Poxa gente, sempre que o assunto é mudanças providas da Oracle o negócio aqui pega fogo.
Eu acho, que deveriamos ir para a parte prática né?
Eu não sei quais são as mudanças propostas pela oracle para a antiga SCJP, mas, não sei quem se lembra, a Sun ja previa também mudanças para esta certificação. Não acredito que mudanças a nível de submissão de projetos, como acontece na certificação de desenvolvedor e na certificação de arquiteto, o previsto era criar outros tipos de técnicas de avaliações, além do multipla escolha ou clica e arrasta, haveria desenvolvimento de código na prova. E pensando em como fazer isso, também levantavam a opotese de dividir a prova em duas, eu li esas coisas aqui mesmo no guj. Essa prova ia mudar mesmo. Eu acho que deve melhorar, porque era uma prova muito simples e muito valiosa no mercado.
Outros pontos que precisamos ser práticos.
1º certificaçao é só um pedaço de papel? É claro que não. a gente gostando ou nao, querendo ou nao, pode me xingar o quanto quiser, mas ajuda a abrir muitas portas, principalmente porque MUITAS vezes quem posta a vaga e faz a primeira “peneira” não sabe nada de programação. Sem contar as empresas que participam de licitação, aí não tem nem conversa Certificacão = 1UP.
2º a certificação te obriga a saber várias coisas IMPORTANTES, que durante o trabalho você não precisa saber. O cara começou a trabalhar com struts, trabalha há 5 anos, e ve lá na declaração do web.xml uma entrada de servlet dialogo: - o Que oque é isso? -há é uma configuração do struts, deixa ai que se tirar não funciona. Eu já vi isso acontecer. principalmente pq a moda agora nao é contratar pelo conhecimento da estrutura essencial do java e sim pelo conhecimento no framework.
3º para tirar uma certificação é necessário perder tempo decorando muita coisa difícil e inútil? SIM. Mas meu amigo, se você vai contratar alguem, por mais cético que você seja, você tem que admitir que se a pessoa tem uma certificação ela tem certamente os atributos: Auto gerenciamento, foco e dedicação. Mesmo que você não aproveita nada do conhecimento que ela adquiriu na prova, pelo menos essas caracteristicas pessoais vc terá garantida. Em maior ou menor grau, é claro.
É fato que em termos de conhecimento a certificação só prova 50% do que você se esforça pra provar. Ela é realmente muito difícil de tirar se comparada com o conhecimento que ela realmente prova que você tem. Mas em termos pessoais como dito no 3º é bem legal.
E é inegável que a certificação é ligada diretamente com a tecnologia, você tira certificação de java5, daqui a pouco ninguém mais usa, é óbvio que terminando a tecnologia termina a certificação ué, ninguém disse o contrario nunca.
E outra, se você tirou uma certificação, seja humilde, porque ela demonstra que você teve dedicação e aquele conhecimento específico, ela não fala que você tem experiencia e sabe lidar com situações que só o tempo te mostra.