Mudanças na certificação: Adeus SCJP!

[quote=vitu]Tenho SCJP, no entanto hoje acredito que certificação é apenas um papel.

Prefiro gastar $600 com vodka e cerveja. [/quote]

Veio que porra é essa? Esqueceu das mulheres heheheeh.
Sobre o tópico: Certificação é bom mais tem muita gente que sabe mais que minha pessoa, tendo nenhuma certificação.
Então Experiência de mercado anula certificação.

Na minha humilde, as certificações quando feitas pela sun estavam muito marginalizadas.
O preço estava razoável, o que acho que deveria manter, mas o conteúdo vinha se tornando cada vez mais enxuto, tanto que bastava 1 bom livro e com um bom mes de estudo era possível passar.

Eu fiz certificações OCA e OCP (SQL) e a SCJP, e sinceramente, foi extremamente mais facil passar na SCJP…

Isto causou um número altissimo de profissionais certificados, o que impactou diretamente na importancia que algumas empresas estão dando para certificação… Quando poucos a tinha, era um grande diferencial, hoje, muitos candidatos já a apresentam, tornando-a menos importante que um diploma de faculdade de fundo de quintal.

Desculpem-me se sentiram-se ofendidos, mas é apenas a minha opinião.

Certificação 1 - http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_803

Certificação 2 - http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_804

Para quem já possui, pode apenas fazer o upgrade

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_805

Nada como ver a informação na fonte.

[]'s

Tomei um susto e depois lendo tudo fiquei mais tranquilo, pq pretendo tirar as certificações.

É lamentavel quando as pessoas distorcem as notícias dessa forma.

E não vamos mais uma vez começar a discussão sobre o real valor de uma determinada certificação. Eu acho que qualquer coisa que possa agregar algo de diferencial no seu curriculo é valido, quem acha o contrario é pq já é um funcionario publico q pretende ficar aonde está até a morte, ou entao um preguiçoso q n tem disposição para estudar.

Obter uma certificação só para constar no currículo? Quando a mesma for descontinuada, como fica?
Veja a Microsoft por exemplo, descontinuou uma série de certificações(MCAD,MCSD), entre outras. :?:

Pelo que entendi da notícia, o autor fala de uma mudança que está para ocorrer e não que já ocorreu. Vamos ver o que ocorrerá depois do dia 17 de dezembro. :slight_smile:

Acredito que o número de acesso do “The Server Side” é consideravelmente alto, entretanto os comentários relacionados a esta notícia ainda são bastante modestos. No mínimo, nos leva a duas conclusões básicas:

1. O pessoal acha que é uma notícia que nem vale à pena ser comentada em virtude do seu possível sensacionalismo;

2. O pessoal está aguardando as cenas do próximo capítulo antes de ter alguma opinião formada.

Boa tarde Amigos,

Há um bom tempo a Oracle já promove uma renovação na certificação Java. Podemos destacar algumas mudanças como:

• troca do nome para OCP;
  • troca do centro de certificação (Prometric para PearsonVue);
  • score das provas para Java 5 e Java 6;
  • nome dos exames;
  • etc

Enfim, foram várias. Porém me assusta bastante este valor, já que no site da Oracle é a certificação para versão 7 está em beta e estão cobrando um valor de R$109,00.

Segue o link http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_804 com as informações. Ou seja, achei um pouco estranho o valor comentado no post.

Bom, como há algum tempo já se comenta, a Oracle é uma empresa e quer dinheiro.

Abraços,

uhauhahuuha dei mole.

As certificações Beta eram gratuitas antigamente. Eu não dúvido nada desses valores.

[quote=vitu]

uhauhahuuha dei mole.

As certificações Beta eram gratuitas antigamente. Eu não dúvido nada desses valores.[/quote]

Muito bem lembrado.

Tudo é questão de oportunidade e objetivo de cada um.

Certificação sem duvida ajuda, seja no conhecimento que vc adquire e até mesmo para auto valorizar um profissional.

Eu particularmente vejo como investimento, portanto a pergunta é, irei gastar $600, mas irei ganhar quanto?

Eu particularmente, consegui aumento de salário através das certificações. Não foi na mesma empresa, mas me ajudou a arrumar um
trampo pra ganhar mais, então para mim foi bom negócio. Vai de cada um.

E quanto aos valores, os valores aqui no Brasil são diferentes, pelo menos ao comprar o voucher pela Person Vue.
A última vez que tirei constava no site da oracle por $300 e no site da Person por $125.

Falows.

A Oracle está tentando de toda maneira lucrar em cima do Java, sem se importar com a comunidade.

Primeiro, as regras da certificação de arquiteto mudaram, encarecendo MUITO e aumentando a burocracia para se alcançar essa certificação.

Agora, estão dificultando o processo de conclusão da certificação de programador Java (antiga SCJP), adicionando mais um passo ao processo (certificação associate).

É vergonhoso, quando a gente vê que a linguagem está sendo mantida por um bando de babacas, que só se importam com o dinheiro.

[quote=enlatados]É lamentável que um fórum de programação e desenvolvimento permita comentários de alcolatras ignorantes.

Não estou defendendo a certificação, mas apresente comentários úteis e que possam contribuir para algo. Deixe sua opnião pessoal somente para você.

Obrigado.[/quote]
Concordo! O caminho para chegar a certificação é o que vale a pena; o estudo e o aprendizado é mais profundo. Concordo que a certificação é só mais um papel, mas é um papel que pode fazer a diferença.

[quote=heatcold]A Oracle está tentando de toda maneira lucrar em cima do Java, sem se importar com a comunidade.

Primeiro, as regras da certificação de arquiteto mudaram, encarecendo MUITO e aumentando a burocracia para se alcançar essa certificação.

Agora, estão dificultando o processo de conclusão da certificação de programador Java (antiga SCJP), adicionando mais um passo ao processo (certificação associate).

É vergonhoso, quando a gente vê que a linguagem está sendo mantida por um bando de babacas, que só se importam com o dinheiro.

[/quote]

Perfeitamente normal. Como toda empresa. Como todos nós. O foco é dinheiro.

Só que além da grana, eu vejo mais qualidade e é claro mais dificuldade para se certificar, o que ao meu ver valoriza
mais ainda quem alcançar a certificação.

Parabéns para a Oracle!

[quote=carlos_hen][quote=heatcold]A Oracle está tentando de toda maneira lucrar em cima do Java, sem se importar com a comunidade.

[/quote]

Perfeitamente normal. Como toda empresa. Como todos nós. O foco é dinheiro.

Só que além da grana, eu vejo mais qualidade e é claro mais dificuldade para se certificar, o que ao meu ver valoriza
mais ainda quem alcançar a certificação.

Parabéns para a Oracle![/quote]
Pensar apenas no dinheiro, quando se trata de computação, é ir no sentido contrário ao que há de mais nobre na nossa área.

Eu entendo o lado da empresa, em buscar retorno no investimento que fizeram.
Mas focar apenas nesse lado, demonstra que eles não estão interessados na comunidade e muito menos em nossos ideais.

Sem querer ser romantico. Minha primeira reação foi de revolta.

Até alguém do OpenJDK lançar certificações equivalentes. Ai sim, problema resolvido…

Pelo que entendi somente a versao 7 passara por essas mudanças. E a prova nao custara $600,00. Serão duas provas e como a primeira sera obrigatoria antes de tirar a OCP(SCJP) o custo total sera de $600,00 mas na pratica voce tera duas certificacoes(mesmo que uma seja praticamente so encher linguiça). A versao 6 continuara sendo do mesmo jeito e creio que muita gente ainda opte por fazer a versao 6 que por hora nao é nada mal.

Ainda considero certificações muito importantes. Tanto para quem ja esta no mercado quanto(principalmente) pra quem esta tentando entrar. Pelo menos aqui na minha região ainda tem um peso consideravel. E nao adianta vir chorar dizendo que empregador nao valoriza conhecimento, so um pedaço de papel e blablabla pq com a atual safra de programadores que se dizem seniores e nao sabem sequer o basico acredito que essa exigencia do pedaço de papel possa ser valida para filtrar as coisas. Ja vi gente que nao sabe o basico e vem com a historia de “ha se eu nao souber pesquiso na net e tals”. Nao é assim que funciona pq se um cara quer um SENIOR ele quer PRODUCAO e nao pagar salario de senior a um junior que vai ficar metade do tempo ou mais aprendendo. E convenhamos, nao é tao dificil tirar a certificacao entao é injustificavel quem se julga “injustiçado pelo mercado” pq tem conhecimentos acima da media mas nao tem certificacao.

Para quem me conhece estou na área já faz alguns anos e sou o que se pode considerar certificado pela vida. Não me apeguei em tirar certificações porque a preocupação das empresas era encher as baias e tocar os projetos. “Senioridade” a gente consegue de fato com a vivência na área. Experiência é algo que ninguém toma de você. O fato é…a certificação…para o profissional de RH é um filtro interessante sim. Mostra que o profissional, principalmente de nível junior não caiu de para-quedas e nem é aventureiro. Se ele será um bom profissional aí é outra história…mas já é um prova de que ele está focando na linguagem escolhida. É claro que pode haver profissionais com 10 anos de experiência e não tão rápidos para desenvolver, e podemos ter um de 6 meses extremamente promissor por ser rápido…mas ainda sem a vivência necessária para ser considerado pleno. Vai de caso a caso. Se a certificação é importante na visão das empresas para quem está iniciando?? Não tenham dúvidas. Quem já está nesse barco com seus 5 ou 10 anos…a certificação passa a ser a “carreira do profissional”. O currículo dele. Não quer dizer que nunca vão perguntar-lhe a respeito…mas se o cara é graduado e com grande vivência…não é a certificação SCJP ou agora OCP que vão provar que ele seja programador. Não confundam iniciantes com profissionais experientes. O iniciante precisa “sim” hoje em dia focar em uma boa formação e criar estratégias como a certificação para se qualificar bem no mercado hoje em dia. A concorrência hoje é bem maior do que 5 anos atrás. Passa quem provar ser mais bem qualificado na visão do empregador, e certificação pesa sim.

Aonde vocês viram que a certificação custa $600.

Acabei de olhar no site e está custando R$ 270.00 …

Desculpem a minha ignorância, mas é que como ainda não tirei… estou meio perdidoo…

[quote=nandooliveira]Aonde vocês viram que a certificação custa $600.

Acabei de olhar no site e está custando R$ 270.00 …

Desculpem a minha ignorância, mas é que como ainda não tirei… estou meio perdidoo…[/quote]

$600 é a 7 amigo. Olhe a minha ultima mensagem que falei sobre isso.