Mais um da série "Falta profissionais de TI"

Ou talvez seja apenas um: Não precisa ninguém pra ficar dizendo o que se tem que fazer, a não ser que seja eu quem diga.

[quote=YvGa]
Ou talvez seja apenas um: Não precisa ninguém pra ficar dizendo o que se tem que fazer, a não ser que seja eu quem diga.[/quote]

Equipes auto-gerenciadas que sofrem intervenção externa é uma contradição. Usar agile fazendo o oposto do que o manifesto agile diz é contradição. Desejar o fim dos gerentes e querer que os gerentes permaneçam aonde estão, é uma contradição.

YvGa, seus posts tem tanta contradição que deve ser uma confusão ser você.

[quote=gomesrod][quote=JDesenvolvedor][quote=YvGa]
Você querendo ou não, no ambiente corporativo invariavelmente existe um dono e é dele a palavra final.[/quote]

Eu posso querer não desenvolver software para o ambiente corporativo. ;)[/quote]
A argumentação está indo por um caminho meio estranho.

Uma coisa é a opção pessoal de não trabalhar com software para o ambiente corporativo. Outra é discutir os problemas, questionamentos e boas práticas do desenvolvimento de software, que queira ou não é uma coisa fortemente ligada ao mundo corporativo.

Se “sair do mercado e montar sua própria cool startup” for a resposta para todos os problemas que enfrentamos no dia-a-dia, será simplesmente o fim do mundo capitalista como o conhecemos *
[/quote]

Resolver problemas é o que se espera de um profissional de TI, “boas práticas de desenvolvimento” é aquilo que programadores anti-sociais usam como desculpa pra justificar seu tempo perdido, quando deviam estar lidando com pessoas e resolvendo problemas reais.

[quote]
Se isso é ruim ou não também é uma escolha pessoal, não entremos nesse assunto aqui no tópico :-)[/quote]

Ou você pode escolher não participar se o assunto não te interessa?

Como o Viny já disse, é tanta bobagem que nem vale a pena responder.

[quote=adriano_si]
Acho que sempre entendi o Agile errado se você estiver certo. Até onde eu me lembro os itens à direita têm valor, apesar de não serem o foco.

Esse “AO INVÉS” que você escreveu não existe nesse contexto.[/quote]

Não existe no contexto dos “consultores agile” por que o objetivo deles é surfar na onda agile e vender livros para os futuros gerentes. E ninguém é bem sucedido nessa área interpretando agile corretamente (dizendo que gerentes precisam ser colaboradores como todos outros membros da equipe), e sim vendendo a idéia que eles são seres superiores aos outros.

Irônico se você considerar que a maioria se torna gerente por não ter talento nenhum como programador. :smiley:

[quote=adriano_si]
Quanto à discussão do Corporativo, gostaria de saber em que contexto discutimos Corporativo aqui?

Facebook seria Corporativo em nosso contexto? Google? Twitter? Startups?[/quote]

Penso que eles tem um braço corporativo hoje, apesar de não necessariamente eles tiveram quando começaram.

Quando começaram, ágeis e sem gerentes, os programadores eram recompensados pelo valor que agregavam a empresa. Procura saber quantos funcionários dessa época estão aposentados com o bolso cheio hoje, ou comandando suas próprias empresas.

Em comparação, as mesmas empresas depois que os gerentes tomam conta:

[quote=Júlio Murta][quote=JDesenvolvedor]
“boas práticas de desenvolvimento” é aquilo que programadores anti-sociais usam como desculpa pra justificar seu tempo perdido, quando deviam estar lidando com pessoas e resolvendo problemas reais.
[/quote]

Como o Viny já disse, é tanta bobagem que nem vale a pena responder.[/quote]

É uma boa decisão, principalmente se você não tem nada de novo pra acrescentar ao que outros já disseram.

Considere isso uma boa prática de fórum. :wink:

[quote=JDesenvolvedor][quote=Júlio Murta][quote=JDesenvolvedor]
“boas práticas de desenvolvimento” é aquilo que programadores anti-sociais usam como desculpa pra justificar seu tempo perdido, quando deviam estar lidando com pessoas e resolvendo problemas reais.
[/quote]

Como o Viny já disse, é tanta bobagem que nem vale a pena responder.[/quote]

É uma boa decisão, principalmente se você não tem nada de novo pra acrescentar ao que outros já disseram.

Considere isso uma boa prática de fórum. ;)[/quote]

Eu poderia dizer algumas coisas, mas observando o rumo que a conversa tomou é melhor ficar quieto. Ainda mais quando encontramos pessoas que ostentam na assinatura “Desenvolvedor Java Profissional” escrevendo algo tão tosco quanto o que foi citado.

Mas continue, gosto ver os barracos do GUJ.

Bom, até onde sei não existe no contexto do Manifesto Ágil, que é a premissa básica do que discutimos aqui. A não ser que o Ágil que você pratica ignore até mesmo negociação de contratos.

Fiquei curioso pra saber como funciona sua relação comercial com os clientes.

[quote=JDesenvolvedor]
Penso que eles tem um braço corporativo hoje, apesar de não necessariamente eles tiveram quando começaram.

Quando começaram, ágeis e sem gerentes, os programadores eram recompensados pelo valor que agregavam a empresa. Procura saber quantos funcionários dessa época estão aposentados com o bolso cheio hoje, ou comandando suas próprias empresas.

Em comparação, as mesmas empresas depois que os gerentes tomam conta:

Logo, [corporativo = $$]?

Gostaria de entender.

Abs []

Isso que eu iria perguntar, mas não quis levar a discussão adiante, até porque começou com provocações pessoais. Mas vou reforçar a pergutna então.

Como você acha que deve ser a relação com o cliente e quem fica responsável por fazer com que se cumpra e mais ainda o que se faz quando se começa verificar que não está se cumprindo.

A área da TI tem tanto campo, que é impossível abarcar todo o conhecimento sobre ela.
Não falta profissionais. O que falta é paciência para treinar os novos funcionários.

Por mais experiente que eu seja em uma empresa, frameworks ou outras tecnologias, dependendo de como ocorrem os processos em uma nova empresa, dos novos frameworks, das “manhas” da nova linguagem e etc, isso pode tomar tempo até que o novo funcionário se readapte.

Quantos teriam coragem de largar seu emprego, ganhando 2k, em um projeto com fonte ágil, otimizado e fácil de trabalhar para ir trabalhar ganhando 4 ou 5 k em um fonte zoneado e equipe estressada?

Acho que as empresas devem se perguntar se seu ambiente, projeto e equipe são assim quando sentirem falta de profissionais.

Vejo e conheço tantos profissionais que possuem o mínimo para trabalhar (OO, SQL, Generics, Patterns), mas são descartados por não conhecer o framework X, A IDE y…

O que é mais importante? A Certificação ZXKY da ACME Foundation ou um funcionário que sabe o que está fazendo e apresenta resultados? Encontrar funcionários assim exige paciência, confiança, tempo e investimento.

Ou seja, faltam. Conclusão, a teori ade que falta profissionais de TI é verdadeira.

[quote=marcosalex][quote=Luiz Augusto Prado]

Encontrar funcionários assim exige paciência, confiança, tempo e investimento.
[/quote]

Ou seja, faltam. Conclusão, a teori ade que falta profissionais de TI é verdadeira. [/quote]

É disso que falava no post anterior:
Vamos falar para que 1 bilhão de pessoas estude C#, o outro Java, o outro Delphi.
Com a explosão de frameworks, inovações, ides, e etc, só assim para facilitar as coisas.
O que estou mostrando é que não existe peça sobressalente quanto se fala de humano com conhecimento especializado.
Tem que molda-lo e adapta-lo.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=marcosalex][quote=Luiz Augusto Prado]

Encontrar funcionários assim exige paciência, confiança, tempo e investimento.
[/quote]

Ou seja, faltam. Conclusão, a teori ade que falta profissionais de TI é verdadeira. [/quote]

É disso que falava no post anterior:
Vamos falar para que 1 bilhão de pessoas estude C#, o outro Java, o outro Delphi.
Com a explosão de frameworks, inovações, ides, e etc, só assim para facilitar as coisas.
O que estou mostrando é que não existe peça sobressalente quanto se fala de humano com conhecimento especializado.
Tem que molda-lo e adapta-lo.
[/quote]
Mas muitos não gostam de ser moldados e procuram se candidatar no que gosta e só aprender mais coisas naturalmente depois de acostumado com o ambiente. Dai cadê o programador para Delphi que não aparece fácil nem pagando muito bem para quem sabe ou oferecendo treinamento?

Existem muitas tecnologias e cada empregador procura aquilo que é mais adequado a suas necessidades assim como o profissional de TI procura aquilo que é mais interessante para si.

Acredito que o problema possa estar na forma como os recrutadores estão trabalhando as contratações pois o RH não consegue adequar a vaga disponibilizada pela empresa aos profissionais que estão no mercado e saem a procura de profissionais com o perfil que não existe dentro dos valores que a empresa esta disposta a pagar.

Um belo exemplo são as vagas para estágio onde se pode observar que as empresas não estão dispostas a treinar os estagiários em função da vasta gama de conhecimento necessário a contratação.

Se os estagiários não são treinados imaginem o resto da equipe .

[quote=misterzire]Existem muitas tecnologias e cada empregador procura aquilo que é mais adequado a suas necessidades assim como o profissional de TI procura aquilo que é mais interessante para si.

Acredito que o problema possa estar na forma como os recrutadores estão trabalhando as contratações pois o RH não consegue adequar a vaga disponibilizada pela empresa aos profissionais que estão no mercado e saem a procura de profissionais com o perfil que não existe dentro dos valores que a empresa esta disposta a pagar.

Um belo exemplo são as vagas para estágio onde se pode observar que as empresas não estão dispostas a treinar os estagiários em função da vasta gama de conhecimento necessário a contratação.

Se os estagiários não são treinados imaginem o resto da equipe .
[/quote]

E esse é o maior erro da maioria das empresas. A maioria trata os funcionários como se fossem descartáveis.

Longe de mim ficar de mimimi, papinho de sindicato e afins, mas eu vejo que se as empresas contratassem estagiários, dessem bastante treinamento, e criassem uma cultura de valorizar mais o funcionário e fazer o mesmo sentir que é parte da empresa e de que é importante, teríamos muito mais empresas de sucesso.

A maioria dos contratadores são burros. Eles encaram a cota mínima de estagiários por lei como um empecilho.

Eu já encaro de outra forma, pois em sua maioria eles são pessoas jovens. Todo jovem sonha em trabalhar num lugar que te cative, onde você possa fazer amigos, onde o relacionamento entre as pessoas é respeitoso.

Agora pegue um jovem e faça tudo isso… Pronto! Você vai ter um funcionário realmente animado e com vontade de trabalhar, que vai ser fiel à empresa. Isso faz toda a diferença…

Isso é psicologia, é coisa simples. Até a pessoa mais ranzinza do mundo vai se sentir diferente em um lugar onde é bem recebida e tratada direito.

[quote=adriano_si]
Bom, até onde sei não existe no contexto do Manifesto Ágil, que é a premissa básica do que discutimos aqui. A não ser que o Ágil que você pratica ignore até mesmo negociação de contratos.[/quote]

Claro que existe. A posição do manifesto é clara quanto a relação entre o que é pra ser construído não ser baseada em contratos. Claro, estou falando de agile usado por desenvolvedores, e não de agile vendido por consultores.

[quote=adriano_si]
Fiquei curioso pra saber como funciona sua relação comercial com os clientes.[/quote]

Aqui o comercial lida com divulgação do produto e cobrança (vender).

Agile lida com o que construir e como, ou seja, nada a ver com vendas.

[quote=JDesenvolvedor]
Penso que eles tem um braço corporativo hoje, apesar de não necessariamente eles tiveram quando começaram.

Quando começaram, ágeis e sem gerentes, os programadores eram recompensados pelo valor que agregavam a empresa. Procura saber quantos funcionários dessa época estão aposentados com o bolso cheio hoje, ou comandando suas próprias empresas.

Em comparação, as mesmas empresas depois que os gerentes tomam conta:

Logo, [corporativo = $$]?

Gostaria de entender.

Abs [][/quote]

O outro braço são os produtos que você usa e que são considerados os recursos chave da empresa.

O fato é, sem software, não existe corporação, e sem corporação os gerentes estão no olho da rua.

Logo, se gerentes existem, eles precisam se adaptar aos desenvolvedores de software, e não o contrário.

[quote=YvGa]
Como você acha que deve ser a relação com o cliente e quem fica responsável por fazer com que se cumpra e mais ainda o que se faz quando se começa verificar que não está se cumprindo.[/quote]

O que agile tem a ver com isso?

[quote][i]
Significado de Colaboração

s.f. Ato ou efeito de colaborar; concurso, ajuda, auxílio: trabalhar em colaboração.
O trabalho feito pelos colaboradores, contribuição: colaboração dada a uma revista.

Definição de Colaboração

Classe gramatical: Substantivo feminino
Separação das sílabas: co-la-bo-ra-ção
Plural: colaborações[/i][/quote]

[quote=marcosalex][quote=Luiz Augusto Prado]

Encontrar funcionários assim exige paciência, confiança, tempo e investimento.
[/quote]

Ou seja, faltam. Conclusão, a teori ade que falta profissionais de TI é verdadeira. [/quote]

Desmentido pelo fato das app stores da vida estarem lotadas de aplicativos feitos por brasileiros?

Se a empresa não quer treinar e não quer pagar muito, ela vai descartar o segmento de profissionais que tem pouca experiência, e o outro segmento que têm muita experiência. O que sobra é o profissional que as empresas consideram o ideal, estes estão em falta.

[quote=Ruttmann]
E esse é o maior erro da maioria das empresas. A maioria trata os funcionários como se fossem descartáveis.

Longe de mim ficar de mimimi, papinho de sindicato e afins, mas eu vejo que se as empresas contratassem estagiários, dessem bastante treinamento, e criassem uma cultura de valorizar mais o funcionário e fazer o mesmo sentir que é parte da empresa e de que é importante, teríamos muito mais empresas de sucesso.

A maioria dos contratadores são burros. Eles encaram a cota mínima de estagiários por lei como um empecilho.

Eu já encaro de outra forma, pois em sua maioria eles são pessoas jovens. Todo jovem sonha em trabalhar num lugar que te cative, onde você possa fazer amigos, onde o relacionamento entre as pessoas é respeitoso.

Agora pegue um jovem e faça tudo isso… Pronto! Você vai ter um funcionário realmente animado e com vontade de trabalhar, que vai ser fiel à empresa. Isso faz toda a diferença…

Isso é psicologia, é coisa simples. Até a pessoa mais ranzinza do mundo vai se sentir diferente em um lugar onde é bem recebida e tratada direito.[/quote]

Se você escolhe uma política de contratação equivocada, o resultado não poderia ser outro. Isto é sinal de um mercado que está funcional e saudável.