Jogos em Java

E ai galera, blz?

Seguinte, resolvi colocar em prática um antigo sonho meu, e estou pensando em desenvolver um jogo 2d.

Alguém por ai tem alguma experiência no desenvolvimento de jogos com java?

Nunca programei jogos, estou algemado nos bancos de dados relacionais a anos. Sei que nos jogos, tem coisas como Sprite, a movimentação do background, som, etc, o único problema é que eu não sei onde começar… :frowning:

Vi no STD que J2ME possui algumas APIs para trabalhar com jogos. Posso encontrar as mesmas apis para J2SDK?

Um abraço galera, qualquer “luz” é bem vinda…

Fui… :wink:

As APIs do J2ME (Game API) são só para J2ME mesmo. Mas tem umas frameworks não oficiais para jogos de desktop.

Minha sugestão é a seguinte: pegar um applet de algum jogo simples do mesmo estilo do que você quer desenvolver, descompilar, e dar uma olhadinha no código para ter uma idéia geral.

(obs.: torça para o desenvolvedor ter feito um jar… ficar caçando classe solta de applet sux)

Minha sugestão é desenvolver 1 tamagoshi em midp 2.0
Se voce quiser até ajudo.
hehehehhe

[quote=“louds”]Minha sugestão é desenvolver 1 tamagoshi em midp 2.0
hehehehhe[/quote]

Blz, louds, bora levantar um projeto de jogo. Semana que vem nós marca para tomar uma e falar sobre o jogo…

Falow… :wink:

Só uma coisa o que exatamente é um tamagoshi? :oops:

Achei… :oops:
Pô louds, um Bichinho Virtual!!! :oops:

Legal, nós se fala… :wink:

cara
é o tipo de jogo perfeito para celulares
não exige um controle complexo
não exige um joystick
pode ser pausado sem problema algum a qualquer momento!

É mais ou menos assim:

A criaturinha choca
Recebe um nome…
Fica doente
chora
dorme
e vai crecendo…
fica com depressão…
fica adolecente…
namora
pega dst… ops… dst não…

Se o dono não der atenção comida e outros ela morre…

É mais ou menos isso?

:arrow: dá uma olhada…

Por ai
mas lembresse que tamos falando de celulares
Então o coelhinho lilas do meu celular vai poder brincar com o ursinho laranja do celular da Bani e coisas do gênero.

E ideias de bichinhos fofinhos que todos nós amanos acho que todos aqui tem um bom know-how, afinal somos todos fans de happytreefriends.

[quote=“louds”]mas lembresse que tamos falando de celulares
Então o coelhinho lilas do meu celular vai poder brincar com o ursinho laranja do celular da Bani e coisas do gênero.[/quote]

Cada tamagoshi vai poder ser relacionar um com o outro…
Pena que só conheço um kra que o celular tem suporte para J2ME :frowning:

Mas vem um emulador… …ufa…
Vou baixar o J2ME, já andei olhando a API.
http://wireless.java.sun.com/midp/articles/midp20/
Dá pra fazer um bocado de coisas… :slight_smile:

falow…

hehe… Wireless Toolkit elitizado mesmo… sou fã dos emuladores…

vc leu o artigo da Bani na JavaMagazine? Mostra a estrutura de um joguinho em 2D (PacMan)…

viva o GUJ!

Não tou preocupado com isso.
Com a fortuna que vamos fazer vendendo esse joguinho vamos poder comprar varios celulares com muitos G’s.

[quote=“black_fire”][quote=“louds”]Minha sugestão é desenvolver 1 tamagoshi em midp 2.0
hehehehhe[/quote]

Blz, louds, bora levantar um projeto de jogo. Semana que vem nós marca para tomar uma e falar sobre o jogo…

Falow… :wink:[/quote]

Quero participar, sei q sou iniciante em java, mas creio q consigo ajudar mto, uma pq estou estudando p/ desenvolver games p/ celulares.

Mas vai ter que ser em MIPD 2.0 mesmo ???
Quem ai tem celular com isso ???
Não dá pra começar com 1.0 não ???
hehehe… pretenções… :roll:

Eu sugiro fazer com midp 2.0 pelos seguintes motivos:

-Quando terminado, celulares com midp 2.0 já estarão no mainstream.
-Mais facil fazer jogos com midp 2.0.
-O barato vai ser loco, não quero ver ele rodando em celular ralé.
-Acho eu que é mais facil fazer um backport para midp 1.0 depois.

Vamos lá…

Vai demorar tanto assim ??? hehehe…

É… infelismente ainda não conheço a tecnologia… então não poderia dar uma opnião exata… ou pelo menos consideravel…

hehehehe… meu ralézinho aqui vai ter que rodar sim…

Pode até ser… mas teremos menos recursos… e mais recurso para menos recurso pode aver cortes…
:lol:

Vamos lá…

Vai demorar tanto assim ??? hehehe…
[/quote]
Coloca ai uns 6 meses pelo menos.

Leia uma reportagem que saiu na javamagazine 10 sobre midp 2.0.

Veja bem, sou egoista, se não roda no meu, não roda no de ninguém. Por isso que sou a favor de usar midp 2.0 :wink:

[quote=“r_linux”]

Pode até ser… mas teremos menos recursos… e mais recurso para menos recurso pode aver cortes…
:lol:[/quote]

Bom, pra isso que vamos beber e discutir o assunto.

[quote=“r_linux”]

:lol:[/quote]

Eu até estava discutindo isso com alguém outro dia. Realmente vale mais a pena fazer em MIDP 2.0 para inicialmente poder focar na lógica da coisa e ter algo funcionando minimamente mais rápido e depois mudar para MIDP 1.0. No caso do tamagoshi as caracterísiticas exclusivas do MIDP 2.0 que seriam usadas são:
:arrow: animações da classe Sprite -> fácil de escrever em Java (poderia até dar um copy&paste do código no J2ME)
:arrow: obtenção do input do usuário -> essa é a parte mais chata. A GameCanvas faz isso nativamente de uma forma muito legal, e a gente vai ter que escrever um monte de listeners rodando meio fora do sincronismo do jogo. Mas são só uns listeners mesmo, dá para implementar tranquilamente
:arrow: pequenas alterações na forma como é feito o paint -> A classe Sprite tem seu paint (que pode ser copiado) e a GameCanvas lida com o buffer e renderiza a tela de forma sincronizada com a thread principal do jogo. Fazer um paint nosso decente é a parte que vai dar mais trabalho (e tem que ser feito direito porque costuma ser um dos gargalos da performance), mas também não é nada tão grave assim.

Acho que o maior problema para nós do fórum fazermos o jogo é a parte gráfica. Tem alguém aqui que sabe desenhar e animar bichinhos bonitinhos e fofinhos? E ainda fazer umas musiquinhas meigas também para dar mais charme ao jogo?
Talvez a gente possa começar fazendo algo não tão bonitinho e aí entrar em contato com a área de marketing do happy tree friends vendendo a idéia de mais um produto para merchandising deles… Aí vão ter até formas criativas de matar o tamagoshi… hehehehe

Conheço algumas pessoas que estariam dispostas a colaborar nesta parte.

[quote=“Bani”]
Talvez a gente possa começar fazendo algo não tão bonitinho e aí entrar em contato com a área de marketing do happy tree friends vendendo a idéia de mais um produto para merchandising deles… Aí vão ter até formas criativas de matar o tamagoshi… hehehehe[/quote]

Sim, poderiamos começar com uma cabeça animada do cv, o black-fire parece ter intimidade com esse assunto.