Livros de engenharia de software

Alguém pode me indicar um bom livro de engenharia de software?

Abraço

Todos do “Pressam” (Software Enginer)

pressman

ops: É Pressam!

é Pressman, rs

Olá
Gosto do Pressman, mas tem o SommerVille que também é muito bom livro,
ele é bem didático.

Flwsss

gosto do SommerVille também, como diz um amigo meu, o Pressman é muito “romance”

[quote=Jorgev]Alguém pode me indicar um bom livro de engenharia de software?
Abraço[/quote]

O que você tá querendo aprender exatamente?

Tenho um pé atrás com os livros citados, principalmente o Sommerville que é bem ultrapassado. Pessoal gosta porque tem a ver com o que as faculdades ainda ensinam, só que dependendo do seu objetivo tem muita coisa melhor por aí (pragmatic programmer/agile estimate and planning/XP explained, entre outros)

[quote=s4nchez][quote=Jorgev]Alguém pode me indicar um bom livro de engenharia de software?
Abraço[/quote]

O que você tá querendo aprender exatamente?

Tenho um pé atrás com os livros citados, principalmente o Sommerville que é bem ultrapassado. Pessoal gosta porque tem a ver com o que as faculdades ainda ensinam, só que dependendo do seu objetivo tem muita coisa melhor por aí (pragmatic programmer/agile estimate and planning/XP explained, entre outros)[/quote]

Tem algum que trate de agile de formas gerais? (Tipo abrangendo tudo o que for possível?).

Sugiro o livro (Art of Agile Development) e o blog do James Shore. Aliás, praticamente todo o conteúdo do livro está no blog dele.

Olá

Esta dica é muito boa. Acho que conheci este blog a partir de uma outra resposta sua e me perdi de tanto ler coisa legal. O livro ainda não comprei mas está no meu shopping cart.

[]s
Luca

Valeu!
Será que eles encomendam em alguma livraria aqui no Brasil (o em inglês?)?

Na verdade o livro do pressman é muito acadêmico, mas acho legal ler para ver DE ONDE OS GERENTES tiram certas idéias toscas… hehehe É legal ler algo de PMI tb…

Tecnoage:

É legal ler tudo, mesmo o que não está afinado com as próprias idéias.
No momento, estou escarafunchando sebos para encontrar livros pré-agile:
é muito bom ler em primeira mão o que se discutia antes do final dos ´90,
quando termos como Cleanroom, CoCoMo e JAD estavam na moda.

Nem todo livro fala de processo pesadão. Há livros que têm uma visão
bastante à frente do seu tempo, e é muito interessante ler idéias afinadas
com o que hoje se chama “agile”, mas sem os “buzzwords”.

Aliás, saindo de vez do tópico, alguém conhece um sebo grande em SP onde achar
esse tipo de livros ? Ou recomenda algum livro antigo em particular ?

Jorge

[quote=s4nchez]
Tenho um pé atrás com os livros citados, principalmente o Sommerville que é bem ultrapassado.[/quote]
Que parte do livro vc fala que é ultrapassada?
Estou lendo ele as vzs sem uma sequencia definida e não achei nada ultrapassado ainda.
O livro realmente não é dos melhores, não é muito didático e é muito abrangente, quer abordar tudo e não aprofunda nada direito.
Mas não achei nenhum ponto ainda que fosse ultrapassado.
Tem um capítulo só sobre agile(que é uma droga, mas não ultrapassado).

[quote=leofernandesmo][quote=s4nchez]
Tenho um pé atrás com os livros citados, principalmente o Sommerville que é bem ultrapassado.[/quote]
Estou lendo ele as vzs sem uma sequencia definida e não achei nada ultrapassado ainda.
O livro realmente não é dos melhores, não é muito didático e é muito abrangente, quer abordar tudo e não aprofunda nada direito.
Tem um capítulo só sobre agile(que é uma droga, mas não ultrapassado).[/quote]

Uma das partes ultrapassadas são algumas metodologias (por exemplo, cascata).

[quote=dedejava][quote=leofernandesmo][quote=s4nchez]
Tem um capítulo só sobre agile(que é uma droga, mas não ultrapassado).[/quote]

Uma das partes ultrapassadas são algumas metodologias (por exemplo, cascata).[/quote]

Pelo contrario…ele faz questão de citar a revolução do desenvolvimento iterativo nos últimos anos.
http://www.amazon.com/gp/reader/0321313798/ref=sib_dp_pt#reader-link

Como não li a parte sobre RUP. Pode ser que ele cite/pregue o desenvolvimento em cascata.
mas até agora não identifiquei isso.

Tem certeza?
Ano passado tive que estudar 95% do livro pra matéria e não li muita coisa sobre RUP. Devem estar nos outros capítulos…

Eu não acho que o Sommerville seja ultrapassado. De fato, é um livro acadêmico é a intenção é introduzir a pessoa na disciplina de Engenharia de Software, e nesse ponto, o modelo de desenvolvimento em cascata é um ótimo ponto de partida, que apesar de ultrapassado, é linear, o que facilita o entendimento dos estágios de ciclo de vida de software. Conhecendo o desenvolvimento em cascata, na minha opinião, facilita o entendimento de processos mais complexos.
Eu acho bastante razoável, para uma disciplina de faculdade por exemplo, oferecer uma visão geral de ES do que aprofundar-se em uma metodologia específica. Mesmo porque, pelo que eu vejo nos fóruns da vida, são muito raras as empresas que adotam um processo à risca.

Concordo plenamente!