Galera to com um problema aqui:
baixei o Ubuntu 9… do site oficial,
e gravei em um cd dae ele não da boot na
hora da instalação… então decedi baixar o fedora ISO
quase 4 gb, dae descompactei gravei, mas nada de boot…
então surgiu a seguinte duvida, era necessario descompactar o iso
para gravar, ou ja gravo sem descompactar?
pelo oq eu li e pude entender, vc só fez gravar a iso e não queimar a iso por isso que o boot não foi iniciado
foi isso?!
A primeira pergunta, óbvia é: seu computador está configurado para dar boot pelo driver do cd?
Sobre o ISO, você não tem que descompactá-lo. Tem que abrir a ferramenta de gravação do DVD e selecionar alguma opção similar à “Gravar a partir de ISO”, o próprio programa de gravação vai fazer todo o necessário para criar uma mídia que funcione.
É preciso descompactar a ISO, mas não é para “separar os arquivos do ISO” porque é necessário que o filesystem fique de acordo com o desejado.
Antes de tentar dar o boot, veja se o CD ou DVD que você gravou tem uma estrutura bonitinha de diretórios. Não tenho um CD do Ubuntu aqui para lhe mostrar, mas deve ficar mais ou menos parecido com aquele CD do Ubuntu 5 que você já tentou usar e não funcionou.
Discordo. Qualquer programa de gravação pega uma imagem ISO (ok, estou falando do Nero, Roxio e K3B que eu conheço) e grava na estrutura correta, desde que a opção adequada seja escolhida.
Ah, sim, mas é que muitas vezes você baixa do site não um arquivo .iso e sim um arquivo .iso.bz2 ou .iso.gz ou coisa parecida.
É que não havia entendido o que o rapaz tinha entendido por “descompactar o iso”.
Esqueci que alguns descompactadores abrem um arquivo .iso nos arquivos que estão no CD.
Nesse caso, é necessário você descompactar o .iso.bz2 e gerar o arquivo .iso, que é necessário para gravar o CD ou DVD.
É verdade…rssss. Se o iso estiver zipado, é preciso deszipá-lo, e usar o .iso no programa de gravação.
Bom, no site do ubuntu o arquivo disponível para download está no formato iso. com relação ao boot, será necessário configurar na bios do computador a inicialização pelo cd.
Aproveitando o tópico, galera eu to querendo colocar o Linux em casa, só que não sei mecher em nada nele, e nem sei qual versão do Linux deveria colocar, eu sei que o Eclipse o Netbeans e outros aplicativos funcionam bem melhor no Linux. Como eu só uso o pc pra ver vídeos, acessar orkut, msn e programar, acredito que seria uma boa até mesmo porque pra LInux existem menos virus e etc…
A pergunta eh, qual versão vocês me sugeriam pra esse tipo de necessidade.
Obrigado!
danielfigueiredoc, eu uso o Fedora e não quero outra vida. Agora, se você é iniciante, o Ubuntu é o mais recomendado. Eu acho Linux de menininha (apesar de eu ser menina :lol: ), mas é extremamente amigável. Tenho diversos amigos que não são da área de Info, usam e gostam muito.
Só porque é mais fácil? Então um linux tem que ser complicado? Uso o ubuntu há algum tempo e não quero mais saber de windows. Nunca mais.
[quote=J-Chist]danielfigueiredoc, eu uso o Fedora e não quero outra vida. Agora, se você é iniciante, o Ubuntu é o mais recomendado. Eu acho Linux de menininha (apesar de eu ser menina :lol: ), mas é extremamente amigável. Tenho diversos amigos que não são da área de Info, usam e gostam muito.
[/quote]
Ahuehuaehuaehuaeh, de menina então to fora, prefiro o Fedora…
Porque não é questão do que é mais fácil e mais difícil, depois que a gente começa a fundo, redes, programação e matemática, acho que não existe um linux que eu não va conseguir aprender a mecher. aoekoaekoaekoakeoaek
Gostei do Fedora, vou pegar ele mesmo, tava lendo umas coisas no site achie interessante
Obrigado!
Olá
Uso o Ubuntu. Já usei várias outras distribuições que me agradavam até mais do que o jeitão tipo Debian do Ubuntu. Acho o Ubuntu a melhor distribuição atualmente. Porque? É a que tem mais documentação atualizada.
Mas não é nada fácil. Até o navegador dá trabalho para instalar caso queira usar o Firefox 3.5.3. Antes precisa instalar um script em python e visitar um monte de sites com dicas. No Fedora estas coisas costumam ser bem mais simples para quem não gosta de ser dominado pelo sistema operacional.
[]s
Luca
VIVA o ubuntu !!!
hahaha e sobre o post ,no site do Ubuntu vc ja abaixa ele em iso e é só usar um nero da vida para gravar a imagem mais se vc tbm preferir vc pode pedir um CD do UBUNTU eles mandão sem custo demora para chegar mais chega XD
valew
galera consegui baixar o ubuntu e tudo certo…
então agora eu vou formata meu hd todo, eu quero criar duas partiçoes win e duas linux, qual vcs me recomendam instalar primeiro? e tbm eu deixo desaloacado a partiçao que vou instalar o linux, caso for instalr o win primeiro?
O Windows não gosta muito do Linux (sabe como é que é); instale-o primeiro, e depois o Linux, para não ter problemas esquisitos.
Olá
Primeiro deve instalar o Windows.
Pode particionar o disco na hora de instalar o Windows. Se você já tem o Windows instalado e quer alterar a partição para instalar o Linux, pode usar o parted magic que faz justamente o reparticionamento do disco.
Uma dica importante: Com 2 sistemas operacionais instalados, aparecerá um menu do GRUB antes de entrar para você optar entre iniciar o Windows ou o Linux. Este menu (/boot/grub/menu.lst) você precisa salvar um backup porque o Ubuntu faz uma tremenda burrada quando atualiza o kernel e mata o menu. Então o mais recomendável é você ter um backup e na hora da atualização do kernel, quando aparece uma pergunta idiota com as opções se você quer se ferrar ou se estrepar, você pode ficar tranqüilo porque tem o backup e pode alterar para ficar bootando com o kernel novo e com o Windows.
[]s
Luca
Só porque é mais fácil? Então um linux tem que ser complicado? Uso o ubuntu há algum tempo e não quero mais saber de windows. Nunca mais.
[/quote]
O grau de “xiitismo” das pessoas chega a afetar a interpretação de texto…
Para a instalação de micro dual boot, deve-se instalar primeiro o windows, em seguida o linux. O linux utiliza basicamente uma partição ext3(sistema de arquivos) e uma swap(partição de troca).