Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

[quote=marcosalex]
Mas o conselho é justamente isso: um sindicato próprio e centralizado pra profissão. O governo se encarrega do que é genérico e a profissão encarrega do que é específico dela. O motivo de discórdia do que vejo é só o diploma. Talvez seja que no Brasil o número de pessoas formadas ainda é coisa rara e vista como tabu.[/quote]

Conselho não é sindicato mas ainda que fosse já existem dezenas de sindicatos no Brasil dedicados a desenvolvimento de software. Por que “mais um” resolveria?

Mais uma vez, não, eu não estou pensando no diploma, estou pensando em como funciona nossa area.

[quote=marcosalex]
Quanto à pergunta, respondi com a frase “Em Roma, como os romanos”. Acho que você não entendeu ou na pressa não “pegou” o que quis dizer.
Explico:
na China e Índia você encontra Analistas excelentes trabalhando pra ganhar um prato de comida da mesma forma que um funcionário de fábrica que aperta um parafuso. Na China se o cara reclamar do governo pode ser até executado em praça pública. Não consideraria nenhum exemplo a seguir.
Nos EUA o governo não muda as leis da noite pro dia como o nosso. Na maioria dos países da Europa os sindicatos tem poder sobre o mercado pra evitar os abusos e tem muitas das atribuições que estão tentando criar aqui.
Outra, EUA, Europa, Japão, diploma é tão trivial que eles nem imaginam que alguém sem diploma queira trabalhar como analista. Mas claro, que existem excessões.[/quote]
Eu entendi, e volto a perguntar, se India e China nao sao exemplos, vamos pegar paises mais desenvolvidos do que o nosso.
Os paises desenvoilvidos não tem regulamentação na TI.
Não sei os reais motivos, mas posso apostar que tem a ver com a complexidade de definir funções/papeis/atividades na nossa area, entrre outras coisas.
O Brasil muda leis protecionistas toda hora? é so olhar a CLT, umas das leis trabalhistas mais atrasadas do mundo que ja tem 60 anos.
ter um sindicato não tem nada a ver com regulamentação. O Brasil ja tem um orgão bastante competente p/ isso que é a SBC, que por sinal é contra essa lei.

[]´s

Assim como no Brasil existem pessoas que desenvolvem sistemas por R$700,00. Não generalize, o salário na Índia é muito menor porque o custo de vida é muito menor.

E ainda assim o governo não controla o mercado nem força regulamentação. Que coisa, não?

Logo…?

Ótimo, se você acredita nisso então defenda sindicatos, conselho não é sindicato e, como falei antes, o que não fala é sindicato para informática no Brasil.

[quote=marcosalex]
Outra, EUA, Europa, Japão, diploma é tão trivial que eles nem imaginam que alguém sem diploma queira trabalhar como analista. Mas claro, que existem excessões.[/quote]

Você está redondamente enganado. Não só é extremamente comum encontrar pessoas sem graduação trabalhando com tecnologia bem como boa parte dos que são graduados o são em áreas completamente não relacionadas como literatura, linguística e administração.

Novamente: antes de falar sobre este tipo de coisa leia o que a ACM e outros organismos dizem a respeito: http://blog.fragmental.com.br/2008/03/21/ainda-bem-que-estou-aqui/

[quote=jgbt] O Brasil ja tem um orgão bastante competente p/ isso que é a SBC, que por sinal é contra essa lei.
[/quote]

Bom aqui a SBC nao fala que é contra, apenas que deveria ter/mudar alguns principios, com relação a diploma por exemplo.

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=107

Só o item 1 ja acabaria com esta discussao aqui, por que a maioria ta puta por causa do diploma, não ha como negar. :twisted:

[quote=fredferrao]

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=107

Só o item 1 ja acabaria com esta discussao aqui, por que a maioria ta puta por causa do diploma, não ha como negar. :twisted: [/quote]

Acho que estou precisando fazer um curso de interpretação de texto
Lendo isso eu tenho mais certeza do que falei, principalmente pelo item 3.

[]´s

[quote=jgbt][quote=fredferrao]

http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=107

Só o item 1 ja acabaria com esta discussao aqui, por que a maioria ta puta por causa do diploma, não ha como negar. :twisted: [/quote]

Acho que estou precisando fazer um curso de interpretação de texto
Lendo isso eu tenho mais certeza do que falei, principalmente pelo item 3.

[]´s

[/quote]

sera?? que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão
Todos os 3 itens estariam DENTRO da regulação/lei.

Claro a palavra eventual, poderia dar uma conotação de que ela é contra, mas ai fica a interpretação subjetiva.

se a area deve ser auto-regulamentada, logo…

Mas o ponto não é esse, uma “eventual” regulamentação passa por conseguir aferir e padronizar funções/papeis/atividades am nossa area.
Isso é praticamente impossivel. A SBC tambem ja se pronunciou sobre isso.
Se ate a ACM tentou e não conseguiu, pq nos espertos brasileiros achamos que vamos conseguiur.

[]´s

[quote=jgbt]se a area deve ser auto-regulamentada, logo…

Mas o ponto não é esse, uma “eventual” regulamentação passa por conseguir aferir e padronizar funções/papeis/atividades am nossa area.
Isso é praticamente impossivel. A SBC tambem ja se pronunciou sobre isso.
Se ate a ACM tentou e não conseguiu, pq nos espertos brasileiros achamos que vamos conseguiur.

[]´s[/quote]

[ironic]
Porque somos mais espertos, e temos os politicos mais espertos do mundo :twisted:
[/ironic]

hehe mas que sao esperto sao, roubam milhoes e nunca são presos, vai negar que nao são espertos :lol:

[quote=Sergio Figueras][quote=richardpeder]Você tem faculdade Sérgio? Se sim, qual a área? Trabalho com informática?

ate mais…[/quote]

Não tenho faculdade. Claro que trabalho. Progrmação ha uns 6 anos.

Porquê?[/quote]

Só pra ter certeza o motivo de vc nao estar defendendo a regulamentação! :slight_smile: :wink:

ate mais…

[quote=richardpeder][quote=Sergio Figueras][quote=richardpeder]Você tem faculdade Sérgio? Se sim, qual a área? Trabalho com informática?

ate mais…[/quote]

Não tenho faculdade. Claro que trabalho. Progrmação ha uns 6 anos.

Porquê?[/quote]

Só pra ter certeza o motivo de vc nao estar defendendo a regulamentação! :slight_smile: :wink:

ate mais…[/quote]

Então é assim, cada um defende o seu e o do outro que se ferre? Não acho que seja bem isso, eu defendo o lado de que não haja regulamentação não só por isso, mas também porque eu sei o estrago que isso causaria e a merda que ia ser. Imagina se todas as empresas do Brasil tivessem que ter 1 cara formado compentente - voces acham que tem 1 pessoa formada em TI competente pracada empresa? DUVIDO. hasdhashdas.

Eu consigo ficar no mercado sem regulamentação do mesmo jeito de antes. Eu acho que isso vai defender muit omais o lado dos incompetentes do que dos verdadeiramente bons.

Não sei se tem um analista competente por empresa…sou formado e tenho 6 anos de experiência…e até hoje não tive reclamações do trabalho que realizo…então de cara não entro nesse quesito de “defender muito mais o lado dos incompetentes do que dos verdadeiramente bons”, ou seja, não sou o “bonzão” mas também não preciso da regulamentação da profissão pra me dar bem…consigo prosseguir a vida super bem sem a regulamentação…apenas acredito que regulamentar pode ser o caminho para organizar as coisas…haverá problemas, assim como haverá injustiças…acho que o texto da lei pode sofrer reformulações, ajustes…mas defendo a regulamentação sim.

Então esta sua teoria de que, trocando em miudos, ‘quem é bom não precisa de regulamentação’ não se aplica a todos.

ate mais…

"

moderadores sera que não esta na hora de trancar este topico não?

"

"

To achando uma galera muito xiita aqui… andam dizendo: “mais um sindicato pra sumir com seu dinheiro”. Ora pessoal, vamos ser sinceros, se o sindicato some com seu dinheiro é porque voce deve estar ocupado demais pra se quer prestar atenção no que ele anda fazendo. Não sou sindicalista, nem político nem nada do genero, mas convenhamos, os caras tao sumindo com nosso dinheiro simplesmente porque nao damos a minima… a culpa é puramente dos sindicalizados, no caso, nossa… assim como a culpa dos politicos corruptos tambem é nossa, culpa nossa de ter colocado eles lá e não estar de olho… e quando a robalheira é escancarada na TV simplesmente nos damos aquela balançadinha de cabeça comentando: “esse país é uma mer** mesmo” e acaba aí!!! Então me revolta mais um comentário desse tipo do que o cra que some com seu dinheiro, e tenho raiva de mim mesmo porque tambem nao faço nada!!! Todo povo tem o rei que merece! Pensem nisso!
Quanto a lei, acredito que uma regulamentação seria interessante sim. Toda categoria que se une tem mais voz, vide bancários, engenheiros, médicos, operários, metalurgicos… com destaque para os ultimos que conseguiram até eleger um presidente, e não venha falar que a culpa nao é sua por ele estar lá!
Por outro lado não acho q a lei vá melhorar qualquer coisa, não enquanto a categoria realmente não estiver disposta a se unir e lutar… nada mudará, não enquanto estivermos ocupados demais jogando nossos Wii, XBox, PS3…

"

Com ja foi dito, sindicatos de informatica ja existem. Aqui em Porto Alegre vc tem descontado um dia de trabalho por ano se vc for CLT.
Não posso falar muito sobre a atuação dele, ate pq so ouço falar nele quando meus colegas que são CLT comentam que estão putos pq vão ser descontados.
Quanto a garantir direitos e outras baboseiras, ja existe alguem que rege qualquer contrato de trabalho, que é a CLT.
Qual ponto ela não cobre?

[]´s

caramba, tu faz de tudo pra floodar o tópico, quer arranjar qualquer motivo pra ganhar um post, pqp

[quote=andre2k2]To achando uma galera muito xiita aqui… andam dizendo: “mais um sindicato pra sumir com seu dinheiro”. Ora pessoal, vamos ser sinceros, se o sindicato some com seu dinheiro é porque voce deve estar ocupado demais pra se quer prestar atenção no que ele anda fazendo. Não sou sindicalista, nem político nem nada do genero, mas convenhamos, os caras tao sumindo com nosso dinheiro simplesmente porque nao damos a minima… a culpa é puramente dos sindicalizados, no caso, nossa… assim como a culpa dos politicos corruptos tambem é nossa, culpa nossa de ter colocado eles lá e não estar de olho… e quando a robalheira é escancarada na TV simplesmente nos damos aquela balançadinha de cabeça comentando: “esse país é uma mer** mesmo” e acaba aí!!! Então me revolta mais um comentário desse tipo do que o cra que some com seu dinheiro, e tenho raiva de mim mesmo porque tambem nao faço nada!!! Todo povo tem o rei que merece! Pensem nisso!
Quanto a lei, acredito que uma regulamentação seria interessante sim. Toda categoria que se une tem mais voz, vide bancários, engenheiros, médicos, operários, metalurgicos… com destaque para os ultimos que conseguiram até eleger um presidente, e não venha falar que a culpa nao é sua por ele estar lá!
Por outro lado não acho q a lei vá melhorar qualquer coisa, não enquanto a categoria realmente não estiver disposta a se unir e lutar… nada mudará, não enquanto estivermos ocupados demais jogando nossos Wii, XBox, PS3…[/quote]

Tem sindicatos que trabalham e que só existem no papel. Eu era estagiário de um laboratório e descontaram uma grana minha para um tal Sindicato de cientistas. Agora nem pagina web nem forma de contato nunca achei deles. E ai? Sindicato dos bancários trabalha (embora em um especifico eu ja vi coisas erradas). A questão é a força do sindicato - a categoria ser unida ou não é uma outra uqestão.