Jonathan Schwartz, CEO da Sun sai após 14 anos

SÃO PAULO - Jonathan Schwartz, CEO da Sun Microsystems, adquirida pela Oracle em 2009, anunciou seu afastamento da empresa hoje, pelo Twitter.

O executivou publicou no microblog que vivia seu último dia na empresa, desejou sorte aos funcionários e anotou um poema haikai para explicar a situação.

No texto, Schwartz diz que vai sentir saudades e faz referência à crise financeira global, insinuando que a queda no faturamento da Sun em 2009 pode ter sido decisiva para minar sua posição na companhia.

“Today´s my last day at Sun. I´ll miss it. Seems only fitting to end on a #haiku. Financial crisis/Stalled too many customers/CEO no more”, anotou, em 140 caracteres, em inglês.

A informação não chega a ser uma surpresa, já que Larry Ellison, CEO da Oracle, disse há poucos dias que “estava esperando pela demissão de Schwartz”.

Esta é a primeira vez que um executivo listado entre os 200 mais influentes do mundo pela Forbes pede as contas pelo Twitter.

Schwartz entrou na Sun em 1996, quando a Lighthouse Design, empresa onde Schwarz trabalhava, foi comprada pela Sun. Com o tempo, o executivo tornou-se CEO da companhia e um dos principais divulgadores da linguagem Java de programação.

O executivo, no entanto, ficou sem espaço dentro da Sun após a aquisição desta empresa pela Oracle, em abril do ano passado. Um novo nome para comandar a divisão Sun dentro da Oracle deve ser anunciado nos próximos dias.

A saída de Schwartz ocorre depois de Scott Mc Mely, um dos co-fundadores da Sun, deixar a companhia.

fonte: http://info.abril.com.br/noticias/mercado/ceo-da-sun-anuncia-demissao-no-twitter-04022010-0.shl

É uma pena. Mas toda mudança de ares sempre traz também benefícios. Vamos torcer para que os novos nomes indicados seja a altura, ou melhores, do que os que já passaram por aí.

Esse corte todo de projetos da Sun e dos membros… Ok, pode ser natural e até mesmo bom, mas parece que estão ceifando tudo.

Ellison disse em público que não gosta nem um pouco do Schwartz, isso logo após ganhar a Sun de bandeja do próprio.

Enfim, com essa série de notícias e mais alguns comentários que ouço de conhecidos da Sun, não espero muito boa coisa da Oracle…

Esse corte todo de projetos da Sun e dos membros… Ok, pode ser natural e até mesmo bom, mas parece que estão ceifando tudo.[/quote]

ceifando tudo :shock: :shock: :shock:

Nussa quanto exagero, até agora 3 noticias eu vi, Projeto DarkStar e Wonderland??(Nunca vi esses caras, nem na feira) e kenai, esse um pouco mais conhecido.

Esse corte todo de projetos da Sun e dos membros… Ok, pode ser natural e até mesmo bom, mas parece que estão ceifando tudo.[/quote]

Nussa quanto exagero, até agora 3 noticias eu vi, Projeto DarkStar e Wonderland??(Nunca vi esses caras, nem na feira) e kenai, esse um pouco mais conhecido.[/quote]
Esses foram os projetos. Além deles já teve muita gente boa que saiu: O próprio Jonathan Schwartz, Scott Mc Mely, Aaron Houston, Bruno Souza, Maurício Leal e por aí vai. Acho que já começaram a “ceifar tudo” faz um tempinho. :cry:

Nussa quanto exagero, até agora 3 noticias eu vi, Projeto DarkStar e Wonderland??(Nunca vi esses caras, nem na feira) e kenai, esse um pouco mais conhecido.[/quote]
Esses foram os projetos. Além deles já teve muita gente boa que saiu: O próprio Jonathan Schwartz, Scott Mc Mely, Aaron Houston, Bruno Souza, Maurício Leal e por aí vai. Acho que já começaram a “ceifar tudo” faz um tempinho. :cry: [/quote]

Pessoas sairem eu acho que não tem como neste caso, acho que muitos ficam redundantes, sei lá.

Esses foram os projetos. Além deles já teve muita gente boa que saiu: O próprio Jonathan Schwartz, Scott Mc Mely, Aaron Houston, Bruno Souza, Maurício Leal e por aí vai. Acho que já começaram a “ceifar tudo” faz um tempinho. :cry: [/quote]

Pessoas sairem eu acho que não tem como neste caso, acho que muitos ficam redundantes, sei lá.[/quote]

Redundantes e não desmerecendo a capacidade de nenhum deles, um fato é inegável, com todas essas pessoas a Sun de certa forma não deu certo… Porque não pensar positivo?

algumas distribuições linux, ganharam fatias das desfeitas que o solaris não foi capaz de acompanhar, principalmente por questões de desempenho e rede

esta dispensa de Jonathan, se deve a velha conversa de que muitas empresas não contribuiram com o opensource, e alias, se a OSI propõe vantagem sobre opensource como vantagem competitiva, ora patente ou não, a comunidade acaba sendo mais forte que uma empresa

aliás qual foi a contribuição que a SAP, entre muitas outras empresas que não vou perder tempo citando, fizeram ao open source seja java, solaris, mysql, etc ?

no final das contas foi muito bom para ele, como para oracle, ambos repensarem nos paradigmas atuais e modelo de negócios!

sei la… o pouco que eu via de “decisões” que a sun tomava não me pareciam corretas…

no lado administrativo eu via (ainda vejo) certa lentidão para decidir certas coisas…

espero que daqui para frente melhore mas o futuro ainda é meio incerto, claro que a oracle sabe e muito bem “fazer dinheiro” mais a pergunta será como que eles vão fazer isso no caso da sun, se será com um modelo de negócio que será bom para nós desenvolvedores…

apesar da incerteza eu ainda estou um pouco otimista…

O pessoal do GUJ malhava de mais o Jonathan e muita gente culpava as dificuldades enfrentada pelo Java à politica dele.

Mas essas demissões são normais depois de uma fusão. Os primeiros a sair são os CEOs e CIOs, mas tenham certeza que os bolsos dele estão cheios.

eu já esperava atitudes como essas, como falei em um post sobre a aquisição da sun pela oracle, empresas que adquirem outras sempre vão querer instalar sua cultura na empresa adquirida, como está acontecendo com a SUN, tão dispensando esses grandes nomes pra inserir sua cultura, e isso começa de cima pra baixo…

Descobrí , agora há pouco, que Sang Shing, funcionário da Sun e mantenedor do site javapassion.com, também foi cortado…

Uma pena para o site citado, que passará a ser pago (já que o mantenedor precisa ter um jeito de se sustentar).

[]´s

[quote=asaudate]Descobrí , agora há pouco, que Sang Shing, funcionário da Sun e mantenedor do site javapassion.com, também foi cortado…

Uma pena para o site citado, que passará a ser pago (já que o mantenedor precisa ter um jeito de se sustentar).

[]´s[/quote]
wtf?
Po, a vida desse cara era trabalhar na sun e ensinar Java :shock:

[quote=Tchello][quote=asaudate]Descobrí , agora há pouco, que Sang Shing, funcionário da Sun e mantenedor do site javapassion.com, também foi cortado…

[]´s[/quote]
wtf?
Po, a vida desse cara era trabalhar na sun e ensinar Java :shock: [/quote]

Pois é… saiu.

[]´s

Ai eu choro “Sang Shing” fora! Ho my god! Quais serão os planos da Oracle???

é isso so confirma a imagen que james deixou o fim da sun, estão retalhando todas as iniciativas academicas,no caso da sai por exemplo se voce estuda em uma faculdade pequena voce podia se cadastrar de boa, os caras da oracle so vao aceitar as faculdades que eles quiserem e provavelmente que molhe a mao deles… , vai ser mo bosta… se alguem ai souber de alguma coisa que melhorou com essa compra avise porque ate agora so uma merda atras da outra…

Não existe mágica: se dava prejuízo e precisa lucrar, tem de cortar custos e aumentar a receita. Se existem pessoas redundantes na união das duas, a saída é cortar. Quem já participou de alguma fusão, sabe como é, se ficar levando pro emocional, quebram as duas.

Se os caras forem bons, se realocam logo e talvez um dia até voltem. Senão, ainda bem que saíram!

Nunca escondi minha insatisfação com ele como gestor aqui no GUJ e vão reparar que sempre o chamei de fanfarrão. Ele levou a SUN à ruína e se olharem há 10 anos atrás era exatamente a SUN quem compraria a Oracle.

Um CEO não pode se dar ao luxo de cometer tantos erros. O mercado de servidores começou um declínio e o Slogam " A rede é o computador" que fazia parte da marca Sun nunca fora entendido. Esperaram Amazon entre outros virem com a revolução de CloudComputing, tacada essa que a SUN deveria ter a obrigação de ter liderado por alguns motivos: Hardware mais performático e experiência em escalar aplicações (Solaris) e maior plataforma de desenvolvimento do mundo - JAVA.

Poderiam ter embutido as facilidades de Cloud em IDES como Netbeans há anos atrás e começar a servir processamento à comunidade.

Vejam o trabalho que o pessoal da RedHat está fazendo com os produtos JBoss, até realinharam nome de produtos - Business Logic integration Platform. Alinhamento pra bater diretamente com a Oracle e ser uma opção opensource para enterprise.

A Sun ficou no meio do caminho, tentou fazer muita coisa e não fez nada direito. Tinha a tecnologia de RichMedia nas mãos desde 96 e não deu continuidade (Applets), esperou o Flex sair para pensar em algo como JavaFX.

Pra mim a SUN virou uma empresa sem foco, correndo atrás do rabo e com soluções bem medianas. Os melhores projetos já não estavam mais dentro da empresa, ela apenas ajudava financeiramente como o GlassFish e NetBeans.

Por fim, a empresa sem caixa (qualquer um que tem empresa sabe a importância disso) vai e me compra o MySQL por 1 bi sem uma estratégia clara para tal.

PS: Só pra lembrar, a BEA fora comprada por 8 bi e a Sun com a Marca Java + todo legado de Hardware e MYSQL - 7 bi. Esse CEO é uma anta !! Vai tarde…

Concordo com tudo. Só não acho que o McNeally tenha feito melhor. Ambos patinaram feio. A questão é que a Sun se queimou com uma boa quantidade de desenvolvedores entusiastas. Lembro bem que lá pelos idos de 2000, Java era o “hype” do momento, algo que hoje pertence ao Ruby.

O primeiro ato nesse sentido (queimar o filme com os entusiastas) foi em relação ao BlackDown. A Sun ignorou o Linux por anos. Aí voluntários fizeram o Blackdown (JVM), que tinha uma licença muito mais amigável que a JVM (permitia por exemplo redistribuição junto com a distro). Além dessa demora da Sun, muita gente que usava o Blackdown apostava que a Sun usaria algo deles no Linux, mas a Sun ignorou essa JVM na época, refazendo tudo do zero. O povo não ficou muito feliz. Alguns podem achar que isso não significou nada, mas foi um começo.

Depois lembro que havia um site com todo o javadoc, e que permitia comentários, como por exemplo o site com a documentação do PHP. A Sun mandou fechar o site, pq não era algo “oficial”. Novamente, as pessoas não ficaram muito felizes.

Depois, como o Kenobi citou, o Java ficou no meio termo tanto em rich clients quanto em desktop. Até hoje não dá pra fazer algo pure Java pra serial, usb ou vídeo (falo isso pq sofro com gambiarras direto).

E ainda na linha “vamos queimar o filme”, a Sun que no início tinha lançado o Java como uma empresa em separado, reemglobou a Java Company, e passou a lançar absolutamente qualquer porcaria com o nome Java. Servidores, IDEs bixadas, chaveirinhos, tudo era Java alguma. Idéia de algum marketeiro gerico, que deve ter achado o máximo queimar o nome Java.

Isso sem esquecer da distro Java Desktop, alguém lembra disso?

E claro, junte-se a isso a falta de foco e o bonde do cloud computing perdido (tudo que o Kenobi falou).