Mudanças na certificação: Adeus SCJP!

Grandes mudanças foram feitas pela Oracle com relação ao esquema de certificação para o Java 7.

Talvez a mais perceptível, além da mudança do nome que agora passa a ser OCP, seja o valor: passou de $300,00 para $600,00. Mas não ache que as mudanças param por aí:

Notícia completa: http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=63369

Tenho SCJP, no entanto hoje acredito que certificação é apenas um papel.

Prefiro gastar $600 com vodka e cerveja.

[quote=vitu]Tenho SCJP, no entanto hoje acredito que certificação é apenas um papel.

Prefiro gastar $600 com vodka e cerveja. [/quote]

Putz pra quem ja tem!! Tranquilo falar né!!?!?!?

É lamentável que um fórum de programação e desenvolvimento permita comentários de alcolatras ignorantes.

Não estou defendendo a certificação, mas apresente comentários úteis e que possam contribuir para algo. Deixe sua opnião pessoal somente para você.

Obrigado.

[quote=leandroleo]
Putz pra quem ja tem!! Tranquilo falar né!!?!?!?[/quote]

Uma boa graduação te dá a base para trabalhar com qualquer tecnologia.

Acredito que a experiência (que não deve ser mensurada em tempo) e o que relamente qualifica um profissional de TI.

Vale apena gastar uma nota com certificações que em alguns anos vão ser esquecidas?

A Oracle quer ganhar $ de todos os lados.

[quote=enlatados]É lamentável que um fórum de programação e desenvolvimento permita comentários de alcolatras ignorantes.

Não estou defendendo a certificação, mas apresente comentários úteis e que possam contribuir para algo. Deixe sua opnião pessoal somente para você.

Obrigado.[/quote]

“Deixe sua opnião pessoal somente para você.” Então para que serve o Forum?

Voce concorda em dobrar o valor? Trabalha na Oracle?

[quote=enlatados]É lamentável que um fórum de programação e desenvolvimento permita comentários de alcolatras ignorantes.

Obrigado.[/quote]

Ninguem fez apologia ao crime aqui, ou pirataria, se não gosta de consumir bebida alcólica tudo bem, é um direito seu, mas é um direito MEU gastar o MEU dinheiro como eu quero.

ontopic: eu ando acho muito cedo para opinar, quero ver o que os mais sábios tem a dizer rs

E aí pessoal, beleza?
Estudei durante um bom para a Certificação mas nunca fui fazê-la. Trabalho como servidor público e ela não me faz falta… já para quem trabalha na área privada, ela é um tremendo diferencial… :twisted:

lamentável cobrarem um valor desses, impossivel fazer uma prova com esse valor…

Só vou tirar certificação da MS agora… vai roubar outro.

A única coisa boa de estudar para a certificação, foi o ótimo aprendizado e dominio da linguagem o certificado da a falsa impressão que o cara sabe das coisas é somente um plus no currículo, no meu caso o que ganhei foi conhecimento da linguagem. A Oracle como toda empresa que visa o lucro com certeza fará a certificação ser impossível de ser tirada como as certificações de arquiteto que você precisa de um curso dela para fazer a prova.

Não entendi sua frase entre parênteses sobre a experiência “que não deve ser mensurada em tempo”, mas o tempo não indica
também que a pessoa tem dominio da tecnologia por domina-la muito tempo?

Vou dar um exemplo:

Tenho 2 profissionais.

Um deles trabalha a 10 anos mantendo o mesmo sistema, lidando com as mesmas pessoas, conhece a fundo cada if do código e todo negocio ao qual pertence esse sistema. Não costuma se atualizar ou testar outras tecnogias por entender não ter onde aplicar esse conhecimento.

O outro em 5 anos trabalhou em ‘N’ projetos com diferentes tipos de negocio, tecnologias e pessoas. Costuma se atualizar, se capacitar e tenta aplicar isso por onde passa.

Ambos estão pleiteando para uma vaga para um projeto em uma area de negocio que ambos nunca atuaram.
Podemos considerar apenas pelo tempo que o primeiro profissional é mais experiente que o segundo?

Pessoas tem diferentes curvas de aprendizagem.
Não e dificil voce encontrar pessoas que tenham mais tempo de experiência que voce, no entanto menor nível de senioridade.

Agora é justo a menina do RH questionar:

Quanto tempo de experiência trabalhando com Java?

[quote=vitu][quote=shepherdmoons]

Não entendi sua frase entre parênteses sobre a experiência “que não deve ser mensurada em tempo”, mas o tempo não indica
[/quote]

Vou dar um exemplo:

Tenho 2 profissionais.

Um deles trabalha a 10 anos mantendo o mesmo sistema, lidando com as mesmas pessoas, conhece a fundo cada if do código e todo negocio ao qual pertence esse sistema. Não costuma se atualizar ou testar outras tecnogias por entender não ter onde aplicar esse conhecimento.

O outro em 5 anos trabalhou em ‘N’ projetos com diferentes tipos de negocio, tecnologias e pessoas. Costuma se atualizar, se capacitar e tenta aplicar isso por onde passa.

Ambos estão pleiteando para uma vaga para um projeto em uma area de negocio que ambos nunca atuaram.
Podemos considerar apenas pelo tempo que o primeiro profissional é mais experiente que o segundo?

Não e dificil voce encontrar pessoas que tenham mais tempo de experiência que voce, no entanto menor nível de senioridade.

[/quote]

Te entendo colega, o meu drama é o seguinte tenho plena convicção que o que quero fazer é programar
vou me formar ano que vem em Sistemas de Informação e vou tirar a minha certificação em Java, sempre
quero evoluir nesse sentido estou fazendo cursos e participando de alguns projetos o fato é que estou meio
velho 32 anos e acredite tenho me empenhado para tentar entrar em alguma empresa na area, mas oque
sempre levo na cara é isso: “você tem experiência?” , “O senhor tem certificação?”, então sempre acho que
quem tem mais tempo na area é quem tem maiores chances de conseguir o emprego. Desculpa o desabafo e a
perda do foco do assunto principal.

[quote=shepherdmoons]

Te entendo colega, o meu drama é o seguinte tenho plena convicção que o que quero fazer é programar
vou me formar ano que vem em Sistemas de Informação e vou tirar a minha certificação em Java, sempre
quero evoluir nesse sentido estou fazendo cursos e participando de alguns projetos o fato é que estou meio
velho 32 anos e acredite tenho me empenhado para tentar entrar em alguma empresa na area, mas oque
sempre levo na cara é isso: “você tem experiência?” , “O senhor tem certificação?”, então sempre acho que
quem tem mais tempo na area é quem tem maiores chances de conseguir o emprego. Desculpa o desabafo e a
perda do foco do assunto principal.[/quote]

Entrar no mercado realmente é difícil. E se agente já vem de outra area acaba tendo que dar um passo atrás para dar dois a frente.

O conhecimento que agente conquista ao estudar para uma certificação, sem se preocupar em decorar nada ou nas pegadinhas e muito bom.
Vejo a certificação como um foco. Um objetivo motiva mais a estudar e se aprofundar.

Antigamente parceiros IBM podiam fazer qualquer certificação de graça. Isso era bom?
Não. Muita gente não dava valor, marcava o exame e não fazia. Eles resolveram cobrar uma taxa simbolica, visto que aplicar o exame gerava um custo.

Eu como programador júnior e universitario fudido só tirei SCJP por causa do desconto que era dado por um programa da SUN para estudantes. O vouncher custava R$62,00.
Quando passei na prova fiquei extremamente motivado e investi R$300,00 para a próxima.

Fui estudando com calma aquilo que achava realmente útil. Um ano depois com o voucher perto de vencer marquei a prova para SCWCD, que considerava ter mais conhecimentos. Na época estava trabalhando com python, e apenas revisei o conteudo da certificação. Ao fazer a prova acertei 68%, precisava de 70% para passar, uma ou duas questões de diferença.

Não tive a menor vontade em realizar o exame novamente. Parte do conteudo como autenticação e autorização nesse exame até hoje considero totalmente inútil. No entanto no que considerava útil e aplicavel me aprofundei. E mesmo sem ter de có sabia aonde encontrar no caso de precisar.

Hoje a Oracle torna a certificação um produto um status.

Fica realmente difícil para a galera que tá começando investir essa grana.

Melhor comprar 30 garrafas de Absolute a contribuir com o novo Iate do Larry Ellison.

[quote=vitu][quote=shepherdmoons]

[/quote]

Vou dar um exemplo:

Tenho 2 profissionais.

[/quote]

Se for partir deste ponto de vista, pode ter outros também, este que em 5 anos passou em vários projetos pode não ter se dado tão bem por ter muita maturidade e logo foi dispensado e foi procurar outro emprego e assim foi indo, metendo pau em tecnologia que se deu mal e elogiando o que a maria vai com as outras anunciam, dizendo ser boa, sendo que nem ainda começou a utilizá-la, como no Brasil evitam criticar diretamente, dizem, é esta pessoa é muito legal, mas não dá para o que pretendemos, claro, não critica diretamente, mas fica sub entendido que não é bom o suficiente para cumprir a meta.

Saber uma porrada de coisas novas pode não resultar em nada, o maior diferencial está em atender as necessidades do cliente e montar um processo claro de início, meio e fim, não adianta nada usar coisas mais modernas e atuais se não atende o contexto, e o colega que ir buscar decorar código, certificações, estes estão ferrados, fazer cruds, isto já é monótono e batido, pelo tanto que muito acham que valem um certificação, deveriam pagar 100% a mais de ganho em relação aos que não tem, esse mercado é uma armação e todo mundo cai.

[quote=knowledgebr]
Se for partir deste ponto de vista, pode ter outros também, este que em 5 anos passou em vários projetos pode não ter se dado tão bem por ter muita maturidade e logo foi dispensado e foi procurar outro emprego e assim foi indo, metendo pau em tecnologia que se deu mal e elogiando o que a maria vai com as outras anunciam, dizendo ser boa, sendo que nem ainda começou a utilizá-la, como no Brasil evitam criticar diretamente, dizem, é esta pessoa é muito legal, mas não dá para o que pretendemos, claro, não critica diretamente, mas fica sub entendido que não é bom o suficiente para cumprir a meta.

Saber uma porrada de coisas novas pode não resultar em nada, o maior diferencial está em atender as necessidades do cliente e montar um processo claro de início, meio e fim, não adianta nada usar coisas mais modernas e atuais se não atende o contexto, e o colega que ir buscar decorar código, certificações, estes estão ferrados, fazer cruds, isto já é monótono e batido, pelo tanto que muito acham que valem um certificação, deveriam pagar 100% a mais de ganho em relação aos que não tem, esse mercado é uma armação e todo mundo cai.[/quote]

Perfeito seu comentário.
O que levantei foi que exitem diferentes perfis de profissionais, com experiências profissionais diferentes.
O que torna extremamente difícil mensurar com tempo o grau de experiência de um profissional.

É uma pena que ainda existam “profissionais” que escrevam notícias sensacionalistas como estas, não tem nada de U$600,00, o que precisamos é filtrar este tipo de comentário (não me refiro a ninguém que postou e sim a quem escreveu a notícia), a certificação Java SE 7 Programmer tanto I quanto II estão em BETA, logo primeiro vamos aguardar para oficializar a mesma, no momento AMBAS custam (R$109,00) http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_804 ou seja em Beta se fossem fazer as duas sairiam por R$218,00, mas e quanto ela não for mais beta? A partir dela não ser mais beta tudo acaba sendo “achômetro”, mas TODAS as certificações da Oracle custam U$125, ou seja, o padrão é definido (aliás acaba saindo mais barato do que eu pagada pelas provas da Sun). Ao meu ver é só aguardar, mas sinceramente, a MUITO, MUITO tempo notícias deste tipo são lançadas a única coisa que nos resta é ignorá-las, assim como já ignoramos as famosas “O JAVA MORREU”

Pessoal, bom dia!
Com essas mudanças que a Oracle implementou nas certificações é obrigatório ter um curso oficial, reconhecido pela Oracle, para poder fazer a prova da certificação OCP ?

Agora, mais do que nunca tenho certeza que as certificações são apenas mais um produto que levam o nome ORACLE.
Sendo assim, não pretendo perder meu tempo e meu dinheiro obtendo apenas um pedaço de papel escrito ORACLE. :wink:

Depende muito de onde se quer chegar, a maioria das pessoas que conheço e que possuem certificação dizem que as mesmas são apenas um “plus” no curriculum como já foi dito, mas, eles quiseram uma certificação, foram atrás e tiraram, mesmo que hoje não esteja somando além do curriculum foi um objetivo conquistado. Então assim, eu acho que vale a pena investir $300 ou $600 que seja, afinal poucas pessoas conseguem manter o foco em algo sem um objetivo e se absorve muito conhecimento estudando para uma prova como esta.