Mudanças na certificação: Adeus SCJP!

Poxa gente, sempre que o assunto é mudanças providas da Oracle o negócio aqui pega fogo.
Eu acho, que deveriamos ir para a parte prática né?

Eu não sei quais são as mudanças propostas pela oracle para a antiga SCJP, mas, não sei quem se lembra, a Sun ja previa também mudanças para esta certificação. Não acredito que mudanças a nível de submissão de projetos, como acontece na certificação de desenvolvedor e na certificação de arquiteto, o previsto era criar outros tipos de técnicas de avaliações, além do multipla escolha ou clica e arrasta, haveria desenvolvimento de código na prova. E pensando em como fazer isso, também levantavam a opotese de dividir a prova em duas, eu li esas coisas aqui mesmo no guj. Essa prova ia mudar mesmo. Eu acho que deve melhorar, porque era uma prova muito simples e muito valiosa no mercado.

Outros pontos que precisamos ser práticos.

1º certificaçao é só um pedaço de papel? É claro que não. a gente gostando ou nao, querendo ou nao, pode me xingar o quanto quiser, mas ajuda a abrir muitas portas, principalmente porque MUITAS vezes quem posta a vaga e faz a primeira “peneira” não sabe nada de programação. Sem contar as empresas que participam de licitação, aí não tem nem conversa Certificacão = 1UP.

2º a certificação te obriga a saber várias coisas IMPORTANTES, que durante o trabalho você não precisa saber. O cara começou a trabalhar com struts, trabalha há 5 anos, e ve lá na declaração do web.xml uma entrada de servlet dialogo: - o Que oque é isso? -há é uma configuração do struts, deixa ai que se tirar não funciona. Eu já vi isso acontecer. principalmente pq a moda agora nao é contratar pelo conhecimento da estrutura essencial do java e sim pelo conhecimento no framework.

3º para tirar uma certificação é necessário perder tempo decorando muita coisa difícil e inútil? SIM. Mas meu amigo, se você vai contratar alguem, por mais cético que você seja, você tem que admitir que se a pessoa tem uma certificação ela tem certamente os atributos: Auto gerenciamento, foco e dedicação. Mesmo que você não aproveita nada do conhecimento que ela adquiriu na prova, pelo menos essas caracteristicas pessoais vc terá garantida. Em maior ou menor grau, é claro.

É fato que em termos de conhecimento a certificação só prova 50% do que você se esforça pra provar. Ela é realmente muito difícil de tirar se comparada com o conhecimento que ela realmente prova que você tem. Mas em termos pessoais como dito no 3º é bem legal.

E é inegável que a certificação é ligada diretamente com a tecnologia, você tira certificação de java5, daqui a pouco ninguém mais usa, é óbvio que terminando a tecnologia termina a certificação ué, ninguém disse o contrario nunca.

E outra, se você tirou uma certificação, seja humilde, porque ela demonstra que você teve dedicação e aquele conhecimento específico, ela não fala que você tem experiencia e sabe lidar com situações que só o tempo te mostra.

Ow, e aew rapaziada.
É só tirar a certificação Java 6…

Ninguém precisa tirar a 7…as empresas só vão usar isso daki muitos anos…
Já é difícil ver até projetos com o Java 6.

Quem quiser, compra a droga do voucher pelo site da PearsonVue. Sai por 200,00 reais( $125,00).
Pearson Vue é a autorizadora oficial da oracle…

Bye.

Muito chororo gente… so mudou o nome da certificação e voce é obrigado a fazer a OCA antes…

Eu tenho a SCJA e SCJP e tirei primeiro a SCJP depois a SCJA… e digo q se eu tivesse feito ao contrario… talvez tivesse sido mais facil.

A prova de associate cobra algumas coisas interessantes não vejo tanto mal em tirar elas na ordem.

Agora duas certificaçoes por 600 reais ta normal considerando que qualquer estagiario ganha 1.2k no minimo, ridiculo esse titulo “adeus SCJP” so mudou o nome… mto drama.

[quote=Diabo Loiro]Muito chororo gente… so mudou o nome da certificação e voce é obrigado a fazer a OCA antes…

Eu tenho a SCJA e SCJP e tirei primeiro a SCJP depois a SCJA… e digo q se eu tivesse feito ao contrario… talvez tivesse sido mais facil.

A prova de associate cobra algumas coisas interessantes não vejo tanto mal em tirar elas na ordem.

Agora duas certificaçoes por 600 reais ta normal considerando que qualquer estagiario ganha 1.2k no minimo, ridiculo esse titulo “adeus SCJP” so mudou o nome… mto drama.
[/quote]

600 doletas.

Tirar SCJA tendo SCJP? Só vejo um motivo, ter mais um papel e uma linha no CV.

“estagiario ganha 1.2k no minimo”. Isso é piada?

por que piada todo stag que conheço tira 1.4k nas que pagam pior tipo cpm e accenture. inclusive eu quando era stag.

foi um bom investimento aprendi bastante e me ajudou em novos empregos.

1,2k acho que foi um pouco otimista demais…

Porra, eu acabei de falar que vocês ainda podem comprar por apenas $125,00 cada voucher no Site da PearsonVue ¬¬
Por que ainda estão chorando?
lol…

[quote=InsaneChess]Porra, eu acabei de falar que vocês ainda podem comprar por apenas $125,00 cada voucher no Site da PearsonVue ¬¬
Por que ainda estão chorando?
lol…[/quote]

Amigo nao tem ninguem chorando aqui. Se voce ver as mensagens anteriores(ou voce sempre pega barco andando?) vai perceber que falei isso do preço bem antes de voce…

++

E deixa os novatinhos espernearem…

Foi otimista mesmo, aqui em João Pessoa tem muitas empresas pagando 500 ou 600 reais a um estagiário. Na maioria das vezes nem chega a 600

Meu deus do céu que choradeira…kkkkkkkkk
A Oracle sempre presou certificação é algo “diferencial”…na verdade mesmo tirar as provas da SUN sempre foi muito fácil, barato e acessível.
Para aqueles que preferiram investir seu tempo e dinheiro nos seus “roobies pessoais” e não na sua formação …o meu “I’m sorry” kkkkkk Já era!!! RODOUUUU
Para os novatos que estão chegando…invistam agora na versão 6 enquanto ha tempo…mesmo depois disso ainda sim vale a pena ser Oracle Certified Professsional…estude, peça para seus empregadores ajudar bancando algo…tente e nunca desista!!!
Uma certificação da oracle no seu curr vale muito mais que uma especialização que é muito mais caro…
Pense bem…seu salario de amanha sera decidido com que o faz hoje…

Interessante ser OCP, parceiro do Robocop!

Ultimamente estou encarando o fato de q é possivel sim estudar sozinho e se tornar um ótimo programador.Livros como Effective Java, Refactoring e Design Pattern se tornaram uma das chaves da formação de um desenvolvedor e, no caso dos dois ultimos, em qualquer linguagem, independente se é java ou não.

A questão do preço das certificações é nova pra mim...

Eu planejava tirar a minha ano que vem, mas com esse preço acho que vou ter que adiar e pensar em otimizar meus conhecimentos com livros e tarefas, sendo em Java ou qualquer outra tecnologia.

Fica a dica: Vamos migrar para a JVM… e não para o java, vamos substituir RDBMs por NoSQL e vamos esperar que isso mude.

Abraços.

Alguns ficam esperando mudar, outros aproveitam o momento pra ganhar dinheiro. Assim é a vida. heheheheh
O valor continua 300 pra cada certificação, não se espantem.

Nao entendi a choradeira.

Agora pra programmer tem que ter a associate mesmo assim:

*betas

Java SE 7 Programmer I = R$ 272
Java SE 7 Programmer II = R$ 109

*consolidadas

Java SE 5/6, Certified Associate Exam = Exam Price: R$ 272 score 68%
Java SE 6 Programmer Certified Professional Exam = Exam Price: R$ 272 score 61%

No site da person os valores sao diferenciados mesmo… menores até…

Pessoal depois de acompanhar toda a discução aqui no forum, me veio uma duvida, até quando posso comprar o voucher da versão 6?

depois que conseguir a certificação da OCPJP 6, ainda assim vou ser obrigado a tirar a OCPI e OCPII para investir em certificações tipo Web components e EJB?

[quote=RafaelCassau]Pessoal depois de acompanhar toda a discução aqui no forum, me veio uma duvida, até quando posso comprar o voucher da versão 6?

depois que conseguir a certificação da OCPJP 6, ainda assim vou ser obrigado a tirar a OCPI e OCPII para investir em certificações tipo Web components e EJB?[/quote]

Acho que a resposta pra primeira pergunta ninguem tem…mas nao acho que voce deva se preocupar por isso. A versao 5 ja ta bem velhinha e ainda tem certificacao.

Depende com o que voce vai trabalhar ne. Mas como possivelmente todo mundo mexe ou ainda vai mexer com web um dia uma certificacao do tipo da OCP e uma web sao indispensaveis.

morte ao enlatado!!

Cara, sou novato na área, comecei como estagiário e fui efetivado a pouco tempo, e agora estou estudando pra tirar a certificação OCJP 6!
Acho que estudar nunca é demais, claro que quem tem a certificação, pode se vangloriar e dizer que é certificado, claro que não deixa de ser um papel, mas que vale muito em uma entrevista, só o fato de ser certificado.
Tenho um amigo que tem a certificação, tiro muitas dúvidas com ele e uma coisa que ele me disse e me incentivou a tirar a certificação é que ele aprendeu muito com ela.

É lógico que a Oracle quer lucrar com isso, e não acho certo essa exploração que ela está fazendo, mas uma coisa é certa, com essa exploração com o certificação do java 7, vou me apressar em tirar a certificação OCJP 6 antes que eles resolvam aumentá-la também!
:roll:

É claro que a empresa sempre vai lucrar com a certificação, tudo no mundo é baseado no lucro. A SUN cobrava, a Oracle pode cobrar mais caro mas é assim no mundo de TI, umas cobram mais, outras menos.
A certificação é diferencial no currículo sim, já consegui emprego por causa de certificação. É claro que tem gente que tem “QI” e não precisam disso. Hoje há contratos de empresas com o governo que exigem pessoas certificadas e não é só a area de TI que possui certificação, mas uma coisa não anula a outra.

Imagine uma pessoa que não tem muita experiência mas tem umas 3 certificações em java. É meio estranho, se ela sabe mesmo podia estar atuando na área a mais tempo.
O mesmo caso é uma pessoa que tem muitos anos de experiência e não tem certificação. Se a pessoa sabe mesmo porque não tira o certificado?
E tem o lado da satisfação pessoal também que é mais o meu caso. Quando você estuda pra certificação você abrange tudo a respeito de uma tecnologia, estuda um monte de coisa que você nunca viu ou pelo menos não viu a fundo e que é importante você saber.
Estou atualmente estudando para a OMJCEA, já tenho a SCJP, SCWCD, SCBCD, JBCAA e acho que é valido sim.
Prova no mínimo que você é um profissional que não está estagnado.

Agora um cara que ganha por exemplo 3000 não pode gastar 300 em um mês para se certificar naquilo que ele sabe fazer… seilá. Você não vai tirar 10 certificações, mas algumas que te garante em algumas coisas eu acho que é valido sim…
Bom… essa é minha opinião…