Join a Revolution - São Paulo (Thoughtworks)

Eu ROLEI de rir e quem aí atrás falou que a ‘alemã’ tem inglês ‘terrível’ HAHAHAHA
De verdade, eu morro de inveja dos alemães e seu inglês todo todo inglês-da-rainha. Nem os ingleses de Londres tem um inglês daquele jeito.

Manolo, tenta TENTA entender um neozelandês! Tem um na minha equipe, e tem palavra que tem que rolar tradução simultânea inglês->inglês.
Porque só o australiano consegue captar o que aquela santa pessoa tá falando!

(Não posso perder a oportunidade de zoar os kiwis, alguém aí pra se defender? rs)

[quote=CintiaDR]Eu ROLEI de rir e quem aí atrás falou que a ‘alemã’ tem inglês ‘terrível’ HAHAHAHA
De verdade, eu morro de inveja dos alemães e seu inglês todo todo inglês-da-rainha. Nem os ingleses de Londres tem um inglês daquele jeito.

Manolo, tenta TENTA entender um neozelandês! Tem um na minha equipe, e tem palavra que tem que rolar tradução simultânea inglês->inglês.
Porque só o australiano consegue captar o que aquela santa pessoa tá falando!

(Não posso perder a oportunidade de zoar os kiwis, alguém aí pra se defender? rs)

[/quote]

Hahaha caraca, não sabia que o inglês neozelandês era estranho assim. Recordei-me ligeiramente daquele personagem australiano no House.

[quote=CintiaDR]http://www.youtube.com/watch?v=ZdVHZwI8pcA[/quote]O.O

Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaano. Tenso isso viu! Mauhauha

Tenho 3 ex-colegas de empresa trabalhando na TW, eles falam muito bem da empresa.
O meu problema é o inglês mesmo, quando melhorar ele posso tentar de novo.
O ambiente de trabalho me pareceu muito bom, sem muita formalida em relação a roupa e tal.
So conheci a unidade de Porto Alegre, mas acho que as outras devem ser a mesma coisa.
Em relação a salarios me falaram que vagas tecnicas ganha acima do mercado, vagas gerenciais o salario não é tão bom.
Agora so tenho que esperar o meu inglês melhorar para poder me candidatar novamente a uma vaga.

Eu já fiz entrevista na TW, participei do processo em SP e tinha passado, isso foi em 2010.

Mas acabei não indo somente por causa do salário, que pra mim, não era interessante. Mas se houveram mudanças como o colega falou aí em cima, acredito que esteja valendo bem mais a pena do que na minha época rs.

A empresa é legal, bem multicultural, bastante desafiadora e possui uma equipe bem reconhecida, profissionais que você vai aprender muito caso vá trabalhar com eles. E a entrevista é muito legal, o bootcamp é super interessante, quem for fazer já se prepara que demora um dia inteiro, mas com certeza vai ser bem proveitoso =]

E sem contar que a TW é referência em tecnologia e processos e de certo forma, definem muitos dos rumos que seguimos quando falamos em padrões de projetos, tecnologias, frameworks, processos e outras coisas relacionadas ao ciclo completo de desenvolvimento de sistemas.

Na real, qualquer profissional no mínimo esforçado e dedicado conhece a TW através do Martin Fowler e outras figuras daqui do fórum como o cv, o ex-twoker shoes e daí por diante

[quote=Gabriel]Não sei se é o caso da Thoughtworks, mas existem muitas empresas que trabalham com o hype das tecnologias e possuem um ambiente diferenciado e por essa razão(e outras) oferecem um salário abaixo do que as empresas “corporativas” pagam.

De qualquer forma, com certeza é um ótimo lugar para se trabalhar. É uma pena eles não terem um escritório em São Paulo.[/quote]

Que eu saiba o ambiente é o mesmo de toda consultoria: o analista especifica, o programador implementa.

Alguém discorda?

[quote=JoseIgnacio][quote=Gabriel]Não sei se é o caso da Thoughtworks, mas existem muitas empresas que trabalham com o hype das tecnologias e possuem um ambiente diferenciado e por essa razão(e outras) oferecem um salário abaixo do que as empresas “corporativas” pagam.

De qualquer forma, com certeza é um ótimo lugar para se trabalhar. É uma pena eles não terem um escritório em São Paulo.[/quote]

Que eu saiba o ambiente é o mesmo de toda consultoria: o analista especifica, o programador implementa.

Alguém discorda?[/quote]

Eu discordo. Trabalho aqui há quase 1 ano na TW e nunca vi isso. Nós trabalhamos com Agile e no Agile todo mundo faz de tudo um pouco. Eu mesmo, nos projetos que trabalhei, já tive que jogar papéis de BA e QA mesmo sendo DEV. A gente trabalha da melhor forma a entregar valor ao cliente e com certeza não é esse “o analista especifica, o programador implementa”. A análise e a implementação ocorrem juntas com feedback rápido e se adaptando a mudanças.

Também trabalhamos perto do cliente e qualquer um da equipe é bem-vindo (e até incentivado) a falar com o cliente, tirar as dúvidas com ele e etc. Trabalhar numa empresa dinâmica é assim, tu pode (e deve) jogar vários papéis.

[quote=marioareias][quote=JoseIgnacio][quote=Gabriel]Não sei se é o caso da Thoughtworks, mas existem muitas empresas que trabalham com o hype das tecnologias e possuem um ambiente diferenciado e por essa razão(e outras) oferecem um salário abaixo do que as empresas “corporativas” pagam.

Alguém discorda?[/quote]

Eu discordo. Trabalho aqui há quase 1 ano na TW e nunca vi isso. Nós trabalhamos com Agile e no Agile todo mundo faz de tudo um pouco. Eu mesmo, nos projetos que trabalhei, já tive que jogar papéis de BA e QA mesmo sendo DEV. A gente trabalha da melhor forma a entregar valor ao cliente e com certeza não é esse “o analista especifica, o programador implementa”. A análise e a implementação ocorrem juntas com feedback rápido e se adaptando a mudanças.

Também trabalhamos perto do cliente e qualquer um da equipe é bem-vindo (e até incentivado) a falar com o cliente, tirar as dúvidas com ele e etc. Trabalhar numa empresa dinâmica é assim, tu pode (e deve) jogar vários papéis. [/quote]Rapaz, não se dê o trabalho de responder o JoseIgnacio. Olhe as mensagens dele. É um cara que só sabe polemizar. ^^

marioareias

Participei do boot camp que teve em setembro, fiquei decepcionado pelo seguinte fator, perdi um sabado inteiro com a TW se fosse calcular isso X meu valor hora no sabado daria uma grana consideravel.
E simplesmente não me deram um feedback sobre o teste… apenas um email abstrato falando coisas abstradas do tipo estude livros do martin fowler… isso achei mto ridiculo pois no meu curriculum constavam os mesmos livros que eu tinha listado como ultimos estudos e o pior nen eu nen o pessoal que foi comigo entendemos em qual aspecto deveriamos melhorar…

para piorar tinha ± 10 pessoas para uma empresa que é considerada como referencia em termos de empresa, não dar feedback me desmotivou totalmente com relação a TW.

voce volta para casa simplesmente cansado e sem entender o que aconteceu, no meu caso acredito que tive um erro de interpretação em uma pergunta por causa do ingles, mais realmente não da para saber, o que pensa sobre isso?

[quote=Diabo Loiro]marioareias

Participei do boot camp que teve em setembro, fiquei decepcionado pelo seguinte fator, perdi um sabado inteiro com a TW se fosse calcular isso X meu valor hora no sabado daria uma grana consideravel.
E simplesmente não me deram um feedback sobre o teste… apenas um email abstrato falando coisas abstradas do tipo estude livros do martin fowler… isso achei mto ridiculo pois no meu curriculum constavam os mesmos livros que eu tinha listado como ultimos estudos e o pior nen eu nen o pessoal que foi comigo entendemos em qual aspecto deveriamos melhorar…

para piorar tinha ± 10 pessoas para uma empresa que é considerada como referencia em termos de empresa, não dar feedback me desmotivou totalmente com relação a TW.

voce volta para casa simplesmente cansado e sem entender o que aconteceu, no meu caso acredito que tive um erro de interpretação em uma pergunta por causa do ingles, mais realmente não da para saber, o que pensa sobre isso?[/quote]Pois é cara, mas é como em qualquer entrevista. Nunca espere feedback. ^^

São raras as empresas que dão feedback. [=

[quote=Diabo Loiro]marioareias

voce volta para casa simplesmente cansado e sem entender o que aconteceu, no meu caso acredito que tive um erro de interpretação em uma pergunta por causa do ingles, mais realmente não da para saber, o que pensa sobre isso?[/quote]

Cara, eu concordo contigo. Já converso e luto pra gente dar um feedback mais produtivo para os candidatos já faz um bom tempo. Mas tem o problema que a gente tem muitos candidatos em processo, a nossa demanda está muito alta e é difícil dar follow up pra todo mundo. A primeira vez que eu apliquei pra TW eu fui rejeitado também. Pedi um feedback mais detalhado e pedi pra tentar de novo e passei. Se tu não está contente com o teu feedback manda e-mail pedindo um mais detalhado e o pessoal responde pra você.

Em relação ao sábado e talz, é um risco né? É sempre um risco ser rejeitado no processo, foi você que assumiu esse risco. Mas concordo plenamente com a tua crítica e acredite que a gente sempre tá tentando melhorar. E isso só me incentiva a continuar lutando por isso :slight_smile:

Valeu

Mário

Como alguém pode dedicar um dia de sua vida para uma entrevista se não sabem nem quanto vão pagar?
Ai o entrevistado coloca 8000 a empresa chama pra entrevista, ele passa e na hora de negociar oferecem 6000. ahahahaahahaha

Tem aquele papinho “Ai mais isso é pra gente que gosta do que faz, não é pra ver como um dia perdido…” A Toughtworks, uma empresa apaixonada, não da nenhuma hora de graça pra nenhuma consultoria.
Essa paixão gratuita que leva as pessoas a atenderem uma demanda de mercado daqui a pouco vai levar a gente pagar pra trabalhar.

[quote=bobmoe]Como alguém pode dedicar um dia de sua vida para uma entrevista se não sabem nem quanto vão pagar?
Ai o entrevistado coloca 8000 a empresa chama pra entrevista e na hora de negociar oferece 6000. ahahahaahahaha

Tem aquele papinho “Ai mais isso é pra gente que gosta do que faz, não é pra ver como um dia perdido…” A Toughtworks, uma empresa apaixonada, não da nenhuma hora de graça pra nenhuma consultoria.
Essa paixão gratuita que leva as pessoas a atenderem uma demanda de mercado daqui a pouco vai levar a gente pagar pra trabalhar. [/quote]É mano, é por isso que quando uma empresa já me oferece alguma coisa eu falo: “Só vou se vocês me pagarem o que eu estou a pedir.” ^^

[quote=bobmoe] Como alguém pode dedicar um dia de sua vida para uma entrevista se não sabem nem quanto vão pagar?
Ai o entrevistado coloca 8000 a empresa chama pra entrevista e na hora de negociar oferece 6000. ahahahaahahaha

Essa paixão gratuita que leva as pessoas a atenderem uma demanda de mercado daqui a pouco vai levar a gente pagar pra trabalhar. [/quote]

Olá Bob,

A maioria das boas empresas hoje em dia (não só a TW) tem processos seletivos rigorosos e que levam tempo. A idéia dos bootcamps e outros eventos como esse é tentar diminuir o tempo do processo. Se você fizer o processo da forma normal, tu não perde um dia inteiro, mas demora algumas semanas pro processo terminar e você receber teu feedback.

É irresponsabilidade a gente oferecer um salário antes de saber como o profissional é bom. Podemos cometer um erro grotesco que não é bom nem para a empresa e nem para o candidato. É óbvio que o candidato pode não se contentar com o salário que a empresa oferece, mas é aí que entra o mercado certo? Ele é totalmente livre pra não aceitar. Mas achar que a empresa tem que “adivinhar” quanto você deve ganhar é leviandade. Nós oferecemos o salário que achamos justo de acordo com o conhecimento que o candidato tem. De novo, o candidato pode não concordar, mas acontece.

Bom aí você está entrando no campo do achismo. Você não sabe do que está falando (o que é natural já que você não trabalha aqui), mas a TW tem vários projetos que
o objetivo é causar impacto social (e muitos dos clientes não são cobrados pelas horas dos nossos consultores). Aliás, eu estou num projeto desse agora.

Se tu quiser mais informações, pode olhar aqui

http://social-impact.thoughtworks.com/

Acho que para um cara solteiro, sem filho, que ainda mora com os pais, é uma boa opção sim. Caso contrário…

marioareias

Cara o caso foi justamente esse tinham ± 10 candidatos não eram muitos se gastamos nosso sabado eles poderiam pelo menos nos dar uma satisfação para que possamos evoluir “Feedback é o basico para que se tenha evolução.”, isso que me irritou… eu mandei email pedindo feedback… e me responderam com uma mensagem PADRAO.

veja o email…

"
thank you for getting to me and your interest in feedback as we spoke here some tips.
Most important for us is OO Design and TDD within your coding solution.

Some reading and practicing tips I can give you:

A list of books:

• Refactoring (Martin Fowler)
  • Clean Code (Robert C. Martin)
  • Implementation Patterns (Kent Beck)
  • The Pragmatic Programmer (Andy Hunt)
  • Test Driven Development By Example (Kent Beck)
  • Growing Object Oriented Software Guided By Tests (Steve Freeman, Nat Pryce)
  • The Rspec Book (David Chelimski)
  • Head First: Design Patterns (Eric Freeman)
  • Programming Ruby (Dave Thomas)
  • Ruby Best Practices - Highly Recommended and Free - http://blog.rubybestpractices.com/posts/gregory/022-rbp-now-open.html

Some topics:

• TDD
  • BDD
  • Continuous Integration
  • Continuous Delivery
  • Mocks
  • REST
  • Design Patterns
  • Object Oriented Design
  • Domain Driven Design
  • Domain Sensitive Languages

The topics and books are not sorted by priority. "

Sendo que ja li a maioria desses livros e estava no curriculum e trabalho com agile e tdd… , como voce pode ver esse email é Abstrato e padrão não é um feedback… provavelmente que mandou esse email so devia ter uma listagem
candidado - aprovado ou não justamente para enviar esse tipo de email.

Reclamei desse feedback e nunca mais me responderam ai desencanei… e fiquei decepcionado apenas.

Diabo Loiro,

Vou te mandar uma mensagem privada, ok?

marioareias

O RH modernex não é uma característica apenas da Toughtworks, como voce mesmo disse. Várias empresas legais tem como critério o perfil de estudante de segundo grau: tempo e paixão infinita.
Aposto que a maioria dos funcionários da Tw sejam solteiros e jovens, não tenham outras pessoas a quem dedicar o tempo a não ser eles mesmos.

[quote=bobmoe]marioareias

O RH modernex não é uma característica apenas da Toughtworks, como voce mesmo disse. Várias empresas legais tem como critério o perfil de estudante de segundo grau: tempo e paixão infinita.
Aposto que a maioria dos funcionários da Tw sejam solteiros e jovens, não tenham outras pessoas a quem dedicar o tempo a não ser eles mesmos.
[/quote]

De novo o achismo. Eu entendo que tu não concorde com o que a gente faz, o que é completamente normal. Críticas são sempre bem-vindas, mas achismo é complicado, somos desenvolvedores e sabemos como o achismo pode ser prejudicial. Mas respondendo a tua pergunta temos várias pessoas casadas, com filhos e que inclusive se mudaram de outros estados para trabalhar com a gente. Cada um tem uma realidade e objetivos próprios. Não cabe você e nem a ninguém julgar o que serve ou não para as outras pessoas.

E em relação a paixão, sim, queremos pessoas apaixonadas e motivadas. Não digo que isso é o certo pra todo mundo e nem o melhor modelo pra todo mundo. É o nosso modelo e funciona pra gente. E se tu tá tão interessado sobre a TW, talvez você devesse ir para um de nossos eventos e ver com seus próprios olhos :slight_smile:

Obrigado marioareias ele conseguiu me dar o feeback real do bootcamp, tirando essa falha no feedback, pois sem ele acaba sendo uma perda de tempo fazer o teste.

So para fechar e não apenas falar o que não gostei, o bootcamp da TW foi interessante um excelente teste de suas habilidades ,é uma experiencia unica , inclusive foi a melhor entrevista que fiz na vida, a qual voce programa como se estivesse trabalhando, achei legal citar isso por que a maioria das empresas voce faz uma prova besta de algoritmo da faculdade o que não mostra praticamente nada de como voce programa.