Mais um da série "Falta profissionais de TI"

[quote=pimentelfelipe][quote=drsmachado]Outro detalhe é que o texto aponta déficit em uma escala global, ou seja, não existem profissionais nem aqui, nem na China ou Índia (mesmo com quase metade da população mundial nestes países) e olha que a educação na China está há anos luz da brasileira. O problema é que são poucos os que se interessam por esta área. Carreiras mais nobres (?) como engenheiros, médicos e advogados sempre serão preferidas.
Isso pode ser reflexo da complexidade existente nesta área, como pode ser causado pela imagem associada à profissionais da área.[/quote]

Ano-luz é medida de distância e não de tempo.[/quote]

Sim, e a frase dele representa exatamente isso:
“E olha que a educação da china está muito distante da brasileira.”

De qualquer forma, eu realmente concordo com a parte do profissional de TI saber mais de gestão. Esse aspecto é fundamental hoje em dia. Há uns tempos atrás, postei um comentário falando sobre o profissional de TI saber dar argumento certos aos seus gerentes no blog do Kiko Lobo, só faltou o pessoal me chutar.

Será que falta profissionais na área, depende de quem contrata, o que ele quer um profissional de TI ou alguém que tem experiencia em carteira na área. Há muita mas muita diferença entre os dois…

no texto diz que os alunos desistem do curso superior por que tem dificuldade…

90% dos que sairam da minha sala, foi por desanimo da área…falta de perspectiva, carreira, salário, mesmo excelentes alunos.

[quote=douglaskd]no texto diz que os alunos desistem do curso superior por que tem dificuldade…

90% dos que sairam da minha sala, foi por desanimo da área…falta de perspectiva, carreira, salário, mesmo excelentes alunos.

[/quote]

E o pior nem é isso… A qualidade de ensino das instituições está MUITO distante da realidade de mercado. Já tive excelentes colegas, que sempre tiravam notas altíssimas, tinham excelente lógica, facilidade de aprendizado, etc…

Mas que não conseguem vaga no mercado de jeito nenhum, pois as empresas estão pedindo conhecimentos em tecnologias especificas, framework xxx ou yyy e diabo a 4.

[quote=wilnerjava][quote=douglaskd]no texto diz que os alunos desistem do curso superior por que tem dificuldade…

90% dos que sairam da minha sala, foi por desanimo da área…falta de perspectiva, carreira, salário, mesmo excelentes alunos.

[/quote]

E o pior nem é isso… A qualidade de ensino das instituições está MUITO distante da realidade de mercado. Já tive excelentes colegas, que sempre tiravam notas altíssimas, tinham excelente lógica, facilidade de aprendizado, etc…

Mas que não conseguem vaga no mercado de jeito nenhum, pois as empresas estão pedindo conhecimentos em tecnologias especificas, framework xxx ou yyy e diabo a 4.[/quote]
A graduação não é para isso mesmo. É para aprender conceitos, desenvolver o pensamento para criação independente da tecnologia, um pouco de mercado para conseguir correr atrás, conseguir facilmente entrar no mercado através de estágio, conhecer pessoas, etc, em geral coisas que em maior parte servirão para vida toda e não tecnologia de momento. Mercado atual plenamente você deve aprender em casa primeiramente e depois pra valer em estágio.

[quote=javaflex][quote=wilnerjava][quote=douglaskd]no texto diz que os alunos desistem do curso superior por que tem dificuldade…

90% dos que sairam da minha sala, foi por desanimo da área…falta de perspectiva, carreira, salário, mesmo excelentes alunos.

[/quote]

E o pior nem é isso… A qualidade de ensino das instituições está MUITO distante da realidade de mercado. Já tive excelentes colegas, que sempre tiravam notas altíssimas, tinham excelente lógica, facilidade de aprendizado, etc…

Mas que não conseguem vaga no mercado de jeito nenhum, pois as empresas estão pedindo conhecimentos em tecnologias especificas, framework xxx ou yyy e diabo a 4.[/quote]
A graduação não é para isso mesmo. É para aprender conceitos, desenvolver o pensamento para criação independente da tecnologia, um pouco de mercado para conseguir correr atrás, conseguir facilmente entrar no mercado através de estágio, conhecer pessoas, etc, em geral coisas que em maior parte servirão para vida toda e não tecnologia de momento. Mercado atual plenamente você deve aprender em casa primeiramente e depois pra valer em estágio.[/quote]
Concordo, em partes. Acho que realmente, se a faculdade começar a ensinar só tecnologia usadas não vai fazer o mínimo sentido! Pois em uma empresa é uma coisa, em outra empresa já é outra totalmente diferente. O que eu questiono é: a dificuldade para estudantes ,dedicados e interessados em aprender, que cursam faculdade e querem conseguir uma vaga no mercado. Pois até mesmo estágio já tem uma lista de pré-requisitos! Converso e convivo bastante com pessoas de outras áreas que não sejam TI, vejo que a realidade é um pouco diferente. Basta estar cursando graduação, e saber um pouco de inglês já é o suficiente!

Não estou dizendo que TI seja uma merda e as outras áreas uma maravilha, não é isso! Estou colocando minha opinião sobre algumas coisas que vejo acontecerem e não concordo!

[quote=javaflex][quote=wilnerjava][quote=douglaskd]no texto diz que os alunos desistem do curso superior por que tem dificuldade…

90% dos que sairam da minha sala, foi por desanimo da área…falta de perspectiva, carreira, salário, mesmo excelentes alunos.

[/quote]

E o pior nem é isso… A qualidade de ensino das instituições está MUITO distante da realidade de mercado. Já tive excelentes colegas, que sempre tiravam notas altíssimas, tinham excelente lógica, facilidade de aprendizado, etc…

Mas que não conseguem vaga no mercado de jeito nenhum, pois as empresas estão pedindo conhecimentos em tecnologias especificas, framework xxx ou yyy e diabo a 4.[/quote]
A graduação não é para isso mesmo. É para aprender conceitos, desenvolver o pensamento para criação independente da tecnologia, um pouco de mercado para conseguir correr atrás, conseguir facilmente entrar no mercado através de estágio, conhecer pessoas, etc, em geral coisas que em maior parte servirão para vida toda e não tecnologia de momento. Mercado atual plenamente você deve aprender em casa primeiramente e depois pra valer em estágio.[/quote]

Concordo com você a faculdade não é para te ensinar framework e sim ensinar o caminho que você deve seguir. O aluno brasileiro que tem o conceito errado do que é faculdade, e profissional não são as pessoas que fazem é você mesmo que faz acontecer.

Segue para quem não sabe o conceito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade

Esta frase resumi tudo: “Uma universidade é uma instituição pluridisciplinar de formação dos quadros de profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão”.

A faculdade ensina você a pesquisar e não a trabalhar na empresa X e essa pesquisa e formação de que tipo de profissional você será depende exclusivamente de você.

[quote=thokk]Segue para quem não sabe o conceito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade

Esta frase resumi tudo: “Uma universidade é uma instituição pluridisciplinar de formação dos quadros de profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão”.

A faculdade ensina você a pesquisar e não a trabalhar na empresa X e essa pesquisa e formação de que tipo de profissional você será depende exclusivamente de você.[/quote]

Eu não resumiria melhor

Concordo com a frase citada acima.

Acrescento tambem que a culpa é dos alunos, que acham que estarão se preparando pro mercado de trabalho ao cursar uma graduação de TI, pois a realidade não é esta.

O que fazer para mudarmos essa realidade?

Recentente li essa materia sobre a falta de profissionais em nossa área.

Segue o link:

Não falta profissionais na área de TI.

Falta é vergonha na cara por parte de alguns empreendedores em querer contratar um profissional experiente por preço de Júnior.
E querer tocar um projeto inteiro com 1 Sênior + 10 estagiários.

Falta gente competente pra GERIR a TI. (e obviamente não estou falando de gerentes - vulgo capatazes - de projetos, isso vc dá um chute numa árvore cai 5).
Que é outro fator pelo qual falta pessoas apaixonadas por desenvolvimento.
Muita faculdade meia boca por enganou as pessoas de que elas podiam sair “gerenciando” coisas ao completar 1 curso de 4 anos.

[quote=fabim]Não falta profissionais na área de TI.

Falta é vergonha na cara por parte de alguns empreendedores em querer contratar um profissional experiente por preço de Júnior.
E querer tocar um projeto inteiro com 1 Sênior + 10 estagiários.

Falta gente competente pra GERIR a TI. (e obviamente não estou falando de gerentes - vulgo capatazes - de projetos, isso vc dá um chute numa árvore cai 5).
Que é outro fator pelo qual falta pessoas apaixonadas por desenvolvimento.
Muita faculdade meia boca por enganou as pessoas de que elas podiam sair “gerenciando” coisas ao completar 1 curso de 4 anos.

[/quote]

Abandonei um curso de farmacia por amor a ciências da computação. Depois de trocar uma idéia com o coordenador do curso mudei de idéia. Tranquei o curso e fui pra matemática. Ele queria um programador por um terço do salário. detalhe… não adiantou dizer que trabalhava com TI 8 anos.

Novamente… se precisa-se tanto de profissionais, por quê as vagas somente aparecem em empresas de RH que lhe cobram pra arrumar um emprego? Acham que isso tem lógica? Pelo menos esta é a realidade em Brasília.

Quando se quer saber como está a demanda de uma área é só olhar os classificados. E com MUITO cuidado. Vejam isso:

Hoje ligaram pra mim perguntando se eu tinha interesse em uma vaga, mas só poderia concorrer a ela se eu fisesse um curso meia boca que eles estavam oferecendo. Estelionato puro. Fui verificar sobre a legalidade disso e olhem o que encontrei:


http://blog.brsafe.com.br/golpe-no-parana-oferece-vaga-falsa-de-emprego-para-quem-pagar-curso/

Quem quiser abrir uma empresa de RH comigo manda uma MP, tenho fontes e espaço em servidor.
Parece que este é o negócio que mais cresce no Brasil.

Sobre a burrice de se contratar os serviços de uma empresa de RH:
1 - Meu currículo completo tem 4 páginas. Tem lógica eu entrar em cada uma das ofertas de vaga e preencher os mesmo campos?
Sério pessoal, o Brasil tá uma palhaçada nesse ponto. Deveria existir um padrão para preenchimento de currículos, pois não é justo que os candidatos percam tanto tempo nesses lixos de sites de RH.
2 - Quantos são os profissionais de RH que sabem dizer a diferença entre JavaScript e Java? Pois é, eu já atendi a chamados para Java mas chegando lá a prova era de JavaScript. Estudei pra nada. O pessoal de RH não é capacitado para saber quais são as necessidades das empresas de TI.
3 - Vc é dono de empresa de TI? quer ferrar sua empresa? É fácil! Seja preguiçoso! Use os serviços de uma empresa de RH pra contratar seus funcionários.

Se vc, empresário de TI, não é capaz de selecionar pessoalmente seu funcionário de TI, fecha a sua empresa.
Não reclama que tá faltando profissional não, pois é vc quem não é qualificado pro negócio.
Existem zilhões de linguagens, IDEs, frameworks, técnicas… Se vcs querem que seus funcionários se adequem a sua empresa então reconheçam que é obrigação sua em treinar o funcionário. O funcionário não tem tempo para apostar em tudo só para garantir que possa preencher os requisitos de todas as empresas. Vamos ser mais coerentes.

Só existe uma escapatória parceiro: dançar conforme a música.
Se enfurne num quarto e tire 5 certificações pra ser valorizado por elas (apesar de certificacao nao provar absolutamente NADA).
Mas o cenário é bem triste: vitrine ta contando mais do que competência em alguns casos.

Tenha um diferencial, um bom marketing pessoal e obviamente procure ser bom no que faz caso contrário toda essa ‘perfurmaria’ so vai servir pra vc ENTRAR.
O que te mantem vivo é gerar renda. Isso é capitalismo e vivemos nele.

Existem bons coordenadores e gestores que vão saber avaliar se vc é bom no que faz ou não.
Essas são as empresas sérias.
Um bom papo com um arquiteto de responsa da empresa ele saberia perguntar quais livros vc leu, projetos por onde passou, e se vc é um cara que ENROLA ou se realmente tem expertise em desenvolvimento Java.

Mas a farofada tá pesada. Tá bem zoneado as coisas.

[quote=Luiz Augusto Prado]Não falta profissionais na área de TI.
Tem lógica eu entrar em cada uma das ofertas de vaga e preencher os mesmo campos?
Sério pessoal, o Brasil tá uma palhaçada nesse ponto. Deveria existir um padrão para preenchimento de currículos, pois não é justo que os candidatos percam tanto tempo nesses lixos de sites de RH.
[/quote]

Cara perfeita sua colocação! Se eu tenho um curriculo pronto e bem formulado em PDF, porque diabos tenho que preencher TUDO DE NOVO e escrever quase sempre as mesmas coisas nesses sites, é uma vergonha! E cada site tem as suas peculiaridades que você é obrigado a preencher, é ridículo!

[quote=fabim]Só existe uma escapatória parceiro: dançar conforme a música.
Se enfurne num quarto e tire 5 certificações pra ser valorizado por elas (apesar de certificacao nao provar absolutamente NADA).
Mas o cenário é bem triste: vitrine ta contando mais do que competência em alguns casos.

Tenha um diferencial, um bom marketing pessoal e obviamente procure ser bom no que faz caso contrário toda essa ‘perfurmaria’ so vai servir pra vc ENTRAR.
O que te mantem vivo é gerar renda. Isso é capitalismo e vivemos nele.

Existem bons coordenadores e gestores que vão saber avaliar se vc é bom no que faz ou não.
Essas são as empresas sérias.
Um bom papo com um arquiteto de responsa da empresa ele saberia perguntar quais livros vc leu, projetos por onde passou, e se vc é um cara que ENROLA ou se realmente tem expertise em desenvolvimento Java.

Mas a farofada tá pesada. Tá bem zoneado as coisas.
[/quote]

Esse lance de perfumaria não é comigo. Sempre fui independente tanto na forma de estudar como na de pensar. Se as empresas estão procurando perfume, então não é lá que quero trabalhar. Quero trabalhar em uma empresa que busque inovação e não a mesmice de sempre. É responsabilidade da empresa em “perfumar”, pois existem milhares de perfumes e eu não vou pagar por um “Cristal Baccarat” só pra agradar um palhaço que “Veste Prada”. As pessoas são muito mais do que isso. É facinho desconstruir essa lógica que estão tentando nos empurrar. Esse “funk” eu não danço nem a pau, porque é de uma burrice insuportável. Se a propaganda dessa burrice é direito de liberdade de expressão, então aqui fica a resposta.

Fiz curso de ciências da computação e graças a esse curso, tive oportunidade de aprender o suficiente pra ter coragem pra dizer que Hibernate, Spring, Struts e o caralho a quatro é bom ou é ruim pra mim. Se fui capaz de fazer seus substitutos, por que não seria capaz de trabalhar com eles ou qualquer outro lixo que queiram que eu trabalhe? Como é que um gerente de TI ou entrevistador de RH tem coragem de dizer que isso não é suficiente? Sou eu ou eles quem são os desqualificados? Parece que querem apenas macacos ditadores! Não sou eu. Eu questiono, penso e argumento.

Se tá ruim pra vocês que já estão dentro, magina pra eu que to querendo entrar.
Minha meta é tirar certificação pelo menos já ganho algo que já passa nos primeiros filtros dessas merdas de RH, oque tem de vaga de estágio exigindo conhecimento em 3, 4 linguagens diferentes, experiencia em 5 framework, saber programar pra mobile/web/desktop de forma xyz.
Porra to começando, só de ver as exigencias dá até medo, a quantida de sigla que resolvem colocar ali

[quote=Kazdum]Se tá ruim pra vocês que já estão dentro, magina pra eu que to querendo entrar.
Minha meta é tirar certificação pelo menos já ganho algo que já passa nos primeiros filtros dessas merdas de RH, oque tem de vaga de estágio exigindo conhecimento em 3, 4 linguagens diferentes, experiencia em 5 framework, saber programar pra mobile/web/desktop de forma xyz.
Porra to começando, só de ver as exigencias dá até medo, a quantida de sigla que resolvem colocar ali
[/quote]

Saber todos estes frameworks na verdade é bem fácil. Vc nem precisaria de certificado pra isso. O problema é vc pagar por esses cursos, não utilizar seus conhecimentos e não garantir vaga. Isso sim é a conspiração que muitos ainda não conseguiram enxergar. As únicas pessoas que estão ganhando com isso são as empresas de RH e Cursinho. É só olharem nos jornais das capitais. Aqui em Brasília a palhaçada é essa: Precisam-se mais de padeiros, pedreiros e serralheiros do que programadores.

É como mostrei no link dos vídeos, fica evidente a explosão de estelionatário tentando “maquiar” a demanda por profissionais.

Só estou dizendo todas essas coisas porque eu gastei com cursos, livros e tempo estudando profundamente as tecnologias top dos últimos 9 anos e não consegui estabilidade. Tive que passar em concurso público pra criar a coragem de falar o que tenho visto nos ultimos anos. Faça uma pesquisa de campo. Veja quantos amigos seus formados ou não (que conheçam bastante de programação) estão em empregos honestos, estáveis, com salário digno e ambiente respeitoso. Pergunte à eles quantas vezes tiveram que trabalhar de graça para algum estelionatário apenas pela promessa de emprego. Aqui no fórum conheci pelo menos 2 que passaram por isso. (Quem sabe eles mesmos vejam este post e assumam que me contaram isso)

Minha campanha é levar as pessoas a refletirem… Buscarem por suas próprias contas a verdadeira natureza dessa área.

hehehehe… olha a maravilha que recebi…

mesmo pedindo para retirarem meu e-mail da lista deles eles insistem.

hoje vale tudo pela grana?

A empresa de RH tem que cobrar da empresa interessada, e não do candidato.
Se for assim, eu pago 2.000 por um contrato de 2 anos. Tá valendo? Ganha quem tem mais dinheiro ou quem tem mais competência?

Vou dar uma dica pra quem quer entrar em um site de empregos… não paguem por emprego. Isso não tem lógica!
Se vc entrar em um site destes e não obter resposta em menos de 3 dias, desconfie.