[quote=asaudate]Leonardo, antes de mais nada…
Este fórum não é feito para que as pessoas fiquem atacando umas às outras, de graça, chamando-as de “cascateiras” ou “mentirosas”. Se você acha que argumentação é feita assim, desculpe, seu lugar não é aqui.[/quote]
Caramba! Houve um mal entendido! Pelo que sei, cascateiro é aquele quem defende o desenvolvimento de software em cascata. E falei de “mentira” a atitude de quem tenta florear a situação para não perder cliente, não dei nomes aos bois.
[quote=asaudate]E o que quis dizer foi que eu sei muito bem que não temos assertividade nas previsões de prazo. Mas deveríamos ter metodologias que equillibrassem isso ou fossem ao menos mais assertivas.
O exemplo do médico foi simplesmente péssimo. Porque o médico pode muito bem falar ao paciente que ele deverá ficar sempre de olho, mas terá que fazer uma cirurgia e pode ir embora. Produção de software é a mesma coisa! Produzimos um software e, quando ele vai para a produção, o cliente SABE que , ainda assim, terá risco de bugs. Porque não dizer que o software demorará um tempo X para ser produzido com certo nível de qualidade? De qualquer maneira , o cliente sempre sabe que deverá ficar atento quanto a possíveis bugs.[/quote]
Se médicos praticassem medicina como nós desenvolvemos software:
(Médico) - Você precisa fazer uma cirurgia antes de ir embora. E ainda assim, precisa ficar sempre de olho.
(Paciente) - Cirurgia? Mas isso é muito caro, não? Acha mesmo que tem necessidade?
(Médico) - Olha, dá até pra ficar sem, mas aí é por sua conta e risco.
(Paciente) - Tá, e quanto tempo demora a cirurgia?
(Médico) - Pode levar até oito horas…
(Paciente) - Oito horas!? Isso é muito! Não dá pra fazer uma força-tarefa pra diminuir isso? Sei lá, pedi pros enfermeiros darem um gás…
(Médico) - É complicado. A gente tem que se esterilizar antes e…
(Paciente) - Ah, não precisa! O pessoal já não toma banho todos os dias? Não precisa nem lavar as mãos!
Desculpe, mas os médicos, mesmo com todos os seus defeitos, são mais profissionais que nós.