc
é capaz de programar sem saber absolutamente nada da linguagem.
O .net tem amarrado o visual studio .net, que sem ele, a produtividade cai, o web matrix é uma $%$&$ , só são 4mb aproximadamente.
Então quem sai perdendo aí é o desenvolvedor, que terá seu salário dividido pela licença da ide.
Em java, você pode ter uma grande produtividade utilizando ferramentas
free, e sendo capaz de aprimorar essas ferramentas ,( como no eclipse ,
desenvolvendo plugins) e isso quem ganha ? A sun ou você ? Logico
que você!!!
Faça o seguinte, desenvolva um sistema complexo em java e em .net.
e verifique quem será mais produtivo.
PS: Tenho diversos colegas que estão tendo que se matar pra aprender
j2ee, pq vieram de .net. Duvido que isso aconteça inversamente.

E ainda tem o fato de algumas empresas torrarem uma grana preta com hard desnecessário(muitas vezes superestimado), e depois serem forçadas a economizar na grana com desenvolvimento…

Muitos dos problemas dos desenvolvedores de sistemas .Not é que a filosofia da empresa deles é Wintel, logo…

Pouco tempo atrás eu ouvi a pérola:“Vou comprar um Prescott, muito mais rápido e que esquenta menos do que um AMD64…”
O cara era desenvolvedor .Not há anos… e falava sem pestanejar:
“Linux não é amigável”, e “Se a AMD não tem grana para investir em propaganda, por q confiar nela?”…essas pérolas… :roll:

[quote=wandersonxs][quote=jprogrammer]Depende de como vc desenvolve.
Tem prog VB6 que granha 7000 e tem prog java que ganha 1000.
Varia o conhecimento e a competencia.
[/quote]
Aí acho q vc viajou!!! :mrgreen: Pode ser um analista de sistemas que conhece bem a área de negócio em que atua e também sabe programar em ferramentas M$. Daí até acredito que ganhe 7000 :thumbup: trabalhando com ferramentas microsoft (olha que tb trabalho com ferramentas M$), fora isto sem possibilidade :thumbdown: . Este é o dilema da própria M$, mão de obra barata e rápida. :thumbdown:
[/quote]

Não diria “sem possibilidade”. Nosso mercado de trabalho é muito louco. Você encontra pessoas com experiência equivalente ganhando salários completamente diferentes, as vezes na mesma empresa. Se você trabalha como PJ, tudo depende da sua negociação. Se você é CLT, ainda entra dentro de um plano de cargos e salário da empresa.

Eu já trabalhei em um projeto onde os consultores eram PJ e tinha gente ganhando desde R$ 27/hora até R$ 80/hora, desempenhando as mesmas atividades.

Por conta dessas e outras que já vi por aí, não duvido mais de nada!
:shock:

[]'s
Marco Campêlo

Você é responsável por tomadas de decisão em sua empresa em relação a tecnologia?

Você escolhe determinado produto/tecnologia apenas porque é gratuito?

Ou você está preocupado com a qualidade?

[]'s
Marco Campêlo

Eu penso exatamente o contrario. Ferramentas influenciam pouco na produtividade. :!: :!:

Se analisamos produtividade por dois indices; localmente, horas/requisito e globalmente horas/requisito/requisitos_por_projeto vamos ver dois padrões e valores bem diferentes para .NET e java.

Enquanto a analise local vai mostrar .NET como sendo muito mais produtivo, a segunda vai mostrar que java apesar de começar perdendo, para projetos maiores acaba sendo mais produtivo, ou seja, escala melhor de acordo com o número de requisitos.

A analise que vai te dizer quanto um projeto vai custar é a segunda, então isso significa que falar de produtividade sem parâmetros de tamanho é balela.

Quais fatores influenciam a produtividade? No escopo local, ferramentas; no escopo global, metodologia, boas práticas e qualificação da equipe.

Em resumo, enquanto ferramentas RAD barateiam um projeto, ter uma metodologia bem afinada (seja ela qual for) e gente compentente é oque viabiliza o projeto, ou faz ele afundar.

[quote=louds]Quais fatores influenciam a produtividade? No escopo local, ferramentas; no escopo global, metodologia, boas práticas e qualificação da equipe.
[/quote]
não falei apenas em RAD, quando me referi a ferramentas.
uma metodologia bem aceita e projetada na equipe sem dúvida alguma
é algo que aumenta a produção, assim como as RADS Também.
tudo forma um conjunto.

Pense numa fábrica de automóveis.
Mesmo que exista uma metodologia, boas práticas, qualificação. … etc…
se não existirem ferramentas, como máquinas que carregam a carroceria,
e outras que facilitam a vida dessas pessoas(produtoras), a produção será baixa.

Com o desenvolvimento de softwares tb. Se não houver ferramentas( modelos, padrões, ides, builds, relacionamento e entusiasmo da equipe, e uma cacetada de coisas que podem ser chamadas ferramentas.) , bem definidos, com certeza a produção aumenta.

Mas o tópico pergunta se .NET é mais produtivo?
entao eu retorno a dizer que não é a linguagem que determina a produtividade, e sim as ferramentas ( não somente as RADs ).

Para quem duvida ainda no valor que eu coloquei veja o painel de vagas do APINFO do dia 13
Tem uma vaga ASP com 1 ano de experiência:
3.500 pj.
Agora se 1 ano é 3500 quem tem 5 nao pode ganhar 7000.

[quote=jprogrammer]Para quem duvida ainda no valor que eu coloquei veja o painel de vagas do APINFO do dia 13
Tem uma vaga ASP com 1 ano de experiência:
3.500 pj.
Agora se 1 ano é 3500 quem tem 5 nao pode ganhar 7000.
[/quote]
esse lance de experiencia tb é relativo, conheco muita gente
que tem mais de 3 anos e so sabe fazer CTRL + C, e CTRL + V.
e ainda é considerado produtivo. rsrsrsr