Mais um da série "Falta profissionais de TI"

[quote=JDesenvolvedor][quote=marcosalex]
Ou seja, faltam. Conclusão, a teori ade que falta profissionais de TI é verdadeira. [/quote]

Desmentido pelo fato das app stores da vida estarem lotadas de aplicativos feitos por brasileiros?[/quote]

‘Estar lotadas’ é relativo, mesmo se considerarmos os 5% dos aplicativos que prestam. Você precisa saber o valor da oferta E da demanda pra tomar uma decisão, ou então vai ser pra sempre um troll nos sites técnicos repetindo a mesma coisa sem convencer ninguém.

[quote=marcosalex][quote=JDesenvolvedor][quote=marcosalex]
Ou seja, faltam. Conclusão, a teori ade que falta profissionais de TI é verdadeira. [/quote]

Desmentido pelo fato das app stores da vida estarem lotadas de aplicativos feitos por brasileiros?[/quote]

‘Estar lotadas’ é relativo, mesmo se considerarmos os 5% dos aplicativos que prestam.[/quote]

Não existe unidade absoluta pra medir quanto alguma coisa “presta”. O que tem é a receita que esses apps geram para seus desenvolvedores (informação que só os desenvolvedores e respectivas appstores possuem).

[quote=marcosalex]
Você precisa saber o valor da oferta E da demanda pra tomar uma decisão, ou então vai ser pra sempre um troll nos sites técnicos repetindo a mesma coisa sem convencer ninguém.[/quote]

Suspeito que isso diz mais sobre sua atitude frente a situações de incerteza do que o mercado de TI em si e pra onde ele está caminhando, que é o assunto da discussão…

Pra encerrar essa discussão sobre agile, se você quer:

  • Estabelecer um processo pra verificar se esta sendo cumprindo sem o cliente ter que interagir com programadores (processes and tools over individuals and interactions);

  • Coletar requisitos pra não ter que interagir com usuários (comprehensive documentations over working software);

  • Assinar um contrato pra não ter que descobrir o problema do cliente (contract negotiation over customer collaboration);

  • Seguir a dotrina corporativa ao invés de se tornar ágil e adaptável a mudanças (following a plan over responding to change).

… tenha no mínimo a decência de chamar isso de outra coisa (metodologia anti-social?).

Não há necessidade de distorcer um conceito que já existe e é útil para desenvolvedores que não tem problemas de relacionamento com usuários e clientes.

O que se pode concluir de tudo que foi postado é que desenvolvimento de software é uma área em que a humanidade está apenas engatinhando, os índices de sucesso na implantação das diversas metodologias (ou frameworks) tem mais fracassos que sucessos. Isso significa que nesse ambiente tem mais ignorância, mistificação e egos que resultados.
Por outro lado, é uma área repleta de oportunidades.

[quote=A H Gusukuma]O que se pode concluir de tudo que foi postado é que desenvolvimento de software é uma área em que a humanidade está apenas engatinhando, os índices de sucesso na implantação das diversas metodologias (ou frameworks) tem mais fracassos que sucessos. Isso significa que nesse ambiente tem mais ignorância, mistificação e egos que resultados.
Por outro lado, é uma área repleta de oportunidades.
[/quote]

Tem muito fracasso por que a maioria dos programadores é anti-social. Eles preferem enfiar a cabeça na IDE e sair programando qualquer coisa nas condições que um gerente sem noção mandar a ter que interagir com o cliente pra descobrir qual problema merece ser resolvido.

E os gerentes continuam propagando esse mito que metodologia ou frameworks são decisivos para o sucesso quando na verdade o que realmente importa para o cliente é se o software resolve o problema dele.

[quote=Ruttmann]
E esse é o maior erro da maioria das empresas. A maioria trata os funcionários como se fossem descartáveis.

Longe de mim ficar de mimimi, papinho de sindicato e afins, mas eu vejo que se as empresas contratassem estagiários, dessem bastante treinamento, e criassem uma cultura de valorizar mais o funcionário e fazer o mesmo sentir que é parte da empresa e de que é importante, teríamos muito mais empresas de sucesso.

A maioria dos contratadores são burros. Eles encaram a cota mínima de estagiários por lei como um empecilho.

Eu já encaro de outra forma, pois em sua maioria eles são pessoas jovens. Todo jovem sonha em trabalhar num lugar que te cative, onde você possa fazer amigos, onde o relacionamento entre as pessoas é respeitoso.

Agora pegue um jovem e faça tudo isso… Pronto! Você vai ter um funcionário realmente animado e com vontade de trabalhar, que vai ser fiel à empresa. Isso faz toda a diferença…

Isso é psicologia, é coisa simples. Até a pessoa mais ranzinza do mundo vai se sentir diferente em um lugar onde é bem recebida e tratada direito.[/quote]

++

Uma empresa onde os funcionários não se respeitam é uma forte candidata a falência. Não tem maturidade e nem porque ficar aberta, pois indica que não está aguentando a pressão dos concorrentes. Perde espaço para outra que tenha uma visão mais holística.

Ruttmann = mente limpa, tranquila e visionária = funcionário excelente

Existe uma doença no mercado. Essa doença se chama: RH.

Outsourcing de RH está matando tudo.

Foram raros as vezes que falei com alguém da parte técnica.

Essa é a pior doença do mercado: RH.

Vá a um congresso de Administração/RH, e saia de lá transtornado com as coisas que você vai ouvir.

Eles são doutrinados a buscar profissionais BBB [Bom (oa) Bonito (a) e Barato (a)].

Por isso manter uma boa networking, um github é o que salva hoje em dia. Você é indicado por pessoas que CONHECEM o seu trabalho. E que se dane: 10 graduações, 15 mestrados, 20 doutorados, 150 MBAs, 500.000 de experiência.

Quando você passa por alguma entrevista esquisita por telefone/skype. Você é chamado para fazer alguma prova.

Por exemplo, em um outro tópico perguntei se alguém trabalha e já “testes técnicos” na Cadmus. Me chamaram para uma vaga de admin linux/java/tomcat/jboss.

Andei pequisando e essa vaga está em circulação fazem meses. E por isso resolvi perguntar: que diabos de teste é esse e pq essa vaga está em aberto a tanto tempo ?

Porque já fui em lugares, que sentei pra fazer teste. E as pessoas praticamente me pediram pra criar uma matrix em 15min.

Boa semana a todos.

[quote=teo.brauns@gmail.com]Existe uma doença no mercado. Essa doença se chama: RH.

Outsourcing de RH está matando tudo.

Foram raros as vezes que falei com alguém da parte técnica.

Essa é a pior doença do mercado: RH.

Vá a um congresso de Administração/RH, e saia de lá transtornado com as coisas que você vai ouvir.

Eles são doutrinados a buscar profissionais BBB [Bom (oa) Bonito (a) e Barato (a)].

Por isso manter uma boa networking, um github é o que salva hoje em dia. Você é indicado por pessoas que CONHECEM o seu trabalho. E que se dane: 10 graduações, 15 mestrados, 20 doutorados, 150 MBAs, 500.000 de experiência.

Quando você passa por alguma entrevista esquisita por telefone/skype. Você é chamado para fazer alguma prova.

Por exemplo, em um outro tópico perguntei se alguém trabalha e já “testes técnicos” na Cadmus. Me chamaram para uma vaga de admin linux/java/tomcat/jboss.

Andei pequisando e essa vaga está em circulação fazem meses. E por isso resolvi perguntar: que diabos de teste é esse e pq essa vaga está em aberto a tanto tempo ?

Porque já fui em lugares, que sentei pra fazer teste. E as pessoas praticamente me pediram pra criar uma matrix em 15min.

Boa semana a todos.[/quote]

O problema do RH é que geralmente eles não sabem o que o cargo precisa.
Também “pode” ocorrer nepotismo.

não entendi essa do “nepotismo” …

a primeira do ano em galera:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/02/crescimento-de-vagas-em-tecnologia-da-informacao-gera-oportunidades.html

uhauhauhauahau, só pode ter sido erro da edição:

[quote]
A especialização também ajuda. O coordenador de TI Thiago Fagundes é formado em computação e é especializado em gestão de negócios. Ele foi contratado há seis meses e já conquistou um cargo como coordenador, ganhando 30$ a mais[/quote]

Mas realmente, R$ 30 a mais, no muito longo prazo deve compensar o custo de uma especialização …

[quote=Kazdum]a primeira do ano em galera:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/02/crescimento-de-vagas-em-tecnologia-da-informacao-gera-oportunidades.html[/quote]

As informações do Sergio Sgobbi são bem pertinentes.
O bate-papo após o programa é mais esclarecedor.

[quote=rmendes08]uhauhauhauahau, só pode ter sido erro da edição:

[quote]
A especialização também ajuda. O coordenador de TI Thiago Fagundes é formado em computação e é especializado em gestão de negócios. Ele foi contratado há seis meses e já conquistou um cargo como coordenador, ganhando 30$ a mais[/quote]

Mas realmente, R$ 30 a mais, no muito longo prazo deve compensar o custo de uma especialização …[/quote]

É 30% de aumento. Não é R$ 30K

[quote=A H Gusukuma][quote=rmendes08]uhauhauhauahau, só pode ter sido erro da edição:

[quote]
A especialização também ajuda. O coordenador de TI Thiago Fagundes é formado em computação e é especializado em gestão de negócios. Ele foi contratado há seis meses e já conquistou um cargo como coordenador, ganhando 30$ a mais[/quote]

Mas realmente, R$ 30 a mais, no muito longo prazo deve compensar o custo de uma especialização …[/quote]

É 30% de aumento. Não é R$ 30K[/quote]

copie e colei do texto, lá tá escrito 30$, não 30% …

bom, 30% já é um adianto …

Vendo os comentários do vídeo aí vejo que o mercado não está tão legal mais não, hein…

A uns 15 anos, isso era verdade, mas hoje este mercado virou uma bolha.
Só tá bom pras empresas que pagam merrecas, pras certificadoras e escolas de TI que fazem estardalhaço com a “falta de profissionais”.

Tem um ditado dito como certo
que cavalo esperto não espanta a boiada.
E quem refuga o mundo resmungando,
passará berrando essa vida marvada.

Como não somos cavalos, não precisamos ter medo. Os fatos estão ai pra qualquer um ver.

O mercado passa por uma série de fatores desfavoráveis: baixo crescimento, infraestrutura, eleição presidencial, custo Brasil, previsões pessimistas de que a crise externa deve se aprofundar, etc. Considerando tudo isso, a área continua crescendo acima da média.

[quote=adriano_si]
Cara, lendo seu relato sobre suicídio por conta disso, não há outra forma de pensar a não ser discordando veementemente do que você escreveu acima.

Perceba, não estou dizendo que você está errado, só estou dizendo que não concordo.

Também passei 2 anos depois de me formar pra conseguir um emprego e quando consegui não foi com um salário nada justo e nem com o que eu queria trabalhar. Ralei outros 2 anos ganhando miséria pra realmente engatar em um lugar trabalhando com Java e ganhando um salário decente. Daí pra frente só sucesso e hoje posso reclamar de qualquer coisa, menos da minha profissão e do meu salário.

Com isso só quero dizer que no final das contas nossas experiências moldam nossas opiniões pessoais e se a sua foi ruim, estou rodeado de pessoas que não pararam diante dos obstáculos da vida e hoje estão tão felizes quanto eu nas suas profissões… Assim como conheço médicos que têm sim mais dinheiro que eu, porém não aguentam mais a profissão que escolheram, assim como advogados, contadores, etc.

Com base nisso minha experiência me diz que quando vejo esse tipo de relato, provavelmente o problema está no profissional que talvez não tenha se achado na área que escolheu…

Só lhe peço uma coisa, não é porque não deu certo pra você, que você tem que generalizar pras futuras gerações.

Abs [][/quote]

Cada uma das gerações ou profissionais que decidam o que é melhor para cada um, só dei opinião sobre a minha dificuldade e repito ela assim que desejar, isso aqui não é um fórum? Sei que você fez um pedido educado, espero estar também sendo educado na resposta!
Na boa tentei por muito tempo trabalhar com desenvolvimento Java (o que sempre desejava) mas nada de oportunidades por mais de dois anos tentando de várias formas, mandava assim no currículo na maioria das vezes:
" Pretensão Salarial - Aceito Estágio Não Remunerado "
Apareceu alguma oportunidade? P… nenhuma, nunca! Hoje procuro um subemprego qualquer, mas acham que eu consigo? P… nenhuma também, é f…! Só nessa semana fui recusado em duas oportunidades para porteiro de condomínio, tá brabo! É assim, todos dizem para você quando pequeno, “estudem para ser algo na vida”, aí você estuda e não consegue aquilo que deseja e quando procura algo que não necessita de estudo, dizem que você não serve, pois, “tem estudo ou é muito qualificado”, á vá t…!
Hoje em dia estou omitindo a graduação em TI para ver se consigo talvez voltar ao mercado de trabalho, porque maluco eu já estou a muito tempo!
Concordo com o que muitos disseram, o RH nunca soube e nem vai saber o que é preciso, esse mercado é só do QI (“quem indica”), mas não tá dando certo para as empresas que continuam nesse ritmo e não é saudável e favorável para elas? Então, fiz o que me restava e o que recomendo, larguem essa porcaria de TI para sempre!

É isso Kazdum, a mídia como sempre enrolando todos e assim sempre será! Fujam de TI, pelo menos comigo foi a maior perda de tempo e dinheiro que já fiz na vida! Muitos me chamam e irão me chamar aqui no fórum de BURRO! Fez um investimento e vai jogar fora? Estudou se formou e vai jogar o “conhecimento” fora? “Tá dando mole hein”! Burrice é permanecer nessa área ingrata dando murro em ponta de faca! Fui, me desculpem os moderadores qualquer coisa, sejam felizes os trolls de plantão e se assim desejarem excluam minha resposta! Não sei porque fui ler esse tópico, mas como algumas opiniões se “igualaram” a minha no sentido do RH idiota e oportunidades que só aparecem nas matérias do G1, decide opinar novamente!
Tenho que nunca mais ver o GUJ, acho que deve ser o melhor, rsrs, graças a Deus os livros de TI já vendi todos, um camarada aqui (Douglaskd eu acho que é o nome) me recomendou vender o computador e graças a Deus também já fiz! Senhores, desistam de TI o quanto antes!

Postei o seguinte em outro tópico:

[quote=A H Gusukuma]Depende da sua postura, se ficar se lamentando por não encontrar o emprego dos sonhos aí é que não vai. Só para ilustrar (e obviamente mantendo as devidas proporções), o atual presidente da Lenovo começou como vendedor de pc´s de porta-em-porta tendo um diploma de ciência da computação. Com uma postura pró-ativa, conseguiu ser notado e subiu rapidamente na empresa. Hoje a Lenovo é simplesmente a maior fabricante de PC´s do mundo e vem crescendo muito na área de celulares. Acaba de comprar a Motorola.
Então, o que conta mesmo é o que você vai fazer com essa oportunidade.

Felicidades!
[/quote]
Cada um constrói a sua história, não de acordo com o que desejamos, mas de acordo com o que está ao nosso alcance.
Mas, como isso é algo meio vago, o melhor conselho continua sendo: faça o melhor que puder que o dignifique como ser humano.

Excelente matéria…