Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

E pq sera que todos os paises de ponta em tecnoloiga não tem regulamentação na area de TI?
Sera que é pq eles não viram todas essas “maravilhas” que a essa lei vai trazer, e nos os sempre espertos “brasileiros” sim?
Reserva de mercado é andar p/ tras, brasileiro tem mania de se esconder atras do governo. Por isso temos umas das leis trabalhistas mais atrasadas do mundo? Pq brasileiro acha sempre que o governo tem que proteger seus “direitos”. Sempre transferindo responsabilidades.

[]´s

"

Ainda não responderam a pergunta:

Ainda não responderam a pergunta:

Pq os incompetentes de Brasilia nao entendem nada de TI e pensam que sabem.

Agora, so cuidado pra quem ler essas afirmações nao achar que lá fora é so ir com experiencia e ta tudo resolvido tb nao. A grande maioria das vagas (pelo menos em pesquisas que fiz) pediam graduacao. Nao que ela seja o diferencial, mas pedem.

Ainda não responderam a pergunta:

  1. De onde você tirou essa estatística?

  2. Você não acha que o buraco é muito mais embaixo e tem MUITO mais a ver com qualidade de ensino?

[quote=marcosalex]
Em Roma, como os romanos.

Novamente, está pensando só no diploma. [/quote]

Não, muito pelo contrario… na verdade nem lembro aonde anda o meu, vou procurar la em casa, faz muito tempo que parei de me importar com isso.
Hj me importo muito mais com capacidade e competencia, não importando de onde a pessoa adquiriu essas qualidades, se foi na faculdade, curso da esquina, autodidata…
Mais um a vez pensamos ser mais esperto do que os outros.

Volto a dizer, reserva de mercado é andar p/ tras. Não vai mudar nada no mercado, muito pelo contrario, vai piorar.

Mas ja que vc não respondeu a minha pergunta anterior, responda essas:
Como definir funções e responsabilidades? como definir quem pode fazer o que na nossa “pequena” area?
Pq sera que a propri SBC é contra essa lei?

[]´s

[quote=fabiocsi]
Agora, so cuidado pra quem ler essas afirmações nao achar que lá fora é so ir com experiencia e ta tudo resolvido tb nao. A grande maioria das vagas (pelo menos em pesquisas que fiz) pediam graduacao. Nao que ela seja o diferencial, mas pedem.[/quote]

opa, ninguem falou em nao ter faculdade. Eu tenho.
Estamos discutindo a obrigatoriedade dela, é diferente.

[]´s

Como ja falei antes, pesquise, se informe, converse com pessoas de areas regulamentadas, pergunte o que melhorou com a regulamentação.

Sim, eu acho.
Eu sou a favor da faculdade. Sou a favor de ensino de qualidade.
Sou a contra a obrigatoriedade dela, ja estou a muito tempo nesse mercado p/ saber que o que importa é o conhecimento, não onde ele foi adquirido.

[]´s

[quote=Sergio Figueras][quote=richardpeder]Já defendi o ponto de vista que defenderei agora em uma outra discussão sobre esta lei…pq pros engenheiros tem regulamentação? Pq pros médicos tem regulamentação? Pq pros advogados tem regulamentação?..e pq para a NOSSA profissão não pode ter? Qual é o medo de quem é contra? De criarem conselhos federais e estaduais para sumir com nosso $$? Acho que este é o menores dos problemas…vejo que, por pior que a lei possa ser ela vai colocar muitos pingos em “i’s”…engenheiro tem de tirar CREA e não querer se meter a analista…como já disse, não sou nem a favor nem contra a lei mas sou um pouco mais tendencioso a ser a favor…pois acho que a lei de alguma forma pode ajudar a melhorar a “prostituição” que temos hoje na nossa área.

ate mais…[/quote]

Esse argumento já foi exposto várias vezes e todas as vezes foi batido.

Agora outra coisa e verdade é: se está com medo de perder pros micreiros, a qualidade pode estar em baixa, hein?

Só consultorias fundo de quintal que pegam micreiros da vida.[/quote]

Pode ter sido batida, mas é meu ponto de vista.

Medo de perder para micreiros? Não. Apenas quero ter uma profissão com algum tipo de regularidade.

Vá falar de profissão regulamentada com médicos, engenheiros e advogados…diga que vc estou leis durante 15 anos e quer ser advogado…diga que vc desde os 10 anos lê livros de medicina e aos 25 anos já receitava remédios a um médico…e por aí vai…e veja o que eles iram dizer. Porque em nossa profissão é diferente? Não precisamos de sindicatos pois eles de nada servem…precisamos de uma regulamentação e isso só o Estado pode fazer, por mais corrupto e estupido que as coisas sejam no Brasil mas será a partir de uma lei aprovada que poderemos iniciar um processo de moralização do que fazemos em nossa área.

ate mais…

[quote=jgbt][quote=Sergio Figueras]

  1. De onde você tirou essa estatística?
    [/quote]

Como ja falei antes, pesquise, se informe, converse com pessoas de areas regulamentadas, pergunte o que melhorou com a regulamentação.

Sim, eu acho.
Eu sou a favor da faculdade. Sou a favor de ensino de qualidade.
Sou a contra a obrigatoriedade dela, ja estou a muito tempo nesse mercado p/ saber que o que importa é o conhecimento, não onde ele foi adquirido.

[]´s
[/quote]

Ah tá, então resumindo:

  1. Essa estatísticas foi um achometro baseado em conversas.

  2. Entao tá, você concorda comigo que não tem nada a ver com regulamentação e sim com qualidade. Ok. Encerrado. =)

Você tem faculdade Sérgio? Se sim, qual a área? Trabalho com informática?

ate mais…

[quote=richardpeder]Você tem faculdade Sérgio? Se sim, qual a área? Trabalho com informática?

ate mais…[/quote]

Não tenho faculdade. Claro que trabalho. Progrmação ha uns 6 anos.

Porquê?

[quote=Sergio Figueras][quote=richardpeder]Você tem faculdade Sérgio? Se sim, qual a área? Trabalho com informática?

ate mais…[/quote]

Não tenho faculdade. Claro que trabalho. Progrmação ha uns 6 anos.

Porquê?[/quote]

Porque o seu charme deixa ele louco !

[quote=alucardeck][quote=Sergio Figueras][quote=richardpeder]Você tem faculdade Sérgio? Se sim, qual a área? Trabalho com informática?

ate mais…[/quote]

Não tenho faculdade. Claro que trabalho. Progrmação ha uns 6 anos.

Porquê?[/quote]

Porque o seu charme deixa ele louco !

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Tá na hora de mudar de avatar. :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Não so em conversas, minha frase tem virgulas.
e se fosse? sera que pessoas que ja tiveram essa experiencia não são uma boa fonte?

Faça uma busca no GUJ, esse assunto ja foi discutido N vezes.

[quote=Sergio Figueras]
2. Entao tá, você concorda comigo que não tem nada a ver com regulamentação e sim com qualidade. Ok. Encerrado. =)[/quote]
Sim, o problema é qualidade, e fazer reserva de mercado não vai melhora-la, so vai baixar a qualidade mais ainda.

[]´s

"

Pra tirar um diploma pra mim n e trivial. Passaria 1 turno perdendo dinheiro e várias outras coisas (como oportunidade de desenvolvimento de outros projetos) só por causa disso.

[quote=alucardeck]o pessoal não pensa mesmo

se vc for o “Dono” de uma grande empresa… e vc acaba sendo encarregado de escolher os proximos funcionarios dela…

quem voce escolhe?

  1. O cara que te prova que manja muito e atende todos os requisitos de ferramentas que possui na empresa, tem cursos especificos mas não possui diploma universitario da area.
  2. O cara que possui diploma, é “regulamentado”, mas não tem todos os requisitos que a empresa pede e talvez não tenha muita experiencia na area

parece que vcs escolheriam o 2 né?
claro… a lei é tão importante pra voces…

isso sim faz a qualidade diminuir !

Brilhante !
é Brasil sil sil silll ![/quote]

Parece quem nao pensa muito é vc, ou é muita ignorancia, achar que uma empresa vai começar a contratar nego que nao manja, nao vai mudar nada o processo seletivo das empresas ficaria assim:

  1. O cara que te prova que manja muito e atende todos os requisitos de ferramentas que possui na empresa, tem cursos especificos E possui o diploma

[quote=Vinicius_Sartori]para apagar esse fogo com gasolina:
Tudo bem eu tenho treinamentos em primeiros socorros vou tentar uma vaga como enfermeiro em algum hospital :lol:
ou então…
Conheço historia, adoro bagarai, vou começar a dar aulas de historia sem ter licensiatura…
ou mesmo…
poxa meu curso de primeiros socorros e alguns livros me permitirão ser Médico sem formação especifico!
manjo de leis mais nao tenho direito…
vou ser advogado por que tenho certeza que sou bom com parlatória, e leis :stuck_out_tongue:
[/quote]

Eu não entendo muito de direito ou medicina para comparar as profissões. Já que você está fazendo esta comaração talvez consiga me expicar se como uma pessoa conseguiria conhecimentos méticos sem frequentar laboratórios, dissecar cadáveres e coisas do tipo. Será que realmente podemos comparar com desenvolvimento de software?

Desculpe mas qual lei exatamente não te ampara? Qual é exatamente este problema que a regulamentação resolveria?

Assim como este tópico já cansou de explicar que isso não adianta. Sem diploma você precisa de alguma maneira de aferir quem tem conhecimento necessário, como será feito isso? No link que eu te passei há algumas páginas atrás existe um trecho do documentod a ACM, maior organização de ciência da computação do mundo, explicando porque é inviável aferir este tipo de coisa e porque regulamentação é uma péssima idéia.