Mestrado: IME/USP vs UFRGS .... qual vale mais a pena?

Oi pessoal,

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre os dois cursos de mestrado em Ciência da Computação dessas duas instituições.
Fui aprovado no IME/USP, e estou para ser aceito na UFRGS também, mas estou na dúvida de qual deles é a melhor opção. Se puderem me ajudar, fico muito agradecido.

Abraços

Poww… entrasse na UNICAMP…hahahahaha… =P… parabéns!!!..

Obrigado pelos parabéns.
Mas é séria a minha situação… estou numa dúvida cruel! :cry:

Sim sim… é que não sei como contribuir!! =(… Já viu no ranking das faculdades??? Nenhuma delas está no ranking de revistas de IT?

Tem o conceito do CAPES.
UFRGS = 6
USP = 5

Este conceito vai de 1 a 7. Um curso só é recomendado quando tem nota maior ou igual a 3.

Mesmo assim… USP é “um pouco” mais próximo da minha terra natal (sou do nordeste)… e é muito bem falada também.

Aqui em São Paulo a USP é mto bem conceituada… Se não me engano vem depois da UNICAMP no estado de são paulo soh… Com certeza aqui no estado ela é mais conhecida… Se vc ver pelo fato de que aqui tem o melhor mercado de TI… vale a pena… certo?

É… vale. Mas o mestrado é acadêmico… não leve muito em consideração o mercado de trabalho.
O mestrado em CC da Unicamp tem conceito CAPES 5 também… então ela empata com a USP. Eu acho ainda que o mestrado do IME/USP tem mais opções que o mestrado da Unicamp (eu ia me inscrever no da Unicamp, mas tava muito encima da hora… e deixei pra lá).

Atente-se aos horarios do mestrado. No IME, vc vai ter que cumprir algumas matérias de dia, de manhã ou a tarde. se vc pretende trabalhar também, isso pode ser um impeditivo.

Parabéns, só não vire um acadêmico chato. hehehehe

[]'s

[quote=mario.fts]Atente-se aos horarios do mestrado. No IME, vc vai ter que cumprir algumas matérias de dia, de manhã ou a tarde. se vc pretende trabalhar também, isso pode ser um impeditivo.

Parabéns, só não vire um acadêmico chato. hehehehe

[]'s[/quote]

Obrigado! :smiley:

Bem… não vou trabalhar no meio do mestrado. Vou fazer em tempo integral. A hora que colocarem as aulas eu vou poder ir. Então horários não vão ser problemas para mim. E o custo de vida em Porto Alegre deve ser parecido com o de SP. O problema (eu acho) é que a UFRGS é meio fora da cidade (me falaram… eu nunca estive nem em Porto Alegre nem em São Paulo, ainda…), e na USP vou morar quase ao lado da cidade universitária.

Eu optaria por estudar na USP - no mínimo você estará em uma instituição de nome no mercado; aliás, talvez o maior mercado de tecnologia da america do sul.

Conheci pessoas que estudaram lá e disseram que o curso é bom. Não é um espetáculo, mas “dá pro gasto”.

Tente descobrir porque a CAPES deu nota 6 para a UFRGS - pode deve ser o conteúdo curricular o que pode afetar sua decisão.

flws

honestamente considero que ambas são muito conceituadas, você não vai perder muito cursando o seu mestrado em nenhuma das duas…

acho que seria mais facil para você considerar nesse caso fatores mais pessoais, em qual das duas moradia para você (e sua familia se for mais o caso) ficaria mais facil, qual ficaria mais perto da moradia que você arrumar, em qual das duas os horarios ficariam melhores para você…

eu indicaria mesmo era considerar essas coisas…

opinião

Eu optaria pela UFRGS pela avaliação da CAPES, por ser em uma cidade mais tranquila e principalmente por ter mulheres muito bonitas. :smiley:

Falando sério agora. Veja quais dos seus possíveis orientadores trabalha ou já trabalhou com temas de seu interesse e verifique quais universidades de outros países eles tem convênio para um possível doutorado no exterior.

No mais, boa sorte!

Que nada… a UFRGS é encostada aqui, faz fronteira com uma cidade aqui (viamão).
Mas talvez tenha que levar em consideração que são paulo é muitooooooooooooo maior que porto alegre, então o ‘é meio fora da cidade’ aqui em porto alegre seja ‘nesse mesmo bairro’ em são paulo! :wink:

Mazzah Tchê, Parabéns primeiramente pela aprovação.

Tchê o que posso te dizer do Rio Grande do Sul é um dos melhores lugares com qualidade de vida (Custo de Vida X Benefícios), além do que a UFRGS é uma das melhores universidades do Brasil (Só olhar as qualificações do MEC). Temos polos de informática como tecnopuc e unitec. Não preciso falar sobre onde trabalhar, pois o RS foi um dos lugares que mais cresceram na necessidade de mão de obra na área de informática.

Outra dica que área deseja aprofundar os teus estudos, se for na área de IA e robótica dá uma olhada no site deste professor da UFRGS Edson. Sobre se acostumar com o pessoal daqui, posso te dizer que na universidade que estudo tem bastante colegas do nordeste e inclusive professores, como esse que te passei o link.

Mas pense bem antes de fazer alguma escolha. Se optares pelo RS seja bem-vindo.

Pessoal,

Muito obrigado pela ajuda de vocês.
Em SP eu iria morar num bairro bem calmo (segundo um amigo da minha cidade natal que atualmente mora no mesmo lugar onde vou morar), que fica do lado da cidade universitária. Diz ele que em 5 minutos a pé chega na USP… e da varanda dele ele vê a USP pertinho. Se eu for pro RS, ainda vou ter que procurar moradia… vai ser bem mais trabalhoso para mim… mas valeria a pena se o mestrado realmente for muito melhor que o da USP.

Quanta indecisãoooooooooo :cry:

[quote=bicarbonato]Pessoal,

Muito obrigado pela ajuda de vocês.
Em SP eu iria morar num bairro bem calmo (segundo um amigo da minha cidade natal que atualmente mora no mesmo lugar onde vou morar), que fica do lado da cidade universitária. Diz ele que em 5 minutos a pé chega na USP… e da varanda dele ele vê a USP pertinho. Se eu for pro RS, ainda vou ter que procurar moradia… vai ser bem mais trabalhoso para mim… mas valeria a pena se o mestrado realmente for muito melhor que o da USP.

Quanta indecisãoooooooooo :cry: [/quote]

O vc quer dizer ‘muito melhor’?
Acho que ambas tem reconhecimento, então o diferencial vai ser a tua aplicação no curso… além desses fatores de cidade, moradia, custo de vida, segurança… que o pessoal levantou.

Que tal fazer um cara ou coroa e decidir na moedinha?

Minha opinião é que se você não tiver carro, esses bairros do lado da USP não são bons para morar, principalmente se for pros lados do portão 3 e não do portão 1. Tem pouca opção de estabelecimentos comerciais*, longe do metrô, poucos ônibus vão para um lugar mais central… Além disso há controvérsias sobre o quão “calmos” eles são, pois há vários relatos de assalto a estudantes na região.

Eu faço mestrado na USP, mas optei por morar em Pinheiros. É bem mais caro, mas a qualidade de vida para mim compensa.

• comparativamente a outras regiões de São Paulo, para quem está acostumado com cidade menor, tem tudo o que você precisa

Acredito que o custo de vida em poa seja mais baixo que são paulo, isto é um ponto a considerar.
O fato da UFRGS ser longe da cidade é mito é uns 30 km do centro colado na zona leste na cidade.

Abs

[quote=Mauricio de Mello]Acredito que o custo de vida em poa seja mais baixo que são paulo, isto é um ponto a considerar.
O fato da UFRGS ser longe da cidade é mito é uns 30 km do centro colado na zona leste na cidade.

Abs[/quote]

Não chega a 30km.
Moro no centro e trabalho no tecnopuc e dá 9km só.
Até a UFRGS não deve ser mais 4km.

[quote=Bani]Minha opinião é que se você não tiver carro, esses bairros do lado da USP não são bons para morar, principalmente se for pros lados do portão 3 e não do portão 1. Tem pouca opção de estabelecimentos comerciais*, longe do metrô, poucos ônibus vão para um lugar mais central… Além disso há controvérsias sobre o quão “calmos” eles são, pois há vários relatos de assalto a estudantes na região.

Eu faço mestrado na USP, mas optei por morar em Pinheiros. É bem mais caro, mas a qualidade de vida para mim compensa.

• comparativamente a outras regiões de São Paulo, para quem está acostumado com cidade menor, tem tudo o que você precisa

[/quote]

Oi Bani!
Vou morar perto do portão 3 mesmo… na verdade vou entrar por ele heheh. Não tenho carro.
Um amigo meu que mora perto do portão 3 diz que é tranquilo… que acha seguro e tal… e a qualidade de vida é bem melhor do que na cidade da gente. Diz ele que tem tudo oq ele precisa lá de estabelecimentos comerciais (bancos, farmácias, mercadinho, etc).