Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

"

Nossa categoria até onde sei tem o tal SINDPD…pra mim é como se não existisse…e pelo que fiquei sabendo não se pode fazer auditoria em contas de sindicatos…não lembro onde ouvi isso e também não sei se a informação procede de fato.

ate mais…

[quote=Sergio Figueras]
Tem sindicatos que trabalham e que só existem no papel. Eu era estagiário de um laboratório e descontaram uma grana minha para um tal Sindicato de cientistas. Agora nem pagina web nem forma de contato nunca achei deles. E ai? Sindicato dos bancários trabalha (embora em um especifico eu ja vi coisas erradas). A questão é a força do sindicato - a categoria ser unida ou não é uma outra uqestão.[/quote]

E voce acha que simplesmente não sindicarlizar-se vai melhorar alguma coisa? Quer dizer, atitudes egoistas como essa é que deixam o sindicato fraco… reclamar e reclamar nao adianta de nada… por isso q repito… enquanto a categoria nao se unir, seja em sindicato ou qq outro tipo de organismo, ela nunca terá voz! Não defendo o sindicato em si, defendo a união… chame do que quiser… conselho regional, sindicato, clube dos 13… sei lá, mas o importante é a área de TI ter conciencia que só teremos voz unidos! Algo que um dia tive esperança com a SBC, mas ela ja me decepcionou muito… :frowning:

Voz? Voz para o q?

Eu faço o meu trabalho de forma decente, se tem alguem q faz melhor não importa a área dele, ele faz melhor, ótimo que fique com a vaga e que eu aprenda e melhore …

Se a empresa contrata por deizão mais o busão, ótimo, esse tipo de empresa não me afeta e me preocupar com ela é no minimo me rebaixar aos profissionais que ela deseja contratar.

[quote=Edufa]Voz? Voz para o q?

Eu faço o meu trabalho de forma decente, se tem alguem q faz melhor não importa a área dele, ele faz melhor, ótimo que fique com a vaga e que eu aprenda e melhore …

Se a empresa contrata por deizão mais o busão, ótimo, esse tipo de empresa não me afeta e me preocupar com ela é no minimo me rebaixar aos profissionais que ela deseja contratar.[/quote]

É esse tipo de atitude egoista que eu estava falando… você não gostaria reduzir sua jornada de trabalho? ganhar mais? ter mais direitos? acho que não né? pra que, né?

"

[quote=andre2k2][quote=Edufa]Voz? Voz para o q?

Eu faço o meu trabalho de forma decente, se tem alguem q faz melhor não importa a área dele, ele faz melhor, ótimo que fique com a vaga e que eu aprenda e melhore …

Se a empresa contrata por deizão mais o busão, ótimo, esse tipo de empresa não me afeta e me preocupar com ela é no minimo me rebaixar aos profissionais que ela deseja contratar.[/quote]

É esse tipo de atitude egoista que eu estava falando… você não gostaria reduzir sua jornada de trabalho? ganhar mais? ter mais direitos? acho que não né? pra que, né?[/quote]

Sim adoraria e para isso bastava flexibilir a CLT, não quero mais direitos estupidos e sim mais liberdade para ser contratado da forma que eu negociar com os direitos e valores que eu quizer e da mesma forma contratar dessa forma. Estado paternalista é para quem não confia no proprio taco … Conselho para regularizar o nome de analista para mim é coisa de quem tá fixado demais no nome e não no trabalho a fazer, coisa de quem gosta nome na porta… chamando de bdsm, analista, engenheiro, ou piá do computador, não me afeta em nada, não é no nome de profissão que está o meu reconhecimento …

E não sera um sindicato ou regulamentação que irá me ajudar a ter mais liberdade, pelo contrário vai engessar mais ainda.

[quote=Edufa][quote=andre2k2][quote=Edufa]Voz? Voz para o q?

Eu faço o meu trabalho de forma decente, se tem alguem q faz melhor não importa a área dele, ele faz melhor, ótimo que fique com a vaga e que eu aprenda e melhore …

Se a empresa contrata por deizão mais o busão, ótimo, esse tipo de empresa não me afeta e me preocupar com ela é no minimo me rebaixar aos profissionais que ela deseja contratar.[/quote]

É esse tipo de atitude egoista que eu estava falando… você não gostaria reduzir sua jornada de trabalho? ganhar mais? ter mais direitos? acho que não né? pra que, né?[/quote]

Sim adoraria e para isso bastava flexibilir a CLT, não quero mais direitos estupidos e sim mais liberdade para ser contratado da forma que eu negociar com os direitos e valores que eu quizer e da mesma forma contratar dessa forma. Estado paternalista é para quem não confia no proprio taco … Conselho para regularizar o nome de analista para mim é coisa de quem tá fixado demais no nome e não no trabalho a fazer, coisa de quem gosta nome na porta… chamando de bdsm, analista, engenheiro, ou piá do computador, não me afeta em nada, não é no nome de profissão que está o meu reconhecimento …

E não sera um sindicato ou regulamentação que irá me ajudar a ter mais liberdade, pelo contrário vai engessar mais ainda.[/quote]

Opinião bem interessante.

PS: ótima assinatura, ashdadhasdsa.

[quote=Edufa]
Sim adoraria e para isso bastava flexibilir a CLT, não quero mais direitos estupidos e sim mais liberdade para ser contratado da forma que eu negociar com os direitos e valores que eu quizer e da mesma forma contratar dessa forma. Estado paternalista é para quem não confia no proprio taco … Conselho para regularizar o nome de analista para mim é coisa de quem tá fixado demais no nome e não no trabalho a fazer, coisa de quem gosta nome na porta… chamando de bdsm, analista, engenheiro, ou piá do computador, não me afeta em nada, não é no nome de profissão que está o meu reconhecimento …

E não sera um sindicato ou regulamentação que irá me ajudar a ter mais liberdade, pelo contrário vai engessar mais ainda.[/quote]

Mas como eu disse, nao to dizendo que sindicato é a solução… acho que qualquer forma de união seria válida. Como voce mesmo disse o que você quer é a flexibilização da CLT. Concordo em genero numero e grau, alias nao discordo de nada que voce disse. Só não acredito que você sozinha vá conseguir a flexibilização da CLT ou qualquer outra coisa batendo de porta em porta no gabinete dos deputados em Brasilia, uma pessoa sozinha jamais conseguiria isso. O que tenho dito é que defendo sim uma união dos profissionais, e acho que a lei de regulamentação é sim um primeiro passo nesse sentido. Mas como já disse, de nada irá adiantar a lei se as pessoas não tiverem o espirito de união. Enquanto todo mundo tiver pensando só no seu ninguem nunca vai realmente conquistar nada!

Ou do Conselho, que é o ponto defendido aqui. Acho que ninguém aqui é contra haverem leis específicas sbre a profissao de desenvolvimento, o que não pode haver são conselhos e eventual reserva de mercado. Você vem defendendo conselhos há algum temo, a SBC é contra.

[quote=fredferrao]
Só o item 1 ja acabaria com esta discussao aqui, por que a maioria ta puta por causa do diploma, não ha como negar. :twisted: [/quote]

Desculpe mas até onde eu vo você é a unica pessoa insistindo nisso. Que tal ler os argumentos dos outros antes de cometer uma falácia?

[quote=marcosalex]
Dezenas de sindicatos e o que um resolve não é válido para outro, ficando uma zona que é hoje, sem autoridade nenhuma. O conselho regularizaria isso. E sim, conselho não é sindicato mas muita coisa que é responsabilidade de um seria transferida para responsabilidade de outro. E isso varia de países a países.[/quote]

Se os sindicatos regionais não conseguem defender seus interesses regionalmente você realmente acha que um sindicato resoleria a nível nacional?

Ainda que você acredite nisso, que eu discordo, que tal seguir exemplos de outras áreas que não possuem conselhos ou coisas do tipo mas possuem sindicatos centralizados?

Ok, então já sabemos o que você espera do conselho, agora vamos à pergunta: Quem é desenvolvedor de software?

  • Minha mãe cria planilhas no Excel cheias de macros para serem usadas na empresa dela. Ela é desenvolvedora de software?
  • Um bióloo que usa C++ para decodificar genma ou algo do tipo é esenvolvedor de software?
  • Um webdesigner que usa JavaScript é desenvolvedor de software?
  • Alguém que usa o Maker, genexus, etc. é desenvolvedor de software?

O grande problema é que não existe distinção clara. Ter um órgão ou leis aplicáveis ao desenvolvimento de software é como ter leis alicáveis ao uso de matemática ou da língua portguesa.

Não. Este tópico é o lugar certo para discutir isso, seria trancado se sequestrassem outro tópico.

[quote=andre2k2]
Quanto a lei, acredito que uma regulamentação seria interessante sim. Toda categoria que se une tem mais voz, vide bancários, engenheiros, médicos, operários, metalurgicos… com destaque para os ultimos que conseguiram até eleger um presidente, e não venha falar que a culpa nao é sua por ele estar lá![/quote]

Dos 5 que você citou 3 não possuem conselhos ou coisas do tipo.

Eu realmente acho que muitos estão confundindo sindicato com conselho.

[quote=marcosalex]
Será? Acredita que uma empresa vai passar a contratar alguém sem qualificação só por causa do diploma? Ou que você possa perder uma oportunidade que hoje tem porque não possui diploma? Quanto a isso eu tenho certeza que vai ficar na mesma. [/quote]

Conheço um cara que é consultor em engenharia. Não, ele não é engenheiro porque não é formado. Ainda assim quem faz o projeto de óleodutos enormes que levam gás natural da refinaria até o posto de distribuição é ele mas a empresa precisa, por lei, de alguém que assine o projeto. A mesma coisa vai acontecer com a regulamentação, seja baseada em diploma ou não.

[quote=pcalcado][quote=andre2k2]
Quanto a lei, acredito que uma regulamentação seria interessante sim. Toda categoria que se une tem mais voz, vide bancários, engenheiros, médicos, operários, metalurgicos… com destaque para os ultimos que conseguiram até eleger um presidente, e não venha falar que a culpa nao é sua por ele estar lá![/quote]

Dos 5 que você citou 3 não possuem conselhos ou coisas do tipo.

Eu realmente acho que muitos estão confundindo sindicato com conselho.[/quote]

Não disse especificamente conselhos… to batendo na mesma tecla… não é o nome q vc quer dar (conselho, sindicato, etc) é o fato de uma categoria estar organizada em uma entidade para defender os interesses dos membros…
Todos que citei tem algum tipo de entidade organizada que defende a categoria!

[quote=andre2k2]
Não disse especificamente conselhos… to batendo na mesma tecla… não é o nome q vc quer dar (conselho, sindicato, etc) é o fato de uma categoria estar organizada em uma entidade para defender os interesses dos membros…
Todos que citei tem algum tipo de entidade organizada que defende a categoria![/quote]

E computação por acaso não tem?

http://www.google.com/search?q=sindicato+informatica+OR+computacao+OR+"processamento+de+dados"

"

"

"