Pcalcado, eu li sim todas as páginas desse tópico nessa última semana. Sei que muitos dos argumentos já foram rebatidos, porém, não foram dadas as respostas às críticas. Acredito que somente nessa última semana, eu respondi diversos pontos que não tinham sido respondidos em um ano de tópico, por isso acredito que meus posts possam nos ajudar a aprofundar um pouco mais esse tema complicado.
[quote=pcalcado]Vou responder só aos pontos que acho que ainda não foram debatidos. Paulo, por favor leia as páginas anteriores antes de continuar, a maioria dos seus argumentos já foi rebatido há seis meses.
[/quote]
Muitos dos temas que abordei já foram debatidos, mas não achei seus desfechos conclusivos e não acho que até hoje apareceu alguém com argumentos e explicações suficientes para abordá-los e explicá-los de forma imparcial. Por isso resolvi dar um pitaco… não que eu seja dono da razão, mas estou sendo imparcial.
[quote][quote=PauloPina]
Hipótese 3: A Câmara tinha um bucado de programadores que não evoluiu e que so conheciam cobol, clipper, pick d3, etc, inviabilizando a possibilidade de se construir qualquer software para a Web. Se viram numa encruzilhada de mandá-los embora (o que deve ser complicado pois podem ser concursados ou “indicados” por algum parlamentar), Treiná-los em uma nova linguagem de programação (o que poderia ser demorado, caro e sem resultados se não houver interesse real dos programadores). Acredito que eles optaram por treinar mesmo assim e, nesse meio tempo, conheceram o Maker, daí a softwell fez todooo um comercial da ferramenta e[/quote]
Hmm… desde quando governo é referência para qualquer coisa tecnológica? Por que o governo está sendo citado aqui?
[/quote]
Governo não é referência tecnológia, mas não se pode mentir em um documento oficial… senão seria uma “mentira oficial” que poderia causar uma “exoneração oficial” rs. Não estou falando que as tecnologias que foram apresentadas para a câmara foram surpreendentes, pelo contrário, foram o básico do básico… mas é justamente para esse básico que eu estou falando que o Maker funciona…
[quote][quote=PauloPina]
NA proposta colocou diversos pontos que EU mesmo não acredito que teriam sido requisitos da Câmara, como 18 pontos de função por hora!
[/quote]
Não acredita mas ainda assim usou como referência. Interessante.[/quote]
Sei que você é moderador e por isso mesmo deveria ler melhor o que falei antes de tecer seus comentários.
Primeiramente eu nao usei como referência em nenhum momento 18pfh… simplismente estava no documento.
Segundo, eu somente falei que isso não deveria ser uma exigência da câmara, por que o pessoal de lá nem deve saber o que são pontos de função.
Terceiro que em nenhum momento falei que o Maker REALMENTE faz 18 pfh… Eu só falei que acredito ser possível o sistema fazer até 4 pfh em média, o que é sensacional para montagem de telas se vocês compararem com outras linguagens e RAD’s. Pode até ser que um cara MUITO foda em maker consiga chegar aos 18 ou 23 pfh, mas com sistemas muitos simples e em casos muito específicos.
Qualquer tela de acesso à dados em .NET terá um código feio assim… Quanto ao HTML gerado por Rails, se você não tomar cuidado, ele gera sim excesso de código. Quanto aos demais, não posso falar…
[quote][quote=PauloPina]
Nem vou falar nada por que não tenho a menor idéia do pra que serve isso…
[/quote]
Stored procedures?[/quote]
Stored Procedures é ÓBVIO que sei o que são… senão eu também não teria certificação Oracle… Mas não sei o que era aquele código gerado… não entendi exatamente para que servia…
[quote][quote=PauloPina]Não vou adquirir o Maker caindo na ilusão que seja prático migrar para JAVA. Se um dia eu precisar migrar para JAVA, sei que terei muito trabalho de entender e melhorar o código exportado. Só achei viável a ferramenta, justamente por que TUDO que eu precisar mudar, que somente puder ser feito com linhas de programação, poderei fazer em JAVA dentro do próprio Maker, não ficando preso à Softwell.
[/quote]
Se você acredita que é a melhor solução no seu caso perfeito. Existem casos onde até BASIC ou, pior, VB6 é a melhor solução. Não é porque o Maker é uma ferramenta de qualidade inferior e com custo/benefício ridículo que ela não tem nenhum lugar.
[/quote]
Mais uma vez um MODERADOR tomando atitudes não muito recomendadas e falando o que acha sem NENHUM embasamento. Se você ACHA que a relação custo benefício do Maker SEMPRE será ruim, é por que você não teve a oportunidade ou o interesse de pensar de modo empreendedor… Pensando somente como programador, realmente sempre achará isso.
[quote=PauloPina] Em muitos bancos, não há problemas por que as STP são iguais, mas no ORACLE e SQLServer, isso faz muita diferença, pois ao invés de utilizar SQL puro, segundo a softwell, o Maker utiliza PL-SQL no Oracle e T-SQL no SQLServer, o que traz significativo ganho de performance nesses bancos.
Como qualquer data access layer criada nos últimos dez anos.
[/quote]
Existem outras soluções? Sim, claro! Mas já estão inclusas nas RADs? NÃO… Rails faz isso? NÃO! Grails faz isso? Não! Sei que vai falar que são apenas Framewors, mas é EXATAMENTE o que estou falando! MAKER NÃO É FRAMEWORK! Maker é uma IDE RAD, e por isso ganha mais pontos na minha opinião… em uma única ferramenta você centraliza tudo de forma que pessoas não tão capacitadas consigam fazer tarefas relativamente chatas de forma muito mais rápida e eficiente…
[quote][quote=PauloPina]
Bom, isso é novamente o que eu abordei… para CRUD, ele é uma ferramenta que lhe dá um ganho inigualável em produtividade, principalmente por poder colocar estagiários para montar telas e analistas nas regras de negócio e resolução de problemas mais complexos, mas, claro, se for fugir TOTALMENTE de CRUD, não vale a pena! Você irá ter só mais trabalho transformando JAVA em fluxos, mas a maior parte do trabalho será realmente feita em JAVA…
[/quote]
Ganho inigualável é um grande exageiro. Para gerar CRUD ele te dá praticamente o mesmo benefício do Access, com uma interface mais bonitinha. Eu tenho certeza que pagando menos de dez mil reais você consegue contratar alguém para faze um editor de fluxogramas para você.
[/quote]
Amigo, infelizmente, mais uma bobagem dita… Maker não é editor de fluxograma… pra isso existe o Visio da Microsoft. Maker é uma IDE RAD.
[quote][quote=PauloPina]
Enfim, só estou “perdendo” meu tempo aqui postando essas coisas, por que acho alguém que passar por aqui pode aproveitar dessa informação. Li o tópico desde o início, as 18 páginas até fazer meu primeiro POST e realmente só vi discussões. Ninguém até o momento tinha postado o que postei hoje (ontem) e, acredito que eu esteja colaborando para o compartilhamento dessas informações e enriquecimento de nossa discussão. Daqui alguns meses, estarei eu pedindo dicas de como resolver isso ou aquilo em JAVA e postando sobre como REALMENTE a ferramenta se comporta no dia a dia do desenvolvimento de um Big Projeto.
[/quote]
Isso também não procede. Seus pontos sobre ‘extensibilidade Java’, por exemplo, foram debatidos à exautão neste e em outros tópicos.
[/quote]
Foram debatidos RIDICULARMENTE por pessoas que não sabiam o que estavam falando ou não sabiam falar o que queriam. Eu expliquei como é a extensibilidade java e já me coloquei à disposição para quem quiser tirar qualquer dúvida ou postar alguma controvérsia inteligente e que não seja ACHISMO, ficar à vontade.
[quote][quote=PauloPina]
Em nenhum momento quis defender a ferramenta! Somente estou defendendo meu ponto de vista e, tentando mostrar para os que especulavam, que o “TREM” não é bem assim um bicho de 7 cabeças…
[/quote]
Perfeito. Não é um bicho de 7 cabeças mesmo, ainda mais considerando que é apenas mais uma instância de um conceito antigo e que já deixou muita gente na mão. Se serve no caso X ótimo.[/quote]
Pcalcado, primeiro, não quer dizer que no passado uma tecnologia não funcionou, que ela não irá funcionar hoje. As coisas evoluem. As vezes, faltou algum toque diferente ou necessidade diferente para um produto ser comercialmente viável. Realmente não existem novidades exclusivas da Softwell no Maker. mas existe um arranjo interessante de tecnologias integradas que agilizam bastante a produção de um tipo específico de aplicações: CRUD Web.
Fico muito desapontado de um MODERADOR do fórum estar falando tantas coisas sem embasamento e fazendo com que a discussão saia do foco. Agora estou entendendo por que outras pessoas que começaram a postar aqui simplesmente sumiram.
Não quero discutir quem sabe mais. Não quero discutir que tecnologia é melhor. Minha intenção era apenas mostar que em alguns casos o Maker pode ser MUITO interessante, mas infelizmente estou vendo existem pessoas que não sabem discutir alguns temas, que são muito cabeça dura, como você, Pcalcado, que não argumenta nada tecnicamente e se baseia no achismo.
Acredito que eu não seja bem vindo aqui, apesar de ter me cadastrado na melhor das intenções.
Acredito também, que esse meu post será apagado ou editado por algum moderador, por falar algumas verdades que algumas pessoas podem não gostar.
Bom, não perderei mais meu tempo tentando agradar a gregos e troianos. Esse foi meu último post sobre esse assunto.