Não consigo estágio na área de TI

Boa noite! a todos

Meu nome é Renato, tenho 24 anos, sou estudando do curso de Sistemas de Informação do 3º ano. Já possuo um ótimo conhecimento em programação orientada á objetos principalmente na linguagem Java que é uma linguagem que eu particularmente adoro, banco de dados com MySQL, Oracle, Postgres, Firebird, ferramentas ORM Hibernate e entre outras tecnologias.

Gostaria de saber de vocês se já passaram ou estão passando por esse mesmo tipo de problema que eu estou tendo em conseguir uma oportunidade em TI, pois a maioria das vagas de estágio que vejo pedem um conhecimento totalmente avançado e até experiência profissional para pagar uma mixaria. Engraçado né? se eu tivesse experiência profissional na área é óbvio que não trabalharia com estagiário parece até piada.

Sinceramente acho um desaforo com as empresas que fazerem este tipo de coisa com as pessoas que estão querendo ingressar em uma carreira de TI, pois canso de ver reportagens falando que o mercado de TI sofre com a falta de mão de obra. Isso eu acho uma cara de pau tremenda um diretor de uma empresa falar esse tipo de coisa, se tivesse precisando de mão de obra mesmo concerteza iriam buscar profissionais nas universidades, na minha sala mesmo 90% dos alunos não atuam na área e isso vem me deixando cada vez mais desanimado, pois o que está parecendo é que a carreira em TI não passa nada mais de uma ilusão, só espero que meu diploma não se torne um elefante branco na parece da minha casa, recentemente fiz também um treinamento Java pela Globalcode que achei ótimo me agregou muito aprendizado, mas mesmo buscando conhecimento além da faculdade não consigo estágio.

Atenção empresas as universidades estão lotadas…rs

Desculpe a todos pelo texto, é que eu quis expressar a minha indignação, peço a vocês uma orientação do que preciso fazer.

Desde já agradeço.

1 curtida

Qual cidade/universidade/região ?

Uma dica pra vc: procure freelancers. Faça algum sistema ou site para algum comércio, empresa, ou mesmo uma ONG. Assim vc ganhará experiência, e isso já fará seu currículo se destacar de alguma forma. Não espere uma empresa te chamar para trabalhar, procure algo para fazer por conta própria.

Agora o que eu penso sobre o mercado de TI é que há muitas vagas sim, porém é ilusão mesmo achar que há vaga para todo mundo e agora. Isso em nenhuma área há, e todos esses estudantes são concorrentes disputando as escassas vagas de estágio. E o que eles querem é o cara com conhecimentos avançados mesmo. Quando vc chegar lá verá que a faculdade lhe ensinou muito mas ficou muita coisa faltando. Conforme vc pesquisa as vagas, procure perceber quais tecnologias (bibliotecas, frameworks, APIs Java EE, etc.) o mercado mais pede. Conhecimentos em Hibernate, Spring, JSF/JSP e outros, praticamente estão atrelados ao “saber Java” em si. Procure aprendê-los e aplicá-los em seus projetos.

MarkKnopfler, muito obrigado pela dica o jeito mesmo é o partir para o trabalho Freelancer porque se eu for depender de estágio eu to na roça e tem outro detalhe também que tenho reparado eles preferem também quando a pessoa é indicada por alguém te mais essa.

Orocildo eu sou de São Paulo, capital por incrivel que pareça.

Valeu ae!

1 curtida

[quote=MadeInJava]MarkKnopfler, muito obrigado pela dica o jeito mesmo é o partir para o trabalho Freelancer porque se eu for depender de estágio eu to na roça e tem outro detalhe também que tenho reparado eles preferem também quando a pessoa é indicada por alguém te mais essa.

Orocildo eu sou de São Paulo, capital por incrivel que pareça.

Valeu ae!

[/quote]

Ola,

Entao, eu acho uma sacanagem empresas que procurar estagiarios que saibam um monte de coisas e as vezes ate experiencia. Esse eh um problema que esta ficando cada vez comum, eu acredito pela popularizacao da area de informatica. Antigamente (tipo 15 anos atras) era muito facil arrumar estagio, nao eram bem pagos, mas mesmo assim eles nao exigiam nenhuma experiencia, a unica coisa exigida era estar cursando alguma faculdade de informatica (Ciencia da Computacao, Processamento de Dados, Analise de sitemas e etc). Quando eu comecei tinha uma experiencia pequena em Clipper e C e comecei com um salario de mais ou menos 500 reais, mais dinheiro do busao. :slight_smile:
Eu consegui estagio pelo CIEE ( http://www.ciee.org.br/portal/index.asp)

Nao desanime!!!

Uma dica que eu deixo eh: Continue procurando, arrisque enviar curriculos para diversas vagas mesmo que vc achem que vc nao preencha todos os requisitos necessarios, de repente eles acham que voce eh interessante e te dao uma oportunidade. Envie curriculo para consultorias. Tente participar ou ate mesmo comecar projetos open source, soh para treinas, ganhar experiencia, troca figurinhas com outros desenvolvedores eh muito importante. Tente atender todas as palestras e eventos na area de informatica e fazer contatos.

Outra coisa, se vc conseguir um estagio, mesmo que o salario seja ruim, meta as caras, faca um esforco, trabalhe por um ano e busque outra oportunidade com certeza vai ser mais facil.

1 curtida

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/11/faltam-mais-de-50-mil-profissionais-de-tecnologia-em-todo-o-pais.html

segundo o tiozinho do segundo video n tem aluno desempregado depois do segundo ano.(aprox. 15:42)

melhor maneira de conseguir estagio é com ingles avançado/fluente.

Aqui tem umas vagas de estágio:

http://www.indeed.com.br/empregos?q=estágio+java&l=São+Paulo%2C+SP

Procure nestas vagas as que pedem menos conhecimentos de framework e que contenham frases como por exemplo “desenvolvimento … sobre supervisão”, o que significa que você irá trabalhar com alguém mais experiente que passará atividades pra você fazer e poderá te ajudar. As que exigem “conhecimentos profundos nos frameworks x,y e z” são vagas de consultorias picaretas que querem alguém experiente que aceite ganhar pouco pra poder maximizar os seus lucros. Não mande currículos pra vagas assim. E o mais importante, seja sincero nas entrevistas, fale o que sabe ou não mas deixe claro que consegue aprender e tal.
Até mais e boa sorte.

As empresas pedem muito conhecimento, é verdade, mas dificilmente uma pessoa que tenha essa gama de conhecimento irá concorrer a vaga, então mesmo que você não tenha o que a empresa pede, vale a pena tentar conseguir a vaga.

1 curtida

Cara bem vindo ao mundo de T.I. Enquanto houverem os “meninos dos computadores” em fábricas de softwares a coisa só poderá piorar!!
Atualmente, para os usuários qualquer menino de computador sabe fazer um software veja:

O tal do rafael Costa, não desmerecendo, em entrevista diz ter feito uma melhoria para um sistema do Iphone…

Faça amizades :wink:
Infelizmente conseguir vaga por indicação ainda e rola e muito, se você soubesse o quanto ficaria até assustado :lol:

Algumas empresas esquecem o real motivo de existir estagio,estágio serve justamente para dar ao estudante a oportunidade de aprender na prática do mercado o que estuda e ganhar experiência com isso. Se querem alguem já com todo um curriculo que não procurem um estagiário.

Na real, muitas empresas, dão até preferencia para estagiários e não para profissionais já formados, justamente pq o estagiário muitas vezes (e pelo que eles pedem) faz a mesma coisa que um profissional pleno e a empresa ainda paga menos e tem menos gastos com direitos trabalhistas.

1 curtida

perdeu:
Assisti esse video sobre o mercado de TI, quase cai da cadeira de tanto rir, é um cara pau mesmo falar que no segundo ano da faculdade não existem mais alunos desempregados kkkkkk tenho vários amigos que estudam da FIAP que é considerada a uma das faculdades mais top de TI e os caras estão na mesma que eu sem conseguir nada.

douglaskd:
Acho que o inglês não influencia tanto assim como as pessoas falam, pois conheço pessoas que trabalham a bastante tempo na área e não falam “nadica de nada” de inglês. Mas acho que um conhecimento intermediario em leitura já está de bom tamanho, assim podem consultar documentações em inglês, livros técnicos e etc.

Sharkns:
É cara TI estou vendo a algum tempo que vc tem quer ter bastante QI kkkkk quem indica.

fabioEM:
Então cara, na faculdade mesmo tem alguns caras que já trabalham como desenvolvedor a bastante tempo… vejo também que em TI tem muito cara metido a ser bonzão… não quero me achar nem nada… já conversei com muito cara que trampa com java a certo tempo e vi que o cara era um tremendo enrolam, não manjava nada de conceito, codigos cheios de gambiarra e conversando com o cara via que eu tinha mais conhecimento que o cara que trampava a certo tempo kkkkkkk no mercado tbm vejo que está cheio de cara tranqueira que só está na area mesmo pelo dinheiro e
não por que realmente gosta daquilo.

kmunga:
É meu amigo, já vi tbm amigos meus serem contratados como estagiários, terem trabalhar por 8 horas sendo que na lei do estagiario o estágio é de no máximo 6 horas e terem que ficar até depois do expediente, tendo que perder as aulas na faculdade e pegarem DPs. Parece tbm que a “Era da escravidão voltou” só que com outro nome “Estágio”.

windsofhell:
Valeuu cara pelo conselho, pode ter certeza que eu não vou desanimar, TI é algo que sou apaixonado não me vejo fazendo outra coisa a não ser programando rsrsrs missão dada é missão cumprida kkkkk

1 curtida

MadeInJava, quantas entrevistas você já fez?Sou de São Paulo também, não sei se você conhece o site APINFO, é um dos melhores senão o melhor para a nossa área!

Vish cara eu já fui mais entrevistado do que jogador de futebol kkkkkkkkkkk, mas é sempre a mesma palhaçada, a APINFO eu conheço só que poucas lá não surge muitas oportunidades de estágio é vagas para profissionais da área.

1 curtida

MadeInJava,

Devo discordar de você é vários aspectos, estou na área há 12 anos, comecei como auto-didata e hoje estou concluindo meu curso de Análise.
No momento sou encarregado pelo setor de desenvolvimento da empresa que trabalho, sempre temos vagas disponíveis, diariamente entrevisto candidatos e já vi mais absurdos do que você pode imaginar.

O mercado de programação e análise é um dos que mais tem vagas disponíveis desde que eu era menino, e isto não se dá por uma razão qualquer. Pode parecer um pouco de arrogância da minha parte, mas existe algo na nossa área que curso nenhum pode ensinar, que é o “TALENTO”.

O grande problema das empresas é que elas procuram sempre o cara que tem “TALENTO”, e não o cara que ralou para aprender. Não estou dizendo que este é seu caso.

Mas há também aqueles caras que, apesar de não terem o talento natural, são desenrolados o bastante para competirem lado a lado com programadores natos. Dou uma atenção especial a estes, ou melhor, até os prefiro por um detalhe, o programador nato é tão bom, tão bom, que chega ser arrogante e prepotente, ao passo que o cara esforçado, em sua humildade, pode superar qualquer programador nato. Eu poderia dizer até que o cara esforçado se torna um programador naturalizado.

Eu tenho a seguinte linha de pensamento:
Um médico tem que entender de química, biologia e anatomia.
Um advogado tem que entender de leis, política e diplomacia.
Um engenheiro tem que entender de matemática, física e infra-estrutura.

Um analista de sistemas tem que entender tudo acima para resolver os problemas dos outros profissionais.

Veja bem o peso da minha afirmação.

Quando digo que um analista tem que entender de tudo, quero dizer que ele é um cara que procura a informação, é um cara desenrolado que pode não ter pleno domínio sobre tudo, mas é um cara que entende de tudo um pouco e é desinibido o bastante para dominar o assunto do qual ele precisa para desenvolver um sistema.

Um verdadeiro analista é um cara que não tem preguiça de ler, estudar ou escrever, é um cara que questiona desde a criação do homem até o equilíbrio geométrico de uma torre de latas de cerveja.

Inglês? Espanhol? Russo?
Do you understand what I mean!
Compreendes o que te digo!
Vy znayete, chto ya imeyu v vidu!

Lígua é algo que também não é entrave para um programador, se ele não sabe, ele procura e estuda, e não se esconde na desculpa mais antiga do mundo “existem bons programadores que não falam inglês”…

Esta desculpa, na minha opinião, é a pior balela do mundo. Procure dentre os maiores e melhores programadores brasileiros, qual deles não fala inglês? Se você conhece um bom programador que não fala, você disse bem, ele é só “bom”.

Peço desculpas a todos, mas inglês é tão fundamental para um programador quanto é a lógica de programação, até porque 90% do conteúdo disponível para programadores está em inglês, e mais de 90% dos conteúdos mais avançados não são compreensíveis só com um inglês técnico.

O programador desenrolado pode começar como estagiário, mas ele acaba empregado em menos de dois meses, digo isso por conhecimento de causa, pois acompanho seleções diariamente.

Agora me vem aquelas velhas perguntas que não querem calar?

1. Você se considera um programador nato ou esforçado?

2. Você busca a informação, ou usa a velha desculpa “programadores bons podem resolver um problema sem ‘isso’”?

3. Você desenrolaria um problema, mesmo que ele utilizasse uma tecnologia que você não conhece?

4. Você procurou estágio ou emprego com humildade, foi avaliado e reprovado? Ou você sequer procurou?

doravan, como você identifica alguem com “Talento” e alguem “Esforçado”

no caso de uma vaga para “Estágio”

Para estágio não procuramos talentos, e sim estudantes.
Quando procuro um profissional para um cargo mais alto, procuro geralmente um talento. Neste caso dou um caso prático.
O “talento” desenrola o negócio bem rápido, geralmente ele bola ferramentas próprias, ou reutiliza algo já disponível.
O cara esforçado perde um pouco mais de tempo pesquisando, e geralmente só utiliza algo que já existe.

O problema é que a maioria dos empregadores querem “talentos” mesmo para o cargo de estágio.

[quote=MadeInJava]Boa noite! a todos

Meu nome é Renato, tenho 24 anos, sou estudando do curso de Sistemas de Informação do 3º ano. Já possuo um ótimo conhecimento em programação orientada á objetos principalmente na linguagem Java que é uma linguagem que eu particularmente adoro, banco de dados com MySQL, Oracle, Postgres, Firebird, ferramentas ORM Hibernate e entre outras tecnologias.

Gostaria de saber de vocês se já passaram ou estão passando por esse mesmo tipo de problema que eu estou tendo em conseguir uma oportunidade em TI, pois a maioria das vagas de estágio que vejo pedem um conhecimento totalmente avançado e até experiência profissional para pagar uma mixaria. Engraçado né? se eu tivesse experiência profissional na área é óbvio que não trabalharia com estagiário parece até piada.

Sinceramente acho um desaforo com as empresas que fazerem este tipo de coisa com as pessoas que estão querendo ingressar em uma carreira de TI, pois canso de ver reportagens falando que o mercado de TI sofre com a falta de mão de obra. Isso eu acho uma cara de pau tremenda um diretor de uma empresa falar esse tipo de coisa, se tivesse precisando de mão de obra mesmo concerteza iriam buscar profissionais nas universidades, na minha sala mesmo 90% dos alunos não atuam na área e isso vem me deixando cada vez mais desanimado, pois o que está parecendo é que a carreira em TI não passa nada mais de uma ilusão, só espero que meu diploma não se torne um elefante branco na parece da minha casa, recentemente fiz também um treinamento Java pela Globalcode que achei ótimo me agregou muito aprendizado, mas mesmo buscando conhecimento além da faculdade não consigo estágio.

Atenção empresas as universidades estão lotadas…rs

Desculpe a todos pelo texto, é que eu quis expressar a minha indignação, peço a vocês uma orientação do que preciso fazer.

Desde já agradeço.[/quote]

Velho não desiste… eu com 7 anos de experiência já passei por situações parecida. As empresas dizem que estão com falta de mão de obra, até tem falta, falta de gente que possua uma excelente capacitação profissional que aceite um salário de baixo,

Mas vamos lá, não vou colocar em ordem de prioridades, mas sim, algumas dicas que possam te dar um norte.

• Sempre que possível procure obter um feedback da entrevista, o porquê que você não foi selecionado, assim você pode identificar mais facilmente possíveis pontos de melhoria.
  • Procure orientação quanto ao seu currículo, se não tiver experiências, tente colocar conhecimentos, caso não tenha muitos conhecimentos, tente focar nas experiências, mas sempre procure ser objetivo e claro.
  • Procure sites de empregos, hoje há sites voltados especificamente para a área de TI, Netcarreiras é um deles. Como disse um colega, o CIEE é um repositório de vagas, algumas faculdades cursos técnicos possuem um setor para encaminhamento para o mercado de trabalho.
  • Veja se tem como participar de projetos no CPD da faculdade, mesmo que seja part time.
  • Avalie se você não está sendo exigente demais, como o foco é experiência, repense se não vale a pena aceitar um emprego cuja remuneração seja abaixo do esperado.
  • Procure cursos de orientação e/ou capacitação, fiz um curso no CIEE, gratuíto que deu dicas valiosas para entrevistas de emprego, como cumprimentar com um aperto de mão firme, olhar nos olhos do entrevistador, chamá-lo pelo nome, parece bobagem, mas pode ser um diferencial.
  • Vá a palestras e tenha um bom networking, afinal de contas quem não é visto não é lembrado.

Bom, espero que essas dicas possam lhe ajudar.
Abraços boa sorte e sucesso.

1 curtida

doravan boa tarde,

Respeito a sua posição, mas é o seguinte eu estou em busca de um estágio onde eu possa aplicar os meus conhecimentos adquidos, não estou dizendo que eu sou um TALENTO como disse, mas posso me tornar um. É só questão de uma oportunidade.

Entendo quando você fala que um analista tem que saber resolver todos os problemas de um médico, advogado seja o que for só que esse tipo de conhecimento eu vejo que adquirido com o tempo não do dia pra noite, ninguem nasce sabendo tudo, o que devemos fazer é conhecer o cotidiano do cliente e suas necessidades para possa ser feita a parte de análise e modelagem do sistema.

E eu não banalizei o inglês, eu quiser que ao meu ponto de vista o inglês não precisa ser fluente, desde que a pessoa leia algo e entenda aquilo já basta.

Respondendo suas perguntas:

1. Eu me considero um programador esforçado sempre estou em busca de novos conhecimentos, discutindo opniões que eu acho fundamental por que conhecimento gera conhecimento, lendo livros, video aulas, e entre outros.

2. Eu procuro buscar a soluções de problemas, abstraindo as soluções de conceitos concretos, acho que não adianta nada você saber como faz, o ponto fundamental é porque se faz daquele jeito entender o conceito do negócio.

3. Olha acho que tecnologia é o de menos o que o programador tem que ter em si é lógica porque a lógica é a mesma para todas as tecnologias os conceitos são praticamente os mesmo o que diferencia um pouco é questão de sintaxe da linguagem.

4. Sim, já procurei estágio e não me canso de procurar acho que a humildade é acima de tudo com ela você pode chegar longe, mas acho que fui reprovado por não possuir conhecimentos em determinadas tecnologias que ainda não possuo conhecimento.

1 curtida