Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

Só para deixar a discussão mais divertida …
Imaginem se regulamentassem a profissão de webdesigner, sendo obrigatória a faculdade de comunicação social/design, para mim é o mesmo absurdo que regulamentar a de informática…

"

bom… eu ainda sou contra a lei…

se você perde a vaga de emprego pra uma pessoa que não fez um curso tão “especifico” como o seu…
é porque você é PIOR que ele…

imagina… eu sou jogador de vôlei profissional… e conheço alguem que é jogador de futebol profissional…
tiramos uma partida de futebol, e acabo demonstrando que eu sou melhor que ele mesmo assim…
Perdeu preiboi ! tua vaga é minha…

na natureza é assim, os mais fortes sobrevivem…
o mercado de trabalho é a mesma coisa, quem é bom fica por cima não importa a area…
agora proteger filhinho de papai que não tem capacidade de “aprender” o conteudo necessario numa universidade e se forma levando todas as materias nas coxas, e depois tem um diploma que não serve pra p**** nenhuma.
E ele ainda deve ter a vaga reservada, ahh claro, ele é formado na area, então ele tem o direito de ter a vaga só pra ele (e outros que se formam assim)…

pessoal tem medo dos “micreiros” roubarem o seu emprego? então você é muito ruim mesmo pra se preocupar com isso… é como alguem citou lá no começo, vai fazer Moda, Geografia, ou quem sabe Gastronomia ?

tirando isso, tudo bem, pode ser que a lei ajude a área com alguma coisa ou outra (não imagino o que pode ser ainda)

micreiros sempre vão existir… eles são mais baratos… e empresas fundo-de-quintal adoram eles pq é mão de obra barata para atender requisitos pobres… (e software não é requisito)

agora não pense que numa “boa” empresa voce vai perder a vaga pra um micreiro… fala serio neh

para apagar esse fogo com gasolina:
Tudo bem eu tenho treinamentos em primeiros socorros vou tentar uma vaga como enfermeiro em algum hospital :lol:
ou então…
Conheço historia, adoro bagarai, vou começar a dar aulas de historia sem ter licensiatura…
ou mesmo…
poxa meu curso de primeiros socorros e alguns livros me permitirão ser Médico sem formação especifico!
manjo de leis mais nao tenho direito…
vou ser advogado por que tenho certeza que sou bom com parlatória, e leis :stuck_out_tongue:

agora vai ver se voce pode fazer isto sem curso superior das áreas citadas ?

Nem a pau Juvenal!

ta certo tem que regulamentar…como já disseram… nossa área ta cada dia ficando mais prostituida…

o pior de tudo é o cara ter um trabalho cansativo que faz mal a saúde mental e tem que se fuder por que não tem uma lei que ampare!
ou então voce manja, estuda e paga uma faculdade de T.I que por semestre custa um carro popular ou as vezes vai morar fora pra fazer uma facu publica, e perde emprego pra um cara que fez direito e conseguiu o emprego por que manja bagarai de leis e isso seria util ao sistema…

acho que tem que ser “cada um no seu quadrado” :stuck_out_tongue:

estou falando das áreas não regulamentadas…

nada de Direito, Medicina e coisas mais “sérias”

ou agora vai ser obrigatório ser formado em Educação Física para jogar futebol ?

[quote=alucardeck]Escreva no google

“Engenheiro Analista”

e depois me diga o que voce encontra…
principalmente nos sites de emprego[/quote]

Quem sabe a lei não ajusta isso…onde já se viu engenheiro analista…como disse só em nossa área que encontra-se´’pérolas’ como esta…é um absurdo…ou o cara é engenheiro ou ele é analista…os dois já virou bagunça…tem de regulamentar mesmo.

como disso o amigo acima…“cada um no seu quadrado”…

ate mais…

[quote=marcosalex]
Mais uma razão pra melhorar a qualidade dos cursos, e a regularização da profissão ajudaria. [/quote]

ajudaria ?!
o MEC até hoje não funcionou, e acho que não é com a obrigatoriedade
que os “comércios de diplomas” espalhados pelo país irão se sensibilizar…
não sou contra o curso superior, mas acho que essa lei não vai melhorar
em nada a qualidade dos profissionais que saem das faculdades…

[quote=richardpeder]Já defendi o ponto de vista que defenderei agora em uma outra discussão sobre esta lei…pq pros engenheiros tem regulamentação? Pq pros médicos tem regulamentação? Pq pros advogados tem regulamentação?
[/quote]

Porque o erro deles custa vidas. Os erros do desenvolvedor custam vidas ?

Não é necessário ter. Não não ha razão contra, mas ha razão a favor ?

A proteção à profissão pode ser feita sem a necessidade do governo meter o nariz onde não é chamado. A criação de um sindicato é mais do que suficiente … ah, sim… no Brasil não ha sindicatos verdadeiros… esqueci disso… bom então a solução é realmente deixar o governo controlar mais uma instituição.

[quote=richardpeder]Já defendi o ponto de vista que defenderei agora em uma outra discussão sobre esta lei…pq pros engenheiros tem regulamentação? Pq pros médicos tem regulamentação? Pq pros advogados tem regulamentação?..e pq para a NOSSA profissão não pode ter? Qual é o medo de quem é contra? De criarem conselhos federais e estaduais para sumir com nosso $$? Acho que este é o menores dos problemas…vejo que, por pior que a lei possa ser ela vai colocar muitos pingos em “i’s”…engenheiro tem de tirar CREA e não querer se meter a analista…como já disse, não sou nem a favor nem contra a lei mas sou um pouco mais tendencioso a ser a favor…pois acho que a lei de alguma forma pode ajudar a melhorar a “prostituição” que temos hoje na nossa área.

ate mais…[/quote]

Esse argumento já foi exposto várias vezes e todas as vezes foi batido.

Agora outra coisa e verdade é: se está com medo de perder pros micreiros, a qualidade pode estar em baixa, hein?

Só consultorias fundo de quintal que pegam micreiros da vida.

[quote=sergiotaborda][quote=richardpeder]Já defendi o ponto de vista que defenderei agora em uma outra discussão sobre esta lei…pq pros engenheiros tem regulamentação? Pq pros médicos tem regulamentação? Pq pros advogados tem regulamentação?
[/quote]

Porque o erro deles custa vidas. Os erros do desenvolvedor custam vidas ?

[/quote]

Olha pelo que eu vi até jogador de futebol tem a profissão regulamentada, e acho que essa profissão, se é que se pode chamar de profissão, não custa a vida de ninguém.
Está aí a lista de profissões regulamentadas no Brasil.

http://www.mtecbo.gov.br/regulamentacao.asp

Bem, eu detesto futebol mas Veronicaaa, voce está sendo muito preconceituosa ao dizer que talvez nao se possa chamar jogar futebol de profissão.

Mas é como eu disse, pra todas essas profissões você tem experiencia anterior, afinal ninguém trabalha como Químico por exemplo sem ser. Só se for muito doido. E tem bem menos gente que faz isso do que com computação.

Agora é o que eu digo, a maioria das pessoas que conheço que são boas ou não tem experiencia comprovada (porque estagiaram em laboratorios cientificos como pesquisadores por anos da vida), ou então não são formados.

E alguém sabe se , caso vc seja dono de uma empresa de informatica você pode exercer? Um amigo meu (louco demais no Delphi e Java) é dono de uma a esse tempo e fechou pq nao tava dando dinheiro. Será que ele vai poder exercer?

Perdão, me expressei mal, com certeza é profissão, mas não podemos dizer que é um trabalho dentro dos padrões que conhecemos.

o pessoal não pensa mesmo

se vc for o “Dono” de uma grande empresa… e vc acaba sendo encarregado de escolher os proximos funcionarios dela…

quem voce escolhe?

  1. O cara que te prova que manja muito e atende todos os requisitos de ferramentas que possui na empresa, tem cursos especificos mas não possui diploma universitario da area.
  2. O cara que possui diploma, é “regulamentado”, mas não tem todos os requisitos que a empresa pede e talvez não tenha muita experiencia na area

parece que vcs escolheriam o 2 né?
claro… a lei é tão importante pra voces…

isso sim faz a qualidade diminuir !

Brilhante !
é Brasil sil sil silll !

Como um velho chamado Oscar Wilde disse em uma dia: “A normalidade é só mais uma postura, e a mais irritante que conheço.”

Eu já disse, sou contra. Vai tirar muita gente boa do mercado. E acho ilegal isso de cobrarem 5 anos pra exercer se pra entrevistas o maximo que uma empresa pode cobrar é 6 meses (ou 1 ano, nao lembro).

Uma coisa que eu penso é que se fosse haver regulamentação, que houvesse em áreas mais ismples como Hardware. Aí até que tem uma oprrada de micreiro. Mas de programação? Tem MUITO,MUITO menos.

A unica experiencia q eu tive foi quiando era criança, minha mae chamou uma colega dela pra consertar o pc (um pentium II 400mhz se nao engano) e a mulher saiu de lá carregando um pente de memoria.

Mas vai ver só o tanto de irregularidade, uma vez deixei meu notebook na autorizada pra botar 512mb de mem, comprei o pente de 512mb, eles botaram e não iam me devolver o antigo de 256mb. brincadeira né? Os caras agem como camelôs desonestos (tem mtos honestos por ai). Agora em programação, se o cara for ruim é demitido e pronto. Acabou.

"

"

Na teoria…

e na pratica vc realmente acha q vai ser? duvido…

"

"