Melhor IDE para desenvolvimento ruby

A unica coisa que me faz falta de verdade programando Ruby é um refactoring decente, principalmente “Extract Method” e “Rename”. Já tem gente trabalhando nisso e acredito que em pouco tempo teremos uma boa ferramenta de refactoring disponivel.

Teste o RubyMine e chore rs :smiley:

Teste o RubyMine e chore rs :smiley: [/quote]
O NetBeans também tem essas duas funcionalidades, embora o RubyMine seja mesmo superior quando o assunto é refactoring.

O NetBeans também tem essas duas funcionalidades, embora o RubyMine seja mesmo superior quando o assunto é refactoring.[/quote]
Testei no NetBeans 6.7.1 e o rename não funcionou como esperado (refatorei um model e quase nada além do nome da classe foi alterado, quando eu esperava que refatorasse todo o conteudo relacionado como controllers, migrations, etc) e no menu refactoring não aparece nenhuma opção de Extract Method.

Não testei o RubyMine ainda, irei testar!

Netbeans.
E,pra mim,essa história de “desenvolvedor ruby não usa IDE” é utopia :lol:

[quote=raf4ever]Netbeans.
E,pra mim,essa história de “desenvolvedor ruby não usa IDE” é utopia :lol:[/quote]

Algumas IDEs acabam mais atrapalhando que ajudando, por exemplo quem vem do Java usando Netbeans, e começa a usar o autocomplete dele, vai ficar mais perdido que sem ele. É totalmente inútil se você não sabe a API.

Outra coisa, desenvolvimento Ruby tem raiz mais forte em Mac OS X e Linux, e boa parte das ferramentas são feitas para rodar em interpretadores de comandos. Acaba que velocidade de desenvolvimento é algumas ordens maior que ficar clicando com mouse. Os desenvolvedores também tem maior costume em fazer seus próprios scripts p/ automatizar tarefas, o que as IDEs não vão ter suporte.

Acho que outra coisa que contribui com o desuso de IDEs é o foco maior em testes automatizados, justamente por não poderem depender de checagens em tempo de compilação, que as IDEs hoje tem. Não precisa ficar com dezenas de janelas abertas verificando tudo, nem precisam depender de ferramentas para refatorar o sistema.

Faz tempo que não programo nada em Ruby, mas meu editor preferido é o VIM (no linux) + plugin de Ruby e Rails. Claro, com 2 monitores e algumas shells abertas.
Tentei usar o eMacss + Plugins, porém não consegui me acostumar. O Netbeans também é bem legal, acho que vale a pena testar e ver se você se sente confortável nele.

E,pra mim,essa história de “desenvolvedor ruby não usa IDE” é utopia :lol:[/quote]
Então assista a algum vídeo de alguém programando com textmate, vim ou emacs :slight_smile:

pra mim utopia é textmate, por que todo o programador bom em rails tem que ter um mac e usar textmate.

Deixando de lado a ironia, nada impede de se usar uma IDE qualquer. Vale lembrar que o netbeans por padrão usa JRuby OK :slight_smile:

Teste o suporte do RubyMine ao rspec e cucumber. :smiley:

[quote=Schuenemann][quote=raf4ever]Netbeans.
Então assista a algum vídeo de alguém programando com textmate, vim ou emacs :)[/quote]

já assisti…sinceramente,não me convence…

O NetBeans também tem essas duas funcionalidades, embora o RubyMine seja mesmo superior quando o assunto é refactoring.[/quote]
Testei no NetBeans 6.7.1 e o rename não funcionou como esperado (refatorei um model e quase nada além do nome da classe foi alterado, quando eu esperava que refatorasse todo o conteudo relacionado como controllers, migrations, etc) e no menu refactoring não aparece nenhuma opção de Extract Method.

Não testei o RubyMine ainda, irei testar![/quote]
O Rename realmente deixa a desejar no NetBeans. Já o Extract Method está disponível como um quickfix, ou seja, ele não aparece no menu, você tem que selecionar o trecho de código que quer extrair para um método, apertar Alt+Enter, e então escolher a opção “Extract Method”.

Para maiores informações, dá uma olhada na página de refactoring do Ruby no NetBeans.

[quote=Bruno Laturner][quote=raf4ever]Netbeans.

Algumas IDEs acabam mais atrapalhando que ajudando, por exemplo quem vem do Java usando Netbeans, e começa a usar o autocomplete dele, vai ficar mais perdido que sem ele. É totalmente inútil se você não sabe a API.

Outra coisa, desenvolvimento Ruby tem raiz mais forte em Mac OS X e Linux, e boa parte das ferramentas são feitas para rodar em interpretadores de comandos. Acaba que velocidade de desenvolvimento é algumas ordens maior que ficar clicando com mouse. Os desenvolvedores também tem maior costume em fazer seus próprios scripts p/ automatizar tarefas, o que as IDEs não vão ter suporte.

Acho que outra coisa que contribui com o desuso de IDEs é o foco maior em testes automatizados, justamente por não poderem depender de checagens em tempo de compilação, que as IDEs hoje tem. Não precisa ficar com dezenas de janelas abertas verificando tudo, nem precisam depender de ferramentas para refatorar o sistema.[/quote]
Acho que a maioria dos desenvolvedores que usam o NetBeans para programar com Ruby/Rails só usam mesmo as funcionalidades referentes à edição de código, project explorer, caminhar pelos arquivos e encontrar arquivos do projeto. Ou seja, usam as coisas que um editor como o TextMate tem. Tarefas como executar generators, executar tarefas rake, executar testes e usar o irb ou o console do Rails, em geral são realizadas numa janela de comando.

Bom, pelo menos esse é o meu perfil de uso, por isso adoraria uma versão mais leve do NetBeans, que excluisse praticamente tudo o que eu considero gordura.

Como estou acostumado com o Eclipse (desenvolvendo em Java), eu desenvolvo meus projetos RoR com um plugin do RadRails que instalei no próprio Eclipse. Bem simples e prático.

Destruiu o meu eclipse. Tive que reinstalar… o Eclipse…

RDT não existe mais… Agora é esse tal de Aptana…

Ruby no Eclipse continua sofrível… Vou testar o RubyMine…

Na minha humilde opinião oq eu sinto mais falta são breakpoints e um debugzinho =P…
as vezes minha memoria falha (tela azul cerebral) e esqueço detalhes e o debug sempre me ajuda