Mudanças no modelo de certificação da Sun

[quote]Pessoal… no final dessa mesma página existe a possibilidade de postar comentários.

Quem não concorda, acha ruim ou quer deixar uma opinião crítica, deveria postar lá també, e não apenas aqui no GUJ. Com certeza atingirá mais pessoas.
Vi apenas 1 comentário lá! Vamos lá galera, critiquem no lugar certo ![/quote]

n adianta nada ficar falando não vai mudar em nada, os caras sabem por exemplo que este forum junto com o javafree concentrão a maioria da comunidade java brasil e duvido que qualquer idiota da sun ou oracle, esteja precupado com nossa opnião.

[quote=Diabo Loiro][quote]Pessoal… no final dessa mesma página existe a possibilidade de postar comentários.

Quem não concorda, acha ruim ou quer deixar uma opinião crítica, deveria postar lá també, e não apenas aqui no GUJ. Com certeza atingirá mais pessoas.
Vi apenas 1 comentário lá! Vamos lá galera, critiquem no lugar certo ![/quote]

n adianta nada ficar falando não vai mudar em nada, os caras sabem por exemplo que este forum junto com o javafree concentrão a maioria da comunidade java brasil e duvido que qualquer idiota da sun ou oracle, esteja precupado com nossa opnião.

[/quote]

Deu certo com o projeto Kenai, acho que não custa nada tentar.

Não existe isso de obrigar ninguém a fazer curso. Nem as tradicionais da Oracle são assim. A Sun também tem cursos preparatórios pra certificação e também não são obrigados, o que acontece é que muitas certificações da Oracle são mais difíceis e os cursos dela são muito bons pra aprendizado, não só pra prova. Imagine um curso da Sun no nível da Caelum…

E as certificações da Sun são da Oracle agora, ela não vai queimar uma coisa que é dela. O que pode acontecer é dificultar mais as provas pra valorizar o profissional, mas não dá pra falar.

E, como já falado aqui, nenhuma certificação é perfeita, todas tem suas falhas, mas tanto da Oracle quanto da Sun são conceituadas para o mercado que se propõe.

Nada se comenta no Javaranch, eles não estão preocupados por lá…

Bem, então nada mais certo do que cutucá-los. Por isso criei este tópico lá:
http://www.coderanch.com/t/484471/Meaningless-Drivel/Oracle-about-change-sun-certification

Procurando por aí, também achei isso:
http://forums.oracle.com/forums/thread.jspa?threadID=1029945&tstart=0

E lá tem uma coisa interessante.

[quote=Certification forum Moderator]No changes will be made right away. This will remain SCJP for now.

Regards,
Brandye Barrington
Certification Forum Moderator
Certification Program Manager[/quote]

No entanto, eu estou mais preocupado com a SCJD, a SCMAD e a SCDJWS. Estas certificações não são populares e são pouco conhecidas, tenho medo que acabem sendo cortadas. Em especial temo pela SCJD, vez que ela requer um avaliador humano.

[quote]Não existe isso de obrigar ninguém a fazer curso. Nem as tradicionais da Oracle são assim. A Sun também tem cursos preparatórios pra certificação e também não são obrigados, o que acontece é que muitas certificações da Oracle são mais difíceis e os cursos dela são muito bons pra aprendizado, não só pra prova. Imagine um curso da Sun no nível da Caelum…
[/quote]

fiz uma imagen explicativa.

logo quando voce clika no link ele mostra “APPROVED LIST OF ORACLE UNIVERSITY COURSES FOR HANDS ON COURSE REQUIREMENT”
então voce escolhe e coça o bolso auhauhauah.

a proposito nunca fiz um curso na SUN apesar de ja ter lido que o paulo silveira ja foi instrutor da sun, uma vez fui ver quanto era um curso na Caelum cerca de 4 mil, na Global Code e Impacta tambem, no sun tech days os curso da sun estavao JAVA+ SCJP 1,500+VOUCHER com retake, ou por exemplo SCJD+TREINAMENTO+2VOUCHERS 2,200.

me parecia bastante serios os cursos da Sun.

dai pense comigo o que sera que tem a mais no curso da Caelum ou da Impacta? entao quando entrei na minha empresa atual fiquei 3 meses em treinamento JAVA+J2EE+JSF+Structs+hibernate etc…

No treinamento tinha 2 amigos meus 1 fez Caelum e outro Impacta e eles tinhao bastante dificuldade ainda, e não são burros um faz USP por acaso e no meu caso que estudei sozinho não estava tendo dificuldades visto que SCJP e SCWCD a qual estou finalizando os estudos cobria quase tudo que precisava saber o resto era so logica.

Disso tudo tirei a conclusão de que não importa onde se estuda na minha opnião depende do aluno, ainda quero fazer algum curso na Caelum e nas outras para conhecer antes de falar, mais quem sabe depois que me formar.

[quote=fredferrao][quote=Diabo loiro]

1 - Não sei do que voce esta falando sobre a SCJP e pelo visto não tem ela e fica falando essas coisas,em primeiro lugar busca no APINFO por exemplo e vai ver que n tem nen 300 resultados voltando na siga SCJP em todos os estados,

[/quote]

Ficou magoado foi??

Analista programador…: 287 desempregados ou ganhando mal com SCJP no CV.
Analista de sistemas…: 119 desempregados ou ganhando mal com SCJP no CV.
Engenheiro de Sistemas…: 16 desempregados ou ganhando mal com SCJP no CV.
Programador…: 218 desempregados ou ganhando mal com SCJP no CV.
Analista de negocios…: 16…

Isso apenas na apinfo, e mais outros milhares que estão empregados, e mais outros que não estao cadastrado em sites, sim, scjp é muito comum e qualquer um tira, basta comprar um livrinho da katie sierra, se dedicar 30 ou 60 dias e fazer a prova, done, claro isso prova que vc se dedicou a aprender a API que é o minimo que se espera de um programador.

A questão não é desmerecer a scjp, ela prova que tu estudou um pouco da api, o negocio é que todo mundo tem, e se todo mundo tem entao não é diferencial, é apenas o basico.

[/quote]

Não concordo!

To estudando fazem 2 anos e não 30 ou 60 dias como vc disse.

livrinho da katie sierra

Então o que seria um bom livro na sua opnião?

Não epero que a certificação me torne um bom programador, mas já é um bom caminho.

[quote=rmalati][quote=fredferrao][quote=Diabo loiro]

1 - Não sei do que voce esta falando sobre a SCJP e pelo visto não tem ela e fica falando essas coisas,em primeiro lugar busca no APINFO por exemplo e vai ver que n tem nen 300 resultados voltando na siga SCJP em todos os estados,

[/quote]

Ficou magoado foi??

Analista programador…: 287 desempregados ou ganhando mal com SCJP no CV.
Analista de sistemas…: 119 desempregados ou ganhando mal com SCJP no CV.
Engenheiro de Sistemas…: 16 desempregados ou ganhando mal com SCJP no CV.
Programador…: 218 desempregados ou ganhando mal com SCJP no CV.
Analista de negocios…: 16…

Isso apenas na apinfo, e mais outros milhares que estão empregados, e mais outros que não estao cadastrado em sites, sim, scjp é muito comum e qualquer um tira, basta comprar um livrinho da katie sierra, se dedicar 30 ou 60 dias e fazer a prova, done, claro isso prova que vc se dedicou a aprender a API que é o minimo que se espera de um programador.

A questão não é desmerecer a scjp, ela prova que tu estudou um pouco da api, o negocio é que todo mundo tem, e se todo mundo tem entao não é diferencial, é apenas o basico.

[/quote]

Não concordo!

livrinho da katie sierra

Então o que seria um bom livro na sua opnião?

Não epero que a certificação me torne um bom programador, mas já é um bom caminho.

Concordo! Tbm tive que ralar muito pra tirar minha certificação. Não é só ler um livro e sair fazendo… :slight_smile:

[/quote]

Calma, quando disse livrinho em momento algum estava falando da qualidade do livro em si, mas apenas como mais um livro, livrinho 450 paginas?? Livrinho, um Delphi 7 a Biblia seria um livrao, deitel how to program 1000+ paginas outro livrão.

Estudando a 2 anos pra uma certificação??? :shock: :shock: Na boa isto é bem pessoal, quanto tempo pra se ler um livro de 450 paginas?? Uma semana se tiver um tempo extra, um mes com menos tempo, dois meses ja pra um cara bem sem tempo lendo 1 ou 2 horas por dia acho que da e serve. Se o cara não sabe NADA de java e ta aprendendo a programar ai sim o cara vai demorar, agora ja programo java, quero me certificar e vou ficar 2 anos estudando pra uma prova?? Nem a pau, eu leria o livro veria o caminho das pedras e meteria a cara!
Pq se for 2 pra primeira entao pra mim tirar 5 vou levar 10 anos :shock: :shock: :shock:

[quote=fredferrao][quote=rmalati]
Não concordo!

livrinho da katie sierra
[/quote]

Calma, quando disse livrinho em momento algum estava falando da qualidade do livro em si, mas apenas como mais um livro, livrinho 450 paginas?? Livrinho, um Delphi 7 a Biblia seria um livrao, deitel how to program 1000+ paginas outro livrão.

Estudando a 2 anos pra uma certificação??? :shock: :shock: Na boa isto é bem pessoal, quanto tempo pra se ler um livro de 450 paginas?? Uma semana se tiver um tempo extra, um mes com menos tempo, dois meses ja pra um cara bem sem tempo lendo 1 ou 2 horas por dia acho que da e serve. Se o cara não sabe NADA de java e ta aprendendo a programar ai sim o cara vai demorar, agora ja programo java, quero me certificar e vou ficar 2 anos estudando pra uma prova?? Nem a pau, eu leria o livro veria o caminho das pedras e meteria a cara!
Pq se for 2 pra primeira entao pra mim tirar 5 vou levar 10 anos :shock: :shock: :shock:
[/quote]

Tá blz, do jeito que você colocou eu fiquei indignado mas agora entendi o que você disse.

No meu caso eu não sabia nada de nada, então são 2 anos mesmo. kkkk

Abraço.

Eu sei que a discussão já enveredou por outro caminho, e nem é esse o assunto principal do tópico, mas vou dar meu pitaco.

[quote=Diabo Loiro] …

Concordo com voces que tem questoes iguais eu não tive “o desprazer ou sorte de pegar uma igual.” apesar de ter caido uma com os valores alterados.

Porem conheço ums 10 scjps pela net do guj e pessoais sempre perguntei sobre o testkiller para todos não vi ninguem que tenha conseguido pegar mais de 10 questos indenticas na prova ou seja depende da tua sorte mais digamos que tu é mo sortudo…

nen a pau tu vai pegar 35 questoes identicas, por exemplo eu acertei 54 perguntas de 60 que dizer se eu so estudasse o testkiller eu teria que ter a sorte de achar 54 questoes identicas, que no meu caso so apareceu 1 e parecida ainda, ou seja eu ia acertar 1,6% da prova.

[/quote]

Eu estudei pra valer pra SCJP 5, e também estudei pelo Testkiller. Eu diria que das 72 questões da prova, umas 65 eu havia visto idênticas na lista do Testkiller.

realmente duvido muito… tipo tu tem 1 mensagem enviada parece fake … e eu fiz a prova e tenho estatistica de 10 amigos de confiança…

Ou voce esta confundindo tipo deriao ter algumas parecidas com valores trocados algo assim ou sei la… pois se a SUN pegasse um TESTKILLER com 90% da prova… ela tomaria atitudes como mudar o modelo da prova etc…

realmente não acredito nisso eu fiz o whizlabs,exam lab, master Exam, o livros certificação java 5 que tem 500 perguntas, sao as mesmas quase do whizlabs traduzidas em portugues,fiz o testkiller,fiz 2 simulados oficiais da SUN “pela SAI” e simplesmente so caiu [size=18][color=red]1 [/color][/size]questao bem parecida com uma do testkiller.

Claro que as perguntas do exame tinhao o mesmo formato e cobravao as mesmas coisas mais é como matematica… uma conta, por exemplo uma equação de 2 grau sempre é igual so muda as variaveis… se esse fosse um objetivo do exame ele seria igual nos mocks porem com valores trocados.

E tem que saber fazer… senão nao faz… duvido um cara que nunca fez um SIMPLEX, acertar o resultado de um pq se muda uma variavel muda o resultado.

Na minha prova caiu 1 questão do livro da Kathy Sierra e umas 10 do TestKiller. Tem gente de confiança que diz que o TestKiller é de 20 a 30% da prova.

Eu também conheço umas 3 pessoas que fizeram o exame para SCJP e fizeram o testkiller e o máximo que relataram ter acho de questões idênticas foi 10.

realmente duvido muito… tipo tu tem 1 mensagem enviada parece fake … e eu fiz a prova e tenho estatistica de 10 amigos de confiança…

Ou voce esta confundindo tipo deriao ter algumas parecidas com valores trocados algo assim ou sei la… pois se a SUN pegasse um TESTKILLER com 90% da prova… ela tomaria atitudes como mudar o modelo da prova etc…

…[/quote]
Bom, eu tenho 1 mensagem apenas porque resolvi me cadastrar só pra responder este tópico.

Não sei se eu que fui muito sortudo na hora da prova, mas foi isso, tinha muitas questões que eu havia visto. Talvez 65 seja um exagero, mas pelo menos 50 eram iguais, tenho certeza; acreditem se quiserem. Eu mesmo achei estranho enquanto estava fazendo a prova.

Essa foi minha experiência. Pelo visto, realmente foi uma exceção.

não adianta fazer barulho vamos esperar para ver oque vai acontencer, eu pretendo tirar a scbcd antes que mude.

e quanto a scjp, sinto muito mas o testkiller tinha no minimo uns 40% da minha prova.

Concordo. Penso que SCJP, e até SCWCD ainda vale a pena tirar. Mas as menos populares penso que serão mais afetados com a mudança.

Eu pretendo tirar antes da mudança. Acho que vale a pena. Lembra o que aconteceu com macromedia? Os certificados de Macromedia Flash, por exemplo, é valarizado ainda hoje, não pelo nome Macromedia, mas pela ferramenta Flash. Acho que irá ocorrer o mesmo, voce nao será valorizado pela Sun, mas pelo Java, salvo as mudanças nas versões.

Vocês falam muito dessas certificações como se elas fossem um fim. Na verdade eu considero elas apenas um meio para atingir algum outro fim. Pode ser mais dinheiro (um emprego melhor), mais conhecimento, visibilidade na comunidade, um maior status profissional, enfim, pode ser um monte de outra coisa. E assim, você consegue isso tudo aí sem nenhuma certificação, e acredito que a certificação também não vai te deixar tão mais na frente assim. Lógico que ajuda, mas não é NECESSÁRIO.

Se você tem uma certificação de arquiteto fudida e eu resolvi o problema de unificação dos dados do Unibanco X Itau, quem tem mais dinheiro, status, conhecimento, ou o qualquer coisa que seja?

A certificação com certeza vai me obrigar a estudar, mas se eu nunca fiz nada, que seja um projeto open source para a comunidade, um grande desenvolvimento em alguma empresa ou algo do tipo, eu continuo sendo um MERDA. A certificação em si não é um feito considerável, pelo menos a grande maioria delas. Existem tantas outras qualidades (principalmente em TI) que podem suprir a falta de uma certificação que sei lá viu…

Antes que digam “ah mas você tem as certificações na assinatura então por que?” eu respondo: eu não espero que ninguém venha me bajular por ter certificações, mas no fim das contas eu considero elas boas para o Ego haieuheihaeih

No fim das contas, com esta alteração nos modelos de certificação, as famosas SCJP e SCJA por exemplo deixarão de existir ? Estou meio sem tempo para acompanhar o tópico. Vou ler quando chegar em casa no fim de semana.
Há melhores expectativas apartir de agora galera ? Digo pelo fato de apartir de agora somente pessoas realmente dignas consigam a certificação.

voce so pode estar brincando esta dizendo que todos nos que somos certificados “não somos dignos” não seja ridiculo.