Já faz um bom tempo que Info Exame não é fonte segura de informações. Lendo o mesmo artigo, percebe-se por exemplo que eles falam que o custo/benefício do Maker é superior ao do Visual Studio. Detalhe: o Visual Studio custa um quinto do preço do Maker. Leitura crítica é importante.
Na mesma matéria, por exemplo, não há detalhes sobre a engenharia dos sistemas gerados pelo Maker. Apenas que gera aplicações em três camadas que acessam o banco de dados".
Já faz um bom tempo que Info Exame não é fonte segura de informações. Lendo o mesmo artigo, percebe-se por exemplo que eles falam que o custo/benefício do Maker é superior ao do Visual Studio. Detalhe: o Visual Studio custa um quinto do preço do Maker. Leitura crítica é importante.
Na mesma matéria, por exemplo, não há detalhes sobre a engenharia dos sistemas gerados pelo Maker. Apenas que gera aplicações em três camadas que acessam o banco de dados".
[/quote]
Normalmente as pessoas (inclusive eu) se guiam pela info para aquisição de produtos (Equipamentos, software,etc).
Qual é a fonte de informação no Brasil que você considera mais segura que a info ?
:?: :?: :?:
Ainda não sou desenvolvedor maker - só entusiasta.[/quote]
E, principalmente, leitura crítica.
Costumo reparar por exemplo se os produtos elogiados na revista estão com anúncios na mesma, e, principalmente, comparar fontes externas.
[/quote]
Normalmente as pessoas (inclusive eu) se guiam pela info para aquisição de produtos (Equipamentos, software,etc).
Qual é a fonte de informação no Brasil que você considera mais segura que a info ?
Costumo reparar por exemplo se os produtos elogiados na revista estão com anúncios na mesma, e, principalmente, comparar fontes externas.
Acho que você não entendeu: Eu falei no Brasil e não exterior.
Sinceramente: Acho que seria melhor que você tivesse dito não temos nenhuma. Sem querer ofender, mas como consumidor, acho que seria mais fácil comprar uma reportagem positiva destas revistinhas (que ficam caçando anúncios e artigos) do que numa revista info (EDITORA ABRIL), cujo anúncio custa 65k p/página - http://publicidade.abril.com.br/homes.php?MARCA=25 - veja os anunciantes. Não acho que isso coloca o maker como uma bala de prata, mas, não tenho visto muitas IDES ou frameworks nacionais sendo avaliados pela revista.
Para falar a verdade, eu nunca vi nenhuma outra IDE nacional sendo avaliada pela INFO, você já viu ???
Porque será ???
Ninguém produz nada por aqui ???
Só consumimos o que é produzido nos EUA (inclusive revistas) ???
O Visual Studio custa um quinto do preço do Maker e a avaliação técnica do maker é melhor ??? Tem alguma coisa errada ???
[/quote]
Sinceramente: Acho que seria melhor que você tivesse dito não temos nenhuma. Sem querer ofender, mas como consumidor, acho que seria mais fácil comprar uma reportagem positiva destas revistinhas (que ficam caçando anúncios e artigos) do que numa revista info (EDITORA ABRIL), cujo anúncio custa 65k p/página - http://publicidade.abril.com.br/homes.php?MARCA=25 - veja os anunciantes. Não acho que isso coloca o maker como uma bala de prata, mas, não tenho visto muitas IDES ou frameworks nacionais sendo avaliados pela revista.
Para falar a verdade, eu nunca vi nenhuma outra IDE nacional sendo avaliada pela INFO, você já viu ???
Porque será ???
O Visual Studio custa um quinto do preço do Maker e a avaliação técnica do maker é melhor ??? Tem alguma coisa errada ???
[/quote]
luis_bala, para de falar bobagem: Mundo Java e DevMedia são brasileiras. Dirigidas por desenvolvedores extremamente competentes diga-se por sinal e que, pelo fato de serem brasileiros, conhecem bem a nossa realidade (razão pela qual as citei).
Segundo: IDE’s open source como Netbeans e Eclipse não são 100% norte-americanas. Há MUITO brasileiro, além de gente de outras nacionalidades contribuindo. Sendo assim, não existe este papo de “IDE NACIONAL” no que diz respeito a código aberto. O projeto pode até começar lá fora, mas a partir do momento que abriu, é do MUNDO.
Terceiro: eu não disse que ter um anúncio na Info torna o Maker “bala de prata”. Só mencionei minha experiência com os profissionais que vieram demonstrar o Maker na empresa aonde trabalho
Quarto: QUE HORA eu disse que não temos IDE nacional?
Quinto: o artigo por você citado (que só há um link), na edição original impressa comparava o Maker com o Visual Studio e outras IDE’s. E nesta matéria, diz que o custo/benefício do Maker é superior, mesmo com o preço. (o que é absurdo dada a diferença e o fato de TODOS reconhecerem o Visual Studio como uma das melhores IDE’s de TODOS os tempos).
Sexto: que nacionalismo ufanista besta. Se for pra seguir o seu argumento a risca, estamos perdidos devido à escasses de “IDE’s” nacionais
Sétimo: se for para defender o Maker, seja menos ignorante a respeito do assunto. O maker NÃO é uma IDE.
Oitavo: não há problema ALGUM em citar fontes estrangeiras, MUITO pelo contrário. Principalmente se for levar em consideração o fato de (me desculpe se ferir o seu nacionalismo barato) que nesta área, os EUA ESTÃO na frente. É lá que as coisas normalmente surgem, sendo assim, qualquer profissional mínimamente antenado, irá levar em consideração (E MUITO) o que rola lá fora.
Pra leigos e gerentes de RH a INFO é uma deusa (da mentira, diga-se).
Maker tem um custo beneficio bom? Eu não acho, pagar 13 mil reais por uma ferramenta bugada e cheia de erros? Esse é o premio que a INFO é capaz de dar. Sinceramente, tem jornalismo demais e conteudo interessante de menos.
Nao sou a favor do Maker, até um macaco faria um CRUDzinho lá. E a qualidade do código? E o tamanho?
Acho que estamos discutindo algumas coisas sem objetividade.
Começa que a ideia do Maker é ruim. Se alguem gostou, ok, paciência, espero que essa ferramenta seja a ideal no seu trabalho, só não reclame, depois de defender tanto um gerador de código, que dar manutenção é ruim, que a performance não é boa, que tem problemas com acessos concorrentes, que é impossivel internacionalizar, etc.
[quote=luistiagos][quote]
O Maker não é um gerador de código.
[/quote]
Não… o maker é um gerador de requisitos pois software e requisito…[/quote]
O Maker não é um gerador de requisitos, os requisitos são provenientes da necessidade e o Software nasce para os requisitos.
A maneira como vai ser desenvolvido (código textual, fluxograma, voz, gestos) é apenas o meio, e não o fim (Para alguns, o fim é mais importante que o meio, ou seja, o resultado é o que interessa). E garanto a vocês que vai ser muito melhorada daqui pra frente (programação intuitiva etc), pois, escrever linha de código é como abandonar a interface gráfica do windows e utilizar o MS-DOS.
Ah já sei, vão me dizer que utilizar o DOS é mais fácil.
Os requisitos são provenientes da necessidade e o Software nasce para os requisitos.
Diga isto ao Sr Marcelo Duran… segundo ele software e requisito…
mas na parte que o maker e gerador de requisito e verdadeira… pois ele vai gerar os requisitos de dar manutenção e concertar todas as gambiarras e espaghetti-code gerado por tal ferramenta…
e se o Maker não é um gerador de codigo ele é gerador de que? ja sei ele faz magic-transform… o cara faz os fluxogramas e o maker faz magica não precisando gerar codigo e nem compilar para codigo de maquina para ser executado pelo processador… alias com o maker não precisa nem de processador ele gera o codigo magic-transform onde a app é gerada por poderes sobrenaturais… pois Maker Não é um gerador de codigo…
Se vc não escrevesse merdas como esta eu não precisaria talvez fazer essas piadinhas com o maker…
se vc é realmente um desenvolvedor que se prese sabe que isto não é verdade e esta comparação é bem mais redicula que minhas piadinhas sobre o maker…
Não estou redicularizando o maker… estou redicularizando o tipo de comentario e o marqueting q tentam empregar nele… este marqueting é rediculo… o maker tem seu vigor é uma ferramenta que da pra ver que nasceu de muito trabalho e uma boa ideia… porem não é nada inovador… dizer que o maker pode substituir programadores, anular completamente a escrita de codigo e fazer comparações como esta q vc usou é rediculo… o maker no final das contas não passa de um gerador de codigo atravez de fluxogramas… isto é util para projetos pequenos e com pouca manutenção… assim como qualquer outra ferramenta deste tipo!!! como o genexus por exemplo… vcs deveriam tentar vender isto para leigos em programação para fazerem projetos de pequeno porte com pouca ou nenhuma atualização e modificação… ferramenta deste tipo!!!
[quote=willrocks]…pois, escrever linha de código é como abandonar a interface gráfica do windows e utilizar o MS-DOS.
Ah já sei, vão me dizer que utilizar o DOS é mais fácil.[/quote]
Às vezes eu acho que a humanidade não fica inteligente, são algumas pessoas que atingem um grau de ignorância tão alto que fazem os outros parecerem mais inteligentes do que realmente são.
…
Quando o programador escreve um programa, coloca todas as idéias que tem nele. Arrisco dizer que o programa é o reflexo da mente de quem o fez.
Escrever linhas de código é igual ao escritor escrever seus textos. Vai me dizer que vocês vão fazer também um gerador de textos, poemas, etc?
[/quote]
Porque será ???
[/quote]
luis_bala, para de falar bobagem: Mundo Java e DevMedia são brasileiras. Dirigidas por desenvolvedores extremamente competentes diga-se por sinal e que, pelo fato de serem brasileiros, conhecem bem a nossa realidade (razão pela qual as citei).
[/quote]
Em nenhum momento eu disse que elas não conhecem nossa realidade, só disse que a info não é tão ruim assim.
Não existe esse papo de IDE NACIONAL ? Vc está desinformado. Existem diversas iniciativas nacionais que são de tirar o chapeu (inclusive open source), o que falta é avaliarmos de forma menos preconceituosa tais iniciativas, inclusive aqui no GUJ.
Sem comentários.
Quem disse isso ???
Esta é apenas SUA opinião. EU e a MAIORIA dos que visitam ou fazem parte este forum estão fora desse TODOS.
Só gostaria que tivessemos uma bandeira do Brasil em cada porta, porque não damos valor ao que temos de melhor (não estou me referindo a maker), porque não conseguimos aceitar a globalização. E, na globalização que me refiro NÓS estamos incluidos nela.
Se você diz que o visual studio é a melhor IDE do UNIVERSO, vc não sabe o que é uma IDE. [sem comentários]
Aí você está nos considerando um monte de merdas (e se incluindo nela). Esquecerão de dizer para vc que além de falar um monte de besteira pode fazer um software de qualidade e vender lá fora. (existem centenas de casos assim, aqui no Brasil).
Cara tem muita gente fera por aqui, pena que encoberto por esse SEU preconceito bobo e ultrapassado.
[quote=Ataxexe][quote=willrocks]…pois, escrever linha de código é como abandonar a interface gráfica do windows e utilizar o MS-DOS.
Às vezes eu acho que a humanidade não fica inteligente, são algumas pessoas que atingem um grau de ignorância tão alto que fazem os outros parecerem mais inteligentes do que realmente são.
…
Quando o programador escreve um programa, coloca todas as idéias que tem nele. Arrisco dizer que o programa é o reflexo da mente de quem o fez.
Escrever linhas de código é igual ao escritor escrever seus textos. Vai me dizer que vocês vão fazer também um gerador de textos, poemas, etc?[/quote]
Para pensar…
Você é contra os pintores ??? (Leonardo da Vinci, Picasso, outros)
Já imaginou a monalisa “por escrito” ??? Seria mais fácil de enterder ???
Experimente descrever a simples imagem de um burro !!! E depois compare com uma foto…
[quote=luis_bala][quote=Ataxexe][quote=willrocks]…pois, escrever linha de código é como abandonar a interface gráfica do windows e utilizar o MS-DOS.
…
Escrever linhas de código é igual ao escritor escrever seus textos. Vai me dizer que vocês vão fazer também um gerador de textos, poemas, etc?[/quote]
Para pensar…
Você é contra os pintores ??? (Leonardo da Vinci, Picasso, outros)
Já imaginou a monalisa “por escrito” ??? Seria mais fácil de enterder ???
Experimente descrever a simples imagem de um burro !!! E depois compare com uma foto…
[quote=Ataxexe][quote=willrocks]…pois, escrever linha de código é como abandonar a interface gráfica do windows e utilizar o MS-DOS.
…
Não estou questionando o ato de desenvolver um programa.
Eu estou questionando o ato de escrever um programa em linhas de código.
Concordo com você que um programa é resultado do processo criativo do seu criador. Porém, a maneira como ele é desenvolvido hoje, é rústica.
Escrever comandos textuais não é a melhor maneira de se programar, pois além de ter que se preocupar com a sintaxe de cada linguagem, existe o tempo perdido com erros de digitação.
Porque será que inventaram o ambiente gráfico? Porque é muito mais intuitivo, e o uso de mnemônicos, torna a usabilidade muito mais fácil do que simplesmente ter que decorar comandos cavernosos.
Procure compreender o que está escrito, antes de questionar.