Mvc basta

Bom dia,
Pessoal gostaria de saber se eu dividir minha aplicacao apenas em action +DAO + VO já é o suficiente para “estar” dentro dos padrões.

Obrigado

Acho que faltou a view…hehe

MVC não é a quantidade ou quais patterns você utiliza, é você separar tua aplicação definindo cada responsabilidade para seu escopo. tipo: Interface - Regras de Negócio - Persistência. No caso que você citou não entendi o por que dos VO´s.
Mas uma aplicação MVC rpustica seria: Jsp > Servlets > Actions > DAO.

VO em si nao vai ditar se eh mvc ou nao… o importante, de uma maneira geral, eh vc nao misturar as coisas - ou seja, a tua view (jsp, freemarker etc) nao deve acessar coisas da logica de negocios diretamente / nao deve ter logica de negocios, e vice-versa.
Nao ha uma regra “oficial” de como deve ser a tua implementacao.

Rafael

DAO tb é um pattern, pode ser utilizado com MVC (model-view-controller) mas não existe qualquer relação entre eles. Pesquise no fórum sobre MVC, vc vai encontrar muita coisa.

o legal é você usar um framework para facilitar a adoção do padrão MVC pela sua aplicação como Struts, WebWork etc.

Gente, vocês precisam ler esse artigo, no mínimo.

DAO é legao em ambientes onde deve ser usado.

JDBC puro é legal em ambientes onde deve ser usado.

Hibernate é legal em ambientes onde deve ser usado.

Entity beans não são legais.

Não existe isso de usar só uma coisa em qualquer ocasião. Se existisse não haveria tanta gente fazendo tatna coisa diferente com o mesmo objetivo.

Com certeza me expressei mau.
Mas acho realmente não deve haver regras para quantidade de patterns.
Vai de aplicação p aplicação.Quanto a usar um framework estou usando sim, o struts.E o que acontece no final das contas com a minha aplicação é mais ou menos o seguinte:
jsp+jslt <> action <> DAO <> VO

Vou pesquisar mais no forum.

Observação:
O Hibernate claro seria a alternativa boa.Mas aqui, ao menos ainda, não usaremos este framework.Não pq eu n queira!!!rss

desse jeito vale?

Google :wink:

o hibernate se comprota como um pedçao normal da sua aplicação. Você pdoe usar até emsmo sem um AS.

1 - Você tem tudo isso sem EJB. Sessions sem sessão são razoáveis ensse cotnexto, mas entities não.
2 - Você nao vai rpecisar de session beans, acredito, hibernate, dao, toplink sei lá, se vira, mas nem a Suna credita em Entity bean (eles só não falam muito alto)

Cara…depois que você usa um WebContainer descente voce nunca mais quer usar Tomcat.

Você acredita em whitepapers e palestrar da IBM? No Wiki do JBoss? Uhm…

Ah, Hibernate e EJB convivem no meu atual projeto, mas a migração é gradual para 100% hibernate.

No meu também. Hibernate + CMT. Funciona bem, até. :slight_smile:

[]'s

E nem precisa ir muito longe. O Jetty eh otimo :slight_smile:

O que vocês considerariam um WebContainer descente?

Em ambiente de produção, eu sempre utilizei WebLogic, que é um Application Server, não apenas um WebContainer.

Não tenho do que reclamar, pelo contrário, gosto muito do produto da BEA.

IMHO, se você precisa apenas de um WebContainer, comprar um WebLogic ou WebSphere é mais ou menos como a tática militar dos EUA que possui precisão para acertar um palito de fósforo, mas a capacidade da bomba é tão grande que destrói um bairro inteiro! :twisted:

Apesar de nunca ter trabalhado com ele, parece que o TomCat suporta até LoadBalance e Cluster.

Será que é tão ruim assim? :slight_smile:

Abraços,
Marco Campêlo

Rodrigo, não entendi o que você quis dizer aqui. Você teve problemas com hot-deployment do Hibernate? Se for, isso tá mais pro dseu AS do que pro framework em si :wink: