Não consigo estágio na área de TI

Pelo que diz, você pode ser um bom potencial, aí cabe levantar os porquês das portas fechadas para você.
Você tem um bom posicionamento, mas então, que feedback lhe deram quando negaram as vagas?

Em entrevistas de estágio existem diversos aspectos, aparência, confiança, humildade, formalidade.

Garanto a você que estágio não é difícil de conseguir, como você diz, tem muito QI por aí, mas a nossa área é muito rica de vagas. Nossa região, por exemplo, tem tanta carência de profissional, que as empresas acabam contratando os ‘zé-doidinhos’ (caras que sabem fazer crud e pronto).

Também não sou cego no aspecto que tem empresa que quer estagiário full-power, isso é ruim, mas procure fazer algo mais além.

Sugiro que você participe do desenvolvimento de algum projeto open-source para ganhar visibilidade, depois procure vaga de junior, e deixe o estágio de lado. O junior faz basicamente o que faz um estagiário, ganha mais por isso e tem o mesmo nível de responsabilidade.

A propósito, qual a sua cidade?

doravan

Bom cara! eu estou arriscando até trabalhar de suporte técnico pq dependendo da empresa talvez eu posso conseguir migrar pra area de desenvolvimento, mas a respeito de feedback nunca recebi nenhum das empresas onde fiz entrevista, se bem que de dois anos que estou em busca de estágio em desenvolvimento só conseguir participar de 4 processos seletivos o restante era pra trabalhar com infra estrutura não desmerecendo a area de infra mas particularmente eu odeio manipular hardware.

Eu sou de São Paulo, capital.

dificilmente o rh manda um e-mail dizendo q vc n passou no processo seletivo… quanto mais explicar o motivo. No maximo o cara vai falar q vc n se encaixa no perfil.

[quote=MadeInJava]doravan

Bom cara! eu estou arriscando até trabalhar de suporte técnico pq dependendo da empresa talvez eu posso conseguir migrar pra area de desenvolvimento, mas a respeito de feedback nunca recebi nenhum das empresas onde fiz entrevista, se bem que de dois anos que estou em busca de estágio em desenvolvimento só conseguir participar de 4 processos seletivos o restante era pra trabalhar com infra estrutura não desmerecendo a area de infra mas particularmente eu odeio manipular hardware.

Eu sou de São Paulo, capital.[/quote]

Estranho, porque dos canais de emprego, São Paulo é a cidade mais aquecida. Mensalmente recebo propostas das empresas daí, no mesmo patamar, não deveria ser difícil arranjar estágio.

Faça como eu digo, pegue prática como fomentador de projeto open-source, ou como freelancer, quando você estiver mais afiado vá em busca de vaga para junior.

doravan,

Valeu cara pela dica! vou me preparar melhor, desistir jamais.

Cara, segura a onda e não comete o erro de pegar um estágio de suporte… estive na tua situação há uns meses e foi difícil conseguir um estágio em desenvolvimento, mesmo o inglês não sendo problema para mim.

Segue firme até conseguir trabalhar com programação, se é o teu objetivo. Uma vez dentro, vai começar a fazer contatos preciosos, sem contar a experiência que adquirirá e que agregará valor a ti como profissional e consequentemente ao currículo. Colocar no currículo que estagiou com suporte não vai te ajudar, então foge dessas vagas, mesmo que paguem melhor. Pode até acontecer de migrar do suporte para o desenv. dentro de uma mesma empresa, mas creio que sejam poucas as empresas que propiciem essa oportunidade e, dessas poucas empresas, poucas são as oportunidades. Melhor não contar com isso.

Não é uma mera questão de sintaxe da linguagem. Cada tecnologia tem as suas peculiaridades, que não são poucas. Tentar programar em Java como se programaria em C, por exemplo, pode ser catastrófico.

A minha dica é que você conheça bem a empresa antes de enviar o currículo. Cada empresa tem um perfil e você deve moldar o seu currículo de acordo. Algumas empresas, por exemplo, vão ver teu currículo e vão analisar de acordo com as tecnologias que você sabe (independente se isto é certo ou errado). Eles querem que você coloque lá em cima “Desenvolvedor Java, conhecimentos em Spring, Hibernate, etc.” e muitas vezes estas empresas valorizam muito uma certificação. Em contrapartida, algumas empresas preferem que no teu currículo tu foque menos em frameworks e coisas do gênero, muitas vezes conta ponto se você colocar os últimos livros que leu, áreas de interesse, projetos open-source, etc.

Mas o melhor é o QI. :smiley: As entrevistas que eu fiz sempre partiram disso, de colegas ou professores que me indicaram. Não tem erro neste caso, até pq a pessoa que te indica dificilmente o faria se não confiasse em você.

Por fim, não desista. Me parece que tem empresas que nem analisam a maior parte dos currículos (aqueles enviados via e-mail). Você tem que ser insistente. Boa sorte!

MadeInJava
cara é normal passar por isso, ter esse sentimento de “revolta” por não conseguir um estágio.
mas não desista, faça uma conta no github, coloque seus projetos pessoais lá e divulgue aos quatro ventos e você nem irá precisar de estágio.

programadores talentosos não odeiam manipular hadware. Uma coisa é não trabalhar com infra. Outra é ter aversão a hardware.

viva pessoal…

Eu sou Moçambicano moro na capital Maputo essa dificuldade é comum até mesmo aqui ou até pior pois para arrumar uma
vaga como estagiario sem ter conhecidos ou um familiar na tal empresa é uma missão impossivel, o que pode rolar é de você
trabalhar sem nenhuma remuneração salarial ao fim de cada mês para ganhar alguma esperiência, por exemplo eu não aprendi
nada na faculdade sobre outras tecnologias relacionadas ao java se eu sei algo hoje é graças a voçês do GUJ, lá so aprendi o
básico para começar a programar aqui comecei a minha carreira aqui eu ouvi falar do hibernate, apache-tomcat etc… tenho colegas
qui nunca ouviram falar disso. mas não desista lute e conseguiras com os conhecimentos
ja adquiridos podes fazer algo ou até arrumar um emprego :smiley: .

algumas considerações.

Inglês pode não ser muito usado de verdade no mercado de trabalho, masé um fator diferencial sim, com certeza;
Tente tirar a certificação, nesse começo ajuda bastante, bastante mesmo;
Como ja disseram, tente participar de alguma coisa, uma dica que eu daria é ir em lojas em algum lugar ver o que eles precisam e sugerir fazer o sistema para eles, é uma forma de ganhar uns trocados (sim, vão te pagar pouco por isso, você não precisa contar isso mas não é pelo dinheiro que está fazendo isso).
Seja persistente, o pessoal mais experiênte costuma falar que tem vaga a rodo, e isso não é mentira, mas muitos não percebem que para começar nos ultimos 3, 5 anos se tornou mais dificil, o mercado e os rhs costumam ser absurdamente exigentes com o pessoal que está começando na nossa área, assim como algumas outras, a exemplo de engenharia pelo que ouvi falar.
Esteja na entrevista de camisa e calça social, procure ter as unhas cortadas, barba feita, esteja bem arrumado e seja cordial com todos. Busque na net dicas para entrevistas, além destas que falei tem mais algumas boas, olhar nos olhos do entrevistador, entre outras coisas, é um saco mas você precisa disso.

Cara, no demais boa sorte…