Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

Alguem que ja esta no mercado a 2 anos provavelmente é bem mais experiente que um recem formado que acabou de sair da faculdade…
dizer que alguem tem mais aptadão a outro alguem por ter ou não curso superior como ja foi discutido aqui milhares de vezes não tem muito haver… existem milhares de pessoas não formadas que são mais competentes que formados como existem o contrario não queria comparar com medicina e cirugia pois TI é algo que vc aprende com erros medicina não pode haver erros pois vidas seriam perdidas…
o que é certo é que o mercado de TI precissa de menos profissionais e mais vagas… esta lei seria uma solução para isto e somente isto ela benificiaria… porem não é justo correto e é antietico tirar a vaga de alguem que ja trabalha na area para por um recem formado incompetente… esta lei devia valer apenas para aqueles que ainda NÃO estão no mercado…

Veronicaaa, que comparação mais… estranha.

Eu posso e sou capaz de atestar que esses caras não iam matar ninguém e são PUTAMENTE bons em coding. Melhores que 99% do fórum. Agora se voce se acha a médica do pedaço, boa sorte. Só me diga onde é o consultório pra eu nunca ir lá, rs. :stuck_out_tongue:

E outra coisa, o que eu estou falando é que isso é uma babaquice e ia quebrar o mercado todo. Porque muita gente boa mesmo que conheço não tem nem faculdade ou fizeram faculdade de algo extremamente estranho.

E estranho isso de exigirem 5 anos, pela lei, o máximo que uma empresa pode exigir de experiencia é 6 meses ou 1 ano, nao lembro. Então deveria ser a mesma coisa, ué.

E na minha opinião, a maioria das pessoas que está defendendo essa regulamentação é porquê tem medo de perderem as suas vagas para pessoas realmente competentes.

Cara, eu comecei a programar com uns 12/13 anos em C. Já fiz milhares de coisas em C/C++. Tive bolsa científica dos 14 anos até o ano passado - só que nisso a sua carteira não é assinada. Agora me diga, como que eu fico? Me ferro? ohohoho regulamentação boa! :smiley:

E quem disse q eu não tenho ambas as matérias na grade??
se não a minha faculdade não seria tão puxada assim pra 90% das pessoas carregarem DPs e não aguentarem o tranco… pq alem de todos serem “obrigados” a saber programar, temos q saber todos os conceitos de ondas,eletromagnetismo,eletrica,fisica,etc etc etc…

não é soh pq o curso não se chama “Ciencia” que somos programadores de segunda viagem…
o Eng. bem formado pode deixar um Cientista pra trás, competindo na mesma area!
digamos… é pau a pau… são equivalentes praticamente…

então seria completamente possivel atuar na mesma area

E por mais que outras faculdade de Eng.Comp. não tenham essas materias…
são materias q possivelmente poderiam se tornar extra-curriculares…
e de qualquer maneira o aluno precisa ter o dom…

Art. 6° A jornada de trabalho dos profissionais de que trata esta Lei não excederá quarenta horas semanais, facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Na nossa área esse artigo nunca vai funcionar, eu já vi nego fazer 40 em dois dias… apesar de que existem os tais bancos de horas…

Mas em fim… essa lei pra mim vai só piorar por exemplo para os PJ’s, já não basta a quantia enorme de impostos que pagamos quando emitimos uma nota teremos mais esse pra ajudar e encher os cofres públicos…

Acho que hoje esta bom como esta, ah, e se vocês forem ver, hoje tem muito mais vagas do que mão-de-obra no mercado de TI, e acho que vai ter ainda mais vagas sobrando, o que sim, vai valorizar os profissionais… mas talvez não haja evolução no país nessa área por falta de mão-de-obra.

[quote=Sergio Figueras]Veronicaaa, que comparação mais… estranha.

Eu posso e sou capaz de atestar que esses caras não iam matar ninguém e são PUTAMENTE bons em coding. Melhores que 99% do fórum. Agora se voce se acha a médica do pedaço, boa sorte. Só me diga onde é o consultório pra eu nunca ir lá, rs. :stuck_out_tongue:
.[/quote]
Como o pessoal aqui é stressado… Eu não me achei nada, quer dizer que uma pessoa não pode gostar e se interessar por outros assuntos além de aqui além de TI? Leia de novo o que eu escrevi, eu disse que não é só por gostar que eu posso clinicar. E por favor eu nem sequer falei nada sobre as pessoas que você mencionou. Vamos tentar manter o nível nessa discussão, sem ofender ninguém.

"

OFF: Curioso que na faculdade onde eu estudava antes… os alunos de CC tinham Teoria da Computação e depois compiladores… e os de engenharia da comp tinham apenas compiladores… o fato é que TC é pre-requisito para Compiladores… sendo assim como o pessoal da engenharia não tinham eles sempre desistiam ou reprovavam em compiladores… salvo alguns poucos que passavam… isto e fod*** conteudo de faculdade mal elaborado…

[quote=Fox McCloud]
Inclusive tem muito engenheiro, advogado, pessoal de administração, marketing, etc, etc, roubando vagas da gente que se dedicou à área, eu acho muito bom essa festa acabar…

Apoio a lei![/quote]

E qual o problema se o advogado/publicitario/economista/historiador tiver mais conhecimento, talento e competência do que a ‘gente que se dedicou na área’ ou tem um diploma?

O que explica má qualidade é falta de preparo, competência e conhecimento de muita gente no mercado, e isso não é um diploma ou lei que vai garantir.
Se o pessoal de outras áreas quiserem vir pra TI só porque ‘da grana’, contanto que sejam competentes, de minha parte serão muito bem vindos, pois isso tá em falta no mercado.

"

Perguntinha aos que defendem a regulamentação;
Algum pais considerado de ponta em tecnologia(EUA, India, <coloque aqui seu pais preferido>) tem a area de TI regulamentada?
Isso impediu o crescimento da area nesses paises?
Pq o Brasil precisaria de regualementação?
Pq criar reserva de mercado? isso seria andar p/ tras.
Leiam a lei, conversem com pessoas de areas regulamentadas, leiam os N topicos do GUJ sobre o assunto.

[]´s

É incrivel a quantidade de ignorancia.

O que se observa é que, quem nao tem faculdade ta puto com a lei, e vai inventar 1001 criticas. E nao estao vendo a brecha dos tais 5 anos na area, a nao ser que tambem nao tenham isso.

Outra coisa o $$ vai para o conselho e nao para o governo, e quem faz parte deste conselho?? Nós mesmos os profissionais de TI, agora se voce quando estiver la no conselho enfiar o $$ no C**, ai nao tem como mesmo.

Outra ignorancia, achar que os politicos que fariam por acaso tal tabela de valores se ela existisse, se por acaso houvesse ± um padrao de valores, esses seriam feitos pelos proprios profissionais de TI, que SAO o conselho de TI, e seria mais uma tabela ética, pra nao cobrar 100,00 por um ERP por exemplo.

Mais uma coisa engraçada: falar que quem tiver faculdade vai ter o “DIREITO” de trabalhar nas empresas, nao é por causa da lei que as empresas vao mudar a forma de contratar, o processo seletivo vai continuar o mesmo, elas contratarao quem for mais capacitado, cara palida.

O tais 5 anos nada tem haver com experiencia, como muitos estao questionando, isso é mais por causa da choradeira mesmo, de tirar alguem que ja vive disso, que ja montou sua vida baseado nessa profissao de TI, que vive de TI. Acho que 3 anos seria de bom tamanho.

Pra quem trabalha em empresas acho que nao vai mudar muita coisa, mas para quem tem sua empresinha, quem é autônomo, sabe como a area de TI é “queimada”, eu que o diga quando fui tentar vender um software e passei em varias empresas oferecendo, e todos ja tinham tido uma experiencia ruim com trambiqueiros que passaram antes e venderam porcarias que deram pau, e sequer deram assistencia pro cara, resumo: ninguem queria comprar por medo.
E ninguem ta dizendo que quem nao tem faculdade sao trambiqueiros como gostam de generalizar aqui, mas com um conselho os trambiqueiros poderiam ser punidos, assim como acontece nos outros conselhos.

A motivação para a criação de um conselho é a mesma para todas as outras areas, como direito, medicina, odonto, engenheiro, etc., ou seja defender a area de TI, para que seja uma area mais respeitada, sem trambiqueiros.

Agora se tal lei vai resolver alguma coisa, nao sei. Com certeza uma fiscalização seria bem dificil, a principio funcionaria mais para as grandes empresas e a area do Governo.

Vai resolver para lugares que nem o Lixo da cidade que eu moro, que por sinal não recomendo muitos lugares para se trabalhar com T.I neste fim de mundo…tirando CPD de industria que é onde eu estou no momento que eles buscam qualidade, e elogio isto…

em empresas menores…assistências técnicas eles buscam preços baratos…por melhor que você seja…os caipiras daqui não valorizam você saber programar: Javascript, PHP, Java, C, C++…aqui não é sampa capital ou cidades maiores…esta lei serveria para amparar pessoas que ficam em cidades como aqui!!

Agora para cidades onde a área já é valorizada talvez não faça muita diferença…

ao meu ver vai ser ótimo isto, mesmo que a gente perca uma quantia X de dinheiro…

para lugares que nem aqui que os micreiros fazem a festa… dificilmente tem um bom profissional…e os poucos que tem trabalho com alguns deles.

viva a regulamentação…isso talvez faça as pessoas enchergarem com mais respeito o profissional de informática…e não mais como “o cara do computador”

e pra quem fala que trabalhar e fazer facu eh massante… eu Trabalho, faço facu e monto sites no fds que eu sou web designer, assim como muita gente faz mais ou faz igual…e nem por isto mata…ta bom sei que faculdade de T.I é um saco, mais cabe aos alunos exigirem melhorias na grade, mais exigir ao MEC

"

Será que com isso tudo…
os preços dos cursos na area de TI vão aumentar?

Acho que sim :?
no Brasil tudo é motivo para aumentar o custo…

É isso aí. Vamos ter mais força pra atacar os problemas da nossa área que o pessoal tanto reclama: PJ, má remuneração, carga horária gigantesca, trabalhar de madrugada e não poder compensar, exigir mil e um requisitos pra pagar 800 reais,…
Agora, pra não criar outro conselho, poderiam aproveitar um sindicato já existente ou mesmo o SBC.[/quote]

Um sindicato e um conselho tem funções diferentes. Por exemplo, existe o CREA e existem sindicatos dos engenheiros, existe o CRM, e existem os sindicatos dos médicos e por ai vai.

Nao tem como um reaproveitar o outro.

Já defendi o ponto de vista que defenderei agora em uma outra discussão sobre esta lei…pq pros engenheiros tem regulamentação? Pq pros médicos tem regulamentação? Pq pros advogados tem regulamentação?..e pq para a NOSSA profissão não pode ter? Qual é o medo de quem é contra? De criarem conselhos federais e estaduais para sumir com nosso $$? Acho que este é o menores dos problemas…vejo que, por pior que a lei possa ser ela vai colocar muitos pingos em “i’s”…engenheiro tem de tirar CREA e não querer se meter a analista…como já disse, não sou nem a favor nem contra a lei mas sou um pouco mais tendencioso a ser a favor…pois acho que a lei de alguma forma pode ajudar a melhorar a “prostituição” que temos hoje na nossa área.

ate mais…

Escreva no google

“Engenheiro Analista”

e depois me diga o que voce encontra…
principalmente nos sites de emprego

roubando !?
se ele “roubou” a sua vaga, é porque a vaga é dele, concorda ?
e não é a obrigatoriedade do curso superior que vai melhorar a qualidade
dos sistemas desenvolvidos hj, não com os cursos que estão aparecendo por aí…

já trabalhei com muito engenheiro, que conhece mais de TI do que uns
“analistas de sistemas” com pós-graduação, MBA, PFL, PMDB, PSDB…BLAH…BLAH…BLAH…
na minha opnião a competência é o que prevalece… e é o mercado que se ajusta…

"