Eu tenho (e ainda funciona) um player de mp3 e vídeo da Clone (sim, marca diabo), que eu tenho desde 99 (eu lembro pq ganhei na formatura do terceirão).
O iPod foi lançado em 2001.
Tirando o lance da bolinha do controle do iPod, nada nele é original.
Não é nem querer gerar flame, mas cara, a coisa mais GENIAL que eu vi ali, foi o lance do “beliscar” do multitouch, que foi uma sacada animal. De resto, tudo já existia, mudou foi a forma de apresentação.
TouchScreen? Tablet? Eu tenho um “laptop sem teclado” (era assim que era vendido) da Fujitsu (antes de ser um pedaço da Siemens), processador Pentium 233 MMX, trazido do Japão, que tá lá em casa desde 2000. Tô tentando ressuscitar a fonte do maldito, que morreu. Tudo isso já existia. Ele reinventou o MARKETING em cima desses produtos.
E pra mim, é aí que morou a genialidade do cara. Nisso, ele não teve (e acho que não terá, por um bom tempo) ninguém pra bater!
Como eu falei, não é demérito nenhum. O que cada um faz com as ideias, sua ou dos outros, é que torna a coisa genial.
E eu preciso concordar MUITO contigo sobre a busca pela perfeição nos produtos, especialmente com relação ao acabamento. Hoje em dia, fazer o usuário / cliente se sentir “acariciado” e criar paixão por um produto é tarefa para pouquíssimos.
Abraço![/quote]
Opa leoramos,
Relaxa, hehe. Não tá gerando flame algum. 
Eu não sei, eu acho que foi genial o lance do iPod e ninguém mais fez pelo seguinte: ele foi o primeiro que colocou um hd dentro do bicho. Aí podemos concordar numa coisa: todos os players do mercado tinham algum prob: ex, esse seu da Clone, qual era o problema dele? Bateria? O iPod foi o primeiro que veio que tentou ser a síntese de todos eles , sem problemas. Resumindo a coisa: 90% dos produtos tem características de “pesquisa” dentro dele. Os da Apple não. Era a síntese disso. Concorda?
[]'s