Jtable - Duvidas, é rapidinho

Seguinte,

Já dei uma boa pesquisada sobre Jtable aqui no forum e em outros lugares mas SÓ acho criação de jtable.
Tem certos conceitos em java que simplesmente nao entram na minha cabeça.

Por exemplo:

Quero fazer o seguinte teste, criei uma Jtable através do NetBeans, e só quero criar um SIMPLES método para adicionar UMA ÚNICA linha. Só que estou tendo uma dificuldade tremenda com isso. Até agora só vi tópicos mostrando.

Crie um DefaultTableModel dm = new DefaultTableModel();

ai vem Jtable tabela = new Jtabel(dm);

to criando outra tabela ai? pra q? eu ja tenho a tabela criada… só quero adicionar uma linha… nada +.

Quero fazer um botão pra testar isso…

nome da Jtable é tableClientes, a partir desse nome tem como criar uma nova linha? pq to achando o java bem complicado pra resolver problemas simples…

e outra coisa, vi varias pessoas criando classes para criar uma jtable. Terei que criar uma classe para cada Jtable no meu sistema?? Se for isso to quase saindo do java e partindo pra outra linguagem xD…

Se vc fizer o seu table model ao invés de usar o Default, vc pode incluir um método para adicionar uma nova linha… algo como

Cara então desista do Java… JTable é complicado mesmo e Java tbm não foi projetado pra Desktop…

Avalie os benefícios de ter um Modelo de Tabela Projetado por você…

Falows :wink:

Fazer um TableModel é extremamente simples… vc não vai implementar uma tabela inteira, e sim como ela é preenchida…
É a coisa mais simples do mundo… é só vc dar uma olhadinha pelo forum nos vários tópicos q discutem sobre os models, q vai descobrir q não é o bicho de 7 cabeças q vc está enxergando.

São meia dúzia de métodos pra dizer o q é preenchido como em cada coluna e linha, e nada mais do q isso.

não foi projetado para desktop?

o.O

Acho que meu problema é que eu nunca criei sistemas para desktop. Estou vindo do php pra java… php eh tao versátil… java é tão… “preso”

o adriano está brincando (pelo menos eu acredito)…

tudo é uma questão de entendimento, vc só tem q descobrir como funciona a jtable o os models e vc verá q é bem simples a implementação

O que eu quero fazer é o seguinte:

Tenho um textfield chamado txt_nome que quando der enter, faça uma consulta no banco de dados e exiba no jtable. Só que até então nao consegui visualizar isso na minha mente.

Digamos que já fiz a consulta e estou com os resultados, agora pra adicionar ele na jtable tenho q fazer o q?

Vc pode fazer de maneira tosca, criando um array object[][] e usar o DefaultTableModel ou pode usar um table model q vc mesmo criar e preenchelo com os objetos da sua consulta. aqui tem um tópico sobre o uso do model q pode te ajudar um pouco.