Depois de muito tempo no forno, finalmente foi lançado o mono 2.0.
Apesar dos releases anteriores já suportarem quase que todo .NET 2.0, este entrega aquele pouco que faltava, como partes do winforms.
Além do avanço no lado da API, o runtime está muito mais maduro quanto ao suporte a generics. O consumo de memória é muito menor e já é possivel usar compartilhamento de código entre várias instâncias de um mesmo tipo.
O anúncio completo pode ser lido no blog do Miguel:
Boa sorte ao tentar implementar o framework .NET+VM para diversos sistemas operacionais from scratch [/quote]
O que eu acho absurdo é pessoas ficarem gastando seu tempo implementando um troço que é da M$ de graça. É muita burrice.
Mas deixando a inocencia de lado, acho que a M$ financia a porr@ toda.
Tem sim suporte completo a COM interop, inclusive sendo possível usar o XpCOM no linux.
Não existe planos para implementar Enterprise Services ou outros namespaces que são completamente atrelados
ao windows. Oque só parece um problema em teoria já que a grande maioria dos que buscam o mono não usam tais APIs.
[quote=onolox]
O que eu acho absurdo é pessoas ficarem gastando seu tempo implementando um troço que é da M$ de graça. É muita burrice.
Mas deixando a inocencia de lado, acho que a M$ financia a porr@ toda.[/quote]
Pode ser de graça, mas funciona somente no windows. Sabe, pessoas e empresas usam outros SOs como Linux, Solaris, OSX ou FreeBSD.
Para eles não existe a opção de usar o .NET da MS, para eles existe o mono.
O Mono possui uma pilha para desenvolvimento para GNOME, oque permite desenvolver software devidamente integrado ao ambiente em
um ambiente moderno e de alta performance.
Quem tá expandindo froteiras? Eu acho que você não entendeu a coisa…o DotNet só “funciona” na plataforma MS, o Mono é justamente um projeto que visa disponibilizar as “vantagens” do DotNet em outras plataformas como o Linux, FreeBSD e outros…qual o intuito da MS em ter um monte de gente usando DotNet? Vender mais OFFICE, WINDOWS e CIA…se a pessoa usar mono qual a vantagem da MS?
ps. Se alguém julgar que uma “facilidade” para migrar do Mono para o DotNet é uma vantagem para a MS tudo bem.
Esse povo que so critica nao sabe nem o que ta falando, provavelmente nao sabe p* nenhuma de informatica e fica criticando tudo tem que a ver com microsoft/.NET so pra parecer cool e que manja alguma coisa.
Voltando ao topico, isso eh uma otima noticia. quando comecei a trabalhar com .NET usei bastante o mono em casa (pois so tenho linux) e mesmo aqui na empresa que tudo eh microsoft nos tivemos que utilizar mono pra rodar algumas aplicacoes em ambiente linux e tudo funciona perfeitamente.
Quem tá expandindo froteiras? Eu acho que você não entendeu a coisa…o DotNet só “funciona” na plataforma MS, o Mono é justamente um projeto que visa disponibilizar as “vantagens” do DotNet em outras plataformas como o Linux, FreeBSD e outros…qual o intuito da MS em ter um monte de gente usando DotNet? Vender mais OFFICE, WINDOWS e CIA…se a pessoa usar mono qual a vantagem da MS?
ps. Se alguém julgar que uma “facilidade” para migrar do Mono para o DotNet é uma vantagem para a MS tudo bem.[/quote]
poderia me dizer que vantagens são essas de se implementar o .net fora ambiente MS,já que acredito ser justamente uma vantagem do framework explorar diretamente seu ambiente “nativo” ?Outra coisa,não vale vantagens obtidas com outras plataformas já existentes,senão não compensaria o trabalho correto ?
[quote=windsofhell]
Esse povo que so critica nao sabe nem o que ta falando, provavelmente nao sabe p* nenhuma de informatica e fica criticando tudo tem que a ver com microsoft/.NET so pra parecer cool e que manja alguma coisa.
Voltando ao topico, isso eh uma otima noticia. quando comecei a trabalhar com .NET usei bastante o mono em casa (pois so tenho linux) e mesmo aqui na empresa que tudo eh microsoft nos tivemos que utilizar mono pra rodar algumas aplicacoes em ambiente linux e tudo funciona perfeitamente.
//Daniel[/quote]
vai na fé camarada!!
obs:acho que você faltou às aulas de interpretação de texto.
[quote=ORB_de_Souza][quote=windsofhell]
//Daniel[/quote]
vai na fé camarada!!
obs:acho que você faltou às aulas de interpretação de texto.[/quote]
hahahaha vc que faltou. Eh dificil entender que nem todas as empresa usam plataforma windows???
Imagina uma empresa que so trabalha com microsoft e um dia aparece um cliente que trabalha num ambiente linux. Como eu disse aqui na minha empresa eh tudo microsoft mas um belo dia surgiu que nos tivemos que fazer uma parte da aplicacao rodando em ambiente linux, como aqui tudo mundo tem experiencia em C# foi muito mais facil fazer o aplicativo em cima do mono. Se nao existisse um projeto assim, provavelmente perderiamos muito tempo tentando aprender outra linguagem qualquer pra desenvolver esse aplicativo.
Acho que muitas empresas passam pelo menos problema e eh muito legal que tem um projeto como o mono.
[quote]
poderia me dizer que vantagens são essas de se implementar o .net fora ambiente MS,já que acredito ser justamente uma vantagem do framework explorar diretamente seu ambiente “nativo” ?Outra coisa,não vale vantagens obtidas com outras plataformas já existentes,senão não compensaria o trabalho correto ? [/quote]
Você reparou que eu coloquei “vantagens” entre aspas? Por que estou tentando dizer que é uma coisa relativa, tem gente que é doido para ver coisas do tipo LINQ no Java. Se todas as linguagens fossem iguais qual seria a justificativa de existir tantas? Entenda “vantagens” como quiser. E sobre a questão do “nativo” realmente acredito que sua visão tá muito limitada já que você só vê essa “vantagem” no DotNet.