Lançada Comunidade da Máquina Virtual Livre - OpenJDK

[quote=mandela]Com toda certeza profissionais/empresas que tenham suas aplicações baseadas na linguagem Java não devam se preoculpar em receber uma notificação judicial da Oracle, rsrsrs. Só acho que no caso do processo contra a Google isso pode repercurtir negativamete para a plataforma, uma solução amigavél seria muito bem vinda.

A Sun era uma empresa de Hardware (sua principal receita) que tinha na mão uma excelete linguagem de programação que evouliu muito, acho que até alem das expectativas até do próprio James Gosling. Gerenciar uma linguagem e/ou aplicativo é uma tarefa bem mais fácil do que gereciar uma plataforma, principalmente uma de proporções e dimensões tão amplas quanto a do Java.

A Sun não soube ganhar dinheiro com o Java, será que a Oracle saberia ? O principal produto da Oracle é seu banco de dados, um aplicativo que difere em muito do Java. Talvez estejam tentando usar o mesmo modelo de negocio adotado com o banco de dados, tendo a versão XE gratuita e com todas as funcionalidades da versão paga, mais com algumas limitações de numero de processadores, tamanho do banco, etc.

A plataforma Java tornou hoje algo sem precedente na historio na área de tecnologia, e este será o grande desafio da Oracle encontrar um modelo de negocio (se é que existe um), para gerencialo, sem limitalo ou destruilo… Acho difícil.

Obs.: A Microsoft pode e deve ser processada… kkkkk[/quote]

Porque profissionais/empresas receberiam notificação judicial da Oracle? Se ele receberem com certeza devem se preocupar, mas acredito que aqui pelo menos ninguem esteja infringindo patentes da oracle então acho que não vem ao caso!

[quote=mandela][quote]nofan wrote:
Porque?[/quote]

Imagine se de uma hora para outra decidirem processar o governo brasileiro, como ficaria todo o investimento em anos de desenvolvimento de aplicativos baseados na plataforma ? (gato escaldado de água quente de fria tem medo, rs).
[/quote]

Porque motivos a oracle processaria o governo brasileiro? O governo esta usando versão crackeada do banco de dados deles?

Nofan

Eu disse que o processo contra a Google, poderia abrir precedentes, e não que isso viria a ocorrer na prática (nem tem como). Salientei apenas o fato de tal medida repercurtir negativamente para a plataforma.
Processar uma empresa que colabora com o Java, inclusive com bons framework, ao meu ver é um pessimo negócio.

Quanto mais produtos as empresa/profissional tiverem baseado no Java, mais apreensivos e sensíveis os mesmos podem ficar à respeito das decisões tomadas pela Oracle, a ja visto a repercursão de qualquer nova noticia da Oracle em relação ao Java aqui no forum.

[quote=mandela]Nofan

Eu disse que o processo contra a Google, poderia abrir precedentes, e não que isso viria a ocorrer na prática (nem tem como). Salientei apenas o fato de tal medida repercurtir negativamente para a plataforma.
Processar uma empresa que colabora com o Java, inclusive com bons framework, ao meu ver é um pessimo negócio.

Quanto mais produtos as empresa/profissional tiverem baseado no Java, mais apreensivos e sensíveis os mesmos podem ficar à respeito das decisões tomadas pela Oracle, a ja visto a repercursão de qualquer nova noticia da Oracle em relação ao Java aqui no forum.
[/quote]

Posicionamento é mais importante do que qualquer outra coisa. Quem toma decisões nas empresas não sabe o que são bons frameworks e não estão preocupados com processos, já que isso é prática normal da indústria. A oracle se posicionar neste caso é o melhor que ela poderia fazer, senão ia continuar todo mundo falando que android é Java. Isso sim gera repercussão negativa!

Além de paraíso dos piratas, spam e da violação de privacidade, Android é a melhor forma para operadoras introduzirem vulnerabilidades no sistema[1], além do usual controle abusivo sobre servicos de telefonia movel. Quem quer sua imagem ou produto associado a isso?

[1] http://www.nytimes.com/2010/12/27/technology/27hack.html?_r=1&pagewanted=2

Faz anos que a Oracle deixou de ser uma empresa centrada em banco de dados. O portifólio de software dela só perde pra MS. E tem de tudo: livres, gratuitos, comerciais,…

Faz anos que a Oracle deixou de ser uma empresa centrada em banco de dados. O portifólio de software dela só perde pra MS. E tem de tudo: livres, gratuitos, comerciais,…
[/quote]

O principal produto da Oracle era o seu banco de dados, agora é o nosso Java.