Lançada Comunidade da Máquina Virtual Livre - OpenJDK

Boas iniciativa, certamente trará bons frutos.

[quote=marcosalex][quote=juliocbq]
. Java é uma fonte de renda da Oracle e a sun já ganhava royalties com jme nos dispositivos móveis(Aliás é somente onde o java dá renda para a Oracle). [/quote]

Também pensava isso, mas é um mito. Nas apresentações financeiras da Sun onde ela mostrava os resultados por divisões, o Java sempre foi lucrativo e o faturamento crescia 40% ao ano, mas era uma divisão pequena. O que quebrou a Sun foi a divisão de hardware, já que os clusters de PCs “normais” estava canibalizando o mercado de grandes servidores.

http://blogs.sun.com/jonathan_pt/date/20081030

http://blogs.sun.com/jonathan_pt/date/20090206

[/quote]

Claro que a divisao Java dava lucro. Qual vc acha que era o custo de imprimir bilhões de licenças para aparelhos j2me que inundavam o mercado a cada 6 meses?

O resto do Java a sun nunca soube monetizar, nao quebrou porque nao tinha negocio Java. Era tudo dado.

[quote=mochuara]
Claro que a divisao Java dava lucro. Qual vc acha que era o custo de imprimir bilhões de licenças para aparelhos j2me que inundavam o mercado a cada 6 meses?

O resto do Java a sun nunca soube monetizar, nao quebrou porque nao tinha negocio Java. Era tudo dado. [/quote]

Mochuara, acredito que com as certificações, treinamentos e suporte, o JavaEE também desse lucro, mas concordo que mesmo assim a Sun poderia ter encontrado outras formas de lucrar. Uma empresa que praticmente criou o conceito de cloud computing, de aplicações RIA, e uma série de outras tecnologias que estão avançadas hoje, deixou todo mundo passa-la pra trás.

Quase ninguém sabe, mas já existiu uma versão web do OpenOffice, na época que a suíte desktop ainda chamava StarOffice, nem lembro mais o nome dela, mas cheguei a usar um trial. E hoje o Google e a MS ganham dinheiro com suas suítes nas nuvens…

[quote=marcosalex][quote=mochuara]

O resto do Java a sun nunca soube monetizar, nao quebrou porque nao tinha negocio Java. Era tudo dado. [/quote]

Mochuara, acredito que com as certificações, treinamentos e suporte, o JavaEE também desse lucro
[/quote]

Dava nao.

Caramba, a notícia é sobre a criação de uma comunidade de apoio ao OpenJDK, uma boa iniciativa caso seja levado a sério, e do nada vira um tópico de críticas a Oracle, que ao meu ver são infundadas.

[quote=mochuara][quote=marcosalex]
Mochuara, acredito que com as certificações, treinamentos e suporte, o JavaEE também desse lucro
[/quote]

Dava nao. [/quote]

Tem links? Pesquisei e não achei nada que confirmasse nem desmentisse.

Unica coisa boa que a Oracle fez na vida foi liberar o Btrfs pra comunidade.

e o tanto de modificações no kernel Linux, como o gerenciador de memória?
e as contribuições pro PHP?
e pro projeto Eclipse?
e o innoDB?

e o tanto de modificações no kernel Linux, como o gerenciador de memória?
e as contribuições pro PHP?
e pro projeto Eclipse?
e o innoDB?

[/quote]

IMHO.
De real autoria são poucos, recurso eles tem e muito, precisam de mais iniciativa.

[quote=benflodin][quote=marcosalex]
IMHO.
De real autoria são poucos, recurso eles tem e muito, precisam de mais iniciativa.[/quote]

claro, todo mundo quer ser comunista com o dinheiro dos outros e capitalista com o próprio. A Oracle contribui financeiramente e com código em mais projetos livres do que muita empresa que se diz “amiga”. Mas é o mimimi da vez.

[quote=juliocbq][quote=marcosalex][quote=aconstantino]
Um dos detalhes que devemos considerar é que ainda não existe OpenJDK para o windows e pelo que sei a posição da Oracle é de manter pelo menos um jdk livre, que é o openjdk!

Não sei se é coisa minha, mas com essa idéia imagino que os proximos JDK’s da oracle sejam comerciais.[/quote]

A Oracle já tem Java comercial há anos, derivado do jRockit. Agora ela está integrando ao OpenJDK tecnologias que existiam no JDM padrão e no jRockit gratuito, e tudo aberto. E o jRockit comercial, vai ser a JVM Enterprise.

Lembrando também que a IBM e Apple estão trabalhando no OpenJDK, que é livre. [/quote]

Vc tem toda razão. No outro tópico quando discutimos sobre a suposta liberdade do OpenJDK descobrimos que a Oracle usa o TCK para controlar o o mercado com relação as outras máquinas virtuais, e ela tem toda razão. Java é uma fonte de renda da Oracle e a sun já ganhava royalties com jme nos dispositivos móveis(Aliás é somente onde o java dá renda para a Oracle). Andei meditando sobre isso nesses dias.[/quote]

nao

nao eh,

treinamentos
consultoria
certificacao
>>> qlqr royalties que eles ganham da jme(se ganham, nao sei daonde surgiu isso)

Acho que o processo contra a Google abriu um precedente perigoso contra todos as empresas e instituições quem tem algum tipo de aplicação baseado em Java.

Porque?

[quote]nofan wrote:
Porque?[/quote]

Toda empresa/instituição podem se sentir ameaçada com esta posição da Oracle. Na verdade o processo foi porque a Google “usou” em sua maquina virtual para o Android codigos proprietarios da JVM da Oracle, a Sun tinha esse mesmo poder e nunca fez algo parecido e talvez esta tenha sido uma das decisões mais acertada quanto ao crescimento/expansão da plataforma.
Imagine se de uma hora para outra decidirem processar o governo brasileiro, como ficaria todo o investimento em anos de desenvolvimento de aplicativos baseados na plataforma ? (gato escaldado de água quente de fria tem medo, rs).

Não acho que a Google tenha toda a razão nessa istoria, mas se ela realmente usou codigos da JVM na sua para Android que a disponibilize para que todos possam usurfruir dessas melhorias implementadas por eles.

[quote=mandela][quote]nofan wrote:
Porque?[/quote]

Toda empresa/instituição podem se sentir ameaçada com esta posição da Oracle. Na verdade o processo foi porque a Google “usou” em sua maquina virtual para o Android codigos proprietarios da JVM da Oracle, a Sun tinha esse mesmo poder e nunca fez algo parecido e talvez esta tenha sido uma das decisões mais acertada quanto ao crescimento/expansão da plataforma.
Imagine se de uma hora para outra decidirem processar o governo brasileiro, como ficaria todo o investimento em anos de desenvolvimento de aplicativos baseados na plataforma ? (gato escaldado de água quente de fria tem medo, rs).

Não acho que a Google tenha toda a razão nessa istoria, mas se ela realmente usou codigos da JVM na sua para Android que a disponibilize para que todos possam usurfruir dessas melhorias implementadas por eles.

[/quote]
to sem palavras
enquadrei
pra sempre me lembrar

[quote=mandela][quote]nofan wrote:
Porque?[/quote]

[/quote]

Não fala besteira. As empresas todas usam a JVM recomendada pela Oracle. Que não é livre nem opensource como já foi esclarecido aqui, mas é o porto seguro pra ninguem ser processado. Ninguém se importa com o fato do futuro da plataforma estar na mãos apenas da Oracle, a maioria acha até bom, tirando uma meia duzia aqui do forum, que nunca contribuiu para software livre nenhum.

O google sim esta com problemas e eu ficaria preocupado se estivesse aprendendo android pelo fato do futuro da plataforma estar seriamente ameaçado.

Olá pessoal … também me preocupa um pouco a JVM na mão de uma empresa tão agressivamente comercial como a Oracle, como disse alguém acima, tantos anos e pelo que sei a Sun numca acionou ninguém pelo Java, optei pelo Java e a Swing como base para tudo que tenho, então se começarem a cobrar pela JVM e pelas Bibliotécas, vou começar a ter problemas … por isso acho que todos deveriamos apoiar esses esforços da OpenJDK … claro que unanimidade é impossível, mas a contribuição é indispensável …

Como assim a Sun nunca acionou ninguém? Só da MS ela ganhou 1 bilhão, e processou várias empresas.
E a Oracle não tem problemas nenhum em usar a JVM dela, inclusive ela tinha uma, a jRockit. O que ela está processando é quem faz fork da VM, tira a compatibilidade com a JVM oficial e ainda quer chamar de Java.

O resto é mimimi

A menos que esteja usando Android do google… não tem o que se preocupar…

Com toda certeza profissionais/empresas que tenham suas aplicações baseadas na linguagem Java não devam se preoculpar em receber uma notificação judicial da Oracle, rsrsrs. Só acho que no caso do processo contra a Google isso pode repercurtir negativamete para a plataforma, uma solução amigavél seria muito bem vinda.

A Sun era uma empresa de Hardware (sua principal receita) que tinha na mão uma excelete linguagem de programação que evouliu muito, acho que até alem das expectativas até do próprio James Gosling. Gerenciar uma linguagem e/ou aplicativo é uma tarefa bem mais fácil do que gereciar uma plataforma, principalmente uma de proporções e dimensões tão amplas quanto a do Java.

A Sun não soube ganhar dinheiro com o Java, será que a Oracle saberia ? O principal produto da Oracle é seu banco de dados, um aplicativo que difere em muito do Java. Talvez estejam tentando usar o mesmo modelo de negocio adotado com o banco de dados, tendo a versão XE gratuita e com todas as funcionalidades da versão paga, mais com algumas limitações de numero de processadores, tamanho do banco, etc.

A plataforma Java tornou hoje algo sem precedente na historio na área de tecnologia, e este será o grande desafio da Oracle encontrar um modelo de negocio (se é que existe um), para gerencialo, sem limitalo ou destruilo… Acho difícil.

Obs.: A Microsoft pode e deve ser processada… kkkkk