Bom dia, gostaria de saber algumas sugestões de como posso transferir informações para um servidor Web de posicionamento global x (lat e long)
Pensei em integrar um hardware (Arduino ou um PIC da vida) onde eu possa programar uma sequencia lógica para enviar os dados de localização geográfica deste hardware para um servidor na web.
1º qual a melhor maneira de enviar esses dados?
Pensei em internet 3g ou tentar utilizar uma rede gsm, é possível?
Outro ponto é como vou obter a lat e long para enviar para o servidor?
Se alguem já fez algo do tipo ou tem alguma idéia aguardo sugestões
Bom dia e bom trabalho a todos.
Bom dia mausexdd,
Eu fiz algo parecido pegando a longitude e latitude através de uma JPG, serviria para vc ou só pode pegar através do posicionamento do hardware?
tenho que ter a localização do hardware. Esotu pensando em comprar um receptor de sinal gps e tentar integrar com arduino.
Com arduino você pode usar um modulo GPS.
Existe uma lib chamada TinyGPS, dê uma olhada.
Talvez com o módulo GPRS você consiga obter uma Lat/Long aproximada por triangulação de antenas, provavelmente a TinyGPS tenha alguma implementação embutida, embora esse cálculo não seja complexo (procure um livro de física, antigamente media-se a distancia de estrelas e astros por triangulação (abaixo de 10 anos luz se não me engano)).
Para enviar essa informação do arduino pra aplicação você pode escolher vários meios, porta serial, blue tooth, ethernet, wireless, etc etc…
Se optar por um receptor GPS ele vai te dar informações da posição atual do seu hardware a cada época. Todo receptor GPS recebe dados de um padrão chamado NMEA.
O NMEA normalmente é recebido pelo receptor em formato ASCII, e é bem fácil de extrair as informações.
[quote=williangnr]Se optar por um receptor GPS ele vai te dar informações da posição atual do seu hardware a cada época. Todo receptor GPS recebe dados de um padrão chamado NMEA.
O NMEA normalmente é recebido pelo receptor em formato ASCII, e é bem fácil de extrair as informações.
[/quote]
Essa conversão pode ficar embarcada. Depende da necessidade.