Maker! Galinha dos ovos de Ouro? Ou não?

Na verdade o objetivo dela é transformar todas as pessoas em estagiotários desenhadores de fluxogramas e com isso dominar o mundo.

Irmãos precisamos agir rápido, vejam onde eles estão atacando: http://www.bluestar.inf.br/visualizar_noticia.php?form_id_materia=8

COMPANHEIROS TERRAQUEOS, VAMOS CORRER OU LUTAREMOS ATÉ A MORTE ???

Salve-se quem pudeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrr !!!

he he he he he…
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Olá, a todos. Sou um funcionário da Softwell e estou aqui para responder a qualquer dúvida que vocês tiverem.

Para aqueles que falam que ferramentas como o Maker não funcionam, sinto muito, pois não é isto que a empresa está vivenciando e é realmente chato falar de uma coisa que não se conhece.

O maker funciona pois software não é codigo, é requisito.

Sabe willrocks, eu acho muito bacana a Softwell disponibilizar um funcionário para que possa esclarecer algumas de nossas dúvidas.

Eu realmente não tenho mais dúvidas com relação ao produto após a demonstração que fiz (não atende aos meus requisitos, portanto foi descartado dentre as nossas opções, o que não quer dizer que seja um produto ruim, apenas que não atendeu nossos requisitos).

No entanto, dado que, como você já deve ter percebido ao ler este post, as pessoas não estão muito receptivas com relação ao produto de vocês, não seria mais inteligente ser um pouco mais simpático?

Digo: ao invés de escrever algo como [quote]Para aqueles que falam que ferramentas como o Maker não funcionam, sinto muito, pois não é isto que a empresa está vivenciando e é realmente chato falar de uma coisa que não se conhece. [/quote], expondo assim uma certa intolerância que, sinceramente, só polui AINDA MAIS a imagem da Softwell.

Já parou para pensar que, muitas vezes, quem está falando mal do produto de vocês, pode o estar fazendo por falta de informação? Aliás, esta é uma crítica que eu faço à demonstração que assisti da Softwell: pareciam mais fanáticos religiosos tentando empurrar um produto, tentando provar que era uma bala de prata, capaz de resolver qualquer problema do que o que de fato deveria ser feito: mostrar o ESCOPO ao qual o produto se aplica. Porque pelo que vejo (aqui no fórum, e na demonstração que assisti), acaba por criar uma certa impressão de “produto 011 1406” que, de fato, tira boa parte da credibilidade de vocês.

(em determinado momento da demonstração que assisti, por exemplo, perguntei a respeito da possibilidade de criação de DSL´s com o Maker. Pelo que havia visto, tal tarefa seria, no mínimo, estúpida de se fazer na ferramenta. A resposta que obtive foi: “Será?”).

Agora essa thread pega fogo de vez!

[quote=kicolobo]Sabe willrocks, eu acho muito bacana a Softwell disponibilizar um funcionário para que possa esclarecer algumas de nossas dúvidas.
[/quote]

Esqueci de um detalhe, a Softwell não disponibilizou um funcionário para isto. Estou fazendo por vontade própria, e pelo fato de sentir repugnância às pessoas que criticam algo sem ao menos conhecer.

Não estou tentando ser antipático com o que eu disse. Apenas estou evidenciando mais uma vez a minha repugnância em relação à ignorância de certas pessoas aqui.

Acredito que, independente do assunto que esteja sendo tratado, qualquer um que opinar sobre algo, sem ter conhecimento suficiente, é hipócrita.

E se as pessoas não estão sendo muito receptivas ao produto, como podem falar mal dele, sem ao menos terem a mínima “recepção” de tentar conhecê-lo ao invés de apenas criticar?

Gostaria de ratificar que eu não falo pela Softwell. Apenas sou um funcionário que possui conhecimento técnico em Maker, que acredita ser capaz de responder à algumas perguntas técnicas.

olá willrocks tudo bem?

o que você faz ai? analista de sistemas?

tempos atras uma pessoa aqui do guj afirmou que software não e codigo e sim requisito.

o maker produz codigo ou requisito?

rebirth…

e o maker renasce das cinzas no guj junto com este topico…

realmente eu acho o maker uma otima opção para Mauricios Durans da vida…

[quote=edpipole]olá willrocks tudo bem?

o que você faz ai? analista de sistemas?

tempos atras uma pessoa aqui do guj afirmou que software não e codigo e sim requisito.

o maker produz codigo ou requisito?

[/quote]

Tudo bem! :slight_smile:

Não sou analista, sou desenvolvedor mesmo.

O Maker é uma ferramenta que define os requisitos/características do sistema, para então serem interpretados OU exportados.
Ou seja, existem duas possibilidades de trabalho com o Maker: É possível definir a aplicação e depois interpretá-la (a forma mais comum durante o desenvolvimento), ou então exportar todas as definições para Java (a forma mais comum durante a implantanção do sistema).

Já teve alguma experiência com o produto?
Conhece o suficiente a ponto de falar isto?
Quem é Maurício Duran?

willrocks… se eu fizer alguma coisa com o maker em java e depois quiser meter a mão no fonte e alteralo do meu jeito como quero e depois exportar o fonte alterado pro maker eu facilmente consigo fazer isto?

Se tivesse uma versão demo quem sabe eu teria…

Eu não… mas o pessoal que ja teve experencias com o produto aqui do forum são…
e pelo que costumam falar… e pela forma de marketing empregado pelo simples fato de achar isto algo revolucionario
inovador… algo que substituem desenvolvedores e tal… se é mesmo um desenvolvedor experiente deve saber que isto non excizte como diz o Padre Quevedo…

É Aquele que diz Software é Requisito…

Sim.

Para o “deleite” de nós programadores, apesar de não ser necessário na prática (pois toda a manutenção pode ser feita dentro do Maker). É possível sim customizar o código gerado.

Depois de trabalhar com o Maker, a minha única pergunta é: porque alguem iria querer fazer isso?

willrocks,
se vc realmente quer ajudar, comece respondendo as dezemas de perguntas/duvidas que foram postadas nessa e em outras threads aqui no GUJ.
Se vc usar a busca vai acha-las.
Acho que não vale a pena mais dezenas de posts repetindo perguntas que ja foram feitas e não respondidas.
Aguardo com interesse.

[]´s

[quote=jgbt]willrocks,
se vc realmente quer ajudar, comece respondendo as dezemas de perguntas/duvidas que foram postadas nessa e em outras threads aqui no GUJ.
Se vc usar a busca vai acha-las.
Acho que não vale a pena mais dezenas de posts repetindo perguntas que ja foram feitas e não respondidas.
Aguardo com interesse.

[]´s
[/quote]

Sim. Quando tiver mais tempo irei selecionar as perguntas relevantes dentro dos tópicos e fazer uma compilação disto.
Porém, por enquanto, posso responder perguntas corriqueiras.

Bem meu caro willrocks… sabemos que para uma problema computacional a diversas soluções q poderiam ser utilizadas… vc pode resolver um problema fazendo codigos reutilizaveis, com coesão, baixo acoplamento, pode fazer codigos mais performaticos “escovando bits…”, utilizando dezenas de frameworks, etc… sabemos muito bem que para cada tipo de sistema utiliza-se uma arquitetura diferente… e dependendo do problema uma melhor forma computacional pode ser definida de acordo com sua arquitetura…
que nivel de heuristica o maker usa para decidir a melhor forma e melhor arquitetura para determinado projeto e situação??? quantas RNAs, tecnicas de IA o maker usa para identificar o melhor modo de fazer algo???

[quote=luistiagos]Bem meu caro willrocks… sabemos que para uma problema computacional a diversas soluções q poderiam ser utilizadas… vc pode resolver um problema fazendo codigos reutilizaveis, com coesão, baixo acoplamento, pode fazer codigos mais performaticos “escovando bits…”, utilizando dezenas de frameworks, etc… sabemos muito bem que para cada tipo de sistema utiliza-se uma arquitetura diferente… e dependendo do problema uma melhor forma computacional pode ser definida de acordo com sua arquitetura…
que nivel de heuristica o maker usa para decidir a melhor forma e melhor arquitetura para determinado projeto e situação??? quantas RNAs, tecnicas de IA o maker usa para identificar o melhor modo de fazer algo???[/quote]

O Maker possui, embutido, uma linguagem de programação baseada em fluxogramas chamada de MakerFlow. Então, assim como em qualquer linguagem de programação a responsabilidade de escolher o melhor algoritmo para determinada funcionalidade é do desenvolvedor.

Ai que esta a coisa… o nivel abstração por fluxogramas
esta (imagino eu) focada nas regras negociais… porem a uma grande diferença em diagramar a logica de negocios por um fluxogramas dizendo faça isto ou aquilo e fazer o o faça isto ou aquilo de uma maneira otimizada e melhor para tal coisa… pelo que da para ver o foco do maker é atender os requisitos funcionais… porem e os não funcionais? e a legibilidade do fonte a performace das coisas… o uso de algoritimos e arquiteturas vizando otimizar as coisas???
o codigo feito para o sistema ser reutilizavel, performatico e rebusto isto não esta previsto no maker não é mesmo??? poise é impossivel fazer estas coisas usando diagramas… bem ate seria possivel porem o trabalho que da pra fazer isto no diagrama e bem mais facil e rapido fazer em codigo…

Ainda bem que não sou seu chefe na Softwell, pois se fosse você estaria encrencado por estar fazendo má propaganda da empresa.

Mais interessante então do que ter repugnância, seria tentar acabar com ela não?

Irei portanto acabar com parte da sua própria ignorância: hipórcrita não é alguém que fala sobre algo sem ter conhecimento suficiente.
Este é o arrogante.
Hipórcrita é aquele que critica ações de outras pessoas e, por trás dos panos, age da mesma maneira.
Capiche?

Ótimo! Então comece por se apresentar direito! :wink:

Informações mais claras (sem achismos): http://info.abril.com.br/edicoes/266/arquivos/6648_1.shl

[],s