Lançada Comunidade da Máquina Virtual Livre - OpenJDK

Recebi esta noticia por e-mail e estou repassando…

Foi lançada oficialmente nesta última terça-feira, 14 de dezembro de 2010 a Comunidade Máquina Virtual Livre localizada no grupo de interesse 4CTecBr-Tecnologias Livres. Trata-se de uma comunidade dedicada a discutir, em português, o uso, testes e a evolução da OpenJDK - a Máquina Virtual Java Livre e Aberta. A iniciativa conta com apoio da comunidade brasileira do OpenJDK.

No dia 22 de Julho, durante o 11º Fórum Internacional de Software Livre, acontecido em Porto Alegre, Serpro, Caixa, Dataprev, MCT/SEPIN, MP/SLTI e representante da comunidade, assinaram solidariamente o documento ?O governo brasileiro e a máquina virtual Java livre e aberta? onde demonstram sua preocupação quanto ao futuro da máquina virtual Java livre ? OpenJDK, principalmente depois do processo judicial envolvendo as empresas Oracle e Google, por quebra de patentes do uso da máquina virtual Java.

Reconhecendo a importância da Máquina Virtual Java Livre tanto para o Governo quanto para a sociedade em geral, os signatários firmaram o compromisso de disponibilização de recursos para essa causa. O primeiro passo já foi dado: a criação e disponibilização para toda a comunidade de um espaço destinado a discussões acerca do OpenJDK. Como próximo passo serão realizados testes em suas aplicações com base no OpenJDK, reportando os resultados no grupo.

A intenção desta comunidade é servir de ponto central para coletar os resultados dos testes realizados pelo governo e pela sociedade. A partir daí a coordenação realizará um trabalho onde agrupará os principais erros, bibliotecas não incorporadas e de alta relevância, entre outros.

Para ingressar a Comunidade acesse com seu usuário e senha pelo endereço:
http://www.softwarepublico.gov.br/4ctecbr/maquinavirtuallivre/register/

Para quem não está cadastrado no Portal SPB e deseja se tornar membro desta comunidade, primeiramente deve realizar o registro através do endereço:
http://www.softwarepublico.gov.br/4ctecbr/register/user-new

=> Para assistir aos vídeos do evento realizado em Porto Alegre ? FISL 11 acesse:

Máquina Virtual Livre ? Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=_jo1Od1CHZI

Máquina Virtual Livre ? Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=AZrIPmsO4R4

• _ - ’

é… para uma maquina dita “não livre” tem muita gente dizendo o contrario humm ?

Interessante…

Esses mencionados estão preocupados com os processos da Oracle contra empresas como o Google por conta da tecnologia java, criam um grupo e apóiam uma iniciativa da… Oracle?

Por que não apoiaram a Apache e seu projeto Harmony ?

[quote=chun]é… para uma maquina dita “não livre” tem muita gente dizendo o contrario humm ?
[/quote]

Se bem não há nenhum problema em se criar uma comunidade para “OpenJDK”. Vai ser apenas um feed de notícias mesmo.

Minha opinião?
Alguém do Serpro teve essa ‘brilhante’ idéia e quer ganhar notoriedade, para se promover.
Só.

[quote=clone_zealot]Minha opinião?
Alguém do Serpro teve essa ‘brilhante’ idéia e quer ganhar notoriedade, para se promover.
Só.[/quote]

tenho a mesma opinião.

a Serpro é lider no mercado de idéias que só eles entendem ou vão usar. Mais um projeto que provavelmente nasceu morto, típico do governo.

abs

Mais engraçado ainda é assistir o video 1 e ver que tem uma mulher cumprimentando com beijos e abraços enquanto a reporter está se fudencio para conseguir falar sobre uma coisa que ela não faz a minima idéia de o que é, a mulher literalmente “cagou” para a reporter.

rsrsrsrsrs

boa.

abs

Achei interessante a idéia e acredito que o governo deve sim se preocupar com isso, afinal tem muito sistema do governo rodando em Java e uma das coisas que veio a minha cabeça nos últimos dias com todo o bafafa da oracle é exatamente qual será a posição do governo brasileiro na utilização do Java.

Um dos detalhes que devemos considerar é que ainda não existe OpenJDK para o windows e pelo que sei a posição da Oracle é de manter pelo menos um jdk livre, que é o openjdk!

Não sei se é coisa minha, mas com essa idéia imagino que os proximos JDK’s da oracle sejam comerciais.

• Eu quero é ver as chineladas em licitações para comprar VMs que traram “performance” a “Produção”.
  • Dinheiro que saira do seu bolso.
  • É realmente a Oracle sabe fazer dinheiro.

Acabou o milho, acabou a pipoca, agora é pagar e pagar, Java livre? papai noel existe?

comentário idiota :smiley:

[quote=aconstantino]
Um dos detalhes que devemos considerar é que ainda não existe OpenJDK para o windows e pelo que sei a posição da Oracle é de manter pelo menos um jdk livre, que é o openjdk!

Não sei se é coisa minha, mas com essa idéia imagino que os proximos JDK’s da oracle sejam comerciais.[/quote]

A Oracle já tem Java comercial há anos, derivado do jRockit. Agora ela está integrando ao OpenJDK tecnologias que existiam no JDM padrão e no jRockit gratuito, e tudo aberto. E o jRockit comercial, vai ser a JVM Enterprise.

Lembrando também que a IBM e Apple estão trabalhando no OpenJDK, que é livre.

[quote=marcosalex][quote=aconstantino]

Não sei se é coisa minha, mas com essa idéia imagino que os proximos JDK’s da oracle sejam comerciais.[/quote]

A Oracle já tem Java comercial há anos, derivado do jRockit. Agora ela está integrando ao OpenJDK tecnologias que existiam no JDM padrão e no jRockit gratuito, e tudo aberto. E o jRockit comercial, vai ser a JVM Enterprise.

Lembrando também que a IBM e Apple estão trabalhando no OpenJDK, que é livre. [/quote]

Puxa saco e fanboy da Oracle detected…

Oracle, Apple e IBM, unidos pelo Java “livre”… haha… isso sim é uma boa piada.

[quote=marcosalex][quote=aconstantino]

Lembrando também que a IBM e Apple estão trabalhando no OpenJDK, que é livre. [/quote]

Vc tem toda razão. No outro tópico quando discutimos sobre a suposta liberdade do OpenJDK descobrimos que a Oracle usa o TCK para controlar o o mercado com relação as outras máquinas virtuais, e ela tem toda razão. Java é uma fonte de renda da Oracle e a sun já ganhava royalties com jme nos dispositivos móveis(Aliás é somente onde o java dá renda para a Oracle). Andei meditando sobre isso nesses dias.

Caraca véio, os mano tão tudo doido :smiley:

Seguinte galera, porque não relaxamos com essa questão Oracle e JDK, até porque ninguém sabe bem o que a Oracle pretende. Na boa até agora o que eu vejo são especulações nossas, positivas e negativas em relação a Oracle.
Acho que já deu pra notar que as coisas serão diferentes, até porque é outra empresa, outra gestão etc etc, mas não cabe também a nós se desesperarmos e achar que a Oracle é grande vilão e que tudo vai por agua a baixo, sei lá meu, estamos parecendo neuróticos, não dá pro cara postar algo relacionado a VM ou Java que já começam: A Oracle isso, Java vai morrer (Que bom, pois talvez venha outra plataforma tão boa ou melhor no lugar dele, afinal já está ficando bem velhinho) e etc… po na boa, vamos relaxar e aguardar o 2011 e as medidas da Oracle, pois é o que nos resta.

Sugestão para os apavorados, leiam o livro: The pragmatic programmer - http://www.amazon.com/Pragmatic-Programmer-Journeyman-Master/dp/020161622X

Thats all folks - Voltemos ao foco do tópico que á comunidade Brasileira para o JDK :wink:

Legal entrei na comunidade ontem, não deu tempo para ver o video, mas achei bacana

[quote=juliocbq]
. Java é uma fonte de renda da Oracle e a sun já ganhava royalties com jme nos dispositivos móveis(Aliás é somente onde o java dá renda para a Oracle). [/quote]

Também pensava isso, mas é um mito. Nas apresentações financeiras da Sun onde ela mostrava os resultados por divisões, o Java sempre foi lucrativo e o faturamento crescia 40% ao ano, mas era uma divisão pequena. O que quebrou a Sun foi a divisão de hardware, já que os clusters de PCs “normais” estava canibalizando o mercado de grandes servidores.

http://blogs.sun.com/jonathan_pt/date/20081030

http://blogs.sun.com/jonathan_pt/date/20090206

e?
A seguir cenas do próximo capíotulo. (vamos aguardar) :?: