Mulher na área,assusta vc?

[quote=guialeixo][quote=Anime]Me dou por satisfeita com as respostas se quiserem continuar a discussão,fiquem a vontade.
Pra mim ficou claro que ainda ha muito machista,mas que alguns já mudaram a postura o que
me deixa muito feliz.

Obrigada pela atenção de todos.

[/quote]

Acho que machismo é achar que mulher é indefesa e uma tadinha que não pode ouvir besteiras e que por estar entre varios homens tem que ser tratada diferente dos demais.[/quote]

Poutz… tirou de dentro do meu cerebro esse pensamento… e engracado eh a primeira vez que externo isso…

Abs :wink:

[quote=guialeixo][quote=Anime]Me dou por satisfeita com as respostas se quiserem continuar a discussão,fiquem a vontade.
Pra mim ficou claro que ainda ha muito machista,mas que alguns já mudaram a postura o que
me deixa muito feliz.

[/quote]

Acho que machismo é achar que mulher é indefesa e uma tadinha que não pode ouvir besteiras e que por estar entre varios homens tem que ser tratada diferente dos demais.[/quote]

Cada um tem um ponto de vista,em parte concordo com vc,não entendo por que tem o dia internacional das mulheres por exemplo…
Tem varias contradições…
Quanto a ouvir besteiras,outra vez vai da pessoa independente do sexo.
Conheço muita mulher que vive falando best… e homem que odeia isso.

[quote=Anime][quote=guialeixo][quote=Anime]Me dou por satisfeita com as respostas se quiserem continuar a discussão,fiquem a vontade.
me deixa muito feliz.

[/quote]

Cada um tem um ponto de vista,em parte concordo com vc,não entendo por que tem o dia internacional das mulheres por exemplo…
Tem varias contradições…
Quanto a ouvir besteiras,outra vez vai da pessoa independente do sexo.
Conheço muita mulher que vive falando best… e homem que odeia isso.

[/quote]

exatamente outra hora nesse topico falei que respeite é independente de ser homem ou mulher, ja vi um ambiente de trabalho em que todo mundo ficava jogando bolinha de papel um no outro, porém tinha 2 homens que não gostavam da brincadeira e não participava e o resto respeitava e não tacava neles, e eles também não reclamavam respeitavam quem queria brincar.

Foi muito bacana saber que existem até equipes grandes de mulheres na área.

Na maioria das empresas em que trabalhei grande parte dos programadores eram homens, mas havia sim algumas mulheres. E algumas delas eram melhores do que muitos homens. Curiosamente, o setor de testes era o que geralmente tinha mais mulheres. O que acontece é que às vezes, num ambiente com muitos homens, a conversa tende a ser voltada a falar por certos assuntos que as mulheres não se interessam (por exemplo, falar sobre os atributos físicos de uma outra mulher, futebol, etc). Aí quando aparece uma mulher o grupo fica meio perdido, pois não sabe o que pode ou não falar. Acho que você deve tentar manter um relacionamento profissional com seus colegas, de modo que possa haver uma boa convivência no ambiente de trabalho. Procurar ajudar sempre que solicitada e também pedir ajuda, caso necessite.

Concordo com o que você falou, mas as vezes seus colegas de trabalho acabam virando grandes amigos, as vezes você passa mais tempo com seus colegas de trabalho do que com sua propria familia, ou seja cria um vinculo e as vezes você ter que privar certo tipos de comentarios acaba deixando o ambiente chato, por mais que atrapalhe acho que comentarios desse tipo ajudam muito o ambiente de trabalho, pois distrai as pessoas um pouco e acaba relaxando e quando os programadores voltam a programar estão relaxados e com uma melhor visao.

As mulheres são minoria na maior parte das profissões de exatas.
Isso é um fator histórico, sendo que há séculos atrás erámos criadas para gerenciar um lar, e dar ‘estudo’ para mulher era desperdício.

É engraçado, que a mulher quando entra em uma profissão predominantemente masculina, ela tem que provar 2 vezes o seu valor…1 vez a mais só pq é mulher…
Sim, já passei por várias situações como essa…
E nota-se que durante o topico vários colegas relataram que já trabalharam com alguma mulher “que manjava muito”…se a mulher em questão tivesse o mesmo conhecimento que os colegas masculinos ela passava desapercebida então ? Ou por ser mulher, tem que provar que sabe mais?

Quanto a piadinhas em um ambiente predominantemente masculino, é papel seu(mulher), informar o que incomoda…ou se adaptar…
Lembrando do filme " Até o Limite da Honra “, se a G.I.Jane não tivesse pedido tratamento IGUAL, os colegas jamais enxergariam ela como " ONE of US”.

[]'s

[quote=DianaPJ]As mulheres são minoria na maior parte das profissões de exatas.
Isso é um fator histórico, sendo que há séculos atrás erámos criadas para gerenciar um lar, e dar ‘estudo’ para mulher era desperdício.

É engraçado, que a mulher quando entra em uma profissão predominantemente masculina, ela tem que provar 2 vezes o seu valor…1 vez a mais só pq é mulher…
Sim, já passei por várias situações como essa…
E nota-se que durante o topico vários colegas relataram que já trabalharam com alguma mulher “que manjava muito”…se a mulher em questão tivesse o mesmo conhecimento que os colegas masculinos ela passava desapercebida então ? Ou por ser mulher, tem que provar que sabe mais?

Quanto a piadinhas em um ambiente predominantemente masculino, é papel seu(mulher), informar o que incomoda…ou se adaptar…
Lembrando do filme " Até o Limite da Honra “, se a G.I.Jane não tivesse pedido tratamento IGUAL, os colegas já mais enxergariam ela como " ONE of US”.

[]'s
[/quote]

++

colegas minhas de sala eu discuto sobre motel com elas qual é melhor e tals, e concordo em termos o que você falou, pois pelo menos pra mim questões de ser mulher e dai por que ta fazendo o básico todo mundo levar em consideração e colocar como OHhh que legal que q ela ta fazendo, espetacular, acho ridiculo, mas acho que devemos levar algumas questões sim sobre capacidade como pra mim uma mulher é muito mais detalhista que homem no geral, mas ao mesmo tempo são menos praticas.

Já vi muita mulher por ai subir de carreira mais rapido que homem.

Aff… pelo menos tem uma coisa, nunca vi uma mulher ser idiota de ficar causando flame, flood ou qualquer outra coisa ridicula para atrapalhar o assunto de um tópico.

mas é o majinbu! manu!

Desculpe, mas acho que aqui você está forçando a barra. O pessoal só ressaltou o fato (como eu ressaltei) justamente para mostrar que as mulheres não estão fora da área por demérito ou incapacidade. Que são tão capazes como homens de ser ótimas profissionais. Se elas tem o mesmo desempenho, bem, tem mesmo desempenho, e não vão ser reconhecidas por isso, assim como o colega homem do lado delas também não vai ser. Ninguém estava querendo dizer nada nas entrelinhas, e essa indução reversa é, no mínimo, maldosa.

Existem países que tentaram estimular a presença de mulheres da área de exatas, e de homens na área de humanas. Os resultados geralmente são um fracasso. Existem diferenças entre os sexos, reconhece-las não é machismo ou feminismo. Os homens são mais ligados a àrea de exatas por natureza. É fácil ver um menino falar com outro de mecanismos mecânicos ou desafios matemáticos, desde criança. Mulheres, por outro lado, tem muito mais facilidade com relações humanas e línguas. É só citar que o vocabulário de uma menina de quatro anos, por exemplo, é quase duas vezes maior que o de um menino na mesma idade.

O pre-conceito está em acreditar que tais características tornam alguém incapaz. Homens não são incapazes de falar vários idiomas, assim como mulheres não são incapazes de programar bem. Agora, são poucas as mulheres que optam por um curso de exatas, e não creio que isso venha sequer de criação. Também não vejo muitos homens se interessarem por enfermagem, secretariado ou pedagogia.

As mulheres penetraram em várias áreas da sociedade. Hoje temos médicas, odontólogas, sociólogas, políticas, advogadas e juízas. Acho que não estão penetrando com a mesma força em exatas, pois não tem tanto interesse mesmo. É só ver pela própria população dessas mesmas mulheres nas turmas atuais de exatas. Ainda beira o zero. E a criação das meninas que entram hoje já é consideravelmente mais liberal.

Aliás, ainda bem que as diferenças existem. Acho que são elas que tornam as equipes sinérgicas e mais produtivas. E também são elas que tornam o relacionamento tão interessante.

[quote=ViniGodoy]
Aliás, ainda bem que as diferenças existem. Acho que são elas que tornam as equipes sinérgicas e mais produtivas. E também são elas que tornam o relacionamento tão interessante. [/quote]

Ora pois, acho que existem feministas e machistas que precisavam ler o que o Viny postou uhauhauhauha.

Essa é a relidade, aptidões diferentes, mas isso não torna os que optam por áreas diferentes, como mulheres em exatas e homens nas humanas, incapazes de executar/trabalhar nessa area distinta, toda a regra há uma exceção…

Não me assusta ao contrário vira somente um incentivo a mais pra ir ao trabalho.

A mulher com sua leveza e simpatia torna o ambiente de trabalho mais humano e natural, desde que seja uma mulher dedicada e que goste de aprender acho que seria muito bom… 8)

Desculpe, mas acho que aqui você está forçando a barra. O pessoal só ressaltou o fato (como eu ressaltei) justamente para mostrar que as mulheres não estão fora da área por demérito ou incapacidade. Que são tão capazes como homens de ser ótimas profissionais. Se elas tem o mesmo desempenho, bem, tem mesmo desempenho, e não vão ser reconhecidas por isso, assim como o colega homem do lado delas também não vai ser. Ninguém estava querendo dizer nada nas entrelinhas, e essa indução reversa é, no mínimo, maldosa.[/quote]

Ops, não quis induzir a nada…muito menos uma indução maldosa(?!!)…só ilustrar uma situação rotineira…ressaltando ainda, que eu já passei por isso algumas vezes.

Não sei se você fez, mas pareceu.

Só uma analogia: Quando falamos “nossa, aquela menina é bonita”, não quer dizer que estamos falando “acho você feia”. Esse é o tipo de indução maldosa que pareceu existir na sua frase.
Da mesma forma, quando falamos que “Aquela mulher manja muito”, não queremos dizer que vamos menosprezar as que não manjam tanto.

Se me enganei, me desculpe.

De qualquer forma… se você chamasse um serviço de babás, e chegasse um homem em sua casa, você também não ficaria com um pé atrás ao contratá-lo?
Acho que a situação de ter que se provar vale para todos os tipos de minorias. Um ex-namorado da minha irmã é enfermeiro, e também sentia o mesmo tipo de pré-conceito que você descreveu.

Sim… e as que participam não ficam muito tempo tbm… pois sempre, SEMPRE, tem uns engraçadinhos que ficam fazendo “piadinhas” e dando em cima das usuárias.
Fale com a nossa moderadora Lina que ela te confirma isso rs

Respondendo sua pergunta… eu deixaria de contratar qualquer um que não tenha o perfil desejado pra vaga, seja homem, mulher, gay… um bom profissional deve ser valorizado pelo conhecimento e potencial, não pelo sexo. Mas mulheres nas equipes faz um bem pro ambiente sim, o ambiente 100% masculino acaba sendo mais “bagunçado”.

[]s[/quote]

Assino em baixo em absolutamente todas as observações.
[/quote]

++

Tchauzin![/quote]

Concordo!

Tem muita mulher que da de 10 a 0 em profissionalismo e conhecimento nos homens.

Uma coisa que eu acho engracado eh essa coisa de “protecao” com as mulheres, parece o fim do mundo quando um cara manda uma mensagem dando em cima de alguma usuariA no forum, porem, eu mesmo ja recebi o mesmo tipo de emails vindo de usuariAs e pra mim nao faz nenhuma diferenca.

As vezes eu percebo essa certa protecao tb no ambiente de trabalho. Outra coisa que rola tb sao meninas que sempre jogam charminho pra todos os lados pra obter algumas vantagens, ja trabalhei com um cara que praticamente fazia os codigos pra uma garota e ela ficava jogando charme so pro cara trabalhar pra ela, o pior e que a mina era noiva, saiu da empresa e NUNCA saiu com o cara, nem pra tomar um cafe.

Provavelmente se voce o contrario o cara dando em cima da menina ia ser um problema.

//Daniel[/quote]

Cara me fizesse lembrar de uma figura que é exatamente assim, mas essa mentira ambulante (digo isso por que ela passa imagem de quem faz, quando quem faz não é ela e sim algum tonto desavisado) está estudando, e tipo… TODAS as matérias mais punk do curso (tipo BD, programação, engenharia) ela passou fazendo beicinho. É por esse tipo de pessoa que muitas vezes as mulheres são discriminadas, e não têm jeito… ainda mais se tratando de um mercado de trabalho machista feito esse. O negócio é que mulher trabalhando nessa área não assusta, mas já começa em pleno descrédito, justamente por mentiras ambulantes que fazem beicinho em cima dos mongo e acabam manchando toda uma categoria.

Sempre participei de equipes com 2 ou mais mulheres e nunca tive problemas, exceto em um caso especial onde meu superior imediato era uma mulher. Talvez, por isso, consigo entender o que você quis dizer.

Respondendo a pergunta, mulher não assusta, de forma alguma. O que acontece é que, em geral, mulheres são muito mais detalhistas, o que pode ser muito bom ou muito ruim. Pode ser muito bom, porque esses detalhes é que podem fazer toda a diferença na qualidade do produto, como entrega com menos bugs, opções mais interessantes ao usuário final, etc… em contrapartida pode ser muito ruim porque pessoas detalhistas tendem a querer exigir as coisas sempre do jeito delas e às vezes gera alguns stress desnecessários dentro da equipe. [i]imagina se essa pessoa detalhista for seu superior então[/i]

é só uma opinião, para os complexados(as), não leve esta afirmação como 100% verdade em todos os casos.

Nunca tive problemas com relação a isso (ainda bem), e espero nunca ter.
Sempre fui tratada com muito respeito. Acho que isso vai muito da maturidade das pessoas com quem você trabalha.
Há os momentos das brincadeiras e há a hora de trabalhar sério. E independente do sexo cada pessoa deve saber o limite das coisas.

[]'s