Microsoft e a Comunidade Open Source

Olá a Todos,
A Microsoft agora está apoiando os projetos Open Source, criando uma comunidade de desenvolvedores, um espaço como o Source Forge e o Ruby Forge a matéria e os link sobre isto estão no próprio site da Microsoft, na minha opinião acho que a Microsoft finalmente se viu desamparada com o ganho de mercado dos produtos Open Source como o OpenOffice.
Saiba mais: http://www.microsoft.com/opensource/

Obrigado a todos,
Nathan Paulino Campos

É mais uma estratégia de marketing da empresa, tentando passar a imagem de políticamente correta, e não de um monstro devorador. :wink:

Acho que grande parte das empresas que fornecem produtos Open Source, oferecem por marketing, e não para ser a boazinha. Isso não é coisa da Microsoft. È coisa do mercado corporativo em geral. E nem acho isso errado não. E a Microsoft de hoje não é(felizmente) a mesma que foi a muito tempo atrás. Ela mudou, assim como o mercado.

sem quere ser preconceituoso, mas é muito na cara e visivel, que a microsoft sempre segue irredutivel ate ser forçada, quando enxerga que não tem outra siada, a não ser, aderir…

Um exemplo disse, é o Windows Média Player, não tinha conversão pra MP3 forçava sempre o usuário a converter pra o formato ridiculo de wma (acho q é essa a extensão) … depois que se viu abandonada por varios usuarios por esses motivos resolveu adicionar a conversão para mp3

é assim com tudo, essa é a microsoft, vamo ver no que da, mas não creio muito em uma comunidade openSource onde todos os recursos para programar são totalmente pagos…

como vai funcionar? vc sai pagando pra fazer tudo, e o no fim só abre seu código ?

Posso estar falando bestera, não li a materia, mas essa é a impressão q a microsoft deixa (pelomenos para mim)

Pelo contrário, todos os recursos da Microsoft para programadores têm versões gratuitas, com pouquíssimas limitações. O .NET Framework é totalmente gratuito, existem as versões express do Visual Studio, que têm pouquíssimas limitações, existe até uma IDE totalmente livre (não da MS, claro): http://www.icsharpcode.net/OpenSource/SD/

E se você acha que a comunidade não se mobiliza, dê uma olhada em http://www.codeplex.com/ , e veja como há muitos projetos em torno das tecnologias MS.

Eles sempre investiram nos desenvolvedores, por que sabem que é exatamente por causa deles que o Windows é dominante como S.O.

[quote=juliofsn]…

Eles sempre investiram nos desenvolvedores, por que sabem que é exatamente por causa deles que o Windows é dominante como S.O.[/quote]

eles sempre investiram em marcketing, e em nichos de mercado relacionados a TI que estvessem prometendo… dando dinheiro… que estivesse em crescimento…

normalmente a microsoft tem mesmo seus produtos com um preço la no alto, a sversões para desenvolvedores de seus produtos, os “express” nunca foram muito divulgados, ou ao menos eu nunca vi nenhum tipo de marcketing relacionado a isso…

o windows é dominnate como SO por que é o SO que as pessoas estão “acostumadas” com o windows, além do fato de que a maioria acredita não ter boas opções, o linux mesmo ja não é tão “dificil” de usar como antes, mas assim mesmo muitas pessoas tem um certo horror a linux achando isso… fora que o windows não seria a metade do que é hoje se não fosse a pirataria…

assim mesmo a microsoft não é o vilão maquiavelico que normalmente dizem, nem muitas das empresas ditas como maravilhosas também não o são…

[quote=maior_abandonado]
normalmente a microsoft tem mesmo seus produtos com um preço la no alto, a sversões para desenvolvedores de seus produtos, os “express” nunca foram muito divulgados, ou ao menos eu nunca vi nenhum tipo de marcketing relacionado a isso…[/quote]

o marketing das ferramentas express é feita ainda nas faculdades, é principalmente lá que a MS tenta evangelizar novos desenvolvedores, quanto ao preço das versões profissionais realmente acho caras, mas a idéia é que empresas, e não desenvolvedores independentes, comprem.

[quote=maior_abandonado]
o windows é dominnate como SO por que é o SO que as pessoas estão “acostumadas” com o windows, além do fato de que a maioria acredita não ter boas opções, o linux mesmo ja não é tão “dificil” de usar como antes, mas assim mesmo muitas pessoas tem um certo horror a linux achando isso… fora que o windows não seria a metade do que é hoje se não fosse a pirataria…[/quote]

E isso ocorre justamente por quê? porque as aplicações que as pessoas conhecem existem para Windows. Muita gente não teria nenhuma reserva em usar Linux se existissem versões dos aplicativos que eles utilizam comumente, e não genéricos. foi isso que eu quis dizer, mais desenvolvedores, mais aplicativos exclusivos para Windows.

"

[quote=juliofsn][quote=maior_abandonado]
normalmente a microsoft tem mesmo seus produtos com um preço la no alto, a sversões para desenvolvedores de seus produtos, os “express” nunca foram muito divulgados, ou ao menos eu nunca vi nenhum tipo de marcketing relacionado a isso…[/quote]

o marketing das ferramentas express é feita ainda nas faculdades, é principalmente lá que a MS tenta evangelizar novos desenvolvedores, quanto ao preço das versões profissionais realmente acho caras, mas a idéia é que empresas, e não desenvolvedores independentes, comprem.

[/quote]

bom… o que chegou perto disso que eu vi na facudade foi uma especie de parceria que não lembro direito, entre msdn e a facudade, a qual poderiamos baixar software pela msdn, com senha fornecida pela facudade, e só tendo validade enquanto eu estivesse cursando… não me parecia ser, ou ao menos não exatamente, para desenvolvedores, mais para estudante mesmo, e na prática só enquanto estiver estudando inclusive. Também não vejo gente comentando sobre isso por ai, conheço algumas pessoas que estudaram em outras instituições e se formaram recentemente, assim como eu.

[quote=juliofsn]

[quote=maior_abandonado]
o windows é dominnate como SO por que é o SO que as pessoas estão “acostumadas” com o windows, além do fato de que a maioria acredita não ter boas opções, o linux mesmo ja não é tão “dificil” de usar como antes, mas assim mesmo muitas pessoas tem um certo horror a linux achando isso… fora que o windows não seria a metade do que é hoje se não fosse a pirataria…[/quote]

E isso ocorre justamente por quê? porque as aplicações que as pessoas conhecem existem para Windows. Muita gente não teria nenhuma reserva em usar Linux se existissem versões dos aplicativos que eles utilizam comumente, e não genéricos. foi isso que eu quis dizer, mais desenvolvedores, mais aplicativos exclusivos para Windows.[/quote]

isso quanto aos aplicativos que não existem, ou que existem porém genericos se encaixa a usuarios um pouco mais avançados, o que ainda é menoria também… o problema é ainda pior do que isso

a enorme maioria das pessoas só usa o computador pra acessa msn, orkut, navega na internet, raramente algum joguinho… e tem uma imagem de linux como algo não usavel pra eles (apesar de “eu” achar que ainda da pra melhora um poco a usabilidade no que se refere ao usuario leigo, na minha “opinião” não é esse o assunto), eles ja tem mta aversão…

honestamente não vejo o sucesso do windows tendo alguma relação com os desenvolvedores, mais sim com os usuarios domesticos comuns, que estão “acostumados” com windows… e graças também a pirataria proque é mais facil acha uma agulha no palheiro do que um usuario domestico de windows que comprou uma licensa (um que tenha comprado, não algum que a licensa tenha sido empurrada goela abaixo quando comprou o computador e a licensa veio junto, a exemplo tantos starter ou as vezes vista que foram formatados os hds pra ser colocado o xp)

Acho que temos muitos rebeldes sem causa por aqui…afinal desses que são anti MS (ou anti qualquer coisa,o negócio é participar!) muitos,senão a grande maioria,usam o seu bom e velho Windows.
Quem nunca ouviu alguem reclamar do Vista??Migrar pra Umbutu ???Nem pensar !!! rsrsrs :twisted:

[quote=maior_abandonado]a enorme maioria das pessoas só usa o computador pra acessa msn, orkut, navega na internet, raramente algum joguinho… e tem uma imagem de linux como algo não usavel pra eles (apesar de “eu” achar que ainda da pra melhora um poco a usabilidade no que se refere ao usuario leigo, na minha “opinião” não é esse o assunto), eles ja tem mta aversão…

honestamente não vejo o sucesso do windows tendo alguma relação com os desenvolvedores, mais sim com os usuarios domesticos comuns, que estão “acostumados” com windows… e graças também a pirataria proque é mais facil acha uma agulha no palheiro do que um usuario domestico de windows que comprou uma licensa (um que tenha comprado, não algum que a licensa tenha sido empurrada goela abaixo quando comprou o computador e a licensa veio junto, a exemplo tantos starter ou as vezes vista que foram formatados os hds pra ser colocado o xp)[/quote]

cara, eu não tenho essa impressão, eu já instalei Linux pra muita gente que usa só Orkut e MSN e pra eles o Linux funcionou de forma satisfatória, só houve reclamações exatamente quando a pessoa necessitava de um software que só existia pra Windows. bem, nesse caso acho que a experiência de cada um foi diferente.

quanto ao seu raciocínio quanto às licensas OEM eu não entendi, então as empresas que vendem PC’s com Linux também estão erradas? Não é válido os fabricantes terem a opção de deixar o PC já funcional antes da venda e pagando pouco por isso?

Quanto à pirataria, realmente ela um problema, nem tanto pra MS já que quem pirateia dificilmente compraria, mas não é algo que atinge só software. Pense quantas pessoas você vê na rua com a camisa oficial do seu time? e não aquela imitação que viu no camelô perto do estádio? isso já é endêmico no Brasil.

de toda forma, acho que já fugimos do assunto do tópico.

[quote=ORB_de_Souza]Acho que temos muitos rebeldes sem causa por aqui…afinal desses que são anti MS (ou anti qualquer coisa,o negócio é participar!) muitos,senão a grande maioria,usam o seu bom e velho Windows.
Quem nunca ouviu alguem reclamar do Vista??Migrar pra Umbutu ???Nem pensar !!! rsrsrs :twisted: [/quote]

nem vi esses rebeldes por aqui, todos concordaram que essa é mais uma campanha de marketing da MS, e nisso ela não faz nada além de sua obrigação como empresa, que visa lucros e precisa manter a imagem em dia tantos com clientes como com colaboradores.

Quanto ao Vista, garanto que quem reclamou:

1. nunca usou de fato o sistema, ou
  2. tentou usar em PC’s onde até o XP engasga.

Sobre o OS Windows e os Linux, bom, vamos combinar que o Linux nem de longe se equipara (Estou falando de usuário leigo final usando sem assistencia de alguem que conheça o linux ou windows) pelos diversos motivos que ja citaram aqui, tudo bem que hoje ja tem varios genericos, mas não deixam de ser genericos e não uma versão para linux, fora isso ainda existem coisas que não são suportadas para Linux…

Um exemplo de coisas não suportadas ? hoje em dia é crescente o numero de Notebook e com isso de pessoal usando 3G para conectar a internet, coloquei um Ubuntu 9.04 no pc de um amigo, suamos a camisa para tentar ativar o modem 3g da claro dele, e nada, sou totalmente leigo em sistemas Unix, precisei usar um editor de texto VIN, fiquei horas pra conseguir salva o.O … mesmo assim o jabo do modem não ativou… de resto tudo funcionava, mas era tudo meio generico obvio, e acredito que qualquer programa um pouco mais especializado vai ser dificil encontrar no Linux, e é esse medo que faz a maioria do pessoal não conseguir migrar, principalmente o usuario leigo…

Ps.: Não sou contra o OS Unix, acho ate que eles que são contra mim, o Ubuntu simplismente não instala no meu NoteBook, não sei o pq, mas ele não instala, fica um tela preta com promt piscando e não passa dali

[quote=juliofsn]

Quanto ao Vista, garanto que quem reclamou:

1. nunca usou de fato o sistema, ou
  2. tentou usar em PC’s onde até o XP engasga.[/quote]

NOT!

então cara… isso pra quem é prorgamador até que fica mais facil, pra quem meche com computador, trabalha com computador…com certa frequencia… a maioria dos usuarios não sabe fazer quase nada nem no proprio windows ao qual estão acostumados, quem dirá no linux… iriam desistir antes de conseguir encontrar o atalho do firefox ou o kopete… por mais que visse la kopete em mensageiros instantaneos ou algo assim iriam procurar algum programa com msn no nome (e nunca que vão conseguir instalar o amsn)…

pegue por exemplo a instalação do office… a esmagadora maioria das pessoas diriam não saber instalar por que nunca o fizeram, sem saber que é avançar, avançar…concluir…

eu mesmo sei poca coisa de linux mais ainda me viro com coisinhas basica assim tipo instala programa que não tenha muita complicação, mais pra maioria, fazer isso no linux ainda esta fora de congitação… normalmente esse perfil de pessoa se não conseguiu abrir a internet em… 5 minutos fuçado (chutei alto)… ja quer formatar e colocar um windows xp q ele ja conhece… é comum uma certa antipatia antes mesmo de conhecer…

[quote=juliofsn]

quanto ao seu raciocínio quanto às licensas OEM eu não entendi, então as empresas que vendem PC’s com Linux também estão erradas? Não é válido os fabricantes terem a opção de deixar o PC já funcional antes da venda e pagando pouco por isso?

Quanto à pirataria, realmente ela um problema, nem tanto pra MS já que quem pirateia dificilmente compraria, mas não é algo que atinge só software. Pense quantas pessoas você vê na rua com a camisa oficial do seu time? e não aquela imitação que viu no camelô perto do estádio? isso já é endêmico no Brasil.

de toda forma, acho que já fugimos do assunto do tópico.[/quote]

isso eu respondi numa MP, pra não desvirtua o tópico como fiz antes…

[quote=juliofsn][quote=ORB_de_Souza]Acho que temos muitos rebeldes sem causa por aqui…afinal desses que são anti MS (ou anti qualquer coisa,o negócio é participar!) muitos,senão a grande maioria,usam o seu bom e velho Windows.
Quem nunca ouviu alguem reclamar do Vista??Migrar pra Umbutu ???Nem pensar !!! rsrsrs :twisted: [/quote]

nem vi esses rebeldes por aqui, todos concordaram que essa é mais uma campanha de marketing da MS, e nisso ela não faz nada além de sua obrigação como empresa, que visa lucros e precisa manter a imagem em dia tantos com clientes como com colaboradores.

[/quote]

voltando um pouco pra esse assunto, só pra reafirmar/confirmar o que ja estava sendo dito pelo juliofsn em relação a marcketing, na propria .net magazine do mes passado se eu não me engano estava uma matéria sobre o codeplex que começa desse jeito:

[quote=.net magazine]
O codeplex é um site de hospedagem de projetos open source (código livre) da Microsoft. Por mais estranha que essa frase possa parecer, é isso mesmo.[/quote]

Aprendi muito sobre informática utilizando o Windows. Em 2002, decidi aprender a utilizar o Linux, desde entao venho desenvolvendo nesta plata forma. Acho importante ter conhecimento em abas as plataformas, pois cada cliente tem uma necessidade específica. :wink:

:smiley:
Isso e somente uma Jogada de Marketing da Microsoft,
para nao arcar com mais prejuizos do OpenOffice.

Mas, tudo bem, puxando sardinho para o Linux, tudo bem…

Porem, a Microsoft reconhece que o Linux e muito Superior a Microsoft.

Viva o Linux!!!

hehehehehe… :lol:

Ohhh my God !!! nem vou comentar este “ponto de vista” ou falta dele…
Se fosse assim não teria se difundido tanto…como está hoje em tudo que é parte…ou lugar
Mas cada um… cada um…

quanto a a idéia…

assim como existem “furos” no windows que não tem no linux e vice-versa

até concordo…tem alguns sistemas que fazem a maior falta no linux que nao são suportados… pelo menos não achei ainda

[quote=heitormachado] :smiley:
Isso e somente uma Jogada de Marketing da Microsoft,
para nao arcar com mais prejuizos do OpenOffice.
[/quote]

cara, eu achei que já tinha esgotado esse assunto, mas não podia deixar de comentar:
o que o c_ tem a ver com as calça?