Mais um da série "Falta profissionais de TI"

[quote=wilnerjava][quote=Luiz Augusto Prado]Não falta profissionais na área de TI.
Tem lógica eu entrar em cada uma das ofertas de vaga e preencher os mesmo campos?
Sério pessoal, o Brasil tá uma palhaçada nesse ponto. Deveria existir um padrão para preenchimento de currículos, pois não é justo que os candidatos percam tanto tempo nesses lixos de sites de RH.
[/quote]

Cara perfeita sua colocação! Se eu tenho um curriculo pronto e bem formulado em PDF, porque diabos tenho que preencher TUDO DE NOVO e escrever quase sempre as mesmas coisas nesses sites, é uma vergonha! E cada site tem as suas peculiaridades que você é obrigado a preencher, é ridículo![/quote]

É mais fácil extrair informação dos dados estruturados comparado com um formato opaco tipo PDF.

[quote=carlos alexandre moscoso][quote=wilnerjava][quote=Luiz Augusto Prado]Não falta profissionais na área de TI.
Tem lógica eu entrar em cada uma das ofertas de vaga e preencher os mesmo campos?
Sério pessoal, o Brasil tá uma palhaçada nesse ponto. Deveria existir um padrão para preenchimento de currículos, pois não é justo que os candidatos percam tanto tempo nesses lixos de sites de RH.
[/quote]

Cara perfeita sua colocação! Se eu tenho um curriculo pronto e bem formulado em PDF, porque diabos tenho que preencher TUDO DE NOVO e escrever quase sempre as mesmas coisas nesses sites, é uma vergonha! E cada site tem as suas peculiaridades que você é obrigado a preencher, é ridículo![/quote]

É mais fácil extrair informação dos dados estruturados comparado com um formato opaco tipo PDF.[/quote]

Tudo bem companheiro… Mas não foi isso que nos queremos dizer.

Podem ser criados formulários padrões pra isso. Exemplo:
Pra quem trabalha com E-Commerce sabe que o Banco do Brasil tem tag names para cada campo de seu formulário para emissão de boletos. Cabe a cada empresa utilizá-los corretamente.
Se 95% do que é exigido pelas empresas nos currículos fosse padronizado em um modelo XML, facilitaria muito a vida dos candidatos.
Os outros 5%, que são específicos, é que deveriam ser realizados nos sites.
Se vc gerar um XML destes dados, ele poderia seria lido por qualquer outro sistema de currículos que seguisse o padrão.

Podemos fazer essa idéia virar lei.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=carlos alexandre moscoso][quote=wilnerjava][quote=Luiz Augusto Prado]Não falta profissionais na área de TI.
Tem lógica eu entrar em cada uma das ofertas de vaga e preencher os mesmo campos?
Sério pessoal, o Brasil tá uma palhaçada nesse ponto. Deveria existir um padrão para preenchimento de currículos, pois não é justo que os candidatos percam tanto tempo nesses lixos de sites de RH.
[/quote]

Cara perfeita sua colocação! Se eu tenho um curriculo pronto e bem formulado em PDF, porque diabos tenho que preencher TUDO DE NOVO e escrever quase sempre as mesmas coisas nesses sites, é uma vergonha! E cada site tem as suas peculiaridades que você é obrigado a preencher, é ridículo![/quote]

É mais fácil extrair informação dos dados estruturados comparado com um formato opaco tipo PDF.[/quote]

Tudo bem companheiro… Mas não foi isso que nos queremos dizer.

Podem ser criados formulários padrões pra isso. Exemplo:
Pra quem trabalha com E-Commerce sabe que o Banco do Brasil tem tag names para cada campo de seu formulário para emissão de boletos. Cabe a cada empresa utilizá-los corretamente.
Se 95% do que é exigido pelas empresas nos currículos fosse padronizado em um modelo XML, facilitaria muito a vida dos candidatos.
Os outros 5%, que são específicos, é que deveriam ser realizados nos sites.
Se vc gerar um XML destes dados, ele poderia seria lido por qualquer outro sistema de currículos que seguisse o padrão.

Podemos fazer essa idéia virar lei.

[/quote]

  1. Sites de emprego são empresas distintas, nunca vão criar formulários padronizados para compartilhar os seus clientes com os concorrentes. É tiro no pé, não tem lógica.
  2. Sites de emprego são (repetindo) EMPRESAS, e como tal visam lucros. Pagam pelo desenvolvimento, manutenção, hospedagem, publicidade. Não existe almoço grátis. Cabe ao candidato tentar separar o joio do trigo, avaliar qual opção lhe parece mais justa na relação custo benefício. E creio que profissionais de informática tem cultura, conhecimento e discernimento suficientes para fazer uma escolha sensata. Pessoalmente, algumas empresas me causam nojo, anunciando centenas de milhares de vagas, criando uma ilusão de abundância quando apenas uma pequena fração destas se aplica a uma determinada região, ou inundando todos os sites que visito com anúncios de vagas baseados em cookies gravados quando fiz pesquisas no site deles, ou com depoimentos de candidatos agradecendo a Deus e ao site pela vaga alcançada, ou (a pior de todas) contratando a peso de ouro atores “globais” para sorrirem na capa do site, como se isto fizesse alguma diferença na hora da seleção.
  3. Um emprego é algo de suma importância na vida da maioria das pessoas, é o óbvio ululante. Não importa se vc está buscando o primeiro emprego, ou uma recolocação, ou melhores salários e condições de trabalho. Então, que sentido faz reclamar por ter que digitar o seu currículo num site? Vc que está reclamando por este “enorme esforço”, não digita vinte vezes mais do que isto por dia no Facebook? Quem está precisando, tem que preencher 200 vezes com prazer e clicar com força no submit. Me perdoe, mas se vc é preguiçoso para preencher um formulário com o seu currículo, fatalmente será preguiçoso tambem para trabalhar. Fique em casa.

Outro que não entendeu bulhufas…
Filhinho, ninguém aqui tá falando de compartilhar dados ou de “lanche grátis”.
Primeiro que os dados dos usuários não são das empresas de RH. São dos candidatos.
O candidato é quem deve ser o responsável por guardar seu XML. Ele envia se quiser e pra quem quiser.
Se estas empresas querem transparecer valores éticos e morais, devem cobrar de quem está precisando do funcionário e não de quem está precisando do emprego. A oferta e demanda.

Lance grátis? Vc quer? Novamente:
Se o candidato para 2000 reais por um contrato de 2 anos quem ganha, o competente ou o que tem mais dinheiro?

Se isso não tem lógica pra vc… azar seu. Tchau e bênção. Os links estão ai pra quem quiser ver os fatos.

Realmente o que vc diz não faz sentido, não há como entender.

Felizmente não sou seu filho.

Vc tem problemas para interpretar textos.

Sim, é exatamente isto que vc está pedindo. Leia novamente o que vc escreveu.

Bom, se vc não quer digitar os seus dados, creio que muito menos quer ler os termos de uso ou a política de privacidade dos sites, né?

Oferta e demanda neste caso depende do ponto de vista. Por exemplo, a empresa está ofertando uma vaga, e o candidato está ofertando os seus serviços. Esta modalidade de apenas a empresa pagar pelo serviço me parece justa, e é a mais praticada nos EUA. Mas por aqui não. A Monster Jobs tentou se instalar por aqui com esta política e não deu certo, já se retirou do mercado. Enquanto isso não muda, se vc precisa de uma colocação, tem que se adaptar. Ou tira a bunda da cadeira e vai pra rua protestar, como o pessoal do Movimento Passe Livre está fazendo.

Falácia. Isto não existe, e se existe é estelionato ou falsidade ideológica ou outro crime, o que não é a linha de discussão aqui.

Só tchau já tá bom.

[quote=pinto]…
[/quote]

tá bom cara…
Se isso não tem lógica pra vc… azar seu. Tchau e bênção. Os links estão ai pra quem quiser ver os fatos.

[quote=pinto]

  1. Sites de emprego são empresas distintas, nunca vão criar formulários padronizados para compartilhar os seus clientes com os concorrentes. É tiro no pé, não tem lógica.
  2. Sites de emprego são (repetindo) EMPRESAS, e como tal visam lucros. Pagam pelo desenvolvimento, manutenção, hospedagem, publicidade. Não existe almoço grátis. Cabe ao candidato tentar separar o joio do trigo, avaliar qual opção lhe parece mais justa na relação custo benefício. E creio que profissionais de informática tem cultura, conhecimento e discernimento suficientes para fazer uma escolha sensata. Pessoalmente, algumas empresas me causam nojo, anunciando centenas de milhares de vagas, criando uma ilusão de abundância quando apenas uma pequena fração destas se aplica a uma determinada região, ou inundando todos os sites que visito com anúncios de vagas baseados em cookies gravados quando fiz pesquisas no site deles, ou com depoimentos de candidatos agradecendo a Deus e ao site pela vaga alcançada, ou (a pior de todas) contratando a peso de ouro atores “globais” para sorrirem na capa do site, como se isto fizesse alguma diferença na hora da seleção.
  3. Um emprego é algo de suma importância na vida da maioria das pessoas, é o óbvio ululante. Não importa se vc está buscando o primeiro emprego, ou uma recolocação, ou melhores salários e condições de trabalho. Então, que sentido faz reclamar por ter que digitar o seu currículo num site? Vc que está reclamando por este “enorme esforço”, não digita vinte vezes mais do que isto por dia no Facebook? Quem está precisando, tem que preencher 200 vezes com prazer e clicar com força no submit. Me perdoe, mas se vc é preguiçoso para preencher um formulário com o seu currículo, fatalmente será preguiçoso tambem para trabalhar. Fique em casa.[/quote]

Cara, em algumas empresas de RH eles marcam entrevista com você, e com base na entrevista eles mesmos preenchem os seus dados no site deles. Eu entendo que assim seja o correto.

Pois não tem lógica você traçar o perfil do profissional com base em questionários bestas de sites, cada um pode colocar o que quiser. Já numa entrevista pessoal, é muito mais fácil você identificar se o cara ta enganando, se ele é um “largado”, etc…
Eu simplesmente parei de preencher meu dados em sites de empresas de RH, pois simplesmente não tem lógica. Se a empresa RECEBE DINHEIRO para gerenciar candidatos, não é mais do que sua obrigação realizar um simples entrevista e traçar o perfil do profissional com base numa conversa objetiva, e não com base em um monte de Combo Box em que qualquer “ZÉ” pode colocar o que quiser e se passar por bom. Já vi perguntas do tipo " Você se considera pró-ativo"?..

OBS: Concordo com um questionário/cadastro simples online, por exemplo areas de pretenção, experiencias, etc…
Agora traçar o perfil profissional do candidato com base em perguntas como as citadas acima, não tem cabimento. Pois os questionários completões que existem nestes sites, o candidato demora MUITO tempo para preencher e na pratica diz pouca coisa sobre su verdadeiro perfil.

[quote=wilnerjava][quote=pinto]

  1. Sites de emprego são empresas distintas, nunca vão criar formulários padronizados para compartilhar os seus clientes com os concorrentes. É tiro no pé, não tem lógica.
  2. Sites de emprego são (repetindo) EMPRESAS, e como tal visam lucros. Pagam pelo desenvolvimento, manutenção, hospedagem, publicidade. Não existe almoço grátis. Cabe ao candidato tentar separar o joio do trigo, avaliar qual opção lhe parece mais justa na relação custo benefício. E creio que profissionais de informática tem cultura, conhecimento e discernimento suficientes para fazer uma escolha sensata. Pessoalmente, algumas empresas me causam nojo, anunciando centenas de milhares de vagas, criando uma ilusão de abundância quando apenas uma pequena fração destas se aplica a uma determinada região, ou inundando todos os sites que visito com anúncios de vagas baseados em cookies gravados quando fiz pesquisas no site deles, ou com depoimentos de candidatos agradecendo a Deus e ao site pela vaga alcançada, ou (a pior de todas) contratando a peso de ouro atores “globais” para sorrirem na capa do site, como se isto fizesse alguma diferença na hora da seleção.
  3. Um emprego é algo de suma importância na vida da maioria das pessoas, é o óbvio ululante. Não importa se vc está buscando o primeiro emprego, ou uma recolocação, ou melhores salários e condições de trabalho. Então, que sentido faz reclamar por ter que digitar o seu currículo num site? Vc que está reclamando por este “enorme esforço”, não digita vinte vezes mais do que isto por dia no Facebook? Quem está precisando, tem que preencher 200 vezes com prazer e clicar com força no submit. Me perdoe, mas se vc é preguiçoso para preencher um formulário com o seu currículo, fatalmente será preguiçoso tambem para trabalhar. Fique em casa.[/quote]

Cara, em algumas empresas de RH eles marcam entrevista com você, e com base na entrevista eles mesmos preenchem os seus dados no site deles. Eu entendo que assim seja o correto.
Pois não tem lógica você traçar o perfil do profissional com base em questionários bestas de sites, cada um pode colocar o que quiser. Já numa entrevista pessoal, é muito mais fácil você identificar se o cara ta enganando, se ele é um “largado”, etc…
Eu simplesmente parei de preencher meu dados em sites de empresas de RH, pois simplesmente não tem lógica. Se a empresa RECEBE DINHEIRO para gerenciar candidatos, não é mais do que sua obrigação realizar um simples entrevista e traçar o perfil do profissional com base numa conversa objetiva, e não com base em um monte de Combo Box em que qualquer “ZÉ” pode colocar o que quiser e se passar por bom.
Obs: Já vi perguntas do tipo " Você se considera pró-ativo"?..[/quote]

Concordo.
Só para esclarecer, eu não estou me referindo a empresas “físicas” de RH, e sim a sites de emprego. Nestes fatalmente vc terá que preencher um formulário com os seus dados. Nenhuma empresa vai investir num sistema para receber currículos em XML que será usado por uma minoria insignificante de usuários. Fora problemas de conformidade que gerarão rejeições e descarte de currículos.
Estes sites são apenas canais de comunicação entre candidatos e empresas, e estas é que farão uma eventual entrevista que vai eliminar os “Zés”.
Então, ainda sobre a colocação do Luiz Augusto Prado, ninguem compra um emprego.
Vc pode até pagar 2 mil reais para um site de empregos, mas se o seu currículo é ruim só o que vc vai conseguir é 2 mil a menos na sua conta.

Isso aqui tá parecendo um “first world problems”
Dos problemas que existem desde para quem quer ingressar no mercado de TI até para quem já faz parte do mesmo, acredito que perder 1 hora do dia para fazer o cadastro em sites de emprego seja o menor deles.

[quote=Kazdum]Isso aqui tá parecendo um “first world problems”
Dos problemas que existem desde para quem quer ingressar no mercado de TI até para quem já faz parte do mesmo, acredito que perder 1 hora do dia para fazer o cadastro em sites de emprego seja o menor deles.
[/quote]

Sim, é um problema pequeno, mas pra alguns é de simples resolução. Na minha realidade hoje, que pode mudar amanhã, e que, infelizmente, não é a mesma de todo mundo, eu não preciso me sujeitar a isso.

Já disse não a vagas quando me pediram pra preencher um formulário no “nosso site”. Eu respondi que manda o curriculo em pdf se eles quisessem, mas não iria redigitar todas as informações lá.

Acho incrível eu ter que organizar as informações deles.

quanto mais tempo você passar no site, mais chance de clicar em algum ad. :wink:

[quote=Kazdum]Isso aqui tá parecendo um “first world problems”
Dos problemas que existem desde para quem quer ingressar no mercado de TI até para quem já faz parte do mesmo, acredito que perder 1 hora do dia para fazer o cadastro em sites de emprego seja o menor deles.
[/quote]

Novamente…
O problema não é só o cadastro de currículos…
É a “maquiagem” de que há vagas. Isso me baseando nas ofertas disponíveis nos Jornais de circulação aqui em Bsb. Agora se a realidade é diferente em outras capitais, que os usuários postem aqui.

A questão do XML foi só uma sugestão de melhoria, tanto pra empresas que realmente buscam funcionários como pra candidatos que não querem perder mais tempo e dinheiro.

Toda empresa também tem o direito de pedir o que quiser, e pagar o quanto quiser. Também tem o direito se ser o quão confusa ou específica o quanto quiser quanto a uma descrição de cargo ou informações que pede a você. E também tem o direito de usar o processo que quiser, seja técnico, seja psicológico, seja interno, externo, ou seja exotérico.

As empresas que falham nesse processo, já serão punidas naturalmente com maus profissionais, ou com a falta deles.

A coisa é justa pois todo candidato também tem o direito de se negar a aceitar qualquer emprego ou processo de emprego que queira. Isso vai excluí-lo da seleção, mas ser adulto é saber fazer escolhas e aceitar as conseqüências.

No Brasil, temos uma péssima mania de achar que “deveria ter uma lei que…”. Isso é infantil e arbitrário.

[quote=douglaskd]no texto diz que os alunos desistem do curso superior por que tem dificuldade…
[/quote]

Sua sala foi uma exceção. Eu dou aula no ensino universitário há 6 anos, e a maioria sai porque ou não aguentou o tranco, ou quando viu a dificuldade sentiu que informática não era a própria praia.

Isso vc está falando por que fui eu quem disse isso ou por que vc sempre esteve em uma posição cômoda?
Lembrando que vc participa do processo de “venda” de curso, então fica “meio” esquisito vc dizer que estou errado.
Posso admirar sua competência como professor e desenvolvedor, mas pelo que estou sentindo vc não conhece a realidade daqui…

Concordo que é direito de qualquer empresa escolher a merda que quiser, agora maquiar as estatísticas… isso é outros 500,
porque isso influencia na tomada de decisões de uma multidão.

pelo menos faça uma pesquisa de campo aqui em bsb pra ver o que tenho dito.
Faz 5 anos que não vejo anuncio para desenvolvedor aqui em Brasília. Esporadicamente um ou outro aparecem.
Estabilidade de desenvolvedor de software só se for concursado.

Se vc tá dando a cara a tapa, eu também dou a minha. Acha que gosto de ficar aqui argumentando com trolls? Acha que eu não fico insatisfeito de me expor sobre isso? Eu queria ter mais amigos do que tenho, mas se for pra compactuar com isso… tô fora filhinho.
Não tô feliz com isso. Mas alguém tem que dizer alguma coisa sobre e por isso não vou e nem posso ficar quieto.
Mesmo que eu tenha que lhe dizer tudo isso. Eu não tenho medo e me incomoda bastante quando vejo algo qe parece errado.

Se quiser ver a qualidade de meu trabalho ou como me sai no meu curso, é só pedir que eu lhe mando meu histórico ou mesmo vc pode vir aqui, ver meus fontes, trabalhos. Pode ver até ver alguns os On-line. É só pedir que manda portfólio.
A única nota menor de 8 que eu tirei em ciências da computação foi em metodologia 7.9 (regradas da ABNT). Ou vc vai ter coragem dizer que a UNISUL é uma faculdade ruim? Foi a melhor faculdade que pus o pé na vida. Tanto na qualidade do ensino como na das instalações.

Sabe por que eu não me tornei bandido? Acha que é por causa de lei? Como já disse, não é porque tenho medo… é porque recebi educação e sei o quanto isso é prejudicial a sociedade e a mim.

Infelizmente no Brasil precisa-se criar leis porque o povão é criado em casa sem educação e sem respeito pelo próximo.

Novamente:
Minha campanha é levar as pessoas a refletirem… Buscarem por suas próprias contas a verdadeira demanda da área.
Se a realidade é diferente ai, muito bom. Sorte suas.

Por nenhum dos dois motivos. Por que acho que o governo não deveria interferir nesse tipo de decisão. Isso é ditatorial.
Dizer que sempre estive numa posição comoda é fazer julgamento de valor. Eu ralei para chegar até aqui, e já cheguei a ganhar menos do que gastava para ir trabalhar. Fiz segundo grau e faculdade públicas.

[quote]pelo menos faça uma pesquisa de campo aqui em bsb pra ver o que tenho dito.
Faz 5 anos que não vejo anuncio para desenvolvedor aqui em Brasília.
Estabilidade de desenvolvedor de software só se for concursado.
[/quote]

Até onde sei, a afirmação inicial da pesquisa não se resume a Brasilia. Se está ruim aí, se mude. Tem muita cidade no Brasil onde o mercado de TI está MUITO deficitário.
Em todo caso, não sei porque você se inflamou, pois eu não estava falando de você. Estava falando da postura geral de querermos que o governo resolva nossos problemas - mesmo os triviais quanto o de não querer preencher um mesmo formulário várias vezes em empresas de RH.

Novamente digo:
O problema não é só o cadastro de currículos…
É a “maquiagem” de que há vagas. Isso me baseando nas ofertas disponíveis nos Jornais de circulação aqui em Bsb. Agora se a realidade é diferente em outras capitais, que os usuários postem aqui.

A questão do XML foi só uma sugestão de melhoria, tanto pra empresas que realmente buscam funcionários como pra candidatos que não querem perder mais tempo e dinheiro. Só toquei no assunto, pois isso é um exemplo da bagunça que se instalou no Brasil. Parece que tem mais empresas de RH e de Cursinho do que vagas. Viu o PDF que postei? Agora até mulheres gostosas e chocolates estão colocando pra fazer propaganda do serviço. Parece até com as propagandas da década de 50! Se vcs não acham isso estranho… eu tenho que me mudar é do Brasil e não ir pra outra cidade!

Só disse que poderia virar lei porque se a w3c não consegue manter um padrão para web, a única forma de se criar um padrão para os CVs seria através de uma lei. Concordo que pode ser exagerado, mas pra mim (e muitos outros) vejo como uma ótima solução.

Outro exemplo, vcs sabiam que é ilegal exigir CPF em currículo? Não preciso nem dizer porque…

Eu não posso me mudar. Por mais que eu queira, existem outras responsabilidades que me obrigam a ficar aqui.
Mas sinceramente, duvido que a realidade seja diferente em outras cidades.

A gente percebe que está ficando velho no GUJ quando chega ao 50º tópico sobre o mesmo assunto, e a tão falada ‘falta de profissionais’ é uma das recordistas, assim como outros assuntos que vem e vão.

Só entrei pra fazer uma correção, NÃO é proibido exigir o CPF no currículo. Houve um projeto de lei de um deputado carioca em 2008 que tentou proibir a exigência porque muitas empresas usavam o CPF do candidato pra ver se ele tinha alguma pendencia com o SPC ou Serasa antes de contratar. Mas o projeto foi arquivado.

O que recomendam é que a pessoa EVITE colocar esses documentos no currículo a menos que seja exigido, justamente pra evitar essa prática pelas empresas. Mas se estas exigirem, azar delas (ou seu :wink: )

Bom, já que postei, quanto à falta ou sobra de vagas é igual o pessoal falou: depende da cidade, mas no geral sobram vagas sim. O que faltam é vagas com bons salários, tem muita empresa que um analista junior ou pleno já resolve a grande maioria dos casos, então o salário é achatado mesmo. E concordo com o Vini: o profissional não pode ter receio de mudar de cidade e ir atrás das oportunidades. Está ruim na sua cidade: comece a procurar oportunidades fora, é uma experiência não só profissional, mas também pessoal. Inclusive existem oportunidades fora do país.

Up no tópico…

Ao longo de uns anos que venho trabalhando em diversas consultorias e empresas… o que posso falar é que, na maioria das vezes, o que falta não é profissional qualificado não! Eu conheço muita gente que manja muito… mas… não se submete à qualquer salário que oferecem… logo o que sobra é pra quem está começando… então as 3 letrinhas contratam um jr pra atuar como sr… ai vem o tema deste tópico.

Do mais, o que vi ‘nestes lugares’ foram sistemas ferrados, projetos fracassados, arquitetura ruim, frameworks corporativos sem nada à agregar… legado, legado e legado… A garotada que está iniciando agora nunca viram struts na vida!!! Tem lugares que a espeficiação tecnica, diagramas uml, modelagem de negocios e tal viram rascunhos… hehehe

Depois vem falar na falta de profissional qualificado! Cara o que falta é profissional qualificado pra mexer com arqueologia de software, receber balinha de salário, virar 16 hrs direto codificando e atuar cliente pé-no-saco e gestor baba ovo…

Quem está em uma empresa mais segmentada, não sai dela nem a pau… ai sim têm documentação, metologia, modelagem, codificação que dá prazer de ver! E cada dia o cara tenta se manter mais atualizado com a tecnologia e fazendo cursos e tal… minha humilde e simples opinião

fui!

Aqui em Goiânia falta muita gente qualificada sim. Tem um número razoável de vagas abertas.

Têm várias empresas que pagam mal, têm várias empresas que pagam bem. Profissional qualificado está sendo disputado.

Pra contratar alguém bom, com experiência, tem que tirar de alguma empresa, a vaga dele fica aberta e o “buraco” vai girando.

Eu mesmo tenho um projeto em stand by de um “Portal de Empregos de TI”. Não tem nenhuma vaga fake, ainda não tenho um modelo de negócios e por enquanto publico vagas gratuitamente em uma página do Facebook. Várias delas não são preenchidas.