Galera, da para sobreviver por contra própria, utilizando JAVA? É possível utilizar o JSP para vender sites dinâmicos, a clientes não-corporativos? :roll:
Claro que dá… vai depender mais da sua capacidade como empresário.
Certamente dá sim… JSP é muito mais do q apenas páginas dinâmicas, elas se transformam em Servlets quando compiladas e podem incorporar código java e taglibs. Se quiser pode usá-las até para lógica do negócio ao invés de apenas exibição. Porém, nao é aconselhado. Mas se tiver um bom conhecimento em servlets e JSP já da pra brincar bem…^^
Valeu, galera! Muito obrigado.
Hummm … eu entendi que você quer prestar serviço para clientes pequenos (ainda assim corporativos, vender site pessoal não sei se rola ).
Neste caso não recomendaria Java. Os problemas são pouco complexos e a plataforma Java em si é complexa.
Claro que você pode ficar só no JSP … mas vai dar nojo.
Qual tal aprender Ruby on Rails? Tem uma produtividade muuuuito maior, principalmente em domínios desse tipo e você vai conseguir entregar seus serviços mais rápido e consequentemente ter mais serviços e clientes mais felizes
Hummm … eu entendi que você quer prestar serviço para clientes pequenos (ainda assim corporativos, vender site pessoal não sei se rola ).
Neste caso não recomendaria Java. Os problemas são pouco complexos e a plataforma Java em si é complexa.
Claro que você pode ficar só no JSP … mas vai dar nojo.
Qual tal aprender Ruby on Rails? Tem uma produtividade muuuuito maior, principalmente em domínios desse tipo e você vai conseguir entregar seus serviços mais rápido e consequentemente ter mais serviços e clientes mais felizes
[/quote]
A única ressalva com relação a RoR (Ruby on Rails) é a questão do hosting… dependendo dos seus clientes (se eles já tem algum host/provedor) vc pode ter problemas com relação a linguagem. Hoje 100% dos hosts suportam PHP e os planos mais baratos também. Uma parte suporta Java (com preços diferenciados) e outra parte muitissimo pequena (por enquanto, espero) suporta RoR.
Então se seu nicho de mercado seus concorrentes use PHP e seus clientes forem pelo mais barato, sem ver relação custo/beneficio, qualidade do trabalho,etc… Você terá problemas.
O problema do hosting é igual, se não for maior, para o Java. Afinal, cada hosting vai suportar uma coisa, tomcat, JBoss, Weblogic, e tasca “putz, eu não posso usar EJB porque o application server do host não suporta 3.0 ainda” e etc.
Enfim, tudo são fatores a se considerar.
[quote=#@®®¡$]O problema do hosting é igual, se não for maior, para o Java. Afinal, cada hosting vai suportar uma coisa, tomcat, JBoss, Weblogic, e tasca “putz, eu não posso usar EJB porque o application server do host não suporta 3.0 ainda” e etc.
Enfim, tudo são fatores a se considerar.[/quote]
Concordo plenamente. Mas no caso dele para clientes pequenos o problema são os concorrentes em PHP e o preço dos hosts para PHP.
E sites (ou sistemas) com EJB,aí já pensamos em servidor dedicado ou colocation…
Todos os meus trabalhos de desenvolvimento fora do trabalho eu faço em PHP. Tem inumeras vantagens em relação ao java que comepensam o fato da linguagem e da sintaxe serem horriveis.
O Host é um deles. Se tu faz em Java e o tomcat come a memória inteira do servidor, a culpa é do teu programa. Se o apache mata o servidor a culpa nunca vai ser dos PHP! Outra coisa, faços os códigos sempre de maneira a não precisar mais nada alem de jogar os arquivos PHP em um diretório do Apache e já ta tudo funcionando. Facilita muito a vida e diminui muito as dores de cabeça.
Esqueça hosting nacional. Arrume um cartão internacional e consiga conta de root num servidor privado virtual e direito de instalar o que der na telha por menos que te cobrariam por um jboss aqui.
shoes,
O problema é convencer seu cliente usar um outro provedor ou o custo disso for mais alto…
Falando de empresas médias ou se vc for “fazer” o serviço de host não tem problema. Só que como o nosso amigo disse para empresas pequenas o cara quer o provedor do lado da empresa dele… Se falar em dolar (mesmo mais barato) o cara não aceita.
Eu pessoalmente prefiro mil vezes mais RoR ou Java a PHP, mas o mais complicado é conseguir que o cliente disso, nesse caso.
Quando eu trabalhava com empresas pequenas e desenvolvimento web, de 90 e pouco a 2002 eu nunca vi uma empresa pequena que falasse: “eu quero o host X”. Ou ela tinha uma tecnologia impsota ou não tinha nada.
Elas pediam indicação de um lugar ou perguntavam se você mesmo não prestava o serviço. Lembre-se que para uma empresa é uma coisa a se preocupar que não agrega valor ao negócio, no final das contas quem vai administrar o servidor?
Custo, como falei, costuma sair muito mais barato. Não tenho números agora, mas acredito que um plano nacional com direito à root sai muito mais caro, independente da moeda, que um eapps ou rosehosting. Pelo menos há seis meses atrás saia e o dólar estava mais alto.
Já que é para oferecer serviços, pode-se oferecer hospedagem também.
AH, e eu não estou falando nem de Rails, pra Java mesmo.
JSP é autamente extensível, coisa que o PHP e ASP não consegue fazer.
Se lembre que JSP é apenas uma das especificações da J2EE, e Java é muito mais amplo do que isso, de qualquer forma da sim para criar sites não coorporativos muito bem usando apenas JSP e quem sabe alguns JavaBeans para a coisa virar mais MVC. =D
Philip, você já trabalhou dessa forma? Fazer pequenos sites e servir hospedagem também para tais clientes? Foi como freelancer?
Se o JAVA é caro para a web, então qual a sua utilidade?
Não é que é caro se for ver o TCO e a qualidade das aplicações Java, ela é muito competitiva em relação as demais.
O grande problema é que os clientes pequenos são imediatistas (na grande maioria) .
Web deixou de ser meio para ser plataforma, essa é a nova abordagem da Web 2.0 e é nesse paradigma que podemos fazer uso da força do Java em multiprocessamento e escabilidade.
Agora aplicações simples, para um site de pequeno porte, como um CMS / publicador, realmente há outras alternativas e RoR é uma delas.
Fazer uma pequena empresa arcar com os custos de um desenvolvimento complexo sem um ROI efetivo, é prejuízo.
Time to market é um ponto a ser levantado e nesse âmbito, o RoR ganha força.
Não acredito ainda num modelo distribuído, Enterprise … vamos ver como a plataforma se comporta no futuro.
Caro é vc ficar fazendo Copy&Paste de código PHP e depois precisar mudar alguma coisa. Java é caro pq geralmente o pessoal tem mais costume de fazer as coisas seguindo o padrão MVC, desenvolvimento em camadas, IoC, Design Patterns, não misturar código java no jsp etc, etc, etc…
Se você for fazer algo usando isso em PHP, ASP, etc, também vai caro. E até onde eu sei, não tem como esconder totalmente “scriptlets”.
inclusive em PHP há um projeto de um framework que me parece bem interessante…
não cheguei a usar…mas parece bacana até…olhie muito de relance…não posso concluir nada…
ultimamente não ando trabalhando com PHP…mas se é pra ir pra praia do MVC ainda prefiro ficar com o Java mesmo…ainda não tive tempo de olhar o RoR…mas o pessoal ta falando tanto que vo te que separar um tempo pra ver qual é…
[]'s