Mais um da série "Falta profissionais de TI"

Nem vejo mais reportagens assim pois são apelativas, manipuladores e desonestas.

Falam disso para encorajar mais pessoas a gastar dinheiro pensando que as coisas vão ser fáceis.
Aí o povo entra pra Informática e “senta na graxa” como dizem.

O que existe é falta de categorização da TI no geral, pois não existe um orgão regulamentador
e por isso as empresas pagam muito pouco e querem exigir o máximo.

Na boa acho que nem compensa falar desse tema pois tem muita falcatrua no meio.

O melhor é cada um viver sua vida e evitar as Mídias de TV.

Fui…
vrummm…

[quote=JavaDreams]Nem vejo mais reportagens assim pois são apelativas, manipuladores e desonestas.

Falam disso para encorajar mais pessoas a gastar dinheiro pensando que as coisas vão ser fáceis.
Aí o povo entra pra Informática e “senta na graxa” como dizem.

O que existe é falta de categorização da TI no geral, pois não existe um orgão regulamentador
e por isso as empresas pagam muito pouco e querem exigir o máximo.

Na boa acho que nem compensa falar desse tema pois tem muita falcatrua no meio.

O melhor é cada um viver sua vida e evitar as Mídias de TV.

Fui…
vrummm…[/quote]
A primeira coisa que me vem a cabeça quando penso em vagas de TI é que isso não será divulgado em empresas de RH normais. Os profissionais são muito específicos para processos seletivos comuns. Talvez até possuam um perfil contrário ao que será identificado em métodos tradicionais.
A grande maioria das vagas que eu vejo estão diretamente nas empresas, nos seu sites ou quando um conhecido de um conhecido informa que há vagas aqui ou ali.
Logo, a argumentação de que “não vejo tantas vagas assim” pode ser embasada na busca incorreta e/ou falta de um networking mais efetivo.
Outro ponto é que, invariavelmente, pensamos como empregados e não como pessoas capazes de investir em algo, empreender. “Ah, criar uma startup é complicado…”. Cara, pode até ser, mas com a quantidade de sistemas ruins existentes no mercado, será que não vale a pena arriscar? Não precisa parar de trabalhar, basta gerenciar o seu tempo, fazer nos fins de semana, após o trabalho, sei lá. Deixar de reclamar e mover-se em prol de algo. Expor-se. O não sempre existirá, por isso creio que devemos buscar o sim.
“O que isso tem a ver com a questão de vagas x profissionais?”. Disponibilize teu trabalho, mesmo que partes dele. Mostre-se. Deixe que as empresas vejam o quanto você tem capacidade. Há uma diferença entre buscar oportunidade e ser buscado e ela é bem grande.
Mas, a gente volta à velha questão, a maioria das pessoas sequer tem vontade de aperfeiçoar, de estudar pra uma certificação, um novo framework, um novo design pattern, quem dirá se dedicar a algo que não tem um retorno imediato, nem garantido, não é mesmo?
Digo com propriedade, há vagas de sobra em Curitiba. Basta que você queira trabalhar. Se o salário não agrada para a vaga X, busque a Y, a Z…

Sobre esta questão de vagas e atrativos só uma coisa a dizer: cuidado com as ciladas e a infantilização do profissional.
Escrevi sobre isto recentemente: http://www.itexto.net/devkico/?p=1460

[quote=kicolobo]Sobre esta questão de vagas e atrativos só uma coisa a dizer: cuidado com as ciladas e a infantilização do profissional.
Escrevi sobre isto recentemente: http://www.itexto.net/devkico/?p=1460[/quote]
Este é outro ponto bem crucial.

Desculpem responder um tópico antigo, mas me formei em Análise de Sistemas, trabalhei com teste de software por um ano e me dediquei por quase dois anos em busca de trabalhar com Java e não tive oportunidades, sou introvertido e odeio me expor mas gostava muito de programar, entretanto, nada de oportunidades e quando apareceu uma um parente próximo meu precisou de mim pois estava morrendo de câncer (a dois meses morreu), enfim, acho que isso da “Falta profissionais de TI” é mídia mesmo que só fala nisso mas na minha situação não foi falta de esforço não pois tentei e só perdi tempo!
O que digo aos mais novos é saiam de TI o mais rápido possível que essa área é ilusão, “várias oportunidades” que nem os RHs das empresas sabem o que quer, tudo pagando mixaria, todos grandes enrolões (chefes, funcionários), na boa é perda de tempo TI, saí fora, só não me suicidei porque tenho família graças a Deus pois se estivesse sozinho já tinha ido dessa pra melhor também, valeu!

Os papos, “só depende de você”, “o céu é o limite, corra atrás”, “pagam pouco mesmo no início”, saiam dessa área que ela simplesmente é um lixo, só exploração devido às próprias atitudes dos profissionais de TI que aceitam qualquer coisa para entrar ou permanecer nela!

Cara, lendo seu relato sobre suicídio por conta disso, não há outra forma de pensar a não ser discordando veementemente do que você escreveu acima.

Perceba, não estou dizendo que você está errado, só estou dizendo que não concordo.

Também passei 2 anos depois de me formar pra conseguir um emprego e quando consegui não foi com um salário nada justo e nem com o que eu queria trabalhar. Ralei outros 2 anos ganhando miséria pra realmente engatar em um lugar trabalhando com Java e ganhando um salário decente. Daí pra frente só sucesso e hoje posso reclamar de qualquer coisa, menos da minha profissão e do meu salário.

Com isso só quero dizer que no final das contas nossas experiências moldam nossas opiniões pessoais e se a sua foi ruim, estou rodeado de pessoas que não pararam diante dos obstáculos da vida e hoje estão tão felizes quanto eu nas suas profissões… Assim como conheço médicos que têm sim mais dinheiro que eu, porém não aguentam mais a profissão que escolheram, assim como advogados, contadores, etc.

Com base nisso minha experiência me diz que quando vejo esse tipo de relato, provavelmente o problema está no profissional que talvez não tenha se achado na área que escolheu…

Só lhe peço uma coisa, não é porque não deu certo pra você, que você tem que generalizar pras futuras gerações.

Abs []

O que eu acho:

1 - Muito profissional acha que vai ganhar bem apenas porque tem um diploma e X anos de experiência.

2 - Não adianta você falar que se dedicou 1, 2, 3, 4, 5 anos e não conseguiu um bom salário, provavelmente você não tem facilidade de adquirir conhecimentos relacionados a área ou ficou pulando de galho em galho, Analista, DBA, Desenvolvedor X, Desenvolvedor Y, Suporte, QA, Tester, X, Y, Z.

3 - Muitos falam dos Engenheiros, Médicos e etc… Eu já tive a oportunidade de cursar 1 ano de Engenharia Civil, e 3 anos de SI, o curso de Engenharia Civil é 500x mais difícil, —> ESTOU ME REFERINDO AO CURSO <— Fora que o custo de Engenharia é bem maior do que um curso de TI.

4 - Muitos acham que saber programar vai fazê-los ricos, mas de nada adianta saber programar, e não saber usar isso na área em que atua.

5 - Tem muito vagabundo na área que fica enrolando pra fazer algo simples.

6 - Tem muitas pessoas acomodadas que pensam “vou me formar logo pra ganhar 2-3-4-5 mil por mês”, faz só o necessário pra tirar 6 e não estuda mais nada por fora…

Isso é o que eu vi em 1 ano trabalhando na área

O que eu espero de salário como Analista/Desenvolvedor .NET:
6 meses = 1000 - OK
1 ano = 1500 - OK
2 anos = 2000~2500
3 anos = 3000~3500
5 anos = não menos que 5000

TI = 3 - 4 anos da faculdade + 3 anos de experiência = 3000 por mês
Engenharia Civil = 5 - 7 anos da faculdade + 1 ano de experiência = 3000-4000 por mês

Em questão de salário TI compensa mais no início, e existem mais vagas de emprego. Mas um engenheiro experiente ganha mais que um analista experiente… Na média, claro que existem exceções como quem atua em área pública…

O pensamento do Brasileiro é o seguinte: tenho diploma, tenho curso, sou formado, sou bom, mereço ganhar bastante. O que tu usa de tudo isso no teu trabalho ? 10% ? Então porque eu pagaria mais por você, se o Zé tem esses 10% e fez um cursinho de Java la na xyz… ?

Não adianta estudar e não usar… Claro que é necessário ter um diploma (pois o mundo tem esse pensamento). mas o que vai te diferenciar é o conhecimento e a maneira como você o usa.

Outra coisa que muitos falam é o seguinte: jogam TI tudo no mesmo saco, tanto faz se fez um Tecnologo ou Bacharel, se demorou 3 ou 5 anos pra se formar … Você acha que só porque tem um Bacharel merece ganhar mais que quem fez o Tecnologo ? Talvez ele seja muito melhor que você…

Claro que no mundo perfeito a graduação de CC e EC é muito mais completa do que de ADS, SI, Seg da Inf. Mas vejo muitos que fazem só por causa do título de Bacharel, o que adianta ???

Isso é bem relativo, apesar de ambas virem da área de exatas, SI tem um foco voltado pra algumas áreas de relações humanas, enquanto que a Engenharia é pura matemática. O que é mais difícil pra um, pode ser mais fácil pra outros, assim como Direito, Medicina, etc.

E como tem meu amigo… Ah tem…

Esse “+” é relativo né? Lembre que em TI o Ensino Superior não é obrigatório apesar de já ser mandatório e sua experiência já pode começar enquanto estuda.

Outra coisa relativa, acho que na média geral você está certo, mas conheço alguns colegas engenheiros que queriam ganhar 80% do que eu ganho. Quase o mesmo tempo de serviço, só pra constar. Agora claro, minha realidade não é a de todos e nem muito menos a maioria.

Novamente, isso é relativo. Fiz S.I e tive Administração Básica, Introdução ao direito, Contabilidade e empreendedorismo pra citar algumas… “Completo” depende do foco e da carreira que você pretende seguir.

Enfim, no tudo mais concordo com você, só coloquei esses detalhes dos quais discordo.

Abs :wink:

[quote=caosfast]O que eu acho:

1 - Muito profissional acha que vai ganhar bem apenas porque tem um diploma e X anos de experiência.

2 - Não adianta você falar que se dedicou 1, 2, 3, 4, 5 anos e não conseguiu um bom salário, provavelmente você não tem facilidade de adquirir conhecimentos relacionados a área ou ficou pulando de galho em galho, Analista, DBA, Desenvolvedor X, Desenvolvedor Y, Suporte, QA, Tester, X, Y, Z.

3 - Muitos falam dos Engenheiros, Médicos e etc… Eu já tive a oportunidade de cursar 1 ano de Engenharia Civil, e 3 anos de SI, o curso de Engenharia Civil é 500x mais difícil, —> ESTOU ME REFERINDO AO CURSO <— Fora que o custo de Engenharia é bem maior do que um curso de TI.

4 - Muitos acham que saber programar vai fazê-los ricos, mas de nada adianta saber programar, e não saber usar isso na área em que atua.

5 - Tem muito vagabundo na área que fica enrolando pra fazer algo simples.

6 - Tem muitas pessoas acomodadas que pensam “vou me formar logo pra ganhar 2-3-4-5 mil por mês”, faz só o necessário pra tirar 6 e não estuda mais nada por fora…

Isso é o que eu vi em 1 ano trabalhando na área

O que eu espero de salário como Analista/Desenvolvedor .NET:
6 meses = 1000 - OK
1 ano = 1500 - OK
2 anos = 2000~2500
3 anos = 3000~3500
5 anos = não menos que 5000

TI = 3 - 4 anos da faculdade + 3 anos de experiência = 3000 por mês
Engenharia Civil = 5 - 7 anos da faculdade + 1 ano de experiência = 3000-4000 por mês

Em questão de salário TI compensa mais no início, e existem mais vagas de emprego. Mas um engenheiro experiente ganha mais que um analista experiente… Na média, claro que existem exceções como quem atua em área pública…

O pensamento do Brasileiro é o seguinte: tenho diploma, tenho curso, sou formado, sou bom, mereço ganhar bastante. O que tu usa de tudo isso no teu trabalho ? 10% ? Então porque eu pagaria mais por você, se o Zé tem esses 10% e fez um cursinho de Java la na xyz… ?

Não adianta estudar e não usar… Claro que é necessário ter um diploma (pois o mundo tem esse pensamento). mas o que vai te diferenciar é o conhecimento e a maneira como você o usa.

Outra coisa que muitos falam é o seguinte: jogam TI tudo no mesmo saco, tanto faz se fez um Tecnologo ou Bacharel, se demorou 3 ou 5 anos pra se formar … Você acha que só porque tem um Bacharel merece ganhar mais que quem fez o Tecnologo ? Talvez ele seja muito melhor que você…

Claro que no mundo perfeito a graduação de CC e EC é muito mais completa do que de ADS, SI, Seg da Inf. Mas vejo muitos que fazem só por causa do título de Bacharel, o que adianta ???[/quote]

Cara, posso falar por mim, eu acho que dinheiro é muito relativo… Eu não acho que ganho bem, não acho que estudei o que deveria e muito menos acho que os salários são justos, mas vamos por partes:

1- Não é experiência, muito menos conhecimento que definem os ganhos ou oportunidades, eu já trabalhei em vários empregos que tinham vários funcionários que sabiam bem menos que eu, mas mesmo assim ganhavam mais que eu.

2 - Muitas pessoas que não se dedicaram nada, não sabem nada, e não se preocupam nenhum pouco com isso, ganhavam mais que eu também, e por mais que eu não fosse o melhor do mundo, tinha disparado muito mais conhecimento que eles, era até vergonhoso comparar, os caras não sabem o que é um if e ainda são “analistas”.

3 - Diploma conta muito sim, e tem que contar mesmo e deve ser um dos primeiros parâmetros para salários sim.

Resultado? há uns 4 anos atrás, eu ficava revoltado como o camarada acima, trabalhava como um idiota, ouvia merda direto e ainda por cima vivia duro. Nunca era reconhecido pelo que fazia e tenho certeza que fazia muito. Só que a diferença é que eu sabia, e não sabia só programar, sempre tive boa base escolar, sempre fui bem em provas. Minha solução foi quando comecei a prestar concursos, já passei em uns 4, não digo que ganho bem hoje, mas trabalho bem menos e mereço bem menos o salário que ganho hoje do que naquela época, e podem ter certeza, é bem mais do que ganhava aquela época.

E se não fosse isso, hoje com certeza estaria na merda, ganhando quase nada, o mercado profissional de TI é uma droga, tem muita gente ruim trabalhando, mas é aquilo, quem vende melhor o peixe ganha a concorrência.

[quote=naomeencontro]
Cara, posso falar por mim, eu acho que dinheiro é muito relativo… Eu não acho que ganho bem, não acho que estudei o que deveria e muito menos acho que os salários são justos, mas vamos por partes:

1- Não é experiência, muito menos conhecimento que definem os ganhos ou oportunidades, eu já trabalhei em vários empregos que tinham vários funcionários que sabiam bem menos que eu, mas mesmo assim ganhavam mais que eu.

2 - Muitas pessoas que não se dedicaram nada, não sabem nada, e não se preocupam nenhum pouco com isso, ganhavam mais que eu também, e por mais que eu não fosse o melhor do mundo, tinha disparado muito mais conhecimento que eles, era até vergonhoso comparar, os caras não sabem o que é um if e ainda são “analistas”.

3 - Diploma conta muito sim, e tem que contar mesmo e deve ser um dos primeiros parâmetros para salários sim.

Resultado? há uns 4 anos atrás, eu ficava revoltado como o camarada acima, trabalhava como um idiota, ouvia merda direto e ainda por cima vivia duro. Nunca era reconhecido pelo que fazia e tenho certeza que fazia muito. Só que a diferença é que eu sabia, e não sabia só programar, sempre tive boa base escolar, sempre fui bem em provas. Minha solução foi quando comecei a prestar concursos, já passei em uns 4, não digo que ganho bem hoje, mas trabalho bem menos e mereço bem menos o salário que ganho hoje do que naquela época, e podem ter certeza, é bem mais do que ganhava aquela época.

E se não fosse isso, hoje com certeza estaria na merda, ganhando quase nada, o mercado profissional de TI é uma droga, tem muita gente ruim trabalhando, mas é aquilo, quem vende melhor o peixe ganha a concorrência.[/quote]

Eu discordo de praticamente tudo. Minha carreira só evoluiu bem por eu ter bem mais conhecimento técnico do que a média. Quando o pessoal percebe seu diferencial, logo vem boas oportunidades.

Mas não se pode menosprezar outras habilidades também, como capacidade de comunicação, trabalho em equipe, etc. Como eu já falei em diversos posts, ser um bom técnico não é equivalente a ser um bom funcionário.

Até porque, sem você trabalhar bem com a galera, dificilmente você fará um networking que fará com que pessoas indiquem você para futuros empregos.

Depende muito do nível do local onde você trabalhou, na minha opinião.

Há pouco tempo atrás trabalhei numa indústria tão esculhambada que o “programador sênior com mais de 10 anos de experiência” mal sabia fazer um join e sequer tinha ouvido falar em orientação a objetos. O sistema que ele vendia era extremamente porco e não atendia as reais necessidades da empresa. Mesmo assim, ele se mantinha como fornecedor de software pelo tempo de amizade que tinha com os donos.

Esse “programador” (se é que podemos dizer isso) tinha vários clientes (geralmente, empresas muito pequenas e com funcionários extremamente leigos). Ele me dizia que faturava cerca de R$ 20.000,00 vendendo aquele negócio malfeito.

Se você trabalhar em empresas nível “fundinho de quintal” e que não se comprometem com a qualidade de seus produtos, provavelmente se deparará com coisas desse tipo.

Enquanto somos inexperientes, muitas vezes, temos que nos sujeitar ao que não gostamos. Atualmente ainda trabalho em “fundinho de quintal”, mas estou buscando me qualificar o máximo possível para que algum dia tenha o nível desejado por uma boa empresa. Até lá paciência, e estudos, sempre.

Só aí cara, porque em empresas minimamente decentes, logo as coisas se acertam, pois alguém vai perceber que pode ganhar bem mais dinheiro se valorizar seus bons profissionais.

Enfim, quando vejo relatos do tipo do amigo amargurado com a área de TI, só posso achar que houve um desencontro (não era a área certa para aquela pessoa)… Só não gosto de generalizações.

Abs []

Eu estou falando de “carreira” e não de “uma empresa que trabalhei”. É lógico que existem distorções, mas a competência é um fator fundamental para que, a evolução de sua carreira seja de sucesso.

Você pode entrar numa empresa cheia de distorções, mas se vc for um cara bom, logo um colega sai para uma empresa melhor e te indica. Ser um cara bom ajuda também em movimentações entre setores, no caso de empresas muito grandes.

É lógico que sempre haverá distorções, especialmente em empresas grandes. Mas não se pode toma-las pela regra, especialmente ao se falar do mercado de trabalho como um todo, e de anos de profissão, e não só de um emprego.

[quote=Júlio Murta][quote=naomeencontro]
Muitas pessoas que não se dedicaram nada, não sabem nada, e não se preocupam nenhum pouco com isso, ganhavam mais que eu também, e por mais que eu não fosse o melhor do mundo, tinha disparado muito mais conhecimento que eles, era até vergonhoso comparar, os caras não sabem o que é um if e ainda são “analistas”.
[/quote]

Depende muito do nível do local onde você trabalhou, na minha opinião.

Há pouco tempo atrás trabalhei numa indústria tão esculhambada que o “programador sênior com mais de 10 anos de experiência” mal sabia fazer um join e sequer tinha ouvido falar em orientação a objetos. O sistema que ele vendia era extremamente porco e não atendia as reais necessidades da empresa. Mesmo assim, ele se mantinha como fornecedor de software pelo tempo de amizade que tinha com os donos.

Esse “programador” (se é que podemos dizer isso) tinha vários clientes (geralmente, empresas muito pequenas e com funcionários extremamente leigos). Ele me dizia que faturava cerca de R$ 20.000,00 vendendo aquele negócio malfeito.

Se você trabalhar em empresas nível “fundinho de quintal” e que não se comprometem com a qualidade de seus produtos, provavelmente se deparará com coisas desse tipo.

Enquanto somos inexperientes, muitas vezes, temos que nos sujeitar ao que não gostamos. Atualmente ainda trabalho em “fundinho de quintal”, mas estou buscando me qualificar o máximo possível para que algum dia tenha o nível desejado por uma boa empresa. Até lá paciência, e estudos, sempre.[/quote]

Olha, eu trabalhei em empresas pequenas, multinacional e empresas públicas, de longe, mas de longe mesmo, as piores são as pequenas, trabalhar direto com o dono da empresa é simplesmente uma droga, qualquer coisa que o cara te paga ele faz questão de fazer você perceber que está pesando no bolso dele, parece um favor.

A multinacional que eu trabalhei eu não tenho muito o que reclamar da empresa (exceto que eles não pagavam horas extras), mas lá era canibalismo profissional, todos se matavam, o ambiente era péssimo, o desgaste lá não era nem pelo trabalho, mas sim pelos “colegas”.

A área pública não muda muito da multinacional, a questão é que lá a lei vale, simples assim. Se o gestor não gosta de você, sabe o que muda? nada, foda-se o gestor, se ele não tiver um critério técnico, ele não pode fazer nada contra você. Se você é uma pessoa reservada, sabe o que isso atrapalha na sua carreira? nada, o cara faz um concurso interno e sobe. Fora isso, se você fizer um minuto de hora extra, eles pagam. Pelo menos lá a individualidade e a lei são respeitadas.

E assim, na média, os profissionais são muito fracos, se você mudar a cor da grama eles passam fome, mas por incrível que pareça, a questão de avaliação profissional não é necessariamente técnica, a questão maior é comportamental, a questão é saber dizer o que as pessoas querem ouvir, na hora que elas querem ouvir.

Pode parecer recalque, mas não vou dizer que isso seja exclusividade de TI, mas pelo menos em TI, isso é evidente demais.

[quote=ViniGodoy][quote=naomeencontro]
Cara, posso falar por mim, eu acho que dinheiro é muito relativo… Eu não acho que ganho bem, não acho que estudei o que deveria e muito menos acho que os salários são justos, mas vamos por partes:

1- Não é experiência, muito menos conhecimento que definem os ganhos ou oportunidades, eu já trabalhei em vários empregos que tinham vários funcionários que sabiam bem menos que eu, mas mesmo assim ganhavam mais que eu.

2 - Muitas pessoas que não se dedicaram nada, não sabem nada, e não se preocupam nenhum pouco com isso, ganhavam mais que eu também, e por mais que eu não fosse o melhor do mundo, tinha disparado muito mais conhecimento que eles, era até vergonhoso comparar, os caras não sabem o que é um if e ainda são “analistas”.

3 - Diploma conta muito sim, e tem que contar mesmo e deve ser um dos primeiros parâmetros para salários sim.

Resultado? há uns 4 anos atrás, eu ficava revoltado como o camarada acima, trabalhava como um idiota, ouvia merda direto e ainda por cima vivia duro. Nunca era reconhecido pelo que fazia e tenho certeza que fazia muito. Só que a diferença é que eu sabia, e não sabia só programar, sempre tive boa base escolar, sempre fui bem em provas. Minha solução foi quando comecei a prestar concursos, já passei em uns 4, não digo que ganho bem hoje, mas trabalho bem menos e mereço bem menos o salário que ganho hoje do que naquela época, e podem ter certeza, é bem mais do que ganhava aquela época.

E se não fosse isso, hoje com certeza estaria na merda, ganhando quase nada, o mercado profissional de TI é uma droga, tem muita gente ruim trabalhando, mas é aquilo, quem vende melhor o peixe ganha a concorrência.[/quote]

Eu discordo de praticamente tudo. Minha carreira só evoluiu bem por eu ter bem mais conhecimento técnico do que a média. Quando o pessoal percebe seu diferencial, logo vem boas oportunidades.

Mas não se pode menosprezar outras habilidades também, como capacidade de comunicação, trabalho em equipe, etc. Como eu já falei em diversos posts, ser um bom técnico não é equivalente a ser um bom funcionário.

Até porque, sem você trabalhar bem com a galera, dificilmente você fará um networking que fará com que pessoas indiquem você para futuros empregos.[/quote]

Olha Vini, não é questão de menosprezar, é uma questão de ser prático, os profissionais tem que ser avaliados pelo que fazem, não pelo que dizem, e com todo o respeito, eu não estou querendo me gabar, mas os “profissionais” estão muito fracos, mas isso não impede deles ganharem mais do que eu, a questão é que são bons produtos, sabem vender, sabem como envolver as pessoas ao lado dela para conseguirem os resultados.

Quando eu era estagiário, me deram outro estagiário para comandar, chega a ser absurdo isso, eles falavam que eu era o melhor estagiário, que era um ótimo programador, mas sabe, reconhecimento financeiro = zero. Nessa mesma empresa, tinha um cara que era excelente em infra, já tinha uns 4 anos formados e ganhava uns 3 salários mínimos, não chegava nem a 2000 na época (cooperativado ainda por cima), era uma miséria, só que ele estava contente e inseguro lá dentro, senão fosse eu e outro estagiário abrir o olho do cara, ele estava lá até hoje. Graças a Deus ele arrumou um emprego bem melhor, mas ainda sim, longe do que ele merecia. Ele teve que trabalhar 4 anos, sendo bom, para ficar na média salarial.

Meu próximo passo é sem dúvida nenhuma abrir uma empresa para mim, dessas que citaram de fundo de quintal e criar um produto bem ruim que me renda uns 20.000 por mês também, não existe lei que me proíba de abrir esta empresa, não existe responsabilidade técnica, muito menos piso salarial que me impeça de contratar um programador pagando 1200 reais por mês, se o cara for ruim, eu mando embora, simples assim, sempre vai ter alguém precisando de emprego, sem ensino superior, que vou conseguir ganhar dinheiro em cima, principalmente em começo de carreira. Fazer tela e relatório 90% dos “profissionais” no mundo conseguem, além disso, como o mercado é ruim e a maioria das oportunidades são para crud makers, tanto faz, ele não vai arrumar coisa melhor mesmo. Mesmo que arrume, vão ter outros.

Em quantas empresas vc trabalhou, naomeencontro? TODAS eram assim?

Se comunicar e conseguir que outros cooperem com vc é uma habilidade importante.

De que região do país vc é, naomeencontro? Sua experiência parece ter sido péssima, totalmente oposta da minha.

[quote=ViniGodoy]Em quantas empresas vc trabalhou, naomeencontro? TODAS eram assim?

Se comunicar e conseguir que outros cooperem com vc é uma habilidade importante.[/quote]

5 empresas, todas assim, a menos pior foi a Ac…re, essa só não pagava hora extra. Sou de SP.

Quase todos que conheço estão na mesma, alguns um pouco melhor, outros um pouco pior.

[quote=ViniGodoy]

Se comunicar e conseguir que outros cooperem com vc é uma habilidade importante.[/quote]

Por isso devemos abolir os gerentes do desenvolvimento de software.

Eles introduzem na comunicação mais disfunção do que sinal, se colocando como intermediário entre os desenvolvedores e aqueles que se beneficiarão do software. Sem falar que não existe cooperação onde existe hierarquia.