A questão é: Sair e ir pra onde? Tem muitas empresas bem legais, mas o mercado de consultorias é mais dos mesmos… essas empresas tem mais ou menos os mesmos problemas em graus diferentes.
[quote=Rubem Azenha][quote=sergiotaborda]
Elas continuam fazendo isso porque os desenvolvedores continuam sendo capachos. Vc conhece o conceito de greve? Ups… o pessoal é PJ…
Se vc está insatisfeito vc vai embora. Mas um cara de cada vez não afeta em nada a empresa. Apenas se todos boiotarem o processo é que funciona.
[/quote]
A questão é: Sair e ir pra onde? Tem muitas empresas bem legais, mas o mercado de consultorias é mais dos mesmos… essas empresas tem mais ou menos os mesmos problemas em graus diferentes.[/quote]
Eu também não sei a resposta a essa pergunta e também estou procurando por ela. Por enquanto a resposta é :ir para a próxima.
Pessoalmente acho que só dá para resolver isso num modelo em que os descontentes formam as suas empresas e filtram os que trabalham com eles não pelo mérito técnico (isso se ensina) mas pela etica profissional e pela forma como levam a sério o oficio de desenvolvedor.
O problema é: como enquadar esse tipo de empresa na lei e como colocar esse tipo de empresa no mapa.
[quote=sergiotaborda][quote=Rubem Azenha][quote=sergiotaborda]
Elas continuam fazendo isso porque os desenvolvedores continuam sendo capachos. Vc conhece o conceito de greve? Ups… o pessoal é PJ…
Se vc está insatisfeito vc vai embora. Mas um cara de cada vez não afeta em nada a empresa. Apenas se todos boiotarem o processo é que funciona.
[/quote]
A questão é: Sair e ir pra onde? Tem muitas empresas bem legais, mas o mercado de consultorias é mais dos mesmos… essas empresas tem mais ou menos os mesmos problemas em graus diferentes.[/quote]
Eu também não sei a resposta a essa pergunta e também estou procurando por ela. Por enquanto a resposta é :ir para a próxima.
Pessoalmente acho que só dá para resolver isso num modelo em que os descontentes formam as suas empresas e filtram os que trabalham com eles não pelo mérito técnico (isso se ensina) mas pela etica profissional e pela forma como levam a sério o oficio de desenvolvedor.
O problema é: como enquadar esse tipo de empresa na lei e como colocar esse tipo de empresa no mapa.
[/quote]
Restrinja seu problema para “como colocar esse tipo de empresa no mapa.”. O resto é fácil.
[quote=mario.fts][quote=sergiotaborda][quote=Rubem Azenha][quote=sergiotaborda]
[/quote]
[/quote]
Restrinja seu problema para “como colocar esse tipo de empresa no mapa.”. O resto é fácil.[/quote]
Para a colocar no mapa ela precisa existir, e para existir ela precisa ser um conglomerado das pessoas certas… entende o problema ?
hum… pensei que seu problema seria fazer ela aparecer, o problema do primeiro cliente, alguém que aposte inicialmente.
[quote=mario.fts]hum… pensei que seu problema seria fazer ela aparecer, o problema do primeiro cliente, alguém que aposte inicialmente.
[/quote]
Sim, isso também. É claro que eu posso começar uma empresa de uma pessoa só e ir adicionando pessoas depois, mas parece-me incoerente se eu não sei quem essas pessoas são ( como eu disse antes, estamos falando de um tipo particular de desenvolvedor).
Na realidade é ambas as coisas. Pegar o primeiro cliente e ter uma equipa (mesmo que de 1) Eu vejo nisso o problema da galinha e do ovo. se alguem quiser elucidar como quebrar esse ciclo vicioso…
ai é que entra o networking. vc já trabalhou com um monte de gente, deve saber quem é bom e quem não é. a partir dai, é só ir fazendo os convites. pegar alguem do mercado sempre é arriscado quando se precisa de alta qualidade. Indicações funcionam melhor neste caso.
Então, agora, pense do ponto de vista do cara. Imagine que é vc. eu convido vc a trabalhar comigo, mas não tenho cliente, vc vem ?
Vc vai deixar o seu trabalho que tem um incom fixo para se aventurar ?
Não tem uma empresa que preste aí por essas bandas? Ou tem que criar uma ou sair atrás de alguma que exista. De qqr forma tem q levantar da cadeira e se aventurar.
Eu acho que deve até existir, mas é raro você entrar lá e os que estão dificilmente acabam saindo…
Então, agora, pense do ponto de vista do cara. Imagine que é vc. eu convido vc a trabalhar comigo, mas não tenho cliente, vc vem ?
Vc vai deixar o seu trabalho que tem um incom fixo para se aventurar ? [/quote]
e voltamos no ovo e na galinha…kkkkk
é como o vinicus teles disse em uma palestra. “Se vc tem reservas, isso significa que vc tem liberdade”
[quote=asaudate]Acontece que as consultorias vão continuar fazendo isso pra sempre, enquanto não houver meios de lutar contra isso. Se é um problema de engenharia de software propriamente dito ou não, não sei responder. Mas o atual estado das coisas é esse.
E não acho que uma greve vá resolver, simplesmente porque esse tipo de coisa é organizada por um sindicato. E todo mundo sabe que o sindicato dos trabalhadores de TI (daqui do Brasil, pelo menos) é uma piada, daquelas bem ruins.
Daí a idéia de tornar obrigatórias as auditorias… [/quote]
Amigo, como eu disse, este não é um problema do mercado de TI como um todo, apenas do mercado de Java. Já foi a época que Java representava grande parte do mercado. Hoje Java é utilizado apenas nesse tipo de consultoria porque descobriram que é um grande negócio pagar salario de miseria para os programadores e cobrar por linhas de código produzida (que não é pouca). Se quer trabalhar com projetos interessantes precisa comecar estudar outras linguagens mais modernas o quanto antes.
[quote=mochuara][quote=asaudate]Acontece que as consultorias vão continuar fazendo isso pra sempre, enquanto não houver meios de lutar contra isso. Se é um problema de engenharia de software propriamente dito ou não, não sei responder. Mas o atual estado das coisas é esse.
E não acho que uma greve vá resolver, simplesmente porque esse tipo de coisa é organizada por um sindicato. E todo mundo sabe que o sindicato dos trabalhadores de TI (daqui do Brasil, pelo menos) é uma piada, daquelas bem ruins.
Amigo, como eu disse, este não é um problema do mercado de TI como um todo, apenas do mercado de Java. Já foi a época que Java representava grande parte do mercado. Hoje Java é utilizado apenas nesse tipo de consultoria porque descobriram que é um grande negócio pagar salario de miseria para os programadores e cobrar por linhas de código produzida (que não é pouca). Se quer trabalhar com projetos interessantes precisa comecar estudar outras linguagens mais modernas o quanto antes.[/quote]
E quem falou que eu trabalho SÓ com Java ?
Na boa, a cada post seu, eu acredito mais e mais que você é daqueles caras que se acham o máximo e pensa que é só você que conhece tecnologia. Em momento algum eu disse que as consultorias de Java fazem isso porque eu falo COM CONHECIMENTO DE CAUSA.
O que representa grande parte do mercado no Brasil? Pode até estar havendo uma mudança pra outras linguagens, mas acho que Java ainda tem a maior parte do mercado ainda.
[quote=mochuara][quote=asaudate]Acontece que as consultorias vão continuar fazendo isso pra sempre, enquanto não houver meios de lutar contra isso. Se é um problema de engenharia de software propriamente dito ou não, não sei responder. Mas o atual estado das coisas é esse.
Amigo, como eu disse, este não é um problema do mercado de TI como um todo, apenas do mercado de Java. [/quote]
Vc está enganado. O mesmo problema existe para o pessoal de .NET e outras linguagens. O problema da gerencia de projetos ruim não é dependente da linguagem do projeto, é dependente da cultura da gerencia e da equipe.
[quote=asaudate][quote=mochuara][quote=asaudate]Acontece que as consultorias vão continuar fazendo isso pra sempre, enquanto não houver meios de lutar contra isso. Se é um problema de engenharia de software propriamente dito ou não, não sei responder. Mas o atual estado das coisas é esse.
Amigo, como eu disse, este não é um problema do mercado de TI como um todo, apenas do mercado de Java. Já foi a época que Java representava grande parte do mercado. Hoje Java é utilizado apenas nesse tipo de consultoria porque descobriram que é um grande negócio pagar salario de miseria para os programadores e cobrar por linhas de código produzida (que não é pouca). Se quer trabalhar com projetos interessantes precisa comecar estudar outras linguagens mais modernas o quanto antes.[/quote]
E quem falou que eu trabalho SÓ com Java ?[/quote]
Bom pra vc…
Mas vc é dono de alguma consultoria? Porque se for trabalhar pra alguma provavelmente irão colocar vc pra programar em Java porque é a tecnologia que tudo é de graça e os profissionais aceitam trabalhar por miseria.
[quote=mario.fts][quote=mochuara]
…
Já foi a época que Java representava grande parte do mercado.
…
[/quote]
O que representa grande parte do mercado no Brasil? Pode até estar havendo uma mudança pra outras linguagens, mas acho que Java ainda tem a maior parte do mercado ainda.[/quote]
Java tem a maior parte do mercado que não presta para nos programadores.
[quote=mochuara][quote=asaudate][quote=mochuara][quote=asaudate]Acontece que as consultorias vão continuar fazendo isso pra sempre, enquanto não houver meios de lutar contra isso. Se é um problema de engenharia de software propriamente dito ou não, não sei responder. Mas o atual estado das coisas é esse.
E quem falou que eu trabalho SÓ com Java ?[/quote]
Bom pra vc…
Mas vc é dono de alguma consultoria? Porque se for trabalhar pra alguma provavelmente irão colocar vc pra programar em Java porque é a tecnologia que tudo é de graça e os profissionais aceitam trabalhar por miseria.[/quote]
Sou desenvolvedor SOA. Isso quer dizer que eu trabalho com Java E tecnologias SOA E com outras linguagens (tipo .NET ). Então, naturalmente eu não ganho “miséria”. Mas sou explorado como todos os outros.
[quote=sergiotaborda][quote=mochuara][quote=asaudate]Acontece que as consultorias vão continuar fazendo isso pra sempre, enquanto não houver meios de lutar contra isso. Se é um problema de engenharia de software propriamente dito ou não, não sei responder. Mas o atual estado das coisas é esse.
Amigo, como eu disse, este não é um problema do mercado de TI como um todo, apenas do mercado de Java. [/quote]
Vc está enganado. O mesmo problema existe para o pessoal de .NET e outras linguagens. O problema da gerencia de projetos ruim não é dependente da linguagem do projeto, é dependente da cultura da gerencia e da equipe.[/quote]
O problema não é gerencia de projetos ruim, pelo contrário, a forma como eles gerenciam os projetos é espetacular: paga salario de peao pra um programador Java que precisa fazer hora extra pra colocar no ar uma simples aplicação web porque o concorrente fez o mesmo em 1 semana (só que usando Rails).
As consultorias estão ganhando dinheiro, não estão perdendo. Pode ser o mesmo com .NET, talvez com o programador ganhando um pouquinho melhor que o programador Java.
[quote=mochuara][quote=sergiotaborda][quote=mochuara][quote=asaudate]Acontece que as consultorias vão continuar fazendo isso pra sempre, enquanto não houver meios de lutar contra isso. Se é um problema de engenharia de software propriamente dito ou não, não sei responder. Mas o atual estado das coisas é esse.
Vc está enganado. O mesmo problema existe para o pessoal de .NET e outras linguagens. O problema da gerencia de projetos ruim não é dependente da linguagem do projeto, é dependente da cultura da gerencia e da equipe.[/quote]
O problema não é gerencia de projetos ruim, pelo contrário, a forma como eles gerenciam os projetos é espetacular: paga salario de peao pra um programador Java que precisa fazer hora extra pra colocar no ar uma simples aplicação web porque o concorrente fez o mesmo em 1 semana (só que usando Rails).
[/quote]
Hum… ainda lá atraz vc diz que programador java ganha miséria… vc não está sendo coerente e me parece que não sabe do que está falando. Como já pedi antes e peço de novo informe-nos de dados que validem o que vc está dizendo. Dê exempos de gerencias boas e empresas boas. Suborno ainda não é uma forma de gerencia.