JMario - Mário em Java - Versão Nova no SourceForge

[quote=Sami Koivu][quote=davidbuzatto]Fala galera!

Dêem uma olhada :smiley:

http://www.unifeob.edu.br/novo/noticias/interna-inc.php?id=1068

Abraços![/quote]

Parabéns, David, muito legal o jogo.

[size=9]O artigo tem um pequeno typo no segundo link (www.sourceforg.net/projects/jmario). Está faltando “e” no final do nome do domínio e deste jeito aparentemente leva pra um site de conteúdo adulto (estou chutando, porque o proxy aqui tá bloqueando esse site).[/size][/quote]

Obrigado!
Realmente está faltando um “e” no endereço. Vou pedir para consertarem hj!

Valeu!

[quote=alineea]Nada melhor do que ter o trabalho reconhecido né!!! :smiley:
Mais uma vez parabéns ;)[/quote]

Obrigado! :smiley:

E ai david,

Eu baixei o teu jogo quando este topico foi aberto, mas so agora tive tempo de ver.
Ficou muito legal.
Já faz um bom tempo que quero começar a desenvolver um jogo 2D, tipo a primeira versão de Prince of Persia para PC.
Mas tenho ficado tao ocupado no trabalho, que a ultima coisa que quero fazer em casa, e ir para frente do computador.
Agora vendo o seu jogo fiquei empolgado pra começar, so espero que essa empolgação não acabe como aconteceu a um tempo atras quando o vini postou sobre um jogo que ele tinha feito, que me animou e depois de um tempo perdi a vontede de fazer por falta de tempo.

Mas é isso aí, parabéns pelo seu jogo.

Oi Marcos,

Que bom que se animou novamente!
Se precisar de dicas, entre em contato!

Amigão,

Ainda não pude testar…
Mas pela idéia e pelos comentários da galera já gostei muito!

Parabéns.

Abraços a todos.

[quote=marcosbrandao]E ai david,

Eu baixei o teu jogo quando este topico foi aberto, mas so agora tive tempo de ver.
Ficou muito legal.
Já faz um bom tempo que quero começar a desenvolver um jogo 2D, tipo a primeira versão de Prince of Persia para PC.
Mas tenho ficado tao ocupado no trabalho, que a ultima coisa que quero fazer em casa, e ir para frente do computador.
Agora vendo o seu jogo fiquei empolgado pra começar, so espero que essa empolgação não acabe como aconteceu a um tempo atras quando o vini postou sobre um jogo que ele tinha feito, que me animou e depois de um tempo perdi a vontede de fazer por falta de tempo.

Mas é isso aí, parabéns pelo seu jogo.[/quote]

Que bom que o trabalho está servindo como motivação para vc! O Vinícius me deu várias dicas quando precisei. Usa o código que está pronto e começa a adaptar para o q vc precisa… Essa semana espero dar tempo para eu refatorar o código do projeto… A classe GameManager está totalmente estruturada :frowning:

Abraços!

[quote=lgi2020]Amigão,

Ainda não pude testar…
Mas pela idéia e pelos comentários da galera já gostei muito!

Parabéns.

Abraços a todos.[/quote]

Muito obrigado :smiley:

Abraço!

parabéns, bela cópia dos codigos do livro !

Ele poderia ter usado uma Engine no lugar. O livro mostra muitas classes de suporte, mas elas não revelam a estruturação do JMario em si.

No lugar dessas classes, ele poderia ter usado um framework completo, como o JMonkeyEngine. Mas creio que ele preferiu utiliza-las para ver um pouco como funciona a coisa por baixo dos panos.

[quote=gblanco]parabéns, bela cópia dos codigos do livro !
[/quote]

Mesmo achando que eu não lhe devo explicações, vou falar o que eu fiz ok “Sr. newbie” fódão?

Sim, eu usei o livro “Developing Games In Java” e ele está devidamente citado na minha pesquisa e no primeiro post do tópico. O jogo foi sim baseado no “framework” implementado pelo David Breckeen no seu livro, mas como o Vinícius disse, para a implementação do meu jogo foi necessário um grande esforço para fazer com o que eu queria funcionasse. Muita coisa foi alterada e criada. O jogo do Breckeen era extremamente simples, o jogador era apenas uma animação que nem vida tinha. Tive que implementar formas que fizessem que o Mario andasse, se abaixasse, pulasse, trocando suas animações, mudar os inimigos, criar algumas hierarquias que não existiam, alterar o nome dos pacotes, implementar a interface de pontuação, etc, preparar TODAS as imagens, procurar as músicas, trocar as músicas dependendo das fases, animação de transição… Enfim muuuuuuuuuuuitas coisas que não foram implementadas no livro.

Agora vc vem falando que eu copiei? Copiei sim a implementação base do framework, sendo que muitas coisas foram alteradas, umas por necessidade outras por não funcionarem. Tanto é que o Vinícius me ajudou com alguns problemas. Busquei e criei todos os recursos (imagens, sons, fundos).

Eu tive o trabalho de implementar a cópia do framework para que eu pudesse saber como que as coisas funcionam. Como o Vinícius falou, eu poderia muito bem ter usado algo pronto, mas preferi “copiar” para entender como funciona. Se vc acha que isso é errado, então pq vc usa o Java ou qualquer outra API? Vc está usando algo pronto concorda? Só de eu ter tido o trabalho de copiar CADA classe, traduzir a documentação entre outras coisas eu não acho que vc pode vir falar esse tipo de coisa para mim.

Não sei o que se passa pela sua cabeça, talvez inveja, ou mesmo seja um babaca que só entra no GUJ para encher o saco. Enfim, fique ai com seus “pensamentozinhos” e estagnado no tempo, criticando os outros, enquanto as outras pessoas passam por vc, progredindo e alimentando ainda mais sua mágoa ou recalque de não conseguer fazer algo que presta.

PARABENS David!!! Mais legal que o próprio jogo em si e o conhecimento que você adquiriu, é o fato de está compartilhando ele conosco e ainda sendo um fator motivador para outras pessoas!!!

:slight_smile:

Muito obrigado rafaelglauber!

Abraço!

hehehe, calma companheiro … achei muito legal o q tu fez, não precisa ficar brabo desse jeito … Inveja ? inveja não meu amigo …
pelo visto tu só sabe receber elogios … recebeu um crítica e saiu da casinha … eu mesmo joguei as 3 fases e achei muito divertido …
parabéns e sucesso na tua empreitada …

Muito legal o jogo!
Ate me deu vontande de comecar a “brincar” um pouco com essas coisas, mas falta tempo!!! :frowning:
Anyway, parabens pelo jogo.

//Daniel

[quote=gblanco]hehehe, calma companheiro … achei muito legal o q tu fez, não precisa ficar brabo desse jeito … Inveja ? inveja não meu amigo …
pelo visto tu só sabe receber elogios … recebeu um crítica e saiu da casinha … eu mesmo joguei as 3 fases e achei muito divertido …
parabéns e sucesso na tua empreitada …[/quote]

O problema não é receber críticas. Se a crítica for constrututiva ela é válida, mas debochar eu acho palhaçada, pois dediquei muitas horas para o meu trabalho ficar legal.

Se vc gostou, que bom, obrigado!
Se quer criticar, sem problemas, mas faça críticas úteis beleza?

Até mais!

[quote=windsofhell]
Muito legal o jogo!
Ate me deu vontande de comecar a “brincar” um pouco com essas coisas, mas falta tempo!!! :frowning:
Anyway, parabens pelo jogo.

//Daniel[/quote]

Hehehehehe obrigado!

Essa semana vou ver se dá tempo de eu refatorar o código da classe GameManager, pois ele está CAOTICAMENTE ESTRUTURADO! Hehehehe.

Até mais!

david ficou muito bom o jogo, claro que você ainda vai melhorar ele bastante.
Ainda não vi o código dele, quando tiver mais tempo com certeza vou estudar.
Acho muito legal essa área de jogos… também ja brinquei um pouco com jogos em java… fiz dois projetinhos… comcódigo fonte porco incluso hehe
mas nada muito avançado… nem tinha scrolling, só pra conhecer mesmo, quando estava comçando a aprender java. vou passar os links :

JPONG:
http://www.unidev.com.br/centroprojeto.asp?id=512

JSpaceInvaders
http://www.unidev.com.br/centroprojeto.asp?id=500

enfim… parabéns

Não vamos exagerar…

Porém fez um ótimo trabalho…

Não vamos exagerar…

Porém fez um ótimo trabalho…[/quote]

Hehehe, vc não entendeu o que o rafael disse.

"Mais legal que o próprio jogo em si É o conhecimento que você adquiriu, "

Até mais!

[quote=andreiribas]david ficou muito bom o jogo, claro que você ainda vai melhorar ele bastante.
Ainda não vi o código dele, quando tiver mais tempo com certeza vou estudar.
Acho muito legal essa área de jogos… também ja brinquei um pouco com jogos em java… fiz dois projetinhos… comcódigo fonte porco incluso hehe
mas nada muito avançado… nem tinha scrolling, só pra conhecer mesmo, quando estava comçando a aprender java. vou passar os links :

JPONG:
http://www.unidev.com.br/centroprojeto.asp?id=512

JSpaceInvaders
http://www.unidev.com.br/centroprojeto.asp?id=500

enfim… parabéns
[/quote]

Olá. Com certeza precisa melhorar hehehe, mas isso vai ficar para depois, pois o objetivo principal que era desenvolver o jogo deu certo :smiley:
Que bom que gostou! Vou dar uma olhada nos seus na hora q eu tiver um tempinho. Abraço!

Até mais!